Google prepara-se para ter pesquisa Google Search sempre activa
O Moto X foi um smartphone criado de raiz pela Google e que incorporava algumas funcionalidades que mais nenhum trazia.
A mais interessante de todas era a capacidade de podermos chamar a aplicação de pesquisa da Google em qualquer altura, bastando dizer as palavras mágicas "Ok Google".
O interesse nesta funcionalidade foi de tal forma grande que a Google está a ponderar disponibilizá-la de forma nativa no Android, se bem que melhorada.
A novidade ainda não passa de um rumor, mas tudo indica que a Google prepara-se para adicionar nativamente ao Android uma forma de este estar sempre à escuta do que o utilizador diz, para que possa fazer as pesquisas que este necessita. Claro que a frase chave será o já conhecido "Ok Google", que depois dará inicio ao processo de escuta e consequente pesquisa.
Mas não é apenas aí que a Google quer atacar, alargando também esta funcionalidade a todo o sistema Android, mesmo dentro de aplicações de terceiros, dotando esta funcionalidade em todo o sistema, e também quando os equipamentos estiverem bloqueados e com o ecrã desligado, tendo neste caso como único requisito o facto de o equipamento ter de estar ligado à corrente eléctrica.
A ideia da Google é dotar o Android de um sistema de pesquisas que pode ser usado mesmo quando o utilizador não pode interagir directamente com o seu smartphone, bastando para isso que lhe dite as pesquisas que querem ver feitas e aguardando que o Android lhe leia o resultado.
Curiosamente a Google quer que este sistema seja usado principalmente quando os utilizadores do Android estiverem a conduzir, criando assim um sistema mãos livres dentro deste sistema operativo.
O nome que se diz estar a ser atribuído a este sistema é Google KITT, e a gigante das pesquisas quer que o possamos usar com a frase Ok Google ou com um simples aceno em cima do equipamento.
Sempre que o Google Kitt for usado durante a condução a interacção será ainda maior, dando a liberdade aos utilizadores de usarem o seu smartphone sem terem de carregar em qualquer botão e controlando-o apenas com a voz.
Claro que todos estes elementos vão também poder interagir com outros dispositivos externos, como auscultadores ou headset's bluetooth, o que irá facilitar ainda mais o controlo dos smartphones sem o recurso a qualquer toque do utilizador.
Todos os componentes do Google KITT vão poder ser activados e configurados de forma central, podendo cada um deles ser ligado de forma independente e ao gosto do utilizador.
Será já no final deste mês, nos dias 25 e 26, que a Google terá a sua conferência anual I/O, e aí de certeza se ouvirá falar muito mais sobre o Google Now e as possíveis novas utilizações que para ele estão guardadas.
Esta novidade, que tem um grande grau de certeza, prepara-se para tornar o Google Now muito mais que um assistente pessoal, elevando-o a um estatuto onde consegue ajudar de forma ainda mais directa os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
ok google
Exactamente como o “hey siri” que foi apresentado na segunda-feira…
A única coisa que difere é que a roupagem, que a apple apresentou como uma solução para ter em casa, claro que no carro, irá já interagir com o CarPlay…
Exactamente como o moto X da Google que foi apresentado há meses!
Isso é proprietário ao hardware.
O nexus 5 tb tem isso, mas desliguei a hotword detection.
O facto do tlm estar sempre a tentar detetar a palavra gasta bastante bateria.
Em outras plataformas é capaz de ser mais adequado
Cá está a google a tentar espiar-nos mais um pouco ouvindo tudo aquilo que dizemos.
Sempre tens a opção de não activar 😉
LoL
Daqui a pouco aparece aquelas personagens, “Eu não tenho nada a esconder”
Ele nao tenho nada a esconder.
Se fosse a Apple era pura inovação. Mas como é a Google já é para espiar ou não tem utilidade nenhuma.
true story…
Se não houver como desabilitar isso adeus Android, já fico com raiva de quando deslizo de baixo para cima o sistema me manda para o cards… Se alguém souber como desabilitar o Now agradeço
Abres o Google now, vais as opções e desligas…
As imagens do artigo mostram que se pode desactivar o serviço ou apenas a escuta das palavras mágicas.
Que treta, eu no meu telemóvel desactivei esta porcaria do google search, nem imaginam quanta bateria isto não gasta, estamos a falar de diferenças de 1 dia a nível de bateria (e sem eu estar a usar)… Aquilo tem wakelocks sei lá eu para quê…
A Google é uma agência de publicidade, tento não me esquecer disso…
Vou já no 3º dia com android 4.4.3 e não vejo ninguém a referir-se a ele. Já há pessoal a receber por OT,A eu usei a imagem e o fastboot pois queria fazer uma limpeza ao Nexus.
Já o tenho no meu Moto G também, sem grandes novidades mas estou contente que a Motorola continúe a ser rapidíssima a actualizar o SO.
Sobre a notícia, uso diariamente o Google Now, uma excelente ferramenta de pesquisa, não posso esperar por mais novidades 🙂
Apareceu-te por OTA ou foste buscar a imagem?
Com o display desligado também! 😀 Mal posso esperar!
Utilizo bastante o google now. Mas às vezes dá-me preguiça de ligar e desbloquear. Portanto agora vai ser perfect!
Sim, mas tem de estar ligado à corrente. Qual é o interesse disso? Normalmente carrego o telemóvel durante a noite e durante a noite não preciso de falar para o telemóvel!
O meu Nexus 5 ainda não recebeu nada Pash -.-”
Uma questão eu vi que o Google now agora dava informações sobre o mundial como activo isso? Obrigado
Boas novidades. Já tive umas tarefas configuradas no tasker com o OpenMic+ para uma coisa do género mas o OM+ não funciona tão bem como o GNow e acabei por ficar com algo mais simples. Mas vai dar um jeitaço.