E depois de sair o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander…
Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que aparecem com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma resposta concreta.
Depois da disponibilização do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander por parte da Canonical, as distribuições mais populares “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download. Vamos conhecer as novidades de cada uma delas.
Kubuntu 13.10 Saucy Salamander– Flavor do Ubuntu com KDE
O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu e que utiliza o KDE com ambiente gráfico, em vez da interface Unity.
A nova versão do Kubuntu foi anunciada por Jonathan Riddell que deu a conhecer algumas das novidades das quais se destacam:
- Nova versão do KDE's Software Compilation
- Melhorias no Kontact
- Muon Discover – uma nova funcionalidade para descobrir e instalar aplicações
- User Manager – uma forma simples para gerir utilizadores no sistema
- Melhorias no KDE Telepathy
- Nova applet do Network Manager
Todas as novidades aqui
Download: kubuntu-13.10-desktop-amd64.iso (976MB, SHA256, torrent)
Xubuntu 13.10 Saucy Salamander– Flavor do Ubuntu com Xfce
Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance.
Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.
A nova versão do Xubuntu foi anunciada por Pasi Lallinaho que deu a conhecer algumas das novidades das quais se destacam:
- Nova versão do xfce4-settings
- Uma ferramenta para mudar as cores do sistema
- Novos Wallpapers
- Novas versões do GTK+ themes
Todas as novidades aqui
Download: xubuntu-13.10-desktop-amd64.iso (842MB, SHA256, torrent)
Edubuntu 13.10 Saucy Salamander – o Ubuntu Linux para a escola
O Edubuntu é uma distribuição para ser usada em salas de aula e que traz consigo muitas aplicações educacionais e jogos. O Edubuntu é desenvolvido em colaboração com professores e técnicos de informática de várias partes do mundo com o objectivo de facilitar o processo de aprendizagem por parte dos alunos.
A nova versão do Edubuntu (esta versão terá suporte durante 9 meses) foi anunciada por Stéphane Graber .Não são muitas as novidades relativamente à versão anterior, apenas a destacar as actualizações ao nível do software:
- Unity 7.1.2
- LibreOffice 4.1.2
- Firefox 24.0
- Thunderbird 24.0
- Linux kernel 3.11
- Upstart 1.10
- Python 3.3.2
Download: edubuntu-13.10-dvd-amd64.iso (2,832MB, SHA256, torrent)
Lubuntu 13.10 Saucy Salamander – Flavor do Ubuntu com LXDE
Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos. Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware.
A nova versão do Lubuntu foi anunciada por Mario Behlingque deu a conhecer algumas das novidades das quais se destacam:
- Melhorias no gestor de ficheiros PCManFM
- Firefox é agora o novo browser do Lubuntu
- Melhorias ao nível do artwork
Download: lubuntu-13.10-desktop-amd64.iso (702MB, SHA256,torrent)
Ubuntu Gnome 13.10 Saucy Salamander – O Ubuntu sem Unity
O Ubuntu Gnome foi inicialmente criado por um grupo de entusiastas do mundo GNU/Linux que, descontentes com a integração do Unity no Ubuntu (desde a versão 11.04 Natty Narwhal) decidiram disponibilizar um Ubuntu com o Gnome, ao qual deram o nome de Ubuntu GNOME Remix. Desde a versão 13.04, o Ubuntu Gnome passou a ser uma distribuição oficial do Ubuntu e daá a mudança de nome.
A nova versão do Ubuntu Gnome Remix foi anunciada por Ali Jawad deu a conhecer algumas das novidades das quais se destacam:
- Gnome 3.8
- Melhorias ao nível do artwork
- Ubuntu Online Accounts deixou de estar disponível por omissão
Download: ubuntu-gnome-13.10-desktop-amd64.iso (865MB, SHA256, torrent)
Estas são algumas das alternativas ao Ubuntu 13.10 que propomos hoje. Caso ainda não encontraram a distribuição à vossa medida, vejam por exemplo na categoria Linux ou então adiram à Comunidade Pplware@Linux. Algumas das imagens do artigo foram retiradas do site webupd8webupd8.
Qual a distribuição baseada no Ubuntu que mais gostam?
Este artigo tem mais de um ano
Bom artigo, parabéns. Este tipo de artigo é uma das razões porque gosto de vir ao pplware. Grande parte dos sites de notícias de tecnologia quase nunca mencionam Linux, nem alternativas aos SO existentes.
E como de costume cá estou eu para lembrar que além desses ainda falta mais algum:
Ubuntu Gnome 13.10 (a palavra remix foi removida)
Ubuntu Kylin 13.10
Ubuntu Studio 13.10
Boas navyseal,
Estive mesmo para incluit essas até porque já as abordamos em outras ocasiões. O Ubuntu Gnome 13.10 está na lista. Abraço
Boas!
Eu procuro uma distro que em termos de UI seja muito parecida ao W7 e que não precise de muitos recursos, para instalar no eeepc da minha mulher, o que me aconselham?
Faço a pergunta porque não sou conhecedor do mundo Linux/Ubuntu, embora já tenha tido uma ou outra experiencia com este SO.
Obg!
lubuntu
Que tal o ZorinOS ?
https://pplware.sapo.pt/linux/chegou-o-zorinos-7-um-linux-com-cara-de-windows-ou-macos/
coloquei na sexta feira o lubuntu num eepc e ficou muito bom aconselho. O pc tinha o windows 7 mas era lento e ja nem era usado.. assim sempre serve para aceder a internet e fica bem melhor.
Xubuntu para mim. Acabo por experimentar muitas distro, mas xfce acaba por ser uma constante. Ou Xubuntu ou Linux Mint xfce.
Ja agora, como ‘e que ele se porta com varios monitores em simultaneo?
Eu uso 2 monitores (vou para o terceiro) e com o 12.04 até o 13.04 tive de fazer isto, visto que um dos monitores está em portrait, um bocadinho de trabalho mas funciona relativamente bem.
http://www.webupd8.org/2012/11/how-to-use-multiple-monitors-in-xubuntu.html
É só usar o ArandR e o problema dos múltiplos monitores fica resolvido.
De qualquer forma, a versão 4.12 do XFCE virá com isso “corrigido” nativamente. Digo corrigido entre aspas, pois é uma funcionalidade em falta desde sempre no XFCE.
Xubuntu para produção, sem duvida muito customizavel e bastante confortável de usar, contudo tem alguns bugs especialmente com caching de sessões.
Lubuntu para hardware mais antigo e para pessoas muito habituadas ao velhinho XP é para mim uma excelente alternativa especialmente para os netbooks, contudo tem tido bugs a nível de Software Center.
Ambas as equipas têm feito um trabalho fenomenal que é de louvar, eu uso ambas as distribuições e instalo a muitos amigos e família, regra geral não voltam atrás.
Por que o ubuntu gnome remix ainda esta com o gnome 3.8 sendo que ja esta disponível a versão final do 3.10?
O Ubuntu (que é a base) tem nos repositórios o GTK 3.8 e u Ubuntu Gnome “herda” esses pacotes.
Para teres o 3.10 (ou pelo menos algumas funcionalidades) penso que só através de ppa’s da equipa do ubuntu gnome.
Dá uma olhadela no site deles que têm lá explicado essa questão dos ppa’s
Ubuntu Gnome 13.10 sem dúvida. Aplausos para a capacidade de ao fazer o upgrade do Ubuntu reconhecer que é a versão gnome-shell que deve instalar e não serem precisas as complicadas operações de desistalar o Unity e instalar todo o gnome-shell. E está muito mais fluído de raiz.
Para um netbook escasso de recursos recomendam o Xubuntu ou o Lubuntu?
Ficas bem servido com qualquer um deles. É uma questão de gosto pessoal. Experiementa os dois.
Foi esse site que me incentivou a mudar pro linux, e sempre serei grato por isso. Recomendo sempre o Lubuntu ou WattOS.
Quanto à pergunta inicial do tópico: “Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu?”
Poderão ver este gráfico bastante interessante: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Linux_Distribution_Timeline.svg
Uauuu.. chega a ser assustador olhar para esse gráfico !!