Tutorial: Aprenda a instalar o novo elementary OS Freya
O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu, e direccionada para desktops. A versão final do elementary OS Freya foi disponibilizada este fim de semana e o feedback dos utilizadores tem sido muito positiva. Além de muito estável e fluída, esta nova versão continua a ser uma das mais bonitas.
Hoje vamos mostrar, passo a passo, como é fácil instalar esta versão.
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação.
Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 15 GB
- Memória RAM: 2 GB
Passo 1 – Depois da maquina virtual arrancar com o elementary OS Freya, devem carregar em Instapara dar inicio à instalação do sistema no disco.
Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do elementary OS Freya, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).
Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do elementary OS Freya.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.
Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário
Passo 5 – Indicamos agora o layout do nosso teclado
Passo 6 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.
…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos)
Depois de instalado é só reiniciar.
Depois de reiniciar , basta introduzir as credenciais para autenticação definidas no passo 6.
Agora é só usar e explorar!
Licença: GPL/LGPL Download: elementaryos-freya-amd64.20150411.iso (852MB,MD5). Homepage: ElementaryOS
Este artigo tem mais de um ano
Instalei no virtual box mas nao consigo por em full screen (não é que nao tenha selecionado o ALT GR + F) é a janela fica com uma moldura preta à volta e não maximiza. Alguem pode ajudar?
Obrigado
instalaste as guest tools?
Simples
1- Dispositivos -> Inserir imagem de CD dos adicionais para convidado
2 – Abra o terminal e digite:
sudo /media/SeuUserName/VBOXADDITIONS_4.3.26_98988/VBoxLinuxAdditions.run
depois é só reiniciar
boa sorte
Exacto, falta o guest additions mas tem truque. Vou fazer tutorial
Sofro do mesmo. Tenho o guest additions mas não consigo escolher mais nenhuma resolução.
ok ok, mais rápido ainda então: Consulta aqui este tutorial: http://www.binarytides.com/install-virtualbox-guest-additions-elementary-os-luna/
Vai rolar um tutorial mesmo Pedro? Seria muito bom!
Sim, faço isso ainda hoje 🙂
Nice, Funcionou! Obrigado
Não é necessário fazer isso, acho eu, fui a additional drivers, ele e selecionei, continue using manually nstalled driver, aplicar mudanças reiniciei e funcionou,não percebo muito, mas vi isto na net e resultou
Não é preciso tudo isso:
~$ sudo /media/SeuUserName/VBOXADDITIONS_4.3.26_98988/VBoxLinuxAdditions.run
Boa noite,
Já fiz várias tentativas, incluindo o link acima, e ao instalar o addictions, dá a mensagem que o linux-headers não coincide com o kernel.
Já instalei o linux-header que coincide com a versão do kernel, e mesmo assim indica que não encontra os headers.
Continuo sem conseguir colocar o elementary em full screen.
Nas Definições do Sistema -> Displays só aparece a resolução 640×480.
Quem me pode indicar uma possível resolução. Sou totalmente novato em Linux.
Desde já obrigado pela atenção
A muitos anos tento encontrar uma distribuição Linux com a qual me adapte bem e possa utilizar sem problemas. Depois de assistir algums videos sobre esta distribuição, me empolguei muito e resolvi instalar para testar. Mas tive vários problemas e acabei desistindo. Por exemplo, não consegui instalar essa distro em um HD onde já possuia o Windows, ou seja, não consegui sintalar com dual-boot. Acabei desistindo de manter a instalação windows e então instalei o linux no hd inteiro, apagando a partição windows. Porém, os problemas continuaram. Consegui instalar o sistema no hd inteiro, mas tive muito trabalho para conseguir configurar dois monitores no sistema, depois foram problemas para configurar adequadamente a placa de vídeo, depois para configurar o som. Resumindo, acabei desistindo… E minha busca continua para encontrar um linux que nao brigue comigo 😉
Olá @WNantes, já experimentou o Mint?
Ola Hélio. Já experimentei sim o Mint. Muito bom por sinal, mas à epoca, possuia um computador com recursos muito fracos e por isso não consegui testar corretamente, tanto que, por conta dos fracos recursos do meu sistema acabei conhecendo e instalanro o Puppy, que funcionou perfeitamente. Até hoje o Puppy foi o único que instalei e usei sem maiores problemas mas, não deixei instalado no meu computador. Ainda utiliso um LiveCD dele sempre que preciso. Agora que consegui montar um computador com melhor potencia, tentarei novamente o Mint. Muito obrigado pela dica.
Amigo, da uma chance ao Voyager, tem o mesmo estilo do elementary. aqui testei e essa distribuição me surpreendeu positivamnte.
Parece ser muito bom este Voyager. Vou testr numa VM. Obrigado pela dica também.
Viva,
Os unicos problemas que realmente tive na instalação de Linux, foi o dual-boot em Windows 8 UEFI boot. é uma dor de cabeça.
Em Windows 7, foi muito straght-forward.
Drivers NVIDIA Optimus, Full HD, Wireless, Som, Steam. Tudo correu bem.
Não cheguei a usar 2 Monitores.
Embora com os drivers Nvidia, houve um update que tive de “forçar”, já nao me recordo qual.
Só não mantive este OS instalado por substituição do Disco.
Que tipo de problema vc teve com dual-boot ?¿ Eu não consegui fazer funcionar de forma alguma.
Só tive problemas a instalar Windows / Linux porque o HDD começou a ficar com sectores danificados…
Umas das distros mais interessantes que por ai andam.
Gostei muito do UseFlow deste Linux…
Sem dúvida 🙂
Não consigo colocar a tela de login em Português 🙁
Qual o erro?
Ajudei a traduzir o website da elementary para pt_PT e tenho acompanhado este projeto desde há muito tempo… É um bom sistema operativo, bonito, rápido e fluido (mesmo numa VM só com 1Gb de memória atribuído a coisa ginga)… Ainda assim a falta de uma store de apps curada especificamente para este OS, provoca rapidamente uma intox do sistema com icones feios, e completamente desadequados para algo tão cuidado. Enfim, o que sempre disse que faltava em Linux: apps desenvolvidas por developers e designers, e não apenas por developers.
Nota: Ainda assim, acho que o trabalho feito no gnome está também a dar muitos frutos ao nível da estética no desktop.
Concordo plenamente: “apps desenvolvidas por developers e designers, e não apenas por developers.” A maioria das distribuições certamente tem somente os dedos dos developers enquanto que MS e Apple têm toda sorte de pessoal em apoio: marketing, analistas de mercado etc A comunidade Linux é grande mas infelizmente falta convidar esse pessoal para o projeto. Acho que a pior consequência deste fato é a fama do linux ser uma coisa difícil e complicada, por exemplo, existe uma “cultura” em usar o terminal para todo tipo de tarefa, pior ainda são os editores arcaicos, verdadeiros lixos: vi, nano, emacs Sei que muita gente vai me criticar mas tem muita gente que pouco sabe e se acha um geek por saber usar essas velharias sendo que um simples gedit é bem mais simples.
Boa tarde,
Gostaria muito de instalar o Freya Elementary OS ou o Ubuntu num ACER switch 10. Este pc não deixa desabilitar o UEFI, e é um sistema de 32 bits.
Apelo a vossa ajuda para criar uma pen de instalação para sistemas UEFI de 32 bits.
Boas João,
Não há nada melhor, mais fácil e mais rápido que o Rufus:
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/rufus-o-mais-rapido-a-criar-pens-usb-com-arranque/
Precisamente como tentei. Dá erro ISO não suportado. “Quando se usa UEFI como tipo de destino, só são suportadas imagens ISO bootables tipo EFI….”
Tipo de partição GPT
FAT32
32bits iso
Experimente usando o Linux Live usb creator:
http://www.linuxliveusb.com/
Boas,
Nesta versão não é preciso desabilitar o uefi pois esta versão traz as chaves uefi iguais ao do ubuntu.
O que é preciso fazer depois de instalar o elementary os é instalar o bootrepair correr na opção recomendada e já tá temos o windows 8.1 (neste caso) de volta no grub. Se ao desligar e reiniciar o o windows este naõ responder deve-se desligar a opão “fastboot” nas opções de esquema de energia do windows.
Apenas a acrescentar que os drivers que vem na distribuição funcionam bem com as novas placas da ati radeon mas se quiserem instalar os drivers proprietários chamados de fglrx preparem-se para dores de cabeça pois continuam incompatíveis com o wine. Ou seja se não correm aplicações tipo steam não instalem os drivers proprietários. e instalem a versão fglrx-core primeiro e não corram a fglrx-updates pois ainda dá problemas.
Qualquer ajuda disponham.
64 bits sim… e 32??
Fiquei surpreendido com a rapidez que instalou no VBOX. Esta distribuição é uma das minhas preferidas, e pelo que vejo continua no bom caminho.
Depois de copiar o guest aditions e instalar, basta reiniciar a máquina virtual no modo janela e assim que o SO arrancar passar a full-screen Ctrl+F
Alguém tem o MD5Sum desta distro?
@ Wagner, é assim:
$ sudo nano /etc/environment
Na ultima linha adicina:
LC_ALL=”pt_BR.UTF-8″
Guarda, pode ser enter,depois:
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get upgrade
$ sudo apt-get dist-upgrade
Agora reiniciar a maquina
Cumps
@ Wagner se for o cxaso troca BR por pt_PT
Parece ser um sistema operativo bonito, elegante e rápido.
De momento uso o Ubuntu no trabalho e windows em casa(Jogos :P). No ubuntu (portátil do trabalho) uso variadas ferramentas, desde o remmina, LibreOffice, ferramentas de programação em Java (Eclipse, Netbeans, Atom, Mysql e mysql Workbench).
Consigo usar isto tudo no Elementary OS Freya?
Cumprimentos =)
Claro que sim até porque é baseado em Ubuntu. Basta adicionares os programas que quiseres.
O Pplware disponibiliza “em sentido figurado” a versão a “32” ou “64” Bits?
E já agora como faço para “descarregar” gratuitamente do site deles? Pelo pouco que percebi os tipos querem dinheiro para descarregar???
Obrigado desde já… 😀
Uma pergunta para quem não percebe muito disto.
Ao instalar pela VBOX ele instalar directamente no PC e posso escolher que SO arrancar ou tenho que entrar no windows e correr a VBOX para usar o SO?
Ao instalares no virtualbox não afeta nada o windows. Para o correres tens sempre que iniciar o virtualbox. Dessa forma não instala o elementary como sistema operativo direto no disco.
Olá a todos.
Quando tento fazer dw querem sempre dinheiro mas isto não é free.
Como é que se saca isto.
Obrigado.
Boas, na ultima opção onde se coloca o valor que se quer doar, colocar 0 (zero) e assim temos o software gratuito.
Cumprs.
Tenho o Luna instalado .Gostei muito dele, mas já não faz actualizações . Diz que as actualizações são muitas e o instalador do Luna não consegue instalar o Freya. Terei que fazer uma instalação com DVD com o Freya, mas provavelmente vai-me apagar todos os documentos. Não é verdade? Obrigado
Pedro Pinto tenho um macbook white e não consigo instalar qualquer versão do linux no mac pela pen. Não tenho leitor de cd. Toturial pf. Não vou votar a este post. cmp
Olá. Instalei o Elementary Freya 0.3.2, mas está sem áudio… Antes de iniciar, apresentou falha no card audio, ou algo assim. Alguém pode me auxiliar? Agradeço.