Samsung deverá lançar tablet 10.5″ com tecnologia AMOLED
A Samsung estará a preparar-se para apresentar já no próximo mês um tablet de 10.5" e com tecnologia AMOLED, segundo alguns rumores. Até agora a empresa apenas tinha lançado um tablet com esta tecnologia, o Samsung P6800 com um ecrã de 7.7 polegadas.
As vantagens da tecnologia AMOLED são bem conhecidas e pode ser encontrada já hoje em muitos smartphones disponíveis no mercado. Consumo energético mais equilibrado, maior nitidez, os melhores níveis de contraste e uma melhoria substancial nas condições de visualização em condições de luz natural, são as principais vantagens a apontar.
Se nos smartphones a Samsung já adoptou a tecnologia AMOLED nos seus ecrãs em vários modelos, nos tablets, apenas o Samsung P6800 de 7.7" veio com esta tecnologia integrada.
Agora surgem rumores de que a Samsung se prepara para lançar um novo tablet já no próximo mês de Janeiro. A grande novidade será a adopção da tecnologia AMOLED num ecrã de 10.5 polegadas.
Internamente o tablet é denominado de SM-T331 e poderá sair para o mercado associado à série Galaxy Tab 4 a um preço de venda a rondar os 550 dólares. Espera-se que, tal como no Galaxy Tab 3, haja uma oferta com vários tamanhos.
A ser verdade, a apresentação poderá ser feita já no próximo mês no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas. Além do novo tablet com vários tamanhos espera-se ainda a apresentação do novo Smartphone com ecrã curvo.
Este artigo tem mais de um ano
Comparando com certas tecnologias LCD em uso, não se pode dizer que a tecnologia AMOLED tem consumo energético mais equilibrado ou melhora as condições de visualização sob luz natural.
Já tem sido várias vezes demonstrado que os ecrãs usados pela Samsung consomem mais, só agora com o Galaxy Note 3 é que conseguiu consumos idênticos aos melhores ecrãs IPS em telemóveis, e numa altura em que está a começar a transição para ecrãs LCD ainda mais eficientes que o IPS!
Quanto aos problemas com reflexos de luz, tal depende muito de filtros e películas anti-reflexo aplicados no ecrã, para além da luminosidade do ecrã! Em termos de luminosidade os ecrãs AMOLED não têm trazido vantagem!
Só pelo fato da tela AMOLED apresentar o preto como sendo realmente preto já agrada meus olhos, adoro muito olhar para meu galaxy S2 e ver o preto perfeitamente preto, odeio telas TFT e etc que o preto é esbranquiçado.
não comentei sobre pretos ou contraste, apenas quis corrigir o mito de que ecrãs AMOLED têm melhor consumo ou são melhores sob luz intensa.
Actualmente as únicas reais vantagens deste tipo de ecrãs são no contraste/pretos e possibilitar ecrãs flexíveis (embora tb parece que já há LCD flexível). Mesmo em termos de cores ainda não têm a mesma “precisão” de LCDs, havendo a tendência para a sobresaturação
Depreendendo que com “melhor consumo” queiras dizer “menor consumo”, mas nota que no artigo diz “consumo mais equilibrado”.
E o que quer isso dizer? Num ecrã IPS-LCD com backlight o consumo energético é sempre o mesmo com a mesma luminosidade, quer vejas um ecrã preto ou um ecrã branco.
Já num AMOLED, há um equilíbrio de acordo com os conteúdos mostrados. Tipicamente, nos smartphones AMOLED os temas são todos escuros e a razão é óbvia. Isso nota-se claramente no consumo final do ecrã.
Há ainda a vantagem da vivacidade das cores (não a “aberrância”, atenção) que um IPS-LCD não consegue.
desculpa mas o que queres agora dizer ainda faz menos sentido… com o consumo do ecrã AMOLED a variar tanto, equilibrado não é um adjectivo que se aplique!! E numa discussão destas o que interessa é o consumo do ecrã em uso regular do aparelho, não as peculiaridades dalgum momento!
A vivacidade das cores que falas é a sobresaturação de ecrãs não calibrados, coisa largamente apontada aos AMOLEDS, embora no último Note parece que ter sido melhorado!
No mercado, flexível, só há LCD.
:S no mercado há ecrãs OLED flexíveis aplicados a superfícies curvas. Há tb o LG Flex, cuja aplicação até tem ligeira flexibilidade, que é igualmente OLED. A grande maioria dos ecrãs ditos flexíveis são OLED ou e-Ink!
A Sony apresentou um ecrã LCD curvo, mas até que ponto o LCD é flexível não faço ideia. Dada a necessidade de retro-iluminação deste tipo de ecrãs, torna-se extremamente complicado criar ecrãs LCD flexíveis… e outras complicações pela natureza dos LCD
Obrigado, pensei que o LG era LCD, mas afinal é OLED… sorry pelo engano…
Exacto. O preto é realemente preto, e isso os TFT não fazem…
Porém o branco não é realmente branco!
E tem um grande problema: retenção de imagem.
branco não é branco???? nunca ouvi sobre esse tipo de problemas em OLED.
Retenção parece tb não ser nada de significativo. Mais preocupante acho a durabilidade, dada a degradação que os compostos orgânicos vão sofrendo
http://samsunggalaxy-s4.info/wp-content/uploads/2013/03/screen-comparison.jpg
Nota-se bem o tom vermelho-esverdeado face ao IPS.
A retenção, a olho nú não se nota, mas se tiveres em atenção, está lá, especialmente na area do teclado…
não sei o que pretendes demonstrar! se queres falar dos brancos arranja alguém que fale sobre as propriedades dos ecrãs, não arranjes fotos de testes que nem sequer conseguem mostrar imagens iguais para comparar telemóveis – em nenhum dos exemplos existe verdadeiro branco, pois não é suposto ser branco!
“está lá, especialmente na area do teclado…”
teclado? andas a ver coisas!?
Opá, queres que tire fotos ao meu telemóvel? É que podes procurar na net e não vês pouca gente a se queixar…
Nota-se bem que os OLED são bem mais verdes que os IPS.
Não sei é o que tu não queres ver!
“dos exemplos existe verdadeiro branco, pois não é suposto ser branco”
Essa é… não diria boa, mas desesperante…
o que as pessoas se queixam é da má calibração dos ecrãs! Se fores por aí então tb se deveria dizer que quase todos os LCDs não conseguem brancos pois ou são amarelados ou azulados, mas isso é igualmente da calibração!
Um ecrã OLED não tem qualquer problema em apresentar brancos desde que seja calibrado convenientemente, embora vá ter problemas de precisão nas cores.
Quanto à imagem, se reparares bem nenhum deles tem fundo branco, dando a impressão em todos dum tom verde/azul claro. Se não queres ver isso, paciência! É o que dá pegares em testes de coisas que nada têm a ver com o que falas
Básicamente, tens o teu querido telemóvel SAMOLED, e não queres ver o óbvio.
Se o problema fosse da calibração, de certeza que a samung e etc’s já o tinham resolvido.
Tens diversas opções para calibrar o ecrã, então se é problema da calibração, que o calibrem, mostra lá uma imagem que tenha um branco, claro que não puro, mas comparável á média.
Claro que isso tá quieto…
Eu explico-te: o AMOLED é muito fraco em termos de potência de luz em certas cores (vermelho, p.ex.), se fosse para calibrar, teriam de reduzir a potência do azul, e muita da potência do verde, e aí, ainda teriam de gastar mais energia para se ver alguma coisa de dia. Ainda teriam de mostrar um ecrã menos luminoso.
Agueta-te, não se pode ter tudo, o LCD tem desvantagens, o AMOLED, tem outras.
@ Nelson
Não tenho qualquer AMOLED, mas procuro informa-me… bastava pesquisares um bocadinho para saberes que muitos dos aparelhos com OLED têm má calibração, e que o dito branco depende da calibração – qualquer pessoa com alguma experiência em calibrar ecrãs sabe disso!
Não encontras ninguém da área que diga que ecrãs OLED não conseguem branco real!
Consegues… Mas consegues a um nível de luminosidade muito baixo! Os sub-pixeis tem eficiência eléctricas muito diferentes para a mesma potência luminosa, dai ser difícil calibrar um ecrã de telemóvel (que tem de ser muito luminoso, mas muito eficiente energeticamente)…
Eu tenho um amoled, é muito bom, mas não se pode chamar a solução ideal.
Também tenho IPS, e também não é ideal.
Nível muito baixo de luminosidade?? enfim… sempre a inventar! Não sei donde tiras isso agora, mas enfim, ao menos já não dizes que não se consegue branco!
Se calhar queres referir-te à luminosidade no geral destes ecrãs, que realmente é normalmente mais baixa que os LCD concorrentes.
Se pesquisasses um bocadinho descobrias que o ecrã do Galaxy Note 3 não tem qualquer problema com o branco e tem boa calibração. A temperatura do branco até é bastante próxima do standard… é só pesquisar no DisplayMate.com
O meu S2 foi sempre um equipamento espectacular a todos os níveis e ainda continua a sê-lo, dado que NUNCA tive uma única anomalia com ele, ao passo que os modelos posteriores S3 e S4 são a barracada que se sabe. Basta ir à página do Face da Samsung Portugal e ver como eles “tratam” as queixas dos clientes e as milhentas anomalias nos seus equipamentos. Fui bafejado pela sorte? Seria aquela peça uma fora do baralho? O facto é que continuo a criticar a Samsung porque apenas sabem atirar com novos modelos para o mercado, independentemente de serem bons ou maus e “esquecem-se” do factor principal – eu chamo negligência – que são as actualizações aos SO’s dos equipamentos. Nem sei em que versão ainda andam pelos S2, mas o meu desde há mais de um ano que optei pelas actualizações via CyanogenmMod e tenho actualmente a versão 4.3.1 que rola em grande. Não me apanham mais nas malhas da Samsung…
Também tenho um S2 e até agora nada a apontar, estou bastante satisfeito com o equipamento!
+1
E o Galaxy Note Pro de 12,2″ ?:
http://www.sammobile.com/2013/12/20/samsungs-12-2-inch-tablet-to-be-called-galaxy-note-pro/
Amoled com aquela matriz ridícula?
Cria vergonha, e faz que nem a motorola com o Moto X, que colocou uma tela Amoled, mas com matriz RGB.