Última hora: Portugal Telecom e brasileira Oi fundem-se
…em actualização
As administrações da PT e da Oi acabam de dar o primeiro passo para uma operação de fusão que criará uma multinacional luso-brasileira.
O acordo foi assinado ao início da manhã desta quarta-feira e dado a conhecer através da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. Zeinal Bava vai assumir a presidência executiva da nova empresa. Henrique Granadeiro será vice-chairman e o atual chairman da Oi, José Mauro da Cunha, manterá a posição.
A operação de fusão é uma consequência natural da aliança industrial entre a Portugal Telecom e a Oi, estabelecida em 2010. A combinação dos negócios da Portugal Telecom e da Oi resultará na criação de um operador de telecomunicações líder, cobrindo uma área geográfica com cerca de 260 milhões de habitantes e cerca de 100 milhões de clientes. A transação consolidará a posição das duas sociedades como o operador líder nos países de língua portuguesa, liderando em todos os mercados em que opera. A combinação dos dois grupos pretende alcançar significativas economias de escala, maximizar sinergias operacionais e criar valor para seus accionistas, clientes e colaboradores. A CorpCo irá operar em mercados estratégicos e beneficiará das prospectivas favoráveis de crescimento no Brasil e das operações consolidadas em Portugal, preparadas para a retoma económica. A Combinação de Negócios irá potenciar a implementação de iniciativas estratégicas actualmente em curso, nas quais a Portugal Telecom e a Oi têm partilhado a sua experiência e know-how em áreas tais como desenvolvimento de produtos, apoio ao cliente, engenharia, operações e tecnologias da informação.
No comunicado com a chancela da PT lê-se que a operação a concretizar no início do próximo ano visa criar um “operador líder”: “Antecipa-se que a Combinação de Negócios irá gerar sinergias no valor atual líquido estimado de 1,8 mil milhões de euros”.
Consulte o aqui o comunicado completo.
Consequências/Reacções imediatas desta fusão
- Acções da Portugal Telecom levam bolsa nacional a subir quase 1%
- Acções da PT crescem mais de 8% depois de anúncio sobre fusão das operadoras
Este artigo tem mais de um ano
Pedro, isto em “termos” diretos para os portugueses clientes da pt que efeito poderá ter?
Eu gosto de pensar que com estas fusões o cliente sai sempre a ganhar. Lol
Acesso a outros mercados – lucro – mais investimento – mais emprego – tarifarios mais competitivos – melhor infraestrutura
Mais competitivos ou a mesma roubalheira de sempre? É que os tarifários mais competitivos em Portugal são os da concorrência e não da PT. Historicamente a PT sempre teve PVP muito elevado.
Ya, aquela dos 15gb’s ilimitados ainda não me entrou cá.
Isto pode ajudar é os imigrantes, se baixarem os preços.
Aqui no Brasil também. Por estas terras a Oi foi a pioneira na tecnologia GSM na década de 1990 e sinônimo de promoções e boas tarifas. Hoje fica a desejar para concorrência em termos de qualidade de ligação, tarifas caras e péssimo serviço de telefonia e banda larga ADSL e ADSL 2+. Nas áreas onde provê banda-larga ADSL, a OI tem experimentado numerosas de clientes que estão a migrar para GVT (Vivendi) e seu excelente serviço de internet via fibra. Espero que a fusão melhore as duas empresas, mas sou cético quanto a isto.
*correção = …experimentado numerosas PERDAS de clientes…
Excelente negócio. Uma tem sérias dificuldades em financiar-se, mas detém conhecimentos tecnológicos(PT) e outra está cheia de capital financeiro, mas vazia de conhecimentos (OI).Portanto, junta-se a fome com a vontade de comer.
A Oi é a líder de mercado no Brasil, que tem uma população de quase 200 milhões contra 10 milhões de Pt (ou vc ACHA que a “área geográfica com cerca de 260 milhões de habitantes e cerca de 100 milhões de clientes” referida no post diz respeito a Portugal?).
Então, eu me pergunto: COMO vc chegou a concluir que a Oi não tem conhecimentos tecnológicos?
A bem da verdade, a brasileira Oi vai muito bem, obrigado, enquanto a europeia TIM (que deveria ter muito mais “conhecimento tecnológico”, segundo seu pensamento) é a pior operadora móvel do mercado, líder em reclamações e está à venda.
Reflita.
Felipe, como você explica então as conexões da Oi na região Sul? A Oi foi muito bem enquanto operava só em SP e região, quando comprou a BrT passou a ser uma das piores operadoras do Brasil. Claro que conhecimento eles possuem, mas não existe interesse em investir. Espero que com a unificação com a PT (que já é uma das donas da Vivo) melhore os serviços na região Sul do Brasil.
Veja meu comentário mais abaixo, em que transcrevo matéria do O Globo de hoje. Na verdade é a Oi que é dona da PT, e não o contrário (tanto que a PT só terá cerca de 38% das ações da nova empresa).
Aliás, faz sentido, já que a base de clientes da Oi é absurdamente maior, assim como os ativos.
Sobre a Região Sul, não conheço a realidade, mas me lembro que a coisa já não era boa na época das estatais (como a TELESC), então o problema deve ser histórico.
Aqui no Rio, a Oi é ótima, e vou te explicar o porquê: havia aqui a TELERJ e a TELERJ Celular.
A TELERJ (telefonia fixa) foi privatizada e virou Telemar (hoje Oi).
A TELERJ Celular, privatizada, deu origam ao que hoje é a VIVO.
A Oi, no nascedouro, não tinha rede móvel, e a construiu do zero. Por isso ela é tão boa aqui no RJ. Quanto aos outros estados (ela só entrou em SP, por exemplo, acho que em 2006), a Oi foi entrando mediante acordos com outras operadoras.
Em suma: a rede deles aqui no Rio (e acho que no Espírito Santo) é própria. No resto do país, depende da rede de outras. O gargalo não é a Oi.
Detalhe: eu só sei disso porque minha mulher trabalhou lá.
A PT já não é dona da Vivo, a participação foi vendida à telefónica à uns 2/3 anos.
Como você pode dizer que a Oi vai bem?
A Oi presta um serviço porco em todo o Brasil ,só tem o mínimo de infraestrutura em capitais. Digo isso por experiência própria.
A Oi é líder de mercado? Atrás da Vivo, da TIM e da Claro?
Onde é que foi buscar essa informação? Num jornal dos anos 90?
Não venha para aqui aldrabar.
Tu só pode estar de sacanagem cara.
Ou então, só estar contando com a pequena área que a OI no Rio, em que ela utiliza Fibra Óptica, pois no resto do Brasil é um lixo do segmento de telefonia, internet, e etc.
Expressem-se sempre a pensar que, independentemente de portugueses ou brasileiro, estão pessoas, culturas e povos que sempre se ligaram.
Agora, com esta fusão, tudo poderá melhorar em termos gerais para ambas as culturas.
RESPECT!
Eu acho que aqui o que eles querem saber menos é das culturas ò Vitor 😀
Mas confesso que desconhecia a atual situação da OI, veremos.. Enquanto cliente PT que sou não posso reclamar com nada mas de facto esta noticia preocupa-me.
Boas notícias para os accionistas e para Zeinal Bava, más notícias para a PT, Portugal e os portugueses!
Não comungo das opiniões que descrevem, pelo contrário vai haver menos emprego. Não conheço nenhuma fusão no fundo em que o resultado final não seja o despedimento de milhares de trabalhadores.
Estão a esquecer-se que a PT como empresa desaparece, a sede passa para o Brasil e ninguém garante que não aconteça o mesmo que na Cimpor (os brasileiros ficaram com os activos, ou seja, as fábricas e mandaram o endividamento, ou seja, a conta para a Cimpor, resultado, a Cimpor está atolada em dívidas e não admirava nada que fechasse portas).
Ao contrário do que dizem, a OI está descapitalizada (os accionistas da oi retiraram muitos dividendos e esqueceram-se de investir nas insfraestruturas). Não tenham dúvidas que a PT é muito melhor gerida que a OI, mas…. é mais pequena. A PT vai estar em declínio, não tenham dúvidas. Boas notícias para a fusão Zon/Optimus, que assim deixa de ter o seu concorrente concentrado em Portugal (a cabeça, ou sede, passa para o Brasil), aqui vai ficar uma mera subsidiária com 1 data center…..
Exactamente,
Não há fusão sem reestruturação, assimilação de departamentos, etc… obviamente que vai haver é despedimentos em grande escala, ao contrário do que estavam aqui a apregoar.
Eu presenciei e vivi 2 situações em duas multinacionais e o resultado é sempre o mesmo. A estratégia de fusão passa obviamente por despedir gente.
Quanto à oferta e redução de preços não há 1 único serviço da Pt que conheça que seja barato ou competitivo. E os que apregoam baixar é apenas porque a concorrência oferece melhor e mais barato, mesmo assim…
E a continuar a fugir com os lucros para a Holanda…
Isto vai melhorar a minha internet? Que pago 4Mb e tenho 1.5Mb super instáveis? Claro que não há mais de 5 anos que reclamo esta porcaria só fica pior.
Apenas sou cliente da PT pk a net móvel independentemente da rede são muito lentas
Mais capital – mais investimento – mais infraestrutura – mais fibra á porta da sua casa.
Cumps
fibra a porta, o tanas!
anda agora aí uma empresa, a dst a instalar serviço de fibra pelas zonas rurais. a PT, jazuz, anda-se a agarrar aos seus clientes ADSL precário como uma lapa.
PT é sempre de evitar, pelo menos para clientes residenciais. pior empresa não pode ser, então a assistência pós venda… devia ser levada à lei
Essa empresa, dst ou Domingos Silva Teixeira muito provavelmente está ao serviço da PT
Todos os tarifários em linhas de cobre são até um determinado valor, no teu caso é até 4Mb. É óbvio que não pode ser instalada uma velocidade superior caso a linha não suporte, senão nem serviço tinhas, de todo.
Segundo o valor que referes, a classe técnica instalada deverá ser de 2Mb. Caso esse valor esteja a ser visto no router, aconselho vivamente uma chamada para o 16209 porque a linha está configurada com valores superiores ao que permite e é por esse motivo que a linha está instável.
As linhas de cobre estão a entrar em desuso por isso duvido que hajam melhorias nesse aspecto, mesmo tendo em conta esta fusão.
Se não acontecer o mesmo que aconteceu à TAP!?
Bem hajam!
Vai aconteçer o mesmo que aconteçeu entre a zon e a optimus
Fusão não é privatização
Cumps
Será mais parecida a uma nacionalização por porte do Brasil, já que a OI tem importantes accionistas do estado brasileiro!
Por acaso a TAP privatizou alguma empresa brasileira?
Não alcançou, mas quis gracejar!
Bem hajam!
espremendo o termo “fusão” isto significa exactamente o quê? Que a nossa PT foi comprada pela brasileira OI? Da qual já detinha percentagem? E o Zeinal, antecipando este evento, já tinha ido para a presidencia da OI preparando este acontecimento?
Posso estar a ser um pouco demagógico mas parece-me que vamos ficar sem a “nossa” empresa de comunicações … estamos em saldos! Vai tudo EDP, PT, …
A fusão é a OPA dos pobres, porque pode nem sequer envolver nenhum dinheiro. Numa OPA, uma empresa compra a outra, numa fusão é exactamente a um casamento, juntam os trapinhos, bens, dívidas….. tudo!
Numa OPA, acontece o mesmo! A empresa ao comprar, compra tudo, incluindo as dividas! Nesse aspecto é igual.
Uma fusão, é realmente a junção das duas empresas, tendo em conta que a outra empresa já pertencia a outra.
A Oi já pertencia a PT (a PT era quem tinha mais acções da Oi). A PT não iria comprar algo que já era sua…
Isso é semelhante ao que aconteceu a ZON e Lusomundo, eram duas empresas diferentes, mas eram as duas da ZON, fundiram-se e a Lusomundo, passou a chamar-se ZON Lusomundo.
Numa OPA é diferente, uma empresa compra a outra (normalmente a empresa adquirida desaparece). Numa fusão, avaliam ambas as empresas e juntam tudo, neste caso os accionistas da PT ficam com 38% da futura empresa e os accionistas da OI ficam com os restantes 62%.
Estás confundido, a OI não pertencia à PT, nem a PT à OI, existia sim participações cruzadas entre ambas, mas sem controlo de gestão. A PT tem cerca de 25% da OI (várias participações) e a OI tem 10% da PT. No caso da fusão estas participações cruzadas funcionam como acções próprias da futura empresa.
Exacto. Por isso disse que a PT tem mais acções da Oi do que qualquer outro accionista individualmente. É o accionista que detém o maior numero de acções.
Logicamente não quer dizer que manda na empresa, por lá esta, tem apenas uns 30% da empresa. Mas já tem muito peso nas decisões.
PS.: Isto é uma estratégia para tornar difícil de acontecer o que aconteceu com a VIVO. Dificultando eventuais OPAs.
Por exemplo quando a Sonae tentou fazer uma OPA a PT, só pretendia a empresa TMN. A CMVM é que não validou o negocio.
Com isso a PT fundou a TMN (que era uma empresa sua) ao grupo PT. Assim, a TMN não é uma empresa sozinha e não pode ser comprada individualmente, pois a empresa mãe é a PT, TMN passou a ser uma marca/empresa da PT e não uma empresa individual.
A PT era o maior accionista da “Oi”, obteve essa posição na altura em que a Vivo foi comprada pela Telefónica.
Ou seja esta fusão, não é propriamente a Oi comprar a PT ou vice versa. Antes é a Oi a passar a ser controlada pela PT, pois é que detém mais accionista.
Podemos dizer que são empresas diferentes, mas quem controla as duas é a apenas uma, neste caso a PT.
Mas a Oi também comprou acções da PT, acho que ambas tinham cerca de 10 ou 20% na na outra.
Quem pensa que fusão é sempre um negócio bom, está redondamente enganado. Em fusões, sempre há desemprego, e também não é garantia de melhora nos serviços prestados. Podem ter certeza de uma coisa: muitos perderão emprego, não haverá um só emprego a mais em razão desta fusão. Ainda para complementar, em termos de tecnologia a Portugal Telecom não está à frente da OI, mas está bem atrás em termos financeiros.
Como se irá chamar a nova empresa?
CorpCo, está lá descrito no artigo!
CrapCo?
As empresas vão manter os nomes. Ver o site do Jornal de Negócios
Os nomes comerciais, mas a empresa-mãe vai chamar-se corpCo, como empresas a PT e OI desaparecem, ficam apenas os nomes comerciais.
boas…
Aquilo que me parece é que em Portugal trabalha a Pt no brasil a Oi, mas quem gere o negocio é uma cois aparecida com uma 3º dona de tudo…
è uma empresa dividida em gestão corpco, pt,oi…
a ver vamos, mas acho que apenas 38% da participação é muito pouco para o valor da Pt…
É mais que Oficial…estamos em saldos…protejam as vossas irmãs e irmãos…
cmps
A empresa vai chamar-se CorpCo
Um nome estranho sem dúvida!
CorpCo, ou COCO para os amigos.
Piadinha seca, para animar o pessoal xD
Após ler os comentários deste post e perceber certa confusão – teve até gente dizendo que a PT era acionista majoritária da Oi porque a Telefónica comprou a Vivo (o que é um absurdo, porque são empresas diferentes a Oi e a Vivo) – fui pesquisar nos jornais locais e encontrei exatamente o contrário: a Oi é a maior acionista da PT, de acordo com O Globo: http://oglobo.globo.com/economia/portugal-telecom-oi-assinam-acordo-para-fusao-10221929
A PT ao vender a Vivo a Telefónica, incluindo no negocio estavam acções da Oi. A PT aproveitou o encaixe financeiro com a venda da Vivo, para comprar mais acções da Oi.
Agora, não sei até que ponto pode dizer que a Oi é o maior accionista da PT: http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/Investidores/Grupo/ParticipacoesQualificadas/partqual.htm
(Nem se encontra na lista dos principais accionista.)
Já a PT tem mais de 38% da acções da Oi.
É como eu disse acima: “de acordo com O Globo”.
Pois o sacana do Jornal mudou o texto. Se vc abrir o link que mandei, agora diz o seguinte: ” uma das principais acionistas da operadora brasileira”.
Filipe, estás enganado. O JJ já explicou e eu também o que aconteceu no passado. A PT e a Telefonica eram donas em 50% cada da VIVO, a Telefonica comprou a VIVO por 7,5 mil milhões de Euros e a PT com metade desse dinheiro comprou aproximadamente 25% do capital da OI (várias operações complexas, uma vez que a própria OI nasceu à relativamente pouco tempo de uma fusão de várias operadoras). No acordo entre ambas as empresas e accionistas, a OI comprou 10% do capital da PT. Mas a OI não é o maior accionista da PT, é um dos maiores, mas à frente tens o BES e a RS Holding, só depois vem a OI com 10%.
Obrigado por esclarecer, Rui. 🙂
OI???
UI!!!
Noticia não é verdadeira.. Ainda não se fundiram! Como descrito é o primeiro passo.. ou tvz não com o Zeinal Bava a presidir ambas companhias..
Mas voltando, pode como pode não acontecer..ainda não é uma realidade!
Isto significa que a futura empresa vai centrar os seus investimentos no Brasil, e vai desinvestir cá em Portugal.
Estamos bem arranjados estamos…
Já pra não falar que os investimentos no Brasil é tudo dividendos para os accionistas. 😉
Não sei quanto a outra empresa, mas a OI Brasil é um lixo completo.
És brasileiro? 🙂
Também tenho a noção de que a OI passa por muito maus lençõis, por isso foi imposto o Zeinal Bava para gerir a OI. A PT consegue gerar muito mais dividendos aos accionistas e já não consegue crescer mais. A OI tenho a ideia que os accionistas querem é receber dividendos e deixam a empresa sem dinheiro para investir em infraestruturas.
Sim, sou brasileiro, tenho muita esperiencia com a OI e congêneres, espero que essa nova gerência ponha as coisas nos trilhos, é a única coisa que falta já que dinheiro para investir a OI tem de sobra.
Noticia pessima para os Brasileiros, ainda mais eu que uso Oi, e serviços adsl e fixo, e movel Oi., A oi ja era uma coisa ruim agora com essa união imagino como séra os serviços.
Pessima noticia, e ja avaliando uma mudança para outra operadora fixa, adsl, e movel.
Realmente a definição para isso é Oi e pt FUnDE Se, mesmo.
Para os clientes da OI, a notícia é boa, o Zeinal Bava vai meter na linha a OI. Não é preciso fazer muito, basta levar para o Brasil o que a PT faz em Portugal.
O maior problema é que a OI não tem dinheiro para investir nas redes que opera.
Os portugueses é que tem de estar preocupados, a qualidade pode caír, desinvestimentos, etc. Mas não tenham dúvidas, a PT é claramente superior a nível tecnológico em relação à OI.
Podes por exemplo ver o que é a VIVO, o que é hoje pode agradecer à PT e ao dinheiro lá investido (quase levou a PT à falência, por isso a PT vendeu 50% à telefonica….. e esta viu que tinha em mãos uma mina de ouro e comprou os restantes 50%).
Na verdade dinheiro para investir não é problema, como toda a empresa de telecomunicação brasileira ela fatura muitos bilhões, porém a mesa diretora prefere colocar a grana no bolço ao invés de investir.
Segundo o pessoal do Brasil, a OI padece de problemas estruturais, que seguramente serão superados com o knowledge da PT.Mas a junção, tem como objetivo o mercado PALOP/Brasil e terá sido a salvação da PT, que há pouco tempo se safou de um take-over hostil, proveniente da China.
Sou gestor e acompanho de perto o mundo dos negócios (muitas vezes ao dia) e nunca vi ou li essa história dos chineses lançarem uma opa sobre a PT. É verdade que a PT estava muito vulnerável, não tenho dúvidas que se não houvesse crise, a PT tinha muitos interessados. Para quem não sabe, a PT é uma das mais avançadas empresas de telecomunicações no mundo! Estará nas 3 melhores e mais avançadas do mundo!
Fakir? Os rumores que ouviste, provavelmente são os mesmos que diziam que os chineses estavam interessados no BCP, fez as acções subir 100% para 0,18€ e depois caíram a pique! Há muitos interessados nestas manobras e com isso ganham muitos milhões de euros. Um dos papagaios que falou no interesse chinês no BCP foi o Marcelo Rebelo de Sousa na TVI. Secalhar ouviste o mesmo a falar desta vez sobre a PT 🙂
Explode PT, explode…
Trabalho para uma empresa de telecomunicações brasileira e sei por experiência própria que o grande problema está em oferecer serviços de qualidade a todos os clientes…Quem mora em grandes capitais de estado até tem sorte mas quem mora em cidades mais pequenas tem muito o que reclamar. Não vou dar detalhes mas o mesmo se passa em Portugal com a PT que não é capaz de cobrir todo o pais com sinal TDT por exemplo.
A OI é uma desgraça no brasil, tem perdido assinantes constantemente depois que seu Ex presidente disse que brasileiro nao precisava de mais que 1m de banda.
Se recusou a obedecer normas da Anatel e tentou boicotar as decisoes publicas do orgao.
Finalmente a fracassada OI conseguiu um macaco gordo pra se segurar antes de afundar.
E agora começam os despedimentos sem se perceber o motivo, ou melhor, o motivo é a ganância dos administradores que cada vez mais mostram que não percebem disto. Se não fossem as pessoas (muitas vezes pessoas de empresas externas)que têm gosto no que fazem e que lançam ideias para os produtos da PT. Senão não existiria o Meo Go nem Music Box nem nada disso. Mas agora despedem e esperam que o que três pessoas faziam seja apenas feito por uma no mesmo tempo!