“Powered By Android” obrigatório nos smartphones Android
A Google, desde que lançou o seu sistema operativo móvel, tem sabido relacionar-se com os gigantes da industria para que este se tornasse uma das referência no campo dos smartphones e dos dispositivos móveis em geral.
Todos sabermos identificar um sistema Android só de olhar para ele, mas parece que a Google quer mais! Para isso passou a tornar obrigatório que todos os novos dispositivos equipados com o seu sistema operativo passem a incluir no arranque uma referência específica "Powered By Android".
Esta novidade pôde ser vista pela primeira vez no lançamento da mais recente estrela da Samsung, o Galaxy S5, mas foi apresentado de forma muito discreta.
No lançamento do HTC One (M8) também estava presente a referência ao Android no arranque do smartphone, o que confirmou esta nova obrigatoriedade da Google para a utilização do seu sistema operativo.
Segundo foi publicado pelo site Geek, esta nova obrigatoriedade faz parte da regras que a Google agora impõe para que os fabricantes possam ter nos seus novos dispositivos acesso à Play Store e às aplicações dedicadas da Google.
As regras de utilização e colocação destes logótipos e das imagens estão bem definidas e fazem parte dos acordos Google Mobile Services que a Google celebra com os fabricantes.
Estes devem ser colocados na zona inferior do ecrã, respeitando dimensões e proporções precisas, e mostrados sempre que os dispositivos forem iniciados.
Esta nova medida da Google pretende dar a entender aos utilizadores qual o sistema operativo que está a ser usado no dispositivo, não deixando margem para dúvidas que é o Android.
A razão para esta imposição e para a necessidade de visibilidade pode estar associada ao facto de cada vez mais os fabricantes criarem as suas interfaces, não havendo um elemento condutor e identificador de que é o Android a estar na base dos dispositivos.
É uma presença quase insignificante e que poderá passar despercebida, mas que mostrará aos utilizadores que o Android e a Google estão presentes nos seus dispositivos, acabando com qualquer dúvida que exista sobre o sistema operativo usado.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que a Google fez muito bem. Medida que peca por tardia.
LOOOOOOOOOOOOL
lol? que tem isso de lol? acho que esta a dar o YuGiOh no canal Baby, volta para la
LOOOOL Enfim…
Diz-me lá o que é que o consumidor vai ganhar com esta treta!? Ah! E o “lol” não foi pelo artigo 🙂
Até nisso a Apple é melhor…
Não sei pq, é a mesma coisa, nem que queiras tem lá a maçã desenhada na traseira.
Além disso a Apple não tem essa necessidade visto ser uma fabricante de hardware e software.
Não era isso…
Nos produtos com moldura preta, é uma maçã branca, com fundo preto.
Nos produtos com moldura branca, é uma maçã preta, com fundo branco.
E nos produtos amarelos com riscas encarnadas e triângulos rosa ?
A maça é de que cor ?
É da cor da moldura.
Hehehe! bem respondido Nelson!
Mariquices!!!
Nao sabia que a apple era fabricante de hardaware lol .. mas sim assemblador que sao coisas totalmente destintas.
se fazes esse tipo de crítica, tb não podes dizer que é um assemblador. É até uma crítica um pouco ignorante, dado que muito do hardware nos aparelhos da Apple é desenhado pela própria Apple para seu uso exclusivo, muita da maquinaria para o fabrico desse hardware é comprada e determinada pela Apple, com a Apple a desenvolver parte dos processos de fabrico. Sabendo isto, implicar porque a mão de obra não é da Apple é uma criancice num tema destes.
A Apple nao é fabricante de componentes. Desenha, desenvolve e assembla nas linhas de montagem. Compra a quem fabrica componentes mediante as indicacoes e especificidades e assembla.
Por mais voltas que vas dar, acabas por morder o proprio rabo. Sorry.
E depois?
Quando compras um Sirocco, tu compras um Volkswagen, ou um AutoEuropa?
Quem é que importa mais para o produto que tu compras? A VW, a AutoEuropa?
A Apple também não monta (assemblar é uma verbo mais brasileiro-americanês), quem monta é a Hon Hai Precision…
Nenhuma marca faz tudo sozinha…
Mesmo a Samsung, faz os chips que faz, inclusive o SOC do iPhone, mas quem faz a máquina para que a Samsung fabrique, é outra empresa, Nikon, ASML, Canon, etc…
Não, assemblar é montar! E a Apple não monta peças paga a outros para isso. Logo tb não é assemblador, era isso a que me referia, já que estavam a fazer tanta questão com não ser tecnicamente o fabricante!
“Compra a quem fabrica componentes mediante as indicacoes e especificidades e assembla”
Componentes desenhados pela Apple não são comprados, são contratados, já que os componentes nunca pertencem a quem fabrica, são pertença exclusiva da Apple! De tal forma que pode mudar de empresa contratada, que é o que deverá fazer em breve com o seu processador!
É uma infantilidade vir com o argumento de fabrico quando há tanto hardware desenvolvido pela Apple, com engenharia da Apple, e até com maquinaria que pertence à Apple!
És Brasileiro, Rui C.?
Em Portugal, não usamos “assemblar”, usamos “montar”
Por exemplo: “linha de montagem”
Não, “linha de assemblagem”
@Nunes, exacto…
Por exemplo, a Apple inventou um processo de soldar alumínio. Por isso é que o MacBook’s são como são: um bloco de alumínio, enquanto a concorrência não consegue competir, pode ter um pedaço de alumínio, mas têm sempre plástico, ou são daqueles portáteis em forma de cunha, como o MacBook Air…
Podias-me dizer qual é o processo de soldar que a Apple inventou, e onde o usou? Se te estas a referir soldadura por fricção usada no iMac, lamento informar que esta não foi inventada pela Apple. Se te estiveres referir este processo, que eu saiba, a Apple apenas o usa no iMac.
Não existe nenhum parecido? Que tal o HP Envy 15 de 2012?
@ Nelson, Nuno Vieira
O salto em qualidade no trabalho em alumínio feito pela Apple, veio exactamente por não soldar, trabalhando um bloco de alumínio para obter a peça toda. O nível de precisão e acabamento exigido são elevados, o que requereu um grande esforço de engenharia por parte da Apple.
O iMac é uma excepção para parte do fabrico!
Quanto ao Envy, é uma imitação do Macbook, sendo metade plástico!
O HP a que me estou a referir é completamente de alumínio. É verdade que é uma imitação do MacBook Pro, mas não deixa de ser feito usando o mesmo método de construção e usando os mesmo materiais.
@nuno vieira, a Apple não inventou o processo “pai”, a Apple inventou o processo que é hoje utilizado na indústria, de maneira a fazer em larga escala…
A patente de entrada em 2012 e tronou-se efetiva em 2013, por isso é que os envy atuais, são um misto de plástico e alumínio, e nada têm a ver com o “real deal”…
Além disso, a Apple já tem unibody, 100% alumínio desde 2008, se não me falha a memória, e mesmo em computadores (sem ser em cunha) a partir dos 1100€…
@ Nuno Vieira
podes não acreditar mas pensava que tinha acabado por não colocar o comentário. Tinha uma impressão à cerca do Envy, mas depois fiquei com dúvidas! Mas mais do que isso, vão aparecendo outros aparelhos metálicos, de modo que nesta discussão nem é interessa se é ou não metade em plástico!
Mas tb temos que ser honestos, foi a Apple que desenvolveu esta nova forma de construir a estrutura dos portáteis, capaz de dar grande rigidez e durabilidade aos dispositivos! A Apple tem uma longa história de engenharia de materiais para os seus dispositivos, desde plásticos a alumínio e titânio, e até o Liquid Metal, que tarda a aparecer com uso alargado!
Os MacBook Pro não são soldados ao contrario que andas aí a referir. Apenas o iMac. O mesmo se passa com o Envy. Que eu saiba a Apple não tem nenhum tipo de patente referente a soldaduras, nem nunca investiu na área.
Eu sei que o MacBook Pro unibody é mais antigo que o Envy 15 de 2012, alias se tivesses dado ao trabalho de leres o comentário logo a cima do teu irias ver que já tinha mencionado esse ponto.
É verdade que a Apple foi pioneira com a construção unibody. Mas também não penses que a Apple é a única que investe em materiais caros. Existem portáteis feitos de ligas de magnésio e carbono, ambos mais caros que o alumínio.
Opa, não sei se é soldado, ou colado a cuspe, para mim, tiveram de fazer de alguma maneira,como é que passa da parte de cima, para a parte dos lados sem ser soldado?
Não me interessa…
Sim, na concorrência tem portáteis em materiais caros, mas a que preço?
E não interessa se é caro ou barato, não é pelo alumínio ser caro que é bom, e merece o dinheiro, ate uma lata de coca-cola é de alumínio…
É pela utilidade prática que eles usaram alumínio… Em todos os portáteis e desktops…
E alumínio é o melhor metal para um portátil, dado que reúne baixo peso, e alta dissipação térmica.
Vais a um renault clio, e vais a um bugati veyron, e têm os dois radiadores de alumínio… Porquê?
@ Nuno Vieira
A Apple não é a única, mas a partir de que altura é que viste outros fabricantes a ir à procura de outros materiais? E quantos é que usam esses tipos de materiais de forma alargada nos seus produtos?
Ahah, nenhum…
Queres bons materiais? Ok, mas tens de comprar o topo de gama! Tem de ser o modelo que “nós queremos”, não o que tu queres…
@Nelson
Quando dizes alguma afirmação que não tens razão tu recorrer a dois métodos. Ou insultas a pessoa ou desvias o assunto da conversa.
Eu nunca disse que o alumínio é mau para a construção de um portátil. Eu apenas te indiquei um portátil que utiliza o mesmo tipo de construção, o mesmo tipo de design e o mesmo tipo de materiais. Algo que tu tinhas dito que era impossível. Por tanto não vamos estar para aqui a discutir os méritos do uso do alumínio.
@Nunes
Os Toughbooks já usavam ligas de magnésio antes de a Apple usar o alumínio.
@ Nuno Vieira
Sim, o Toughbook, mas não é um produto equilibrado pois não? É pensado para resistência em usos muito específicos, em detrimento do resto! Não é pensado para o uso diário do consumidor, que era ao que me queria referir!
Se formos para produtos de resistência então até antes da Apple haveria outros em alumínio, mas não são coisas que se encontrem facilmente à venda, nem de companhias muito conhecidas por vender computadores!
@ Nelson
continuas com invenções! Fazes comentários sobre coisas que não sabes nem procuras saber, e ainda tens a lata de dizer que nem te interessa!?
A Apple não usa solda nos Macbooks, fabrica dum único bloco de alumínio, por “desbaste”. E o alumínio não é forçosamente o melhor. Ligas de magnésio seriam bem mais leves, embora a condutividade térmica tenda a ser algo menor e sejam mais perigosas de trabalhar!
Sim, para computadores para usar no dia a dia acho que a Apple foi a primeira a fugir do uso do plástico. Pelo menos não me ocorre outra marca que o tenha feito primeiro.
deves ter uma maça no lugar do cerebro
Pessoal nao vale a pena discutir com o Nelson sobre android ou Apple, ja todos aqui no pplware ja sabem que ele ‘e uma fa da apple! Nada contra ti Nelson mas vendo sempre a defenders algo ‘e muito mau! Para mim quanto mais concorencia melhor! Olha eu tenho um Galaxy S3 mas falo quase sempre mau da Samsung! Porque? Porque vende dispositivos a um custo elevado com um material dos Huawei! Falo sim no S3 e S4 que tem o mesmo material! As bordas riscam-se muito facilmente e o plastico de que ‘e feito tem a sensacao de ser um dispositivo de baixo custo! Sendo que o hardware ‘e bom
O hardware, isso é bom…
Para mim, foi uma piada, eu acho piada ás pessoas que levam isto como se estivessem a ofender a mãe.
Acho que não ofendi ninguém, não chateei ninguém a propagar mentiras…
Acho também que não necessidade do “Powered by Android”…
O Android, ao fim ao cabo, é um RunTime, é isso que interessa para as marcas…
Tu tens sérios problemas, a sério. Não há um único artigo neste site que não venhas tu bajular a Apple! Chiça, take a break dude!
Have a KitKat!!
acho bem devido aos milhares de telemoveis que sao vendidos por enganarem o cliente com sistema java com aparecia de android que sao uma verdadeira uma …. e que o cliente desconhece se e realmente e android temos o ex das operadoras tugas muitoss despositivos em java com aparecia de android
Ninguém impede os fabricantes dos dispositivos com Java de lá colocar o logotipo do Android. Se fores por aí, és enganado à mesma!
Na verdade em termos legais ficam impedidos, dado que será certamente uma marca registada! Por isso logo à partida serão poucas as operadoras a vender aos seus clientes, aparelhos desses, para evitar problemas! E as fabricantes desses telemóveis arriscam-se a apanhar com um processo judicial, caso dêem demasiado nas vistas!
tou um bocado confuso.. android é open source certo? e é marca registrada?
então a nokia e as fabricantes chinesas que usam forks do android deveriam ser processadas?
:S
marca registada é o logotipo usado e a denominação! É a Google que tem direitos sobre estes e determina como é que podem ser usados.
Ter código Open Source não quer dizer nada quanto à marca ser ou não registada.
http://developer.android.com/legal.html
É open source, mas só quando interessa…
Digo eu, né…
Por estarmos a falar de android quer dizer um mundo livre “” de costumize um bootanimator fazes o que quiseres com o “powered by” o objectivo do meu comentario e em nome dos imensos clientes que me aparecem na loja para reparaçoes “sabe o meu andorid esta com um problema …” realidade nem android sao relativamente aos que dizem que isso possa vir a tirar algum credito aos nome dos fabricantes penso que nao dou como ex nao e por ter um pc ASUS que ao logar o windows ou linux com os seus logos de ecran inteiro que o meu asus perdeu prestigio nao confundamos HARDWARE com SOFTWARE
cumps
“elativamente aos que dizem que isso possa vir a tirar algum credito”
imagino que isso seja pelo meu comentário! Creio que não percebeste o que disse, eu não estava a falar sobre a presença dum logotipo Android, que acho normal, estava a criticar o uso da expressão “powered by”, que dado o uso que normalmente se encontra na internet e no dia a dia, é um pouco desprestigiante!
também pois é
hmmm android usa que? pascal?
e o android é open source as fabricantes não deveriam ser obrigadas a usar isso..
Muitos dos serviços importantes no Android não são Open source, são propriedade da Google e com código fechado, é a Google que determina sob que condições é que os fabricantes podem ter esses serviços ou usar as suas marcas
sim mas isso não diferencia em nada.. as pessoas “normais” que não percebem nada disso vem um htc ou um samsung dizem logo que é android por isso não vai fazer diferença.. até conheço pessoas que pergutnas:que marca é? eles dizem:”marca? é android”
e…? acabaste de dar dois exemplos de marcas que realmente usam Android e têm os serviços da Google, logo devem respeitar o que é imposto pela google
A Google ao colocar o seu logotipo Android está a criar algo que ligue mais facilmente os diferentes dispositivos! Para que seja mais fácil às pessoas identificar e associar! Tal como a Microsoft usa os seus logotipos no Windows!
percebe-se o porquê, mas a parte do “powered by” é um pouco desprestigiante. Felizmente para as marcas poucos devem reparar nisso
Desprestigiante porque?
Sinceramente nao vejo o motivo, ilucida-me?
o uso da expressão “powered by”, não o uso do logotipo!
A expressão é muito usada noutros contextos, não para se referir a um Sistema Operativo no aparelho. Na minha opinião a conotação associada retira valor!
Ainda não entendi porque é que as pessoas não podem ter as suas opiniões e fazer as suas escolhas, sem que sejam insultados só por isso.
Esses insultos, revelam sobretudo a incapacidade de argumentar com evidência, a sua escolha ou opinião. Afinal todos nós gostamos de alguma coisa apenas…porque sim.
Boa Sponet, Tenho um Motorola com Android, Um Ipad com IOS com jailbreak e um PC HP com Windows 8 e Linux. Não me prendo a referências simplesmente pq sei o que é melhor pra mim em cada momento e não por modinhas.
Na realidade deveria incluir “powered by Asahi Kasei” ou “G.N. Lewis” que inventaram e desenvolveram as baterias que efetivamente dão “power” a estes dispositivos :-)e quanto ao SO deveria ser Linux ou Unix já que o Android não é mais que uma adaptação dos mesmos … penso eu de que …
Lol, ou “Powered by EDP”
Mas os telemóveis não dão só reiniciados uma vez por ano, no máximo duas?