CyanogenMod Installer retirado da Play Store a pedido da Google
A chegada do CyanogenMod Installer à loja de aplicações do Android veio cumprir um desejo antigo. A simples execução de uma aplicação permitia que qualquer utilizador tivesse acesso a uma ROM customizada e adaptada às reais capacidades de cada equipamento, livres de muitas das aplicações desnecessárias.
Mas este sonho durou pouco e a Google deu agora ordens à Cyanogen para retirar da Play Store a aplicação de instalação automática da sua ROM. As causas são as normalmente apresentadas, mas a verdade é que fica muito por explicar.
O objectivo principal do CyanogenMod Installer é facilitar todo o processo de instalação de uma nova ROM, permitindo que qualquer utilizador o faça, mesmo sem grandes conhecimentos.
A aplicação prepara, numa primeira fase, o dispositivos para a receber a nova ROM (guardando toda a informação do mesmo) e em seguida inicia a instalação dessa mesma nova ROM.
Este processo, e esta forma de instalação, vieram melhorar substancialmente a utilização desta ROM por utilizadores menos experimentados e por isso com maior receio de estragarem ou inviabilizarem os seus dispositivos.
Depois de ter sido lançada na Play Store em meados deste mês, a equipa da Cyanogen veio agora anunciar que a sua aplicação foi retirada da loja de aplicações do Android.
As razões apresentadas são bastante óbvias. A Google entende que esta aplicação viola as leis da sua loja e por isso requereu que os seus criadores a retirassem da mesma loja.
A Google admitiu que a aplicação é inofensiva por si só, mas ao ao fomentar a perda de garantia por parte dos equipamentos, a mesma não poderia permanecer na loja de aplicações.
Today, we were contacted by the Google Play Support team to say that our CyanogenMod Installer application is in violation of Google Play’s developer terms.
They advised us to voluntarily remove the application, or they would be forced to remove it administratively. We have complied with their wishes while we wait for a more favorable resolution.
To those unfamiliar with the application, it has a single function – to guide users to enable “ADB”, a built in development and debugging tool, and then navigates the user to the desktop installer. The desktop application then performs the installation of the CyanogenMod on their Android device.
After reaching out to the Play team, their feedback was that though application itself is harmless, since it ‘encourages users to void their warranty’, it would not be allowed to remain in the store.
A equipa da Cyanogen anunciou também que espera ainda uma explicação com maior detalhe para entender as razões do pedido da Google e espera que consigam provar que a sua aplicação não deve ser retirada da Play Store.
A Cyanogen vai continuar a manter a aplicação disponível nos seus servidores, para que qualquer utilizador a possa usar, no entanto o processo de acesso à mesma ficou menos facilitado.
A política de publicação de aplicações na Play Store é muito rígida e a Google, como se pode ver, controla periodicamente as aplicações que disponibiliza. Esta situação não é nova e já por diversas vezes sucedeu.
Resta a todos os que ainda não usaram o CyanogenMod Installer que o instalem a partir dos servidores da Cyanogem e que depois sigam o processo normal e simplificado.
Homepage: Cyanogen
Este artigo tem mais de um ano
Resta saber que entidades pressionaram a Google a obrigar a sua remoção…
provavelmente todas as operadoras e fabricantes de telemóveis….
autoridades? pq nao a google itself?
Talvez porque não tem nada a perder com isso! Até ganha pois os modelos antigos ganham vida e as pessoas usufruem mais de telemóvel mais actualizado e melhores, compram mais apps passam mais tempo nele, etc.
A google só ganhava se todos os telemóveis estivessem com o kitkat
Pois e gostava que houvesse kikkat para o meu Sapo A5 🙂
esta quase a chegar 😉 tem calma
Tretas…
Tens o caso dos Nexus que só têm um periodo de atualização “oficial” de cerca de 18 meses, após isso tens de ser tu a “martelar”.
“Galaxy Nexus, which first launched two years ago, falls outside of the 18-month update window when Google and others traditionally update devices.”
Tive um Galaxy de primeira geração e coloquei uma ROM 4.X e o equipamento funcionava perfeitamente, o problema de não deixarem atualizar não se deve a questões de hardware e sim a politicas financeiras.
Lol, 18 meses? Até o período de garantia mínima obrigatória por lei é superior em Portugal…
Arranja-me uma tom 4.4 para o meu nexus que funcione bem… Pois, não há, porque a fabricante do SoC não quer saber…
Dei à minha filha o meu primeiro Tab, o Samsung Galaxy Tab P1000, actualizado com o JB 4.2.2 da CyanogenMod (17/11/2013) e embora não seja um speedy gonzalez, para o que ela quer chega e sobra! Mas diziam (a Samsung) que este equipamento não suportaria versões posteriores ao Gingerbread… Pois…!!!
Isso é que se chama defender a Google!
Não leste a primeira linha do e-mail sequer?
“Today, we were contacted by the Google Play Support team to say that our CyanogenMod Installer application is in violation of Google Play’s developer terms.”
Exacto Marco. De certeza que não é para manter a qualidade do Google Play, senão já tinham retirado toda a m**da chinesa que anda por lá cheia de spyware/adware e lixo.
E sim, sou utilizador Android, senão não criticava.
O pior que o Android tem, não é a fragmentação nem outros defeitos que muitos gostam de apontar, é precisamente a loja.
No mínimo colocavam um filtro por país, quando pesquisar X dispenso bem conteúdos de xinocas entre outros.
Comprei um gio, um smartphone muito basico e tenho andado a explorar e a brincar com roms kernels etc
E todo e qualquer smartphone que vier a adquirir vai ser em primeiro lugar SAMSUNG e segundo com software da cyanogenmod!
Roms leves, eficazes e elegantes
Cumprimentos
não sei se viam comentários do pessoal na app? havia gente estúpida que não sabia o que estava a fazer e fez m####, após isso enviaram queixa a google
Mas isso é normal. Só uma ínfima parte dos utilizadores android sabe fazer um root e colocar uma room de forma segura. Os restantes é garganta. Aqui está mais um bom indício disso.
Só uma ínfima parte dos utilizadores de automóveis sabe mudar pastilhas de travão, o óleo e alguns, vê lá tu, até se enganam na bomba e trocam o combustível. Isso quer dizer o quê? Que os carros deviam ser bloqueados e só serem mexidos pela marca? Até a UE legislou no sentido de as revisões poderem ser feitas por qualquer oficina sem perda de garantia…. Não sei se percebes onde quero chegar 😉
Não faz sentido, até porque estás a comprara alhos com bugalhos. Estás a comprar uma peça mecânica, com software, ou achas que as pessoas não sabem tirar os tapetes do carro? Isto entrando na tua linha de compararão?
Não estamos a falar em trocar de um smartphone o sensor de proximidade… o que que quero dizer com o meu comentário é que as pessoas acham que trocar de room é muito simples, vejo muitos comentários de utilizadores android a vangloriar-se da tal flexibilidade do android em permitir uma personalização com novas roms como se isso fosse assim tão fácil para a maioria e na verdade só um ínfima parte é que faz isso, o que torna a tal bandeira da flexibilidade e liberdade na “banha da cobra” 😉 se é que entender o que te estou a dizer!!!
Já tens aplicações que te fazem tudo..
Só precisas de saber ler e clickar no rato..
É… notou-se!!!
as pessoas também são preguiçosas ou simplesmente não se querem preocupar. Eu já fiz root e instalei roms em 2 telemóveis sem saber nada sobre isso. Basta perder uma hora ou coisa parecida a pesquisar na net e ler os tutoriais bem antes de começar o processo. A maior parte dos problemas de software resolvem-se bem com uma pesquisa no google, as pessoas é que não estão para isso.
Pois Vitor..
Eu referia-me a aplicações tipo Nexus Root Toolkit que não é só para Nexus..
Pensei que irias entender, visto que não sei onde tens um rato no android.. mas pronto..
Eu entendi e tu também…. 😉
Que comparação a Gerardo…
Na manutenção estás a trocar peças gastas, por peças iguais, mas novas.
@ TMC 28 de Novembro de 2013 às 11:44 am. +1. Mudar uma rom num smart não é a mesma coisa que montar um PC desde raiz e eu faço isso desde os i286… Cada área tem a sua técnica e os conhecimentos inerentes. Fiz como tu, ou seja, comecei a pesquisar, li tutoriais, andei pelos fóruns, conheci o XDA e a CyanogenMod, além do JellyBam (http://www.bam-android.com/)
e comecei a instalar no meu S2 (que ainda o tenho, nesta altura com a versão 4.3.1). Com a experiência adquirida na área de informática, sempre deu uma ajuda mas penso que mesmo sem conhecimentos técnicos, só um verdadeiro burro, não saberá instalar uma rom num smart, com base e a partir de um tutorial referente à marca e modelo que possui e pretende rotear.
A minha comparação prende-se com o facto de teres uma plataforma que te permite fazer coisas e outra que não permite e jurarem a pés juntos que é melhor não poder fazer. Ora em Android o poder fazer não é igual a TERES de o fazer. A diferença é que se quiseres PODES. Logo será sempre superior a plataformas onde não tens essa flexibilidade. Assim como nos carros podes fazer uma série de coisa, desde mudar pastilhas a reprogramações de centralina, o que não quer dizer que o faças. Mas PODES!!! Se inventarem um iCarro, onde não tens nenhuma dessas possibilidades, não sei onde está a vantagem!!??
O pessoal é preguiçoso, ou cai de mão beijada ou nada..
Se for preciso gastar tempo a ler tutoriais ou a ver como se faz, uns 80% perde logo a vontade..
Eu paguei X pelo telemóvel… Ainda tenho que seguir tutoriais, porque os sebuchos que me venderam o telemóvel não lhes apeteceu seguir tutoriais?
Que é esta m****? Isso é pagar preço de mobiliário de primeira, e vir para casa com um puzzle do ikea.
E?
Faz-me lembrar o ppl que compra um SLR e depois só anda de 18-55…para qu~e uma SLR? =p
Ou grande máquinas e zero em formação..pois, dá trabalho e perde-se tempo… Pelo preço da máquina devia ter logo uma formação 1on1..
Não, o essencial é a objectiva, a SLR é que é o acessório.
Quando digo o preço da máquina, digo o preço do conjunto =p
As máquinas vão, as lentes ficam..é nisso que se investe.
Em muita coisa tem que se “ir mais fundo” para se tirar proveito do material.
Para muita gente o standar é mais do que necessário.. No meu tablet mudei a ROM, mas no telemóvel não tenho essa necessidade, chega-me perfeitamente. Quando não chegar há que ver se dá para melhorar ou não.
PS: última lente: Tokia 11-16 DX II, que maravilha :p
E qual é o problema disso? há pessoas que simplesmente não estão contentes com o SO que têm e olham para estes sistemas como uma maneira de dar vida ao seu velho telemovel em vez de gastar 400 ou 500€ num novo. Coisa que nunca iriam fazer por medo ou pouca experiencia na matéria.. Também podes ser tu a mudar coisas no teu carro e não o fazes pq nao te sentes seguro e ha pessoas que o fazem melhor.. se fosses ler livros e manuais eram capaz de aprender :/
O problema, é que tu pagas, e ainda tens o trabalho que devia ser a marca, a marca é que devia ter o trabalho de pelo menos manter uma versão atualizada do android, e ir corrigindo bugs, que é coisa que eles nunca fazem…
Nelson, estou de acordo com o que tu disseste.. o meu comentario foi para o quim que ataca pessoas que ” são preguiçosas”
Não ataquei ninguém..
Mas se te queixas de algo e nada fazer contornar ou pedir ajuda, queres que te diga o quê?
Se eu não tiver dinheiro para arranjar algo que uso e preciso, tenho mais é que me desenrascar para o conseguir..
Se eu não fizer, quem o vai fazer por mim?
Eu também tinha zero experiência nisso, li umas coisas, pedi ajuda em fóruns e lá me orientei..
Também gostava de saber que tipo de utilizadores é que procuram esse melhoramente de performace através de ROM’s..a grande maioria deve ser malta jovem já com um bom contacto com a tecnologia, e certamente capazes de o fazer mediante alguma pesquisa.
A apple tambem não aceita o JB mas os modelos dos iPhones não perdem actualizações uns meses após serem lançados… Maior parte dos androids Samsung são assim porque quase todos os anos sai um e o anterior fica “esquecido” a Google deveria “obrigar” as empresas a actualizarem os aparelhos caso fossem compativeis (em certos casos são e nada se vê)
A Google. Nem para os Nexus são bons!
Tenho a cyanogenmod no meu nexos, e é muito melhor que a versão original, não só em “extras”, como em termos de performance e bugs…
Recomendo mesmo a quem tem nexi.
Eu uso o ParanoidAndroid , e adoro que me deixe fazer resize aos soft keys e UI… Senao bem que experimentava o CM 11 (KitKat ja)
Já experimentei paranoid durante muito tempo, e aquelas coisas de fazer resizes e interfaces diferentes, realmente são boas, mas o trabalho da CM é ultra pro, realmente resolvem bugs e adicionam funcionalidade aos aparelhos, não é uma questão apenas de ter a última versão do android…
Historia mesmo muito mal contada
Para quem ainda o quiser !
http://www.techniciastudios.com/cyanogenmod-installer-apk/
ou : https://www.dropbox.com/s/hmb28v3fev6t1n6/CyanogenMod%20Installer.apk
Ou directo do site CM: http://beta.download.cyanogenmod.org/install
E eu pergunto: então não há aplicações na playstore com o objectivo de fazer root ao smartphone? Isso não faz com que se perca também a garantia? É que, se não me engano, essas e outras possíveis aplicações permanecem há meses na playstore e a google nada fez.
Bom, parece-me óbvio.
Não só existem aplicações para fazer root, como existem por exemplo para desbloquear certos telemóveis da rede do operador que garantidamente violam as regras indicadas.
A questão é que a CyanogenMod tem muito mais visibilidade e utilizadores e isso chama mais a atenção.
Não há aplicações na play store, que te FAZEM root ao telemóvel.. existem sim aplicações que PRECISAM que tenhas root para que funcionem..
O problema disto é mesmo perder a garantia. O meu telemóvel ainda nem tem 1 ano e queria experimentar estas novas ROM’s… mas perder a garantia… nao tou muito para ai virado…
O meu foi com CM 10 na altura para a garantia, veio com a versão stock do Android.. e nada me foi dito, nem perdi a garantia..
Agora que estou a pensar já não me recordo se era a versão 9 ou 10..
O meu foi como o teu. Agora tem uma stock totalmente alterada pela equipe da New Experience com root, Overclock e muitas funcionalidades do android 4.xx
Que palhaçada… E já agora, porque é que não pediram para o ROM Manager ser retirado também? Que eu saiba, também permite fazer o mesmo…
O ROM Manager só funciona com a Recovery CW.
Penso que ao alterares a Recovery o smartphone perde a garantia tambem. Apesar do meu ter avariado com a ROM CM 10.1,
a Samsung, fez a reparação sem problemas e com cobro de garantia.
A Oppo não anula a garantia se fizerem root. Até incentiva a testar outras ROMs, algumas são até aconselhadas pela marca, entre elas a CyanogenMod, por isso esta aplicação não apresenta nenhum risco para o meu dispositivo. Ouviram Srs. da Google 😀
Ninguém perde a garantia com ROMS ou Roots, parem de passar essa informação errónea.
Perde SE for provado que o problema aconteceu por nossa culpa, isto é, se o problema foi por uma instalação da ROM/kernel mal feita ou assim algo do género.. mas até eles provarem isso..
Fora isso sim, não perde a garantia..
Correcto. Fui ao apoio técnico da Samsung no Porto, que me informaram exactamente isso: não é o fazer ROOT que faz perder a garantia, é sim, o smartphone avariar por causa disso (nomeadamente kernels alterados, overclocks, etc).
Contudo, para os mais incautos mas corajosos, à sempre a hipótese de queimar a placa com dois fios na tomada :). Se bem feito não há maneira de se saber se estava com root ou se foi por causa da root. 😉
Exactamente 🙂
atitude um tanto fascista, isso sim. Não gosto do viés de comprar algo que não lhe pertence. Sem falar na livre disponibilidade: e se eu não quiser mais garantia alguma, não sou livre para tanto?
Ademais há a possibilidade de fazer seguros para o celular/tablet por aqui…a real motivação todos sabem, não tem nada a ver com a proteção do “consumidor/usuários”
Nada de especial, portanto… as grandes empresas a c*garem de alto em cima de quem faz aquilo por gosto apenas (recentemente materializaram-se numa empresa, mas foi mesmo há pouco tempo)…
Enquanto as pessoas não perceberem que o android é fruto de empresas que são também operadoras móveis, fabricantes de chips, fabricantes de telemóveis, provedoras de serviços online (como localização via wifi)… É assim…
Queria saber se alguém já usou esse método e o quanto é confiável?
E se a rom fica em português ou inglês ou a configuração de linguagem é outra coisa e não tem nada a ver?
Fica em português, ou na língua que quiseres.
Já fiz num Samsung Galaxy S3, com root, e o processo de actualização não podia ser mais simples.
“A política de publicação de aplicações na Play Store é muito rígida.”
Uhum, sei…
O Google faz as coisas ao contrario. Primeiro deixa publicar depois manda remover. Não deveria ser ao contrario, como acontece com a AppStore da concorrência? Enfim… Por alguma razão o Google Play é uma salada que às vezes nem se percebe.
CyanogenMod Installer e um produto q realmente falta na play store.
Na realidade junto uma quantidade de apps que existem e coloca as numa so app.
Eu por norma a primeira coisa q faco quando compro um telemovel e root e procurar a melhor rom (leia-se melhor avaliacao na net).
Vou a fóruns e companhia (ha gajos que preferem copos)eu vou pela curticao.
Aquela adrenalina.Por vezes nao arranca e um gajo fica em panico, ja a imaginar uma desculpa para os totos da garantia.
Cyanogen tem sido das minhas primeiras escolhas pq? porque montes de gente os ajuda e eles se entregam ao projecto do “gratis”.
Tem erros as roms deles? Teem sim senhor se nao tivesse erros chamava-se hardware e nao software.
Se e bom? Como dizem os meus amigos brasucas… e bom pa caraio.
Aquele abraco
Kitkat para o s3 lte já há alguma coisinha?
Ando desatualizado.
O cyanogenMode installer funciona com qualquer modelo de smartphone, ou só com os da lista que está na pagina deles? (ou seja Galaxys, Nexus e HTC)
Podem não gostar do que vou dizer mas não tenho muita pena. Ainda sou do tempo dos overclocks aos computadores e hoje em dia isso já praticamente não se usa, principalmente porque deixou de haver necessidade para tal já que os recursos estão cada vez mais optimizados.
Ora neste caso lançam para o “mercado” algo inacabado e que ainda por cima só serve para aqueles smartphones que realmente não precisam tanto de uma optimização quanto isso. Os tipos deixaram logo de lado aqueles que realmente teriam o maior interesse em realizar a instalação de uma “Custom Rom”.
Tenho muita pena dos utilizadores menos experientes que poderiam ter acesso a uma rom melhorada para os seus smartphones mas não tenho pena nenhuma da Cyanogen pois teve uma estratégia ridícula, aparentemente a app não estava tão aperfeiçoada quanto isso, pelo que estranho o facto de se disponibilizar ao público um produto que viola a garantia mas pode não funcionar em muitos casos e ainda por cima só chega aos que menos precisam.
Em todo o caso a verdade é que quem realmente quer uma custom rom e sabe o que está à procura ou sabe do que se fala ainda pode adquiri-la sem grandes problemas, não me parece que a Cyanogem iria ganhar muito na Play Store, ainda por cima desta maneira, e devem mas é continuar a fazer o que bem sabem e deixarem-se de invenções parvas.
Instalei e limpei o meu Samsung Galaxy SII.
Ficou bem mais rápido, sem metade da tralha da Samsung. A bateria dura muito mais.
Alguem sabe como me dizr como faco pra intalar a aplicacao onetouch no meu tele (sapo a5 2.2)
é que da erro mesmo com a oermissao pra instalar a partir de fontes desconhecidas, instalei o ApkInstaller e ele nao detecta a app…..sera oor nao teracesso root?
Alguém instalou num SGS II da TMN através do instaler? eles falam de um risco de bloquear … por causa de um stock kernel!! Não percebo muito disto alguem algum feedback?
Agradeço desde já.