Alerta no acesso ao Portal das Finanças
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu ontem um alerta para uma mensagem fraudulenta que surgiu nalguns computadores de contribuintes que utilizaram o Portal das Finanças. De acordo com a AT, o objectivo é convencer o utilizador a fornecer dados do seu cartão de crédito.
O Portal das Finanças está a ser alvo de phishing segundo reporta a AT. Numa nota divulgada nesta terça-feira, a AT alerta os contribuintes para um falso pedido de confirmação de dados que está a ser solicitado a alguns utilizadores que acedem ao Portal das Finanças.
Embora aparente provir do site do portal das finanças, a janela reproduzida na figura abaixo é gerada por software malicioso que foi instalado nos computadores dos utilizadores.
Tendo em conta a gravidade desta ameaça, a AT recomenda que:
- Verifique se tem instalado um antivírus actualizado e efectue uma pesquisa no seu computador;
- Suspeite de links e ficheiros enviados por mensagens electrónicas;
- Confirme junto da fonte sempre que, através de mensagens electrónicas ou sites da Internet, seja pedida qualquer acção ou interacção;
- Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros.
- Não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças;
- Apague as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso.
Via AT
Este artigo tem mais de um ano
Não, o objectivo pela imagem é tentar roubar os dados de cartões de crédito aos utilizadores, eles não querem os dados do portal para nada!!
também é só mais alguém a querer abduzir dinheiros aos portugueses, até se encontra no site correcto.
+1
abduzir? sim, acredito que sejas contra o estado e os impostos, visto que nem chegaste a ingressar numa escola publica, onde te teriam explicado que “abduzir” não existe. a tradução “abduct” é raptar. numa escola privada, não saber isso não é problema. basta pagar e tens a nota.
errata: onde se lê “a tradução “abduct”” deve ler-se “a tradução de “abduct””
Até podem querer, fazem como nos EUA, colocam o NIB do pirata para receberem o reembolso do IRS
Engraçado, eu li exactamente isso no artigo “convencer o utilizador a fornecer dados do seu cartão de crédito.” LOL
Cómico no mínimo. O problema não é “nunca” do portal mas sim dos computadores dos utilizadores. Enfim mais do mesmo, uma instituição que trata o contribuinte à partida como um pré-criminoso esta atitude não adira nada.
Na informação prestada referem ainda medidas de receituário básico apenas possível vindo de profissionais básicos que tem de dizer alguma coisa na tentativa de explicar um serviço online remendado e nada seguro. Sendo que por lei obrigam o contribuinte a utilizar o mesmo e como a maioria dos utilizadores não irá perceber nada mesmo, é mais uma vez mais do mesmo.
Sim é preciso muito cuidado , o portal das finanças é pirataria;vai se fazer o irs e aparecem pirataria nas informações
Neste caso não é mesmo do portal. Que culpa têm as finanças se os utilizadores recebem um emails de piratas, onde simulam que são as Finanças, e pedem dados confidenciais? Isto nada tem a ver com o portal das Finanças. Passa-se o mesmo com os bancos. As Finanças não podem ser culpadas de os utilizadores não perceberem muito de informática neste assunto em particular. Ou então as Finanças e os bancos têm de começar a dar formação em informática aso utilizadores. Não falem só por falar e para dizer mal quando não se tem razão.
Caro IASM
No primeiro paragrafo da informação da AT diz…
“A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns computadores de contribuintes apresentam a seguinte janela quando acedem ao site do Portal das Finanças”
Como indicado… Acontece quando acedem ao site… mas se este não for o caso…mais razão tenho para indicar que são básicos.
Um portal das finanças poderia ser protegido logo de inicio por https além de outras medidas… garantido à partida a verificação da fonte por parte do visitante.
Que se lixe o Tuga ou quem visita, um comunicado básico aqui e ali é a resposta ao invés de se implementar boas práticas, mas eu percebo que andem muito ocupados com a cobrança de coimas de privados ou o esconder de dividas de VIP’s… e depois não resta tempo para para outros fins.
o site está em https. o codigo não foi alterado, aquilo é colocado por “objectos” externos ao site, que estão na maquina da pessoa e/ou em links que abrem endereços que parecem ser o das financas mas que não são.
o tuga “normal” n sabe ver se o site está em https, nem sequer sabe o que é o endereço e se está certo, o tuga vai ao browser, escreve portal das finanças e, se lhe aparece algo que parece o google, carrega no primeiro link que lhe aparece. se aparecer um site, acha q é o das finanças, mesmo que não seja.
é verdade que há sempre mais algo que se pode fazer mas também é verdade que há sempre gente menos letrada e que pode ser enganada. estamos num país que não investe em educação(nem saúde, etc…) , logo isso é expectável.
dito isto, penso que é prematuro dizer que a culpa é unica e excusivamente de quem é responsável pelo site.
Adoro o “português” da mensagem 🙂 o “de vez em quando” e “as informações adicionais” dão um carácter bastante credível.
Mais um que não paga à segurança social e a roubar!…
antes de avançarem com tecnologias novas e forma de automatizar tudo.. tentem informar os utilizadores sobre coisas chamada trojans e afins e explicarem-nos como ficar a salvo…..
o governo actual mandou acabar com a disciplina de informática para os alunos mais novos com a desculpa “já sabem tudo o que precisam, vão ao facebook e essas coisas”. antes disso tinha mandado tirar tudo o que era linux no ministério da justiça e meteu windows (resultado, voltaram os problemas que tinham e que tinham sido resolvidos pelo sistema com linux). estamos a falar de um país de asnos, liderado por asnos, não estejas à espera que esse tipo de ideias seja considerado.
falta saber se isto só acontece com utilizadores com equipamentos windows ou afecta igualmente em linux e mac