PplWare Mobile

Eleições Europeias – Em quem votar?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. Nelson N says:

    O voto é a arma do Povo.
    há uns dias atrás dizia que não votava. Mas, pensando bem, cada eleião tem um fim específico; Ex. para o Parlamento posso votar num e nas legislativas noutro, etc. e sendo assim, nestas provavelmente vou votar. Para as legislativas quase todos os dias os principais partidos dão-me motivos para não votar, e é quase certo que é isso que vou fazer.
    obrigado

    • O mal é que para muita gente os partidos são como clubes de futebol: podem fazer as maiores asneiras, mas não se muda.

      Outro mal é que as pessoas não dão valor ao voto, não votando e nem se preocupando (mas depois queixam-se…).

      Eu digo para votarem, sempre! Nem que seja em branco, para demonstrar desagrado pelas posições dos partidos.

      • nehalem says:

        Votar em branco, também não serve.
        Jamais deixar de votar, pois significa desinteresse em participar (não na escolha, porque essa nem sempre nos permite escolha) e dizer NÃO a um Sistema Político que está podre que absorve e contamina toda a Sociedade.

        Ora, se votar é mais do que um direito, votar é um dever cívico e quando nos sentimos desapontados com toda a engrenagem política, então devemos ir à mesa de voto mas, NUNCA deixar o boletim em BRANCO!!!

        VOTAR EM BRANCO, ou NÃO IR à assembleia de voto é o mesmo que votar em determinado partido, pois a descarga nos cadernos eleitorais é facilmente falsificada e pode permitir a “alguém” sem escrúpulos (é o que mais há por aí!) preencher abusivamente um voto em branco.
        Também quem se abstém não pode afirmar, com toda a certeza, que não votou no partido/candidato que não queria, ou pode?!

        E o mais curioso é ver como não tem havido vontade, ou conveniência por parte dos intervenientes políticos em divulgar os esclarecimentos apropriados aos cidadãos eleitores. Tal como aconteceu recentemente com a retirada do voto aos emigrantes…

        É bom que se atente nas realidades! Por exemplo, nos círculos eleitorais em que determinado partido é maioritário, há fortíssimas possibilidades de acontecer que as mesas de voto sejam unicamente preenchidas por militantes, ou mesmo simpatizantes, desse partido. Portanto, o ideal é ir à mesa de voto, sim, mas anular o voto, não propriamente com uma cruz, ou um desenho mas, com uma frase do tipo – «estamos fartos de vocês!»

        Será que resolve alguma coisa?
        Não, mas já é um começo. É um recado/aviso claro de que já sabemos que não adianta só eleger. Queremos o fim da impunidade; queremos poder tirar de lá quem nos enganou; queremos votar as nossas leis; queremos menos impostos, menos governo; queremos partidos responsáveis; queremos poder eleger candidatos independentes dos partidos; queremos ser cidadãos e não súbditos.

        O Voto Nulo é só um recado.
        É só um começo.
        Mas já é alguma coisa.
        É o começo de uma tomada de consciência!!
        E quantos mais, melhor!!!!

  2. Arpinacio says:

    O voto em BRANCO também é uma forma de demonstrar as preferências que se tem…

    • UKN says:

      Olha que não, pois não são contabilizados … Eu já votei n vezes em branco porque nenhum dos merdas que costuma estar por lá me agrada …

    • Mig@s says:

      em branco nunca!! mais vale voto nulo… sabe-se lá se não utilizam o nosso boletim para votar em alguém… isto nunca fiando

      • Rui Pedro™ says:

        “em branco nunca!! mais vale voto nulo… sabe-se lá se não utilizam o nosso boletim para votar em alguém… isto nunca fiando”

        Nem mais!
        Quem é que ainda acredita nos políticos?
        Só pensam neles e nos amigos do partido deles e não no povo em geral.

        amarra-los todos, besunta-los com mel e larga-los numa toca de ursos!

  3. t@ndre says:

    LOL!!

    Genial, de uma coisa já serviu este questionário foi saber da existência do MEP 🙂 o qual pelos vistos tem mais possibilidade de obter o meu voto segundo a estatística 🙂

    ——
    coragem?? -> http://tndre.mybrute.com

  4. João Rodrigues says:

    Eu vou votar quando me perguntarem se quero fazer parte desta união europeia.

    • Lokier says:

      Estou contigo. 😉

      Já lá dizia Eça de Queiroz, “Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão. “

  5. JN says:

    Pode-se acrescentar que se clicarmos em cada partido obtém-se as respostas dadas por ele às mesmas questões que nos colocaram.

  6. CarlosMC says:

    Partido Pirata 87,9% 🙂 e não há qq partido português que se aproxime dos partidos europeus 😛
    Não deixa de ser pré-formatado e tendencioso, com mistura de vários assuntos na mesma pergunta; logo, para esquecer.

  7. Nastase says:

    Eu vou votar em branco. Não há nenhum partido português neste momento que se preocupe connosco.

    Mas nunca poderia faltar ao respeito da memória de todos os que morreram, passaram fome, foram torturados para hoje termos o direito ao voto. Foi demasiado sofrimento para hoje saltarmos a pés juntos em cima da campa deles, calçados com os sapatos da abstenção.

    E o voto em branco, tal como foi dito mais acima, é uma forma de expressão: mostra clara e inequivocamente que não concordamos com nenhuma das opções. Já a abstenção não significa rigorosamente nada senão a cobardia de quem não quer dar a sua opinião

    • Gerardo says:

      assino por baixo

      • Bónus says:

        Assino por baixo e acrescento:

        Se votarem em BRANCO, ou seja, não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, tem mais consequências que se riscarem (anularem) o boletim de voto.

        Nenhum politico fala disto porquê?

        Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.

        Imaginem só a bronca !

        A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.

        • P38 says:

          Pois não fala, por isso tem que ser cada um de nós a alertar quem nos rodeia das diferenças entre um voto em branco e uma abstenção que para muita gente ainda representa exactamente o mesmo.

    • Ana Narciso says:

      Concordo plenamente contigo.

    • AMB says:

      Comentei acima antes de ler aqui..

      So para dizer que nao importa em quem votar ou nao votar, mas sim VOTAR!

      Novo partido: VEB (Voto Em Branco) 😉

    • Dani says:

      Não sei de que estás à espera, cria um partido. Estar sentado e mandar bitaites é muito fácil. Tens partidos suficientes para representar todo o espectro politico, não sei como não te identificas com nenhum. Já agora dá uma vista de olhos a este nova partido, anda nas bocas do mundo e parece ter propostas muito interessnates

      Já agora lê isto:

      http://www.mudarportugal.pt/downloads/Manifesto_Final_Web.pdf

    • Artur Cordeiro says:

      Tenho votado constantemente em branco mas este ano, quer nas europeias quer nas legislativas, irei votar num desses partidos/movimentos sem qualquer representação. Talvez consigam eleger alguém! O que se passou com unanimidade (até os moralistas do BE – não esperava) em relação à lei do financiamento dos partidos é no mínimo perverso para a Democracia. Por muito que tentem justificar-se a lei é absurda e se algum membro quiser que eu explique terei todo o gosto. Já enviei vários emails a parlamentares – ainda não responderam.

  8. Manuelito says:

    Nunca pensei que estaria mais perto do MEP e do CDS do que do PS ou PSD 🙂 Estou a ver que tenho andado a votar enganado 🙂

    • jr says:

      Deu-me o mesmo resultado. Acho que não vou ligar e votar onde quero.

      • viperbruno says:

        2X

        So nao consigo perceber porque?

        • Lokier says:

          É muito fácil, a maioria dos portugueses encara os partidos quase como clubes de futebol, em que se afiliam e prontos. Aposta que a maioria (quase todos) nem se quer sabe os valores que os partidos defendem (nem do seu quanto mais dos outros.

          • Ana Narciso says:

            É exactamente por causa disso.
            Os meus pais são do partido X, logo tenho tendência a ser X, embora descubra que talvez tivesse mais lógica votar em Y. Isto não são clubes de futebol!

            O teste é apenas um guia, nada mais, mas quando os resultados são surpreendentes, com certeza que as nossas ideias políticas não são assim tão próximas do nosso partido!

            Informem-se, se não sabem o que cada partido defende, têm uma arma: a Internet. Está tudo à distância de um clique.

            Não se abstenham.

          • viperbruno says:

            Os meus resultados ficaram assim:

            1-CDS/PP
            2-PSD (que é o partido que defendia no passado)

            Apos tanta asneira e gente incompetente naquele partido perdi a confiaca no mesmo. Se podesse votar acho que tambem seria em branco :X

  9. Vítor M. says:

    Confesso que quando os vejo a sorrir, todos animados em festa… salta-me à memória casos recentes em que os bancos (amigos íntimos dos políticos)cometeram atrocidades nos seus activos e o Banco de Portugal, essa figura intocável, imaculada, representada pelo excelentíssimo Governador Victor Constâncio, embora sabendo das ilegalidades e incumprimentos, fez vista grossa e agora estão a ser usados dinheiros públicos para corrigir essa situação.

    Quer dizer: eu e todos os contribuintes, estamos a pagar para o salários dos quadros do BPN auferirem milhões de euros anuais, estamos a financiar a carteira de valores do Luís Figo e de muitos outros notáveis e anónimos, por culpa do Banco de Portugal…

    A seguir teremos o caso do BPP. Os seus accionistas enquanto deu lucro, meteram a massa ao esquerdo, agora que os prejuízos bateram-lhes à porta, terá de ser o estado (eu e os outros contribuintes) a sustentar o esquema que foi montado por vigaristas.

    Eu não sei em que país estamos, desconheço estes homem e mulheres que estão no governo. Acham que este “roubo” constante se deve à crise?

    Acham que ter o terceiro governador no mundo mais bem pago é crise? O tipo aufere um fortuna por mês e é um inútil, um incompetente, mas deve encobrir bem as borradas do Sócrates e seus comparsas…. e ninguém consegue fazer nada.

    Nelson N
    “O voto é a arma do Povo.”

    Eu
    O povo vota e fica desarmado, de seguida é capturado, torturado… até às novas eleições!

    • t@ndre says:

      Mas Vitor aqui estás a falar de situações internas e não tanto das europeias. Infelizmente os partidos ajudam a confundir as duas ao abordar e atacarem-se com questões internas e não tanto no que a Europa diz respeito.

      • Vítor M. says:

        Situações internas? Mas espera lá, os deputados europeus que elegemos vão cuidar (pretensamente deveriam) de quem? Não estaremos a falar de situações internas mesmo quando elegemos as caras e contas bancárias que nos irão representar na comissão europeia?

        Não vamos varrer o lixo para debaixo do tapete.

        Como foi dito na RR esta é sem dúvida a primeira volta das Legislativas.

        • Vítor M. says:

          EU VOU VOTAR!

          Façam o mesmo e se não se revirem a nenhum candidato votem em branco. Esta forma de voto é considerada protesto, se rasurarem o boletim é apenas considerado engano, erro ou engano e não tem qualquer impacto.

    • Miguel Guerra says:

      Vitor, não podia estar mais de acordo contigo!
      Andam-nos a roubar à descarada e ainda gozam na nossa cara.
      O governador do banco de Portugal (aquele que desconhecia o que se passava no BPN) ganha mais que o Presidente da Reserva Federal dos EUA! Isto é incrível quando nós somos um dos países mais pobre da Europa e os EUA um dos mais ricos do mundo! Este é um pequeno exemplo no meio de centenas (quiçá milhares) deles! E depois a culpa é da crise mundial?
      Estamos a ser governados por autênticas sanguessugas! Ladrões!!!

      • Lokier says:

        Só acredita na crise quem quer. lol

        Desde o inicio que tenho dito isto, e por coincidência ou não passado uns tempos vem o obama com o mesmo discurso lol (achei piada, ou não :\ );
        A crise é causada por ALGUNS e mantida PELOS MESMOS.

        Prontos, está tudo dito.

    • UKN says:

      Ele (o Vitor Constâncio) não fazia nada vista grossa … ele estava à espera era de uma nova consulta de oftalmologia no serviço público de saúde, pois é um coitadinho, para trocar as lentes e a espera foi tanta …

      O senhor não tem culpa de ser meio vesgo quando se lembra 😉

  10. Joaquim almeida says:

    A mensagem pode não chegar a muita gente, mas se em todos os cantos do domínio pt se fizesse tanto como aquilo que está a ser feito no pplware, de certeza que teríamos um nível de abstenção menor e uma maior participação dos portugueses na política.

    Detesto os políticos portugueses e odeio os oportunistas políticos, mas numa coisa eu tenho que concordar: o voto em branco é aquele para o qual estaria mais inclinado, pois não há ninguém que me dê um mínimo de segurança e seriedade, no entanto, este voto só seria interessante se tivesse consequências…
    Acredito que mesmo com 30% de votos em branco, cada político no alto do seu pedestal diria que os votantes dos outros partidos, que não o dele, é que se tinha indignado quanto à qualidade dos candidatos escolhidos…

    Não tenhamos dúvidas que estamos muito mal servidos e pior, depois desta geração actual de políticos não virá nada de melhor, pois nas fileiras dos partidos do poder apenas temos gente que não sabe fazer mais nada, que cresceram nos partidos e dependem deles…

  11. Stapler says:

    O Sporting Clube de Portugal vai ficar à frente?!?!?!?!
    Pelo menos aqui somos campeões…

  12. Gota says:

    Nas europeias voto no Miguel Portas do BE… é para tentar equilibrar um pouco a tendência de direita que se vem a acentuar na Europa…. nas autárquicas e legislativas voto no sr. branco sem duvida alguma

  13. Rui says:

    A democracia é e será sempre de quem vota e mesmo de quem não vota. De agora em diante, e como o voto é secreto, votarei em branco. Salvo uma rara excepção. Se alguém conhecer algum movimento que o advogue que me diga. Votando uma grande maioria em branco, podemos sempre reclamar o nosso lugar!

    Mas mais importante que a minha opinião, não se esqueçam de ir votar…

  14. JN says:

    nunca votarei em branco enquanto houver partidos que ainda não tiveram oportunidade de mostrar o que valem.

    • Frigo says:

      quando já todos os partidos tiverem mostrado o que valem avisa, para eu criar um com a campanha: “ganhar, vender isto e fugir para o Brasil”

      e tu votas

        • Lokier says:

          Tem uma lógica isso JN, deixa lá que te diga.

          Então agora vamos coloca-los lá todos à vez só para experimentar qual é que nos serve lol tipo quando se vai comprar umas sapatilhas, não te esqueças que é uma decisão de 4 anos e que custa a muita gente. As “porcarias” que eles fazem quem as paga somos nós, nunca eles, não te esqueças.

  15. O votar em branco não muda nada pois os idosos que estão em maioria vão acabar por votar no partido mais popularucho que há-de ser sempre o PS ou o PSD que mais não são que a cópia um do outro.
    Eu vou votar e não vai ser em branco, vou votar no BE que mesmo tendo alguns ideias que não me agradam ainda é o único que me dá alguma esperança.
    Mas uma coisa é certa, maioria absoluta nunca mais.
    Ao invés de haver uma evolução no país com a maioria absoluta há, isso sim, uma enorme regressão.
    Portugal precisa de um abanão e não é o voto em branco que o vai fazer.
    _________________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

    • Frigo says:

      O que está a fazer ao votar no BE pelos motivos que diz é fazer o mesmo pelo qual está a criticar. Uns votam pela cor, você vota para ser do contra.
      Lá por nunca lá terem estado não quer dizer que mereçam (e não estou a julgar, só a teorizar). Se daqui a uns anos já todo estiverem estado no poder sem fazer nada de jeito e eu criar um partido a dizer que vou vender isto tudo ao espanhois e emigrar para o Brasil votava em mim só para não votar em quem não fez nada?

      O voto branco tem MUITO valor. E acredito que se houvesse mais cultura política e menos amor à cor, os brancos teriam uma palavra a dar.

      A título de exemplo, e a uma escala muito menor, nas leições para a AAC sempre que só há 1 lista principal, têm de fazer campanha e arranjar votos para lutar contra os brancos. Porque já muita gente não acredita nas palavras dos presidentes e sabem que o branco tem expressão.

      PS: Vitor, não me esqueci do artigo, mas não tive tempo. Vou ver se consigo hoje.

      • Artur Cordeiro says:

        Frigo se és de Coimbra sabes bem o que se passa internamente para conseguirem o tão ambicionado lugar, agora imagina quando estes meninos estiverem nas cúpulas dos partidos políticos portugueses? Também tenho votado em branco para a AAC!

    • Nastase says:

      O voto em branco adianta. E muito. Se uma percentagem significativa (não me recordo o valor)dos votantes votar em branco, as eleições têm de ser repetidas, e com concorrentes diferentes.

      [www.revolucaodigital.net]

  16. prius says:

    O site indicou-me o Partido Humanista em 1º e o Bloco de Esquerda em 2º como pseudo-intenção de voto. Eu continuo fiel à minha intenção de votar no BE.

    • antónio says:

      tal e qual como a mim, PH em 1º e bloco em 2º. eu também estava a pensar votar BE mas andei a pesquisar sobre o partido humanista e parece que finalmente me revejo num partido… hoje à noite vai ao jornal da 2 a cabeça de lista do partido humanista, vou ver se vejo, para ver melhor se vou mesmo votar no PH…

  17. Gerardo says:

    Por amor à Pátria parem de fazer crescer o Bloco de Esterco. Isso não é uma partido, é um atendado a Portugal e aos Portugueses. Eles limitam-se, qual drogado, a abanar a cabeça e a dizer que sim a tudo o que seja popular. Vocês querem um país de transexuais, drogados, penas levesinhas, imigrantes, roubo, etc, etc. Um país sem regras, anarca? O Bloco de Esterco ainda hoje nega que houve um arrantão na praia de carcavelos. Se hoje somos roubados, injuriados, humuilhados, violados, nas ruas, com o Bloco de Esterco teremos de emigrar. São precisas leis mais duras, como as defendidas pelo CDS-PP ou outros mais radicais como o PNR. A esquerda destrói o que a direita constrói. Nem vale a pena falar dos anafados corruptos PSD/PS.

    Como alguém disse, é preciso VOTAR, e votar em quem não pertence à podridão/prostituição que se tornou a política Portuguesa.

    • Miguel Guerra says:

      Completamente de acordo!

    • Gota says:

      A direita constrói? Diz-me o que o governo do Cavaco silva e o do Durão Barroso/Santana Lopes fez…

      EM RELAÇÃO À MINHA REGIÃO As ventoinhas eólicas foram finalmente construídas, o hospital foi finalmente renovado, TODAS as escolas à minha volta (são 3) foram e/ou estão em obras (ginásios, salas de aulas, material didático, etc.) e finalmente alguém (PS) decidiu pegar na estrada que o PSD não acabou e fazer o que faltava até à Figueira da Foz (IC8).

      Não querendo dizer que o meu voto vá para o Sr. Sócrates, só quero dizer o que vi feito pelo governo PS.

      Ah lembrei-me agora do que o durão barroso fez: Fez os estádios para o Euro 2004 e foi para Bruxelas porque lhe pagavm mais (convite esse que foi feito a António Guterres e este rejeitou OBVIAMENTE porque já tinha um país para governar)

      Uma pergunta… não me lembro de ter ido votar para eleger o Santana Lopes a presidente…

      Gerardo: esse país que falas com os tais transexuais, drogados, penas levesinhas, imigrantes, roubo, etc, etc. chama-se Holanda… vais-me dizer que Holanda está MUITO ABAIXO do nível de Portugal por causa disso mesmo??

      • Joadss says:

        Meu amigo tu de política não percebes nada, parvoíces acerca de Durão Barroso, parvoíces acerca do Guterres, parvoíces acerca do PSD e PS.

        Em primeiro o Durão Barroso desde os tempos universitários que foi preparado para o cargo onde está e não foi convidado, foi pressionado pela Europa, e claro foi eleito.

        O Guterres nunca foi convidado para coisa nenhuma, é capaz de ter sido um piores primeiros-ministro de sempre em Portugal pós-25 de Abril.

        Se não fosse Cavaco Silva hoje ainda estávamos completamente atrasados na Europa.

        Quanto ao Santana Lopes, recomendo-te ler a Constituição Portuguesa para então perceberes como se processa a política em Portugal.

        Caro Gerardo:

        Apela a um não voto do BE e mencionar o PNR como exemplo nem tem como se discutir, estás a ir de um extremo a outro.

        Por acaso não houve nenhum arrastão em Carcavelos, vai ler bem as histórias para perceberes o que se passou.

        Experimenta por os nacionalistas no poder, depois de um mês suicidas-te!

        • Gerardo says:

          Já sei, foi um “pic-nic” de confraternização. Como é que não percebi logo.

          E no bairro da Bela Vista, como um dos ilustres moradores disse, quem lá está mal é a policia.

          Para mim PS/PSD sã exactamente o mesmo. É preciso mudar, é isso que eu quero.

    • Nuno says:

      100% de acordo

      mas a maioria de votantes deste pais são velhos analfabrutos que tratam os partidos politicos como clubes de futebol
      são eles que decidem quem governa e eles votam todos nos seus queridos PS e PSDs até á morte, mesmo que o candidato desses partidos fosse um Estaline ou um Hitler… o que interessa é a camisola…

  18. Carlos Correia says:

    Votar sempre, nem que seja em branco! E segundo a óptica de cada um, há sempre partidos a penalizar…

  19. Parabéns Pplware!
    Esta ferramenta veio mesmo a calhar. Desta forma acredito que se combate a abstenção.
    O meu resultado foi: 73.7% para o MPT, Partido da Terra. Não podia ser mais conveniente.
    Para aqueles que pensam que um voto não vale nada, informem-se acerca da Sincronicidade e vão mudar de ideia.

    http://organismoterra.blogspot.com

  20. sandro - xCiRe says:

    Sem Duvida alguma Bloco de Esquerda!

    Apesar de gostar do gajo do CDS!!

    O resto é lixo.

    • Artur Cordeiro says:

      Também me parece que o Nuno Melo está bem nesta campanha, deixou de ser aquele betinho nojento! Mas mesmo assim votarei branco.

    • Joadss says:

      Eu de facto não percebo como conseguem ou votar na esquerda marxista/trostkista ou na direita conversadora.

      Não começam a estudar um bocado mais não…

      E já agora deixem o BE e o seu populismo em paz, porque enquanto não forem muitos Portugal segue por um bom caminho…

  21. Manuelito says:

    Votar sempre, mas nunca votei em branco.
    O partido a penalizar é normalmente o que está no governo, porque é esse que faz coisas, boas ou más, mas faz e com isso está sujeito à crítica.
    A pergunta que me faço sempre é: E os outros? Aqueles (partidos) que criticam a torto e a direito. Que praticam uma política quando estão no governo e criticam essa mesma política quando estão na oposição (casos do PS e PSD).
    Claro que há sempre a alternativa em votar nos pequenos partidos. Mas a virtude dos pequenos partidos é não terem os principais defeitos dos grandes partidos, não terem uma imensa clientela à espera de “tacho” e com isso podem optar por posturas mais “descomprometidas”.
    Na realidade e na minha opinião, a virtude dos pequenos partidos só existe porque são pequenos, porque se fossem grandes tenderiam certamente a adoptar os defeitos dos grandes para “protegerem” a sua clientela.
    Não há politica de verdade! E se é verdade que a verdade, passo a redundância, é algo subjectivo, não é menos verdade que os eleitores são tratados como meros degraus para se subir a escadaria do poder… e se para isso acontecer, tiverem que impingir inverdades por serem mais convenientes à prossecução dos objectivos partidários, então siga…não a bem da Nação, mas a bem de alguns milhares que ocupam lugares desde as Câmaras Municipais, passando pelos diversos Organismos do Estado, incluindo a própria Assembleia da República.
    Dos competentes que existem em todo o lado, não me queixo, queixo-me sim de milhares de imcompetentes, pagos principescamente e que, se não fossem os partidos, como dizia, salvo erro, o Dr. Medina Carreira, nem ganhariam um concurso para porteiro.

  22. Um programa bastante interessante…

    Agora podiam era fazer qualquer coisa, para explicar as pessoas as competências que vai ter o candidato que vão escolher e como funciona a UE, assim como que importância directa tem na nossa vida… Aposto que 80% dos portugueses não sabe e vai votar apenas pela cor do partido e da governação…

  23. Hugo says:

    Boas.
    Façam como eu.
    Vão lá mas coloquem o voto em branco.
    Não existe nenhum partido no nosso país que preste, estão lá todos movidos pelos interesses de cada um.
    O voto em branco é diferente do voto nulo ou da abstenção. Neste caso se existirem muitos votos em branco significa que as pessoas estão cheios desta “escorja” que se movimenta pelos partidos políticos.
    Pensem no assunto

  24. BisMarques says:

    SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo.

    Nenhum politico fala nisto… porquê ???

    Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.

    Imaginem só a bronca!

    A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.

    Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada.

    VOTEM EM BRANCO ……!!!!!!!!

    A maioria de votos em BRANCO anula as eleições….. e demonstra que não queremos
    ESTES POLÍTICOS !!!

    (nota:O boletim de voto devia ter a opção expressa de votar em branco, para que estes votos, sem qualquer indicação, mas que não são riscados ou inutilizados, SÃO MESMO EM BRANCO, não sejam aproveitados fraudulentamente por ninguém)

    Fonte:xistosa

    • vitor says:

      E vamos andar sempre a votar em branco? Nao me parece soluçao. Sinceramente acho que o melhor e que haja um equilibrio entre o vencedor e um ou mais partidos para que nao haja maioria absoluta.

    • Joadss says:

      Isto é para todos os que apelam ao voto em branco.

      Mas será que são assim tão ignorantes que não se revejam em nenhum ponto do espectro político? Será que realmente sabem os princípios políticos de cada partido? Será que algum de vós realmente interessa por política?

      Parecem-me todos um bando de miúdos revolucionários.

      Um voto em branco é o voto da ignorância cívica, é o voto do individuo que rejeita fazer parte da máquina democrática do país. A beleza da democracia é essa .. a não ter que fazer parte de nada, ou poder fazer parte de tudo, ter convicções ou não ter. Mas vejamos, quando votam não estão apenas a eleger políticos, estão a eleger representantes do povo, que irão levar a vossa voz, e sim há processos aonde vocês podem através dos tais representantes levar os vossos problemas ao parlamento (se não sabem pesquisem, papinha feita é só para bebés), a bom porto.

      Não percebo a mesquinhez portuguesa pelos políticos. Diria que 95% dos portugueses mudam de canal quando está a dar um Direito de Antena, 95% nunca leram manifestos dos partidos, 75% não lê jornais diários, mas quando é para se queixarem são sempre os que falam mais alto, e é sempre um governo que leva.. Nunca é povo, até porque este nunca se escapa a impostos (e depois queixa que não há investimentos), nunca tenta faz más escolhas, vai sempre votar nem que esteja a chover (a percentagem de abstenção é degradante), e poderia continuar mas já são 5 da manhã.

      Por Favor acordem, instruam-se, leiam, informem-se e tudo isto por vossa iniciativa, vão ver que em vez de 2mb tens 2gb na vossa cabeça!

  25. bom amigos, recebí em casa, aqui na Bahia, Brasil, os panfletos para votar. Foi o PSOE (partido socialista obrero español) que os envia em cada eleição. Tenho dupla nacionalidade e passaporte da comunidade e serei fiel ao PSOE, do fantastico Felipe Gonzales. O conhecí desde que era o opositor jovem à direita pos franquista. Votei nele sempre e no seus co-partidarios…A Espanha soube dar o passo certo, se livrando de uma direita enraizada e azeda.
    Votarei nos solialistas do PSOE.

    carlos rajas

  26. UKN says:

    Eu pessoalmente não faço a mínima ideia do que eles querem mudar na europa. Ainda agora vi o telejornal (um qualquer ou todos no zapping) e tanto o do PS como o do PSD passaram a conversa toda a dizer mal do adversário e NADA do que pretendiam fazer no poleiro …

    Esses para mim estão excluídos … só se me pagarem 500€ eu vendo o voto … e vendo barato.

  27. Lokier says:

    Faço questão e repetir o link:
    http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=27&mul_id=13129491&v_sort=&v_order=&tipo_conteudo=1&tipo=2&id_conteudo=&referer=1&query=&pagina=

    como isto é o que não falta, vejam a nossa crise sff e tirem as conclusões. cumpz

  28. Navyseal says:

    Se quem vota em Branco ou Nulo em 2005, tivesse votado no PCTP/MRPP (partido mais votado entre os pequenos), tinham-lhes garantido pelo menos um deputado no parlamento. Já os 3.1 milhões de portugueses que se abstiveram poderiam ter impedido a maioria do PS, votando em partidos pequenos.
    Seja europeias ou legislativas, votem nalgum partido, não deixem o bloco central dominar ou terão mais uns anos pela frente lamurias, apoiem o pluralismo politico.
    Digam não à ditadura da maioria!

    Nunca existirá um partido com que vocês concordem a 100% a não ser que o criem, por isso votem num dos pequenos que se aproxime da vossa ideologia, eu já fiz a minha escolha.

    • Skilo says:

      Concordo plenamente.

      Eu era daqueles que não votava, mas o meu não voto só serviu para dar a maioria ao outro Partido.
      Não gosto de nenhum partido, pois todos eles só querem a mesma coisa: “Encher a pança à custa do Zé Povinho”. E sou da opinião que devemos votar nos mais pequenos, mais que não seja para os grandes terem pela assembleia, uns tantos a fazer barulho e a chatea-los e, claro, tirar-lhes a maioria absoluta.

    • JN says:

      o MRPP é que não!!!!

    • Nuno says:

      fala a sério!!!

  29. SkyDream says:

    Eu não vou votar.
    Quando me explicarem bem quais são as ideias que cada partido tem e para que é que servem mais exactamente estas eleições, eu voto.

    Quando forem as outras eleições, eu voto, mas nestas não vale apenas ir votar só por votar, pois não me sinto informado.

    • Frigo says:

      vota branco.

      quem não vota não tem moral para criticar.

    • JN says:

      ja pensaste em ir aos vários sites dos partidos?

    • Ana Narciso says:

      Só não sabes o que cada partido defende porque não queres ter trabalho.

      Ai o português, o português…

      • UKN says:

        Mas isso é fácil, cada partido defende os seus interesses, por isso é que nós nos f***mos a suportar a canalha toda …

        Digam o que disserem, prometam o que prometerem, o resultado é sempre o mesmo, rapar o tacho ou arranjar poleiros …

    • típico… à espera que “caia” tudo no “colinho” 🙂

      Como já disseram, uma das razões para estas taxas de abstenção é a preguiça física e mental.

      • SkyDream says:

        Na TV os políticos só sabem ofender-se uns aos outros e não esclarecem nada. Eu não confio naquela gente e enquanto não me derem provas do contrário, eu também não me interesso por politica.

        Estou a achar vocês muito defensores do voto e a criticarem muito a opinião contrária, coisa que deviam de respeitar.
        Ninguém tem o direito de criticar as outras opiniões. O voto é livre e cada um faz com ele o que quiser.

        Eu lembro-me que à uns tempos, aqui no Pplware que era proibido falar de política e agora? Já é permitido? Juntaram-se a algum partido? Deviam de respeitar mais as diversas opiniões.

        • Lokier says:

          Não me leves a mal mas mesmo que a politica não te interesse ela está relacionada contigo e com todo nós e tomam decisões que tem a ver directa ou indirectamente com todos portanto é do meu maior interesse saber o que andam a fazer com o meu dinheiro, cultura, identidade colectiva, ambiente, entre muitos outros.

          Acredita que por vezes também penso “se pudesse ir par a ilha, ia” lol

    • Joadss says:

      Queres serviço ao domicilio??? Que vergonha …

      Atenção se quiseres eu mando uma carta a cada cabeça de lista a pedir para irem a tua casa explicar-te como fosses muito burro.

      Tens tempo para vir a um blog escrever A verdadeira prova da tua falta de cidadania e não tens tempo de ir pesquisar para a combater…

  30. Taneco says:

    Para as Europeias, considero que o Nuno Melo, “CDS” tenha um bom perfil para o cargo (jovem, dinâmico com ideias bem definidas).

    Depois de ver esta entrevista ao Mário Crespo acho que o Paulinho das feiras está com um bom discurso nas questões de segurança, de justiça etc.

    http://sic.aeiou.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=Mario-Crespo-Entrevista&videoId={DA8A990F-D4D7-4F18-BD98-6BCD28010702}

    A ver vamos

    • Lokier says:

      “Precário é precariedade” omfg é o que dá o país das “cunhas” e estatutos… depois dá nisto.

    • Ana Narciso says:

      LOL

      Demais! Que ricos deputados!

    • Joadss says:

      E tu sabes-me dizer qual é o valor do PIB?? Sabes-me indicar a diferença entre a esquerda e a direita económica? Sabes dizer-me 5 nomes de Presidentes de Portugal? Sabes-me explicar o que é o Sufrágio universal? Sabes dizer quanto é o salário médio mínimo nacional?

      ….

      Escusas de responder porque aqui na internet tens as respostas todas, mas pelo menos vai pesquisar. E tal como tu que não tens as respostas na ponta da língua eles também não as tem…

      A qualidade dos nosso povo …

  31. Menu Maker says:

    Os principais problemas portugueses são:

    1º Não existe cooperação – os partidos não podem cair em erro, se caírem são devorados pelos restantes e pela comunicação social. Em Portugal, a oposição e o partido no poder são INIMIGOS e não cooperam para o bem do país. Há peixaradas de tempos em tempos e em vez dos seguranças transportarem os meninos lá para fora, ficam lá dentro, na Assembleia da Republica. Desperdiçam o tempo deles e o meu…

    2º Não admitem os erros – este é o ponto de partida para o melhoramento da acção política. Muitos preferem a via da arrogância e a negação. E isto não falo apenas da situação actual mas de toda a história portuguesa. Não viram nenhum tipo a pedir desculpa na Assembleia da Republica e a pedir ajuda para construir um Portugal melhor, e é algo que temo, nunca irei ver…

    Terminando o off topic.

    Agora, quanto às europeias, gostei bastante do site, é bastante informativo e vou dedicar mais tempo a explora-lo. Se voto em branco ou em quem voto ainda está em estudo.

    Quanto às outras eleições, penso que irei votar num dos outros partidos que não o PS e PSD, mesmo que não me identifique com nenhum deles. Acima de tudo, mais importante do partido no poder, dava jeito que não tivesse maioria absoluta.
    A maioria absoluta, desculpem o seguinte, dá preguiça. Tem de haver esforços de cooperação. Está mais que demonstrado que se um Governo apenas depender de si próprio não vamos a lado nenhum.

  32. Manuelito says:

    Acabei agora de receber o seguinte e-mail, que partilho convosco e que, a propósito da política diz, em jeito de piada, o que, se calhar, muitos portugueses pensam e daí o descrédito da classe politica, devido a muita falta de vergonha e a quase total ausência de ética.

    “Um autarca queria construir uma ponte e chamou três engenheiros: umalemão,
    um americano e um português.

    – Faço por 3 milhões – disse oalemão:
    – Um pela mão-de-obra,
    – Um pelo material e
    – Um para meu lucro.

    – Faço por 6 milhões – propôs o americano:
    – Dois pela mão-de-obra,
    – Dois pelo material e
    – Dois para mim.
    – Mas o serviço é de primeira.

    – Faço por 9 milhões – disse o português.
    – Nove?!? – Espantou-se o autarca:
    – É demais!!! Por quê?!?
    – Três para mim,
    – Três para si,
    – E três para o alemão fazer a obra…

    – Feito !!!”

  33. jm says:

    Pela primeira vez não vou votar… Não aceito que o meu voto contribua para que os deputados no parlamento europeu ganhem mais de 5000 euros mês.

    • Navyseal says:

      E mudas o quê em não votar? Nada.
      Ao menos votando num partido já mudas alguma coisa, especialmente se votares num dos pequenos, comes lugares aos grandes que estão habituados a esses tachos.

    • Joadss says:

      Epa que bem. És um teso então! Se tivesses estudado mais se calhar estavas lá a ganhar os 5000€ …

      Meu caro amigo se quiseres pomos o tino de rãns, a tua vizinha e já agora a tua familia lá toda pelo ordenado mínimo (pode levar uns bónus que eu não me queixo), pode ser que assim consigamos atingir finalmente o século XIV…

  34. Mig@s says:

    bastante útil… no entanto segundo as minhas ideias o ideal seria votar PSD…

    mas para isso tinham de me pagar…E BEM…

    vou votar no partido que sempre votei (excepto para a câmara de Lisboa nas ultimas autárquicas)

    BE 🙂

  35. Miguel Guerra says:

    Vejo que há muita gente que vai votar no BE.
    É bom que se saiba em quem se vota:
    http://espectivas.wordpress.com/2009/03/11/nao-podemos-esquecer-que-o-bloco-de-esquerda-e-um-partido-marxista/

  36. ayatola pykakonas says:

    No estado em que param as coisas, para mim, o melhor voto é o voto em branco, ou melhor que votar em falácias, é nem lá por os pés.

    Mas votemos, votemos todos… em BRANCO… gostava de ver umas eleições em que, à parte os compadres e afilhados ninguém votasse!

    Eu só voto sempre e nunca em branco no clube do meu coração!

  37. bernardo l says:

    Vou votar no PSD ou no CDS.

  38. Allen Hobby says:

    Subescrevo! Não fiquem em casa! VÃO VOTAR!

  39. Magnata says:

    Eu vou votar “Movimento Esperança Portugal” porque acredita neste PAIS, criado por gente comum , que assenta numa lógica de partilha e muito mais , descubra esta nova alternativa em:

    http://www.mep.pt/

  40. UKN says:

    Isso de esquerda e direita … é coisa invisível … apenas o partido comunista é que vai mantendo alguma tradição porque vai ter com os trabalhadores …

    Pra mim é tudo a mesma m#### … venha o diabo e escolha, se lá for votar e tudo indica que sim, pois devo perder menos de 5 minutos será um branco ….

  41. Skilo says:

    “Em Portugal, o voto não é uma obrigação, mas um direito consagrado na Constituição como um “dever cívico”, de alguma forma lembrando o esforço de alguns para oferecer a todos essa possibilidade.” – Retirado do Portal do Cidadão.
    É por isto que todos deveriamos votar. Durante muitos anos era um direito só para alguns e faziam o que queriam pelo país. Agora, continuam a fazer o que querem, mas nós, o povinho, temos uma palavra a dizer. Votem no partido, que vai de encontro aos vossos ideais ou pelo menos que fiquem perto deles. Mas votem.

  42. Fernando says:

    Vou votar NULO. Não acredito em nenhum politico. Tenho o dever cívico que votar mas foto nulo. É a única arma que o povo tem para manifestar a sua revolta contra os políticos e as suas medidas.
    RUA TODOS ELES. RENOVAR A CLASSE POLITICA.

  43. Doc Piranha says:

    Que ninguém se abstenha!
    Tenho em conta o panorama político português só há um voto possível para quem não é beneficiado directa ou indirectamente por uma das forças políticas em jogo: o voto branco.
    Nada de nulos, meus amigos.
    Branco!
    Para obrigar a novas listas.
    Abraço

  44. Luso says:

    PNR e ponto final!

  45. Artur Cordeiro says:

    Acaba de encerrar a urna PPLWARE. Vai-se proceder à contagem dos votos…

    1º Brancos: 92%;
    2º Nulos: 1%;
    3º Partidos/movimentos: restante.

    Se os brancos a nível nacional fossem 6% do total era um escândalo (ou devia ser – com tanta falta de vergonha duvido que se importassem).

  46. Joadss says:

    Que sorte é que este blog, que eu tanto gosto e espero que continue por muitos anos nem que seja financiado, não deixa de ser um ponto de encontro onde se sabe mais sobre browsers do que de política, porque se vocês todos um dia decidissem formar um partido, ia cair na risada pública …

    • Arnaldo Dias says:

      Joadss, já me apercebi que percebes mais de política do que qualquer um que comentou o post, por isso pergunto-te se uma pessoa pode ficar bem com a sua consciência votar num partido que aprovou a perversa lei do financiamento partidário? Os partidos (com assento parlamentar) já falam em história mal contada, mas se quiserem eu conto-lhes a verdadeira história.

    • Lokier says:

      Compreendo os teus comentários e até concordo com alguns. A maioria das pessoas não tem “moral” para falar se quer, engraçado que normalmente os que mais reclamam são os que têm “telhados de vidro” mas prontos…

      Por outro lado, entre o mau, o horrível e o péssimo (que é o que nós temos) em quem votar? Eu voto, como sempre, mas não em quem não acredito,não confio e nem se quer me identifico.

      Mas é lógico que descarregar a culpa todos nos nossos políticos é o mais típico português que existe, é o mais fácil, e fazer alguma coisa ??? Os políticos também são portugueses, só são o reflexo do nosso povo e da nossa sociedade.
      Não me levem a mal mas acho que muitos de nós (portugueses sofre de uma profunda preguicite aguda) também.

  47. Rui says:

    O povo tem aquilo que merece! Somos nós que os colocamos lá.

    Merece porque quem vai para o poder diz aquilo que todos querem ouvir! Nada mais!

    Se vier alguém com garra é logo “abatido”. Quem é bom não tira proveito nenhum (é mal pago, é criticado destrutivamente, vê-se rodeado de interesseiros…), logo não vai para a politica.

  48. dajosova says:

    Independentemente do voto que este seja em consciência !!!
    Saibam o porquê votar naquele partido em detrimento de outro!

    Esse é o aspecto cultural que ainda nos falta. Pois hoje podemos ter acesso à informação facilmente.

    Eu, por exemplo, se gosto das ideologias de um partido mas se forem a favor de algo contra os meus princípios, então estudo alternativas ou voto em branco!

    Cuidado com as maiorias absolutas, com as mentiras disfarçadas por discursos de pseudo-boa-vontade !!

    E não pensem só em vcs quando votarem.. pensem no bem do país!

  49. Gerardo says:

    O bem do país! Infelizmente já quase ninguém pensa no bem de ninguém a não ser no bem dos próprios bolsos. Nem que para isso tenham de se tomar medidas que destruam o pais. Se porventura o TGV for um fisco e o país ficar afogado numa dívida que todos iremos pagar, achas que alguém será chamado á responsabilidade???? claro que não, será daqui a muito tempo e eles estarão ricos e a rir da miséria alheia. Uns com o dinheiro da obra outros com o dinheiro das luvas.

    Se o projecto fossem tão bom como o Pinóquio diz, porque não o constroem os privados?? Porque não assumem eles o risco do negócio/investimento?? É apenas mais um roubo descarado porque os portugueses navegam num mar letárgico. Ni9nguém dá murros na mesa (ou na cara destes anafados porcos).

    O nosso país não é melhor que Angola, funciona tudo na base da corrupção. Se queremos fazer alguma coisa, temos de pagar a alguém. E não há problema nenhum…

  50. prius says:

    Offtopic: Falar de política sem ter conhecimento de causa é a mesma coisa que falar dos árbitros sem nunca ter arbitrado um qualquer jogo, só se critica e nunca nos pomos na pele deles para tentar saber o porquê desta ou daquela decisão…

    Eu já o referi anteriormente e volto a referi-lo, vou votar BE porque é o partido que está mais em consonância com aquilo em que acredito. Agora, eu sei que, seguramente mais de metade da população portuguesa vá votar PS ou PSD simplesmente porque sim, porque são os “partidos grandes”… assim como mais de metade da população portuguesa é do Benfica (dizem as estatísticas, porque eu não acredito) por causa do Eusébio e do… Salazar!!! Eu tenho muitos amigos meus que me dizem que não vale a pena ir votar porque é sempre a mesma coisa, são todos iguais, chegam lá ao “poleiro” e só muda o cheiro, etc… e eu respondo-lhes que então o melhor era nunca termos saído da ditadura, pelo menos assim se calhar ainda tinhamos os cofres cheios de ouro e as empresas públicas que não têm nem nunca tiveram concorrência, que entretanto foram privatizadas apenas para gáudio dos accionistas. Assim como, se calhar não tinhamos que pagar 1.700.000.000.000 €(mil milhões, penso que não me enganei nos zeros… é que são muitos…) para privatizar um banco e assim tinhamos dinheiro para privatizar a Qimonda e outras que tais… Joadss, já que percebes tanto de política diz-me qual é a diferença entre uma pessoa que rouba um pão porque tem fome e vai preso e um qualquer presidente de câmara que desvia o dinheiro do hierário público para pagar contas pessoais (entre outras corrupticidades) e a única coisa que lhe acontece é ter que devolver o respectivo montante… WTF??? Diz-me porque é que temos de construir uma linha de TGV e um novo Aeroporto no “deserto”(ainda não decidiram bem se é deserto, 1º era e nem se punha sequer a hipótese, mas agora parece que é o melhor local para o construir)? Será que precisamos mesmo dessas obras ou estas só vão servir para enriquecer uns quantos ministros que entretanto sairam do governo e foram para administradores de empresas privadas que muuuiiiito provavelmente vão ganhar o concurso… Podia estar aqui o dia todo, mas só para acabar diz-me porque é que um organismo público tem de gastar todo o seu orçamento para aquele ano (no fim do ano fiscal é uma festa…) sob pena de se não o gastar todo, no próximo ano vê o seu orçamento reduzir? Porque é que simplesmente não alteram a lei e permitem aos organismos públicos efectivamente pouparem dinheiro??? Só mesmo para terminar… Porque é que não há um tipo de “Brigada Fiscal” que inspeccione continuamente os gestores públicos?

    • Navyseal says:

      A maioria das pessoa tem memória curta quanto ao facto de serem apenas membros do PS, PSD e CDS-PP envolvidos em casos de corrupção ou fraude. Mas são filhos do zé e este também o pratica no seu dia-a-dia…
      Por outro lado é tão fácil ficar em casa e a mandar bitaites. Nasceram livres, nunca faltou nada por isso, para quê lutar, se já têm tudo?

  51. Gerardo says:

    @ prius

    Como é que alguém que tão inteligentemente expõe os seus argumentos vai votar BE ???? Não leves a mal Prius, concordo com TUDO o que disseste, por isso é que não percebo como vais votar BE!

    Essa dos organismos públicos também já conhecia. É de facto uma festa, e nem podemos criticar quem os gere, porque uma vez perguntei a um dos ditos organismo porque fazia isso e disseram-me “Se não gasto o dinheiro todo, eles então assumem que não preciso de tanto e para o ano vem menos”. WTF

    De facto se pudessem poupar, com gestores honestos, iam fabricando um bolo que depois podia dar para “revoluções”

    Agora o BE !!??? Um partido que diz que sim porque sim. Que para conquistar os jovens de hoje (eleitores de amanha) promove tudo o que estes acham “fixe”?? Á medida que amadurecemos percebemos que certas coisas estão erradas, não se pode fazer a politica do facilitismo, a politica das crianças.

    2 pequenos exemplos:

    As crianças ciganas que estudavam num barracão separadas do resto da turma. Vieram logo os histérico do BE dizer que era uma vergonha. Será que era??

    Os pais ciganos, devido à sua cultura (ou ausência dela) não querem as filhas na escola porque os rapazes ciganos depois já não as querem. E não há lei nenhuma que vá contra a vontade dos pais. Logo se os pais aceitaram ter as crianças a estudar desde que separadas, não foi uma exelente iniciativa???? Não é melhor do que não estudarem??? Dá-lhes oportunidade de se educarem e se calhar no futuro mudar os seus paradigmas???? É preciso pensar bem nas medidas e suas consequência e não fazer só uma leitura superficial.


    Quando se falou em fardas escolares qual foi a reacção do BE? A normal, a reacção de qualquer “puto”, Impensável!! Será que é?

    A roupa é umas das grandes discriminações nas escolas, uma forma de mostrar ao outro que tenho mais posses. (o meu papá deu-me uma calças de 70 euros!!)
    Não seria uma forma de todos poderem andar de uma forma digna numa escola (claro que para quem tem apoio escolar o uniforme seria de borla)

    São apenas 2 exemplos que me lembrei de como a esquerda acaba por prejudicar quem supostamente defende.

    Para mim o mais flagrante é a defesa da imigração, que faz os capitalistas esfregarem as mãos de contentes. Mão de obra barata, facilmente explorável.

    Por isso nunca votarei BE ou CDU (PCP + PEV) (estes merecem o meu respeito porque têm ideias próprias, ao contrário do BE)

    Mas como não pensamos todos da mesma maneira, paciência. VOTEM, em consciência, em qualquer partido mas V O T E M

    • Artur Cordeiro says:

      @Gerardo disse: “Que para conquistar os jovens de hoje (eleitores de amanha) promove tudo o que estes acham “fixe”??”

      O BE (Miguel Portas disse-o) quer descer a idade mínima para o direito de voto para os 16 anos. O que é que pensam disto?

      • Navyseal says:

        Na Áustria ainda este ano referendaram esse tema, penso que passou a ser legal o voto a partir dos 16 anos.
        O problema é que os nossos jovens mais velhos já se estão a cagar para a política, que farão os mais novos…

      • Gerardo says:

        É para ganhar mais uns votos. Vão às escolas dizer que é “baril fumar umas brocas” e pronto, o resto não interessa, “baza” votar no BE ….

  52. prius says:

    Boas Gerardo, como deves calcular não concordo com todas as políticas do BE, mas de todos os partidos, pelo menos neste momento, é com este que me identifico mais, amanhã pode não ser…
    Confesso que não sabia que tinha partido deles, mas não concordo minimamente que um jovem de 16 anos tenha o direito de voto.
    Também não concordo com a despenalização das drogas leves.
    Concordo plenamente contigo na questão das fardas, todas as escolas deveriam ter uma farda ou um tipo de traje. Matavam-se 2 coelhos com uma cajadada!!! Reduziam-se drasticamente as diferenças sociais, e os alunos ficavam com a cabeça liberta para pensar no que realmente importa… nos estudos. Embora eu não concorde minimamente com o nosso sistema de ensino, acho que durante a escolaridade obrigatória deveria ser dada matéria que realmente preparasse as pessoas para a vida activa, e não despejar matéria que 2 dias depois dos testes já ninguém se lembra do que escreveu.
    Quanto a essa notícia dos alunos ciganos, eu lembro-me que os jornais fizeram um alvoroço por causa dessa situação mas não me recordo das posições políticas em relação a esse caso.

  53. NazgulTuga says:

    Epah.. calhou-me o PSD e logo aseguir o PS. 😀

  54. No portal SondagensPT.net estamos a realizar uma sondagem sobre as eleições europeias que estão a chegar.

    Nas europeias de 7 de Junho, são 13 os partidos (e movimentos) que vão constar no boletim de voto…
    …em quem vão votar?

    http://www.sondagenspt.net/sondagem521.html

  55. luis says:

    nao votem nao depois nao se queixem isto so não muda se o povo não quiser ou alguns não quiserem, o povo português e um povo porreiro e passivo quando é chamado a responsabilidade estao nas praias e por ai gozem a vida gozem depois nao se queixem da miséria de vida que temos, porque quem nao é porque sente-se bem com estado de coisas e com a situação, acho engraçado isto é porque lixam-se a voces e todo povo portugues e os vossos filhos e geraçoes futuras e por ai fora entao mais vale sair de portugal a serio a continuar assim passivos tipo deixa andar ta bem ta nao mudem de filosofia nao, cada um sabe de si mas so sei que voto porque nao estou bem com o meu futuro quero mais para mim e nao e nao votar que isso me resolve se nao gostam de ps ou psd votem noutros de certeza que existe um algum ponto a favor.

  56. Feel See says:

    Há algum partido Euro céptico? Votava nesse!
    E acho bem k tirem de lá o Sr. durão Baboso, k só tá a encher monte.
    Na minha modesta opinião, o Aéreo só veio complicar esta porcaria toda.
    Dividir de um lado a europa dos ricos, do outro a dos pobres!
    Dos desgraçadinhos dos Tugas que não saem da çepa torta, e dessa cambada de ladrões k nunca roubaram tanta massa como agora, desde k o Sr. ministro Socas tá no poleiro… Uf! Já quando era ministro do ambiente, era só empochar. E que curriculo que ele tem! Cadeia tb é para os Srs. ladrões, de colarinho branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.