PplWare Mobile

DotCom vai lançar serviço de video-chamadas cifrado e seguro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Luis Costa says:

    Em vez de lhe comprar uma conta completa lhe oferecia um ginásio. Ele precisa de estar em forma e ficar mais tempo na Terra 🙂

  2. Gerardo says:

    Alguém me consegue explicar como é que o MEGA consegue ter aquelas velocidades absurdas de download?? Cada vez que faço um download por lá fico de queixo caído com a velocidade a bater vários megas por segundo. Bate os serviços concorrentes aos pontos.

  3. Tavares says:

    Este “gajo” anuncia os projectos com que sonha…com anos de antecipação em relação ao seu funcionamento em pleno. O serviço de armazenamento em cloud(Mega) ainda nem funciona de forma correta em todos os SOs. O serviço de email seguro,já anunciado diversas vezes…ainda não viu a “luz” do dia.O serviço de música…foi “entregue” a um grupo de desenvolvedores Portugueses,e ele desistiu!! Agora “ameaça” liquidar o Skype e outros comunicadores já implantados no mercado…eu já não tenho “pachorra” para o aturar!!

    • int3 says:

      Sonha? O mega neste momento também foi um “sonho”. O Mega sync também foi anunciado há muito tempo muito tempo mesmo antes de sair e era um “sonho”. Isto das chamadas já tinha visto há muito tempo e obviamente que estas coisas nao se fazem de um dia para o outro ou acha que os programadores são o que? máquinas?

      • Tavares says:

        Podias ter feito um comentário “normal” sem ser em resposta ao meu poste.Porque não rebateste nada do que eu “apontei” em relação aos serviços que esse senhor disponibiliza.,Mesmo o Mega sync é ainda um serviço incompleto…porque não funciona em todos os SO.E onde “anda” o tão aclamado “email seguro”?? E o serviço de músicas e video que ia revolucionar tudo e “mais alguma coisa”? Sim sei que os programadores não são máquinas…por isso não vale a pena anunciar algo que não tem um horizonte estimado para ser “REALIDADE”!!

        • int3 says:

          Mais vale tarde do que nunca. Até a própria microsoft, apple, e outras empresas gigantes demoram tempo a fazer certas coisas como o Mega está a tentar fazer só que há uma diferença Sr Tavares. Chama-se recursos.

  4. Dumitru says:

    bye bye Skype foi um pouco de mais, deveria dizer bye bye voice apps mas nao Skype, pois se o service ganhar espaco estou pra ver a MS no tribunal a tentar fecha-lo pois assim ‘e uma ameaca directa!

  5. Benchmark do iPhone 6 says:

    Vamos lá ver. Por regra, todas as comunicações – telefónicas, VOIP de voz e de voz e vídeo e mensagens instantâneas – devem ser seguras, circulando encriptadas entre o emissor e o receptor, de modo a que se forem intecetadas por terceiros não possam ser entendidas.

    A questão põe-se quando os “terceiros” são as “autoridades autorizadas” (Os seus serviços de segurança, autorizados ou não, é outra história).

    O primeiro a garantir que tinha um serviço de mensagens instantâneas em que não podia aceder ao conteúdo das mensagens (nem as autoridades através dele) foi a Apple, com o iMessage. Fiquei admirado, porque sempre pensei que, nos EUA, os responsáveis por serviços de comunicações tinham que assegurar que estavam em condições de disponibilizar às “autoridades autorizadas” os meios para interceptar/descodificar as comunicações que lhe fossem solicitadas.

    Se, de facto, as comunicações podem ser como referido para o iMessage, outras, como as anunciadas pelo DotCom.

    Claro que haverá sempre suspeitas se não haverá backdoors nos algoritmos de encriptação, mas essa já é outra história.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      … Se, de facto, as comunicações podem ser como referido para o iMessage, outras, como as anunciadas pelo DotCom – também podem (podendo-se perguntar por que é que os restantes não o fazem).

    • int3 says:

      VOIP de Voz? não sabia. pensei que VOICE over Internet Protocol fosse um protocolo de texto.

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Está lá escrito telefone, VOIP de voz e VOIP de voz e vídeo (Skype e o serviço a que se refere o post). Quis enumerar três serviços distintos.

        Obrigado, por nada 😉

        • Sergio says:

          Só umas “correcçõezinhas” :
          – VoIP (voz ou video), IM não são protocolos seguros e muito menos encriptados (a não ser, claro, que se active essas opções)
          – nenhum serviço VoIP é tipicamente encriptado (Skype, Betamax, Viber, etc…). Os pacotes SIP são puro texto e o streaming de voz facilmente se captura e se ouve (se não forem encriptados)
          – a noção de segurança e privacidade é muito dúbia : se por um lado transmito um mail encriptado do meu PC para o seu destinatário, se esse mail ficar e fôr acedido num serviço estilo MEGA Mail, alguém conseguirá facilmente desencriptar (nem que seja o SysAdmin do sistema). O mesmo acontece com dados de voz ou de video, que algures na “cloud” está guardado (nem que seja por meros segundos), e alguém conseguirá desencriptar sem grandes chatices.
          – todos nós temos Multibanco, muitos de nòs tem Via Verde, e 126% dos tugas têm telemóveis. Com um Multibanco consegue-se saber onde fazemos compras e o que compramos, com a ViaVerde consegue-se saber onde passeamos, com os telemóveis e triangulação GSM consegue-se saber as coordenadas ao segundo, com uma margem de erro de 200m e 1Km de raio, onde nos encontramos.
          “Oooops, estão a me observar a toda a hora! Vou já deixar de ter MB/VISA/MC, ViaVerde vai já para o lixo, e o telemóvel de 600Eur vou doar ao próximo gajo que encontrar na rua.” Pois….ninguém vai fazer isso, certo?

          Quero dizer com isto que *nada*, e digo mesmo *nada* e *nenhum* serviço pode garantir a 110% que é totalmente privado e seguro:
          – própria rede GSM, que durante anos era considerada inviolável, sabe-se hoje em dia que não é assim tão complicada de quebrar.
          – todos os dias há serviços online, que supostamente são o suprassumo da batata ao nível da segurança, que vão há vida (XBox Online, PS Online, GMail, Google, Yahoo, MSN, Youtube, eBay, Paypal, todos já foram furados!)

          Por uma questão de lógica, a unica forma de te uma conversa ser totalmente privada é dos 2(ou mais) interlocutores estarem fechados numa sala à prova de som, em aço para não permitir captação de ondas rádio, e falar cara a cara: o som é transmitido, ouvido e desaparece do ar! (ao estilo Cone/Dome of Silence do Get Smart http://pt.wikipedia.org/wiki/Get_Smart , que claro está, nunca funcionava também 🙂 http://kirbymuseum.org/blogs/dynamics/2011/03/08/the-kirbylee-cone-of-silence/ )

          Assim, essa “paranóia” do privado e seguro, para mim é uma falsa questão : quem não deve, não teme (já dizia o meu avô) e para quem tanto teme ter em causa a sua privacidade e coloca fotos de familia e amigos no FaceBook, parece-me igualmente uma falsa hipócrisia.
          (vá, digam-lá agora que ninguém usa o FaceBook!) 🙂
          BTW, não tenho conta no FB…mas também nao me preocupo se ouvem ou nao as minhas chamadas… :o)

    • lmx says:

      @ Benchmark do iPhone 6

      “O primeiro a garantir que tinha um serviço de mensagens instantâneas em que não podia aceder ao conteúdo das mensagens (nem as autoridades através dele) foi a Apple, com o iMessage.”

      Errado,

      ainda a Apple não sabia fazer telemóveis, e já a BlackBerry tinha um serviço que é somente o mais seguro…sim estou me a referir ao BBM.

      cmps

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        Não conheço o BBM. Pesquisei por “bbm authorities” e não fiquei lá muito convencido. Que tipo de dados a RIM fornece às “autoridades legalmente autorizadas” se lhe for pedido?

        • Sergio says:

          respondendo à tua pergunta : todos e quaisquer dados que lhe sejam requisitados! Ponto!
          E isso acontece em todos os paises democraticamente geridos! (os q são “ditadorializados” é outra conversa…)

          A titulo de exemplo, as operadoras são obrigadas a guardarem registos de chamadas durante um minimo de 1 ano, e caso sejam requisitadas para gravar a chamada, essas são obrigadas a gravá-las! Ponto!
          ou achas que, tendo em conta que traficantes de droga, de carne branca (trafego sexual), de armas e os idiotas do estado islamico que utilizam VoIP/ToIP/GoIP (procura as siglas!), não são vigiados assim? SIS,NSA(em solo americano), CIA (internacional, apenas, pois não tem jurisdição em solo americano), FSB, Mi5/6, DGSE, etc… andam a dormir? É bom que não!

          E em jeito de resposta ao tua resposta ao meu post anterior: põe 2 PCs a comunicar via Skype na tua rede, 1 wireshark ou TCPDump a snifar os pacotes, grava os dados e tenta ouvir ver se estão encriptados!
          Faz o mesmo com 2 telefones IP e um servidor VoIP na tua rede (Asterisk, freeswitch, whatever-switch) e começa a snifar a rede e logo vÊs se está encriptado ou nao!
          Eu sei que não estão…
          A titulo de exemplo, e como disse, SIP é texto puro, human readable! Streaming audio só depende do codec utilizado. E isso facilmente se identifica.
          Resumindo : queres encriptação de chamadas de voz, colocas uma comunicação IP entre 2 telefones IP e um servidor a fazer de proxy activando encriptação com chaves SSL/TLS.
          Skype e Viber utilizam e abusam de SIP. Como tal, segurança é relativa, e como disse, o mesmo servidor que encripta, “desencripta”.

          Podes até dizer, e bem, que existindo encriptação, nada vai provar que o conteudo da conversa colocaria a segurança nacional em causa. Certissimo! Mas por outro lado, com SIP, consegue-se saber quem telefonou para quem e a que horas, de onde para onde e durante quanto tempo (entre outros dados). E isso pode ser mais do que suficiente para lançar alertas! (ou achas que se o lider da AlQuaeda falar continuamente com o líder do EI é puramente para saber como está o tempo e como vai a vidinha na Síria e no Iraque?)

          Uma coisa é certa: devemo-nos preocupar muito mais com serviços online encriptados (como este projecto do KdC), que podem promover o terrorismo (indirectamente, é certo) dando-lhe ferramentas de comunicação seguras, do que com o facto de alguém perder tempo a ouvir as nossas avós a falar das galinhas da vizinha!
          Basta ver os estragos e a quantidade de vítimas que as famosas Enigma fizeram nas mãos dos nazis durante a II Guerra Mundial! Ou já se esqueceram disso?

  6. Filipe says:

    Serei o único que apesar de saber que os seus serviços são muito bons, não tem confiança nele desde o Megaupload?

    Tão depressa não volto a por ficheiros nas clouds deste senhor.

  7. Rafael says:

    De onde vem o dinheiro para tantos desenvolvimentos?

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Ele diz que está “oficialmente falido”, depois de ter transferido os activos para a mulher e os cinco filhos.

      Diz-se que já gastou 10 milhões de dólares em advogados no caso Megaupload e que terá que gastar mais umas dezenas de milhões.

      Provavelmente o “oficialmente falido” não é o mesmo que “falido” 🙂

      • Rafael says:

        Pois… E de onde vem os €?
        Pelo que me lembro (corrijam-me se estiver enganado), o megaupload tinha publicidades e contas premium… Não me parece que estas contas premium do mega cheguem para tudo… (ou se calhar chegam… 😀 )
        Outra cloud que me faz confusão é o abelhas/minhateca.com.br …

        • int3 says:

          já viste bem a casa dele? os carros?
          Ele transferiu tudo para a mulher e filhos por uma questão de segurança. Imagina o que é os bancos congelarem as tuas contas e ficas sem dinheiro para o Mega e para gastar em advogados. é triste. Este senhor é muito inteligente.

  8. Spitfire says:

    Este gajo é uma comédia, não deixa de ser um criminoso basta ver o CV que está na net. Será que a mulher gosta mesmo dele com aquela banha toda ? Tenho muitas dúvidas …

  9. Johnnyq says:

    Venha ele, o problema é que sera que as pessoas iram abandonar o skype? É esse o problema.. eu mudarei logo mas se continuarem a usar skype tudo continuara o mesmo..

    GO GO, Adeus Skype que viola a privacidade do utilizador!

  10. Benchmark do iPhone 6 says:

    Por falar no ex-Megaupload. Dois links, sobre o Relatório da Transparência da Google, de “pedidos de proprietários de direitos de autor e organizações relatoras que os representam para remover resultados da pesquisa ligados a materiais que alegadamente violam direitos de autor”- ou, resumidamente, os sites com maiores conteúdos pirata, segundo as organizações de direitos (e tortos) de autor:

    – Torrentfreak: http://torrentfreak.com/top-10-domains-hit-by-google-piracy-takedowns-2014-141230/

    – Google: http://www.google.com/transparencyreport/removals/copyright/

    São listas na casa dos milhões! Tem truque de certeza, porque não é humanamente possível andar a visualizar todos os links!

    Se acham que o Piratebay está nos primeiros, enganam-se porque está em 18º lugar 🙂

    P.S. Não inclui o Youtube, não se sabe porquê. Os pedidos de remoção de links também devem ser mais que muitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.