PplWare Mobile

FreeNAS 9.3-BETA – Tudo o que precisa para ter uma NAS

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Samuel says:

    O link “Download: Escolha aqui a sua versão” faz download direto de um .ISO

  2. sSs says:

    Dizer que corre num PC com 256Mb é errôneo.

    O FreeNAS precisa de muita memória, especialmente se for utilizado o formato zfs e muito disco.

    Basicamente para usar ZFS, a RAM deve ser igual ou superior a 8Gb de RAM e as melhores contas são: 1Gb de storage para 1Gb RAM.

  3. JP says:

    Raid is dead: http://www.storagenewsletter.com/rubriques/market-reportsresearch/why-raid-dead-for-big-storage-cleversafe/

    O melhor que conheço é o unraid, que faz striping de ficheiros inteiros, e não de partes de ficheiros. Na eventualidade de falhas múltiplas de discos, é possível recuperar informação dos discos que sobram. Já no raid normal, falhas de múltiplos discos implicam a perda de toda a informação no array…

    • lmx says:

      jp,

      tudo tem as suas vantagens e desvantagens…

      nesse caso a perda de um disco significa perder todo o conteúdo completo de todos os ficheiros armazenados, ao passo que se fizeres striping de pequenas partes a probabilidade de perderes tudo o ficheiro é menor..

  4. Bruno Jesus says:

    Fixe era haver isso para o raspberry pi

    • YaBa says:

      Há soluções do género, mas digo-te já que são lentas.

    • lmx says:

      Boas,

      eu tenho uma solução dessas…mas :S

      se eu quiser segurança, fica lento…e se não quiser…continua a ser a ser lento 🙂

      O raspberry PI não tem portas sata…tens que ter um conversor satausb, não é ideal.

      Para isso tens outras boards como por exemplo as lime ou lime2 da Olimex, que são um pouco mais caras, mas já são maquinas muito mais a sério…no entanto eu não conheço nenhuma solução para ARM que concorra com FreeNAS(só existe para x86)

    • lmx says:

      Bruno Jesus

      o LinusTrovoes, abaixo falou do OpenMediaVault, esta solução tem uma versão para raspberry PI..podes esperimentar, será algo do mesmo género..

  5. Marco says:

    Só precisam de muita memória se utilizarem a deduplicação no ZFS.

  6. LinusTrovoes says:

    OpenMediaVault e o resto e conversa. E o melhor para ter em casa e pequenas empresas. Simples fácil estável.

  7. irlm says:

    OpenMediaVault vs Zentyal vs FreeNAS ?

    Qual o melhor, descomplicado ?

  8. V@mpyro says:

    Melhor mesmo é uma NAS da Synology 🙂

    • J Ribas says:

      olá a todos.
      Tenho una Syno DS411J e estou desiludido…muito bom software, mas a velocidade de acesso deixa muito a desejar… de tal forma que estou a considerar fazer um Freenas…

      • rmcrys says:

        JRibas:

        1) o “acesso” em stand-by (se por um período näo acedes aos HDD, e eles desligam-se) depende da velocidade dos HDD em arranque, e nada haver com a rede/NAS. O meu tem 2 HDD diferentes e um deles faz “spin-up” super super rápido, e o outro demora 2-3x mais (porque é dos “green”).

        2) só tem 128Mb RAM para 4 HDD (o meu D-Link 320L de 2 HDD tem 256 Mb)

        3) tens rede Gigabit? Se tens apenas 100 Mbit a transferencia está limitada a uns 11 MB/seg, e quando trocas muitos ficheiros a rede satura-se e fica lenta.

        4) Ex: um DLINK 320L (60-80€ sem HDD) consome entre 7 – 16W (2 HDD), um PC “FreeNAS” (CPU 64-bit, 8GB RAM, caixa, etc uns 150-250€) com 2 HDD vai-te para os 250-350W.

        5) Nunca compres NADA da Iomega (que agora pertence à Lenovo, mas mesmo assim LOLOL)

      • V@mpyro says:

        Pois… versão DS411j… tenho uma DS415+ e não tenho esse problema… Se puderes actualiza a Syno.

    • rmcrys says:

      1) “Pegue no seu computador antigo e meta mãos à obra”: um PC com CPU 64-bits e 8 GB RAM é um computador antigo??? LOLOL ok, vive-se bem por esses lados.

      2) V@mpyro: nem duvides, um NAS D-Link, Synology e afins gastam um fraccäo de um “PC NAS” e säo por norma muuuuuuuito mais fiáveis. Eu e o meu primo temos um D-LINK 320L e é 5 estrelas: muito rápido, super fiável e super silencioso (com 2 HDD). Cliente contente.

      Um PC “antigo” com CPU 64-bit e 8GB RAM gasta que nem um doido, barulho nem comento, normalmente com fontes de 400-600W. A näo ser que se tenha um requisito MUUUUITO específico para este software, é um autentico desperdicio.

  9. pmf says:

    O FreeNas já não é o seguimento do projecto original.
    O original e comedido nos requesitos de máquina continua como Nas4free (http://www.nas4free.org)
    Sempre utilizei o FreeNas até à versão 7.xx. Mas, depois, com a escalada de requesitos, abandonei e encontrei o Nas4free, até hoje, sem qualquer arrependimento.
    Serve-me de storage para backups de vários servidores e numa máquina (P2.4) com discos IDE e 1Gb de RAM.

  10. Relbi Fortes says:

    Estou com um pequeno problema, estou usando o FreeNas 9.3 pela primeira vez e não estou conseguindo configura-lo nem criar um diretorio para usuários.
    Será que alguem poderia me ajudar a fazer tal tarefa, ou dizer onde tem um tutorial em portugues que possa me ajudar?
    Obrigado

  11. Ricardo Mendes says:

    Utilizava o 9.2.1, estou testando o 9.3, mas não consigo fazer ele rodar através do pen drive, ele trava após a instalação no Pen. Alguém passou por isso também?
    Obrigado.

  12. Fabio says:

    Estou tentando achar configuração que grave no limite do Cat6 gigabit, com 1 disco de 1 TB sata2 dá 33mb/s de transferencia, vou tentar os raids, são 590GB e leva 6h, quero baixar bem esse tempo, se alguem tem dica, fabgiehl@gmail.com

  13. Gustavo says:

    Olá Srs. Alguém sabe como recuperar os arquivos de um volume no freenas 9.3? O volume está integro, a raid ok, mas os volumes iscsi sumiram. No iscsi os targets estão ok.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.