Terá sido o ano de 2013 o ano da Sony??
O final do ano passado foi pródigo em novidades no que respeita ao mundo gamer e mais especificamente para a Sony Playstation. A principal causa de tamanha agitação prendeu-se com o mediático lançamento da Playstation 4.
No entanto o ano de 2013 ficou marcado por muitos mais motivos de interesse.
Recentemente foram divulgados alguns números pela Sony sobre o ano passado de 2013 bem como sobre os lançamentos da sua nova pérola maior, a Playstation 4.
Vamos ver alguns números...
Pelos números apresentados a conclusão será de que o ano de 2013 foi particularmente bom para a marca nipónica, apesar da crise que se instalou. Com o apoio do lançamento da PlayStation 4 e uma época natalícia em que (segundo dados da GFK) a PS Vita foi a consola portátil mais vendida, a PlayStation terminou o ano com 72% de quota de mercado, mais 5% que em 2012. Segundo estes valores apontados pela GFK, a PlayStation consegue assim uns valores bastante interessantes no nosso mercado, quer em consolas fixas (71% de quota de mercado) como consolas portáteis (72% de quota de mercado).
Desde o seu lançamento a 29 de Novembro e até 31 de Dezembro de 2013, a PS4 vendeu cerca de 21.000 unidades, sendo o mais bem-sucedido de todos os lançamentos de consolas em Portugal e com a máquina de nova geração consecutivamente esgotada nas lojas nacionais durante igual período.
O sucesso da PlayStation 3 em Portugal beneficiou também com o lançamento de alguns títulos exclusivos de grande valor em 2013, como The Last of Us, BEYOND: Two Souls, God of War: Ascension e Gran Turismo 6.
No período de Natal, a PlayStation Vita foi a líder do mercado das portáteis com 43% de quota de mercado, seguida da PSP com 32% de quota de mercado.
Na vossa opinião, quais as grandes razões para estes números apresentados? Serão os exclusivos lançados para a consola? Uma presença mais antiga da consola da Sony no nosso mercado?
No que diz respeito aos videojogos propriamente ditos, o sucesso das plataformas PlayStation também é espelhado nas vendas de software. 79% dos videojogos comprados em Portugal em 2013 são para plataformas PlayStation, segundo os dados GFK.
2013 viu nascer alguns dos melhores exclusivos para a consola da Sony, que o Pplware teve a oportunidade de testar. São casos de The Last of Us ou Gran Turismo 6, jogos que sem dúvida merecem um destaque especial.
James Armstrong, Senior Vice President para o Sul da Europa na Sony Computer Entertainment Europe e Managing Director para Espanha e Portugal refere: “Queremos agradecer a todos os fãs de PlayStation em Portugal a confiança que ao longo dos anos têm depositado na nossa marca. É graças a eles e para agradecer o seu apoio que tudo fizemos para lançar a PS4 em Portugal no mesmo dia em que saiu nos principais países europeus. Sabemos que a enorme procura de PS4 em Portugal tem levado a que a máquina tenha estado várias vezes esgotada desde o lançamento, mas tudo temos feito para ir colocando mais consolas no mercado e por estes dias estão a chegar mais PS4 às lojas e estão previstas novas entregas ainda para o mês de janeiro, por isso aconselhamos a que todos os interessados consultem as suas lojas habituais e façam a sua reserva. Acreditamos que o grande sucesso da PlayStation junto dos consumidores portugueses se deve não só aos produtos de excelência que lançamos, mas também ao facto de termos uma oferta adaptada ao que os portugueses preferem, com o recurso a parcerias locais, ao desenvolvimento de jogos e à total localização dos jogos em Português. Portugal é muito importante para nós e vamos continuar a apostar no mercado português tal como temos feito até aqui.”
A Sony Computer Entertainment Inc. anunciou ainda que as vendas acumuladas do sistema de entretenimento PlayStation 4 chegaram às 4,2 milhões de unidades a 28 de Dezembro de 2013.
“A dinâmica da PS4 continua a ganhar força e não poderíamos estar mais entusiasmados com o facto de os jogadores de todo o mundo estarem a desfrutar das experiências de jogo imersivas, das capacidades sociais e do entretenimento disponibilizado pela nossa rede”, disse Andrew House, President and Group CEO da Sony Computer Entertainment Inc. “Depois de um lançamento notável, esperamos trazer conteúdos ainda mais empolgantes e continuar a explorar o poder da PS4 através do acrescento de novas funcionalidades e serviços, incluindo o PlayStation Now, em 2014.”
O PlayStation Now (PS Now) é um serviço de streaming de jogos que utiliza tecnologia baseada na cloud e estará disponível oficialmente nos Estados Unidos a partir do próximo verão. O PS Now oferecerá uma variedade de jogos populares da PlayStation 3 primeiro na PlayStation 4 e na PS3, seguidas da PlayStation Vita.
Este artigo tem mais de um ano
Não é fácil ler o que está em itálico.
A Sony é talvez a maior responsavel pela grande evolução qualitativa da eletronica domestica.Todos os anos teem sido “anos sony” e isso deve ser reconhecido.
Perdoa-me mas não concordo completamente com a tua afirmação.
Acredito que a parte de Evolução Qualitativa da Electrónica Doméstica se encontra algo incorrecta. Agora se estiveres a falar de Multimedia e Gaming, aí já estariamos a falar melhor.
Por outro lado não nos poderemos esquecer do Kinect (da Microsoft), da Wii U e suas funcionalidades ….
Desculpa mas deves ser muito novo. Caso contrario sabias que mais marca nenhuma criou e fez leitores walkman com qualidade como a sony, mais marca nenhuma atingiu a qualidade em TVs crt como as wegatriniton (planas), quem em primeira mão “democratizou” a alta fidelidade, camaras de video domesticas a preço acessivel e quem comercializou a PRIMEIRA maquina fotografica digital? a Mavica. Se não fosse a Sony… estava-se no paleolitico da eletronica comum.
Concordo contigo e não concordo.
Concordo se estiveres a falar do passado. Aí sim a Sony foi a principal impulsionadora de grande parte das evoluções tecnológicas a nível de fotografia, entretenimento, multimedia … (mas não domésticas do tipo que indiquei acima)
Não concordo pois nos últimos 10 anos a Sony não está sozinha no mercado, pois não??
já ouviste falar do “Eye Toy”? O kinect não foi nada de inovador. Só foi é melhorado.
No entanto o Kinect não deixa de ser uma grande inovação. Sem controlos, com comandos vocais, e acima de tudo com SDKs que lhe abrem as portas para muito mais que apenas jogos.
http://www.nytimes.com/2013/05/28/business/global/sonys-bread-and-butter-its-not-electronics.html?pagewanted=all
“TOKYO — Sony is best known as a consumer electronics company, making PlayStation game consoles and televisions. And it loses money on almost every gadget it sells.”
Onde é que entra a Sony nas máquinas de lavar roupa, lavar loiça, fogões, ares condicionados, caldeiras, máquinas de secar roupa.
Agora quanto ao entretenimento e multimedia concordo contigo. Mas atenção que o passado já lá vai. Hoje em dia, há muitos mais players no mercado e não se pode dizer que a Sony é a grande responsável por isto ou aquilo. Seria demasiado redutor afirmar isso, creio eu!
O que é que maquinas de lavar e fogoes teem a ver com a qualidade que se está a falar? é por terem mais produtos que achas que uma marca é melhor? Posso dizer-te 3 ou 4 marcas globais que foram com os porcos depois de se meterem a fazer tudo. Foi o caso da philips depois de entrar na linha branca. Por outro lado, se marcas como a Denon ou a Nakamichi só produzem audio, para ti não devem ser boas. Pois… Mas se insistes em falar de volume de negocio pensa melhor porque a Sony é o maior produtor/distribuidor de musica, uma das maiores produtoras/distribuidoras de cinema, de jogos e de series. E ainda tem se contar com um leque de canais de TV a nivel mundial(na maioria lideres de audiencia como os AXN em Portugal. Voltando ao assunto, redutor é dizer que a Sony não é responsavel por isto ou aquilo. Porque mesmo que hoje escolhas outra marca, é a Sony e a Matsuhita (Panasonic) que levam a eletronica domestica ao nivel em que está. Os oled por exemplo que hoje outras marcas andam praì a apregoar, foram inventadas pela Sony. Mas isto é só um exemplo.
Bom, em 2013 mais alguém lançou alguma consola em Portugal?
A XB1 ainda hoje, e já estamos quase em fevereiro, não está à venda por cá.
A Nintendo… A Nintendo tem alguma consola nova?
Sobra quem?
Ouya!
Já ouvi comentários bastante positivos desta consola, por quem já a usou.