Pplware: Quem são os nossos leitores 2013 – Resultados [1/2]
[Parte 1/2]
No dia 31 de Dezembro de 2013, realizámos mais um inquérito para tentar determinar o perfil dos nossos leitores.
Hoje, passado quase um mês dos nossos leitores terem dado as suas respostas, vamos conhecer os resultados, sendo que alguns vão ser comparados aos resultados obtidos, no inquérito semelhante de 2011.
Os resultados já são conhecidos, vamos então saber “Quem são os nossos leitores? - 2013”.
Antes de colocarmos os resultados, agradecemos desde já a todos os leitores que colaboraram e participaram no inquérito, pois só assim foi possível apresentar os dados que vamos conhecer seguidamente.
[Nota: Os resultados foram divididos em 2 partes devido à extensão quantitativa de questões]
O Inquérito “Quem são os nossos leitores”, foi respondido por um universo de 2066 leitores, uma amostra que consideramos significativa. Em 2011 o número de respostas foi muito superior (4312), no entanto o inquérito também foi colocado numa altura do ano diferente, durante o mês de Abril.
Vamos então conhecer os resultados de 2013:
IDADE
Com o gráfico torna-se claro que a faixa etária predominante continua a ser dos 21 aos 30 anos (977 respostas, 47%). Em seguida temos leitores sos 31 aos 40 anos (490 respostas, 24%), seguidos pelos leitores dos 15 aos 20 anos (304 respostas, 15%). 9% dos leitores (192 respostas) têm entre 41 e 50 anos, 4% (79 respostas) têm entre 51 e 70 anos, e apenas 1% (21 respostas) tem entre 10 e 15 anos.
Obtivemos ainda três respostas, o que equivale a 0% de leitores com mais de 70 anos, e nenhum com menos de 10 anos de idade.
2011: A faixa etária predominante era igualmente entre os 21 e os 30 anos, no entanto com uma percentagem ligeiramente superior (57%), no entanto o número de respostas também foi maior. Ver mais aqui.
GÉNERO
Relativamente ao género, as percentagens mantêm-se, 97% são homens (2004 respostas) e 3% são mulheres (62 respostas).
Em 2011 obtivemos mais do dobro das respostas totais (4312), sendo que 4180 foram feitas pelo sexo masculino, e 132 pelo sexo feminino.
ZONA GEOGRÁFICA
À semelhança de 2011, os nossos leitores centram-se essencialmente nas zonas Centro e Norte do país. O Centro parece ser a zona onde vivem mais leitores (42%, 860 respostas), seguido do Norte (36%, 746 respostas) e do Sul (13%, 259 respostas). No que respeita aos arquipélagos, 3% os nossos leitores (57 respostas) acompanham-nos na Madeira, e 2% (48 respostas) nos Açores. 96 leitores (5%) encontram-se noutro local que não os supracitados.
Em 2011 a maioria dos leitores também nos lia no Centro (41%) seguidamente do Norte (38%). As restantes percentagens foram semelhantes.
ESCOLARIDADE
No gráfico podemos ver que, claramente, a grande maioria dos leitores tem uma licenciatura (783 respostas). Depois 28% tem/frequenta o ensino secundário (580 respostas), e 13% (262 respostas) tem um mestrado.
Com percentagens mais baixas, temos leitores com Formação Profissional (167 respostas), com CET (87), Bacharelato (86) e 3º Ciclo (72 respostas). Ainda mais abaixo, temos leitores com Doutoramento (13). com o 1º ou 2º ciclo (10), ou sem qualquer formação (6 respostas.)
2011: A grande maioria dos nossos leitores também tinham, como formação profissional, a licenciatura, seguidos dos leitores com ensino secundário e mestrado.
SITUAÇÃO PROFISSIONAL
Relativamente à situação profissional, ficámos muito satisfeitos por saber que mais de metade dos nossos leitores se encontram empregados, esperemos que sejam na área.
Ao todo foram 1140 as pessoas que indicaram estarem a trabalhar. 529 leitores são ainda estudantes, e 11% (222 respostas) encontram-se, infelizmente, no desemprego. Os restantes leitores são trabalhadores-estudantes (141 respostas) e reformados (34 respostas).
Em 2011 esta questão não foi colocada.
ÁREA PROFISSIONAL
Sem muita admiração, a área profissional em maioria é a Informática com 1187 respostas. Em menor número ficaram as artes (54 respostas), Comunicação (70 respostas), Economia (85 respostas) e as Ciências Humanas (89 respostas). Contudo, 456 leitores pertencem a outras áreas que não as supracitadas.
Em 2011 os resultados foram claros e a grande maioria indicou também pertencer essencialmente à área científica (um pouco mais abrangente), com 2000 respostas (46% da amostra).
UTILIZADOR DA INTERNET
Claramente a esmagadora maioria dos leitores que responderam ao inquérito, são utilizadores da Internet há mais de 10 anos (1408 respostas). Apenas um leitor referiu ser utilizador há menos de um ano, 69 afirmam utilizar entre 1 e 5 anos, e 588 utilizam entre 5 e 10 anos.
2011: Igualmente, há 3 anos atrás, a grande maioria era utilizador da Internet há mais de 10 anos (57%), sendo que 36% eram utilizadores entre 5 e 10 anos, 6% indicou que usufruía deste serviço entre 1 a 5 anos e somente 12 leitores navegavam há menos de 1 ano.
FREQUÊNCIA DE ACESSO
Sem sombra de dúvida que os nossos leitores são uns utilizadores bastante activos da Internet. Os gráficos são claros e os números não deixam dúvidas. 1937 leitores afirmam que acedem todos os dias à Internet, e 120 referem que quase todos os dias o fazem. Apenas 9 pessoas responderam que acedem de vez em quando, e nenhuma indicou que o faz raramente.
2011: Os resultados foram semelhantes. A opção Todos os Dias foi respondida por 95% dos leitores, e a opção Quase Todos os Dias obteve 5% das respostas.
LEITOR DO PPLWARE
Quase metade dos leitores que participaram neste inquérito, são nossos leitores entre 1 e 3 anos (984 respostas). Seguidamente temos 606 leitores que nos lêem entre 4 e 6 anos e 271 leitores indicam que o fazem desde sempre. 205 respostas sugerem que temos 10% de leitores que nos lêem há menos de um ano.
Em 2011 a grande maioria (34%) indicava que nos lia entre 2 e 4 anos.
FREQUÊNCIA DE ACESSO – PPLWARE
No que respeita à frequência com que acedem ao Pplware, a grande maioria afirma que o faz todos os dias (841 respostas). 615 pessoas indicam que acedem quase todos os dias e 465 fazem-no várias vezes ao dia. 151 leitores visitam-nos de vez em quando e apenas 3 afirmam que o fazem raramente.
2011: A grande maioria (58%) afirmou visitar o Pplware.com todos os dias.
INFORMAÇÕES DO PPLWARE
É claro que o site é o local de eleição para os leitores acederem directamente às nossas notícias. Foram 1448 (70%) os leitores que o assinalaram como o local por onde acedem primeiramente às informações do Pplware. Seguidamente parece ser o Facebook (266 respostas) e o RSS (215 respostas). 78 leitores assinalaram as nossas aplicações móveis, 28 afirmaram ser através do Google Plus, 23 através do SAPO e somente 8 indicaram o Twitter.
Em 2011, a grande maioria indicou igualmente o site (77%) mas também o RSS (14%). Curiosamente o Facebook apenas obteve 5% das respostas.
Na parte 2 iremos mostrar os restantes resultados. Fiquem atentos!
Este artigo tem mais de um ano
O que é o centro? Deviam fazer a divisão territorial pelo NUTS2 ou algo similar.
Caro Sérgio… O inquérito foi respondido pelos leitores.
O que é centro para ti? Cumps
ele já respondeu o que é o centro
NUTS PT16
http://pt.wikipedia.org/wiki/NUTS_de_Portugal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_de_Portugal#Unidades_de_N.C3.ADvel_II_.28NUTS_II.29
É um jogador de futebol com determinadas características tácticas.
http://lmgtfy.com/?q=centro+portugal
Que bom, sabes usar o google, mas não respondeste à pergunta.
Olhando para o resultado da tua pesquisa, o centro pode variar dependendo que quem o define. Exemplos?
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d1/LocalRegiaoCentro.svg/250px-LocalRegiaoCentro.svg.png
http://guiastecnicos.turismodeportugal.pt/img/mapa-museus-r-Centro-de-Portugal.png
Para mim, o centro é demasiado genérico. Lisboa é centro? Parece que não… Então é o quê? Sul? Parece-me muito acima para ser sul…
Se dividir-mos o mapa de Portugal em três, coisa que qualquer um de nos pode fazer, vai verificar que por exemplo a Cidade de Lisboa, encontra-se no Sul de Portugal. Mas o Distrito de Lisboa, já tem uma parte que faz parte do Centro.
Qualquer das formas, o problema não foi o pplware, mas sim os utilizadores que não conhecem a sua região geográfica.
És muito inteligente, obrigado.
Agora responde onde é o sul?
A questão é que podemos dividir de várias formas e todos concordamos com as várias versões. Por isso é que se faz essa divisão intermédia que é Lisboa e vale do Tejo.
A realidade sócio-econômica do centro é muito diferente da se Lisboa e esta tb é diferente da do sul. Obviamente que podem dizer que chamusca tb é muito diferente de Lisboa. Mas aí eu tb posso dizer que a realidade d minha casa é diferente da do meu vizinho.
A questão é que não se pode dividir o pais em três partes (tirando a metereologia que dão o tempo para as extremidades e para um ponto a meio)
Fica aqui a sugestão para questionários futuros.
Realmente, e sendo da margem sul (seixal), é sempre algo que me pergunto a mim mesmo. Estou a Sul de Lisboa, mas olhando para o mapa, dependo da largura da largura que tenha o centro, posso estar no centro.
Eu sou de Lisboa… indiquei Sul…
Lisboa não é centro, é sul.
Por acaso achei estranho o “Centro” ganhar. Nada contra a região centro, mas julgo que muitos leitores de Lisboa dizerem centro, quando na realidade devia ser sul.
Muito fácil. Android e Apple fanboys. E uma minoria neutra.
Se perdesses um minuto a ler o artigo, podias ter percebido que esses resultados ainda não sairam, só sairam metade dos resultados do inquérito. 🙂
O número que mais me impressiona é o Género… 3% feminino só???
O que mais me satisfaz é ver o Norte e o Centro mais preocupados em andar bem informados sobre TEK. 😉
ehehe, o 3% é o número quantitativo, um dia que analisemos ao nível qualitativo seremos muitas mais, ehehe
Cumprimentos!
sempre 😉
Boas!
Eu faço parte dos leitores que esperam e desespeam pela prometida App Pplware para iPhone acessível a portadores de deficiência visual.
Pelos vistos está mais complicado do que a Torre dos Clérigos com os seus 75m e 240 degraus!
Cumps.
Melo
Boas Melo,
Obrigada pelo seu aviso. Cumprimentos.
Muito bom 🙂
parabens pelos fantasticos resultados
Eu vou começar a ligar para as senhoras da meteorologia tipo o Nilton da RFM
pois estão sempre com o aguaceiros a Norte, nublado no Centro e ventos ligeiros a Sul
afinal ninguem percebe os programas de metereologia mas para criticar o Pplware jã são ums entendidos na materia Geografica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_do_Centro_%28Portugal%29
cumps
lol
Isso será para quem é da cidade de Lisboa, por exemplo e tenha assinalado ser do Centro.
O pplware não tem culpa se os seus leitores não conhecem a sua região geográfica.
O Pplware não tem realmente culpa que as pessoas não conheçam a sua região, no entanto um questionário deve ser feito sempre de forma a que as perguntas não levantem questões dúbias, mesmo que por ignorância básica de quem responde. E como se vê pelos comentários, muita gente não sabe a sua região.
Eu sou um deles. Eu não sei a que se refere a zona centro. Sei que Vila de Rei é centro… Mas e Aveiro por exemplo? Onde começa o Norte ou o Sul?
Para mim Lisboa é sul. Estou correto?
Lisboa —NUTS PT171—
é.. Lisboa —NUTS PT17—
Acho que devem corrigir uma pequena gralha!
“À semelhança de 2011, os nossos leitores centram-se essencialmente nas zonas Centro e Norte do país. O Centro parece ser a zona onde vivem mais leitores (42%, 860 respostas), seguido do Centro (36%, 746 respostas) e do Sul (13%, 259 respostas).” Onde se lê seguido do centro, deve-se ler seguido do norte.
Fica a informação. Quanto ao artigo, uma vez mais os resultados não enganam.
obrigada!
Boas
1º A malta dos 41 aos 50 anos (9%), no qual me incluo, foram ignorados na interpretação do gráfico. Será da idade???
2º A discussão do centro e Sul parece-me “contaminada” pelo complexo da “margem sul”. Para mim é muito simples, a sul da foz do Rio Tejo é SUL!!!
Boas, Só agora nos deparamos com esse lapso.
Obrigada
Deveria ter os países…
Caros (no geral)… isto é um inquérito não é nenhum censo, não é propriamente uma uma tese de doutoramento, ok?
Tudo o que se faz têm que haver sempre quem critique, dê sugestões porque não ficou bem, mas afinal qual é o problema?
Custa assim tanto elogiar o trabalho dos outros?
Cumprimentos.
Marisa, não leves a mal. São criticas construtivas.
Vocês fazem um trabalho excelente, mas terá de haver espaço para a critica. A evolução porque se quer algo melhor.
E tu sabes como eu aprecio os teus artigos. 🙂
🙂 Sim, mas sinto necessidade de às vezes esclarecer pois há críticas que surgem apenas por desconhecimento.
Obrigada btw 🙂
Existem dois gráficos manipulados e eu sei quais são…
Devias ir para sabão, sabes muito!