Chegou o Gnome 3.10 com muitas novidades
Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer . Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar do Xfce e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.
Depois de vários meses de trabalho, eis que chegou o Gnome 3.10 com muitas interessantes novidades.
A equipa responsável pelo projecto Gnome, anunciou durante o dia de ontem a disponibilização do Gnome 3.10. Esta versão chega seis meses depois da ultima versão estável e traz consigo novas funcionalidades, actualizações, melhorias significativas e um conjunto de pequenos bugs corrigidos com o objectivo de satisfazer as necessidades dos utilizadores e dos novos projectos que têm como objectivo oferecer a melhor integração com o utilizador.
Para Allan Day (Designer do Gnome), o Gnome 3.10 é uma actualização significante para todos os utilizadores e programadores, uma vez que oferece novas funcionalidades, das quais se destacam:
Suporte experimental para Wayland
Projecto idêntico ao Mir, desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat.
Control Center integrado
Com a versão 3.10, os utilizadores passam a ter uma área de controlo e gestão das funcionalidades mais importantes do sistema. Com este painel, o utilizador pode ver facilmente o estado de vários dispositivos e melhorias ao nível da privacidade, Modo avião, etc
Header Bars
O gnome 3.10 introduz também uma nova interface..o header bars. Com esta opção, o utilizador passa a ter um ambiente mais bem organizado o nível do conteúdo da janela.
Novas aplicações
A missão do Gnome foi criar um novo conjunto de aplicações para o Gnome 3.10. Nesta versão estão disponíveis o Music, Photos, Notes, Software e Maps. Saiba mais aqui
Software
O gnome 3.10 inclui também uma nova aplicação que permite localizar e instalar facilmente aplicações chamada software. Esta ferramenta permite centralizar tudo o que é downloads de software, actualizações, etc. No futuro, a Gnome já referiu que irá integrar um módulo para classificações, comentários, screenshots, etc.
Geolocalização
O Gnome 3,10 inclui também uma nova framework para geolocalização. A localização do dispositivo passa a ser determinada a partir de várias fontes, com base na nossa ligação à Internet e também com recurso a GPS.
Aqui fica um vídeo produzido pelo site webupd8, com todas as novidades:
Homepage: Gnome 3.10
Este artigo tem mais de um ano
Eu é mais KDE… o melhor ambiente desktop para Linux sem dúvida alguma. quem anda amedrontado com o consumo de recursos não precisa de se preocupar.
+1
É verdade, a cada versão esta melhor. A única coisa que acho negativo no KDE é as mil e uma configurações dentro de outras configurações que por sua vez estão escondidas também… E os mil e um temas muito ao estilo Candy Crush… Já agora, também já era altura de o pessoal do KDE melhorar a ferramenta de configuração de áudio. Tirando isto, esta cada vez melhor.
Para mim o melhor desktop…
+1
e está a ficar com melhores características a cada versão..
Cada vez melhor, qual é a versão baseada em debian que já possui este gnome?
eu prefiro o xfce ou gnome
tem como mudar a barra de tarefas de cima para baixo
Estaria o Gnome interessado em se tornar portável para Tablets? Pois, estas mudanças são originárias de OS mobile, exceto o “Header Bars” que vem do Mac OS.
Obs: Acho que esqueceram de pegar o Unity da Canonical, que se popularizou junto ao Ubuntu…
O que eu gostaria mesmo era de ver um esforço no sentido de desenvolver drivers para as placas não suportadas (por exemplo: nvidia). Não sei se com o driver genérico de linux para placa gráfica este gnome 3.10 seja “suportado” ou que tenha uma performance decente.
Parece-me que o gnome está no bom caminho …
Alguém sabe os comandos para instalar o esta versão do Gnome no Ubuntu 13.04?
Não recomendo a fazeres isso, eu testei e o Gnome ficou muito instável, desapareceram aplicações, cliques que não fazem nada, etc…
debian com 7.0 e esta versão do gnome, recomendam?
eu baixe a ISO diretamente do release note…
e nao tem a opcao de instalar(ou eu nao achei)
depois que carrega o live-image
alguem conseguil instalar no HD a ISO que ta no release note?
link do release:
https://mail.gnome.org/archives/devel-announce-list/2013-September/msg00003.html
link da iso:
http://ftp.gnome.org/pub/gnome/misc/promo-usb/gnome-3.10.iso
Cada vez pior. O look nunca foi o forte do Gnome, mas pelo menos antigamente era leve, relativamente bem arrumado, e funcional. Agora é pesado, e cada vez mais impossível de trabalhar como ele. Gostava de ver alguém trabalhar 8 hora frente a um ecran com essa coisa… Até o XFCE, que visualmente sempre foi pobre, actualmente permite um nível de configuração e ajustes muito bons. Depois de bem configurado, não envergonha ninguem, e a nivel de organização, fluidez e funcionalidade, dá um baile a este Gnome que tem anos de existência. Mas pelos visto a idade é como nas pessoas. Só lhes acentua os defeitos. Relativamente ao KDE, não tem comparação possível. Aliás não conheço nenhum com comparação ao KDE relativamente a fluidez e personalização. Nem o Windows chega aos pés do KDE. Linux para mim, passou a ser Debian+KDE. O resto é conversa.
Tem alguma distro que me indicas, para notbook, sendo debian + KDE? Atualmente uso o zorin 6.4 baseado no ubuntu 12.04.03. Eu gosto do sistema por que é simples e prático. Mas a ran está sempre em 600 a 800. Tava medindo ele, sem usar nada, e o consumo de ram não baixa de 600. Com isso minha bateria consome energia. Será que com o kde isso Muda?
Aguardo retorno;;…
O XFCE é bom, mas não gostei do mint. Será que tem uma distro, com os programas básicos tipo o zorin os, mas, mais leve?
Olá Rodrigo. A vantagem do ZorinOS é a semelhança do ambiente gráfico com os sistemas windows, mas como é óbvio, devido a trazer tanta coisa instalada, acaba por consumir muita memória ram. Se procuras uma sistema mais leve, o ideal seria mesmo Debian + KDE. É fácil de instalar, ao constrário do que muita gente diz. O único contra é que a nível de interface, a instalação padrão talvez necessite de alguns ajustes para ficar ao teu gosto. Relativamente a codecs e software que necessites, basta ir ao synaptic e procurar. Está lá tudo. É tão fácil de instalar como na central de programas do Ubuntu. Hoje em dia é cada vez mais raro ter de recorrer à linha de comandos. Atenção que o KDE, por natureza, consome um pouco mais de RAM do que os outros ambientes gráficos. No entanto é rápido e fluido, muito mais do que Gnome e o Unity. Só perde mesmo para o XFCE. Se instalares Debian+XFCE, aí sim ficas com um sistema ainda mais fluído e mais leve no consumo de ram. O XFCE na configuração padrão, é gráficamente pobre. Mas se reparares, nas suas opções de configuração, ele é muito bom na personalização. Em cerca de 30 minutos consegues colocá-lo gráficamente semelhante a um “Windows XP”, mas com uma fluidez de fazer inveja. As opções de configuração estão lá todas. Não precisas de usar linha de comando para nada. Se tens escassez de memória (até 512 de Ram) esta é a melhor solução. Se tiveres uma PC com cerca de 1GB Ram, podes instalar Debian+KDE sem problema algum, que ainda te vai sobrar muita Ram. Se fores iniciante no linux, experimenta uma das variantes do Ubuntu (Xubuntu que vem com o XFCE ou Kubuntu que vem com o KDE). Aconselho-te a instalares uma versão LTS (a última foi a 12.04 LTS, a próxima sairá em Abril de 2014) uma vez que são mais estáveis e com menos bugs do que as outras que saiem a cada 6 meses.
Esqueci-me de referir que, se tens pouca Ram, deves optar por uma versão de 32 bits, de qualquer uma das distribuições mencionadas. Por norma, gastam menos 200 a 300Mb de Ram que as versões 64bits.
testei o kde eo xfce, ambos no meu not. O problema que encontrei é que não fuinionou o atalho do volume do teclado. Eu gostaria que funcionasse. Outra coisa, posso utilizar o mint 15 xcfe, mas queria saber se tens um atalho pra deixa-lo mais atraente.
Grato
Gnome 3 + Cairo Dock.
🙂
o que acham do ultimate edition 3.5.1?
Será que vale a pena?
Não troco o Unity pelo Gnome 3.10 e sou muito feliz por isso:-]
O Gnome 3.10 está caminhando muito bem, porém, apesar de ter gostado muito desse conceito da retirada da barra de títulos das janelas do sistema, isso não será aplicado nos softwares de terceiros (ex. gimp).
Já no unity, praticamente tudo é compatível ao ser maximizado, o que torna a experiência homogênea.
De fato, o que poderia ser investido, é um projeto que pudesse ser aplicado a qualquer aplicativo, maximizando o aproveitamento de espaço de tela (ecrã).
Talvez um simples projeto como esse já seria suficiente
http://thiagobezzy.deviantart.com/art/Interface2-411232740
Tem gente que torce o nariz, tem gente que não troca o Unity por ele e nem deve saber que a Canonical usa o gnome 3 para dar inúmeras funcionalidade para o seu desktop.
Atualmente mim usar uma instalação extremamente minimalista de linux arch + slim + openbox tint2. Tudo muito simplório, uns poucos itens no menu, um conky para enfeitar e escrever os atalhos de teclado que eu personalizo com o obkey, um atalho de super + as iniciais dos poucos programas que utilizo, thunar, lxterminal, leafpad, firefox, openoffice, banshee (gosto de manter meus albuns organizados =).
Ainda assim tem alguns aplicativos do gnome 3 que eu gosto de manter, o networkmanager-applet, gnome-calculator, gnome-control-center e esse miudos que eu uso por gosto ou praticidade.
Dou um boot de 97 megas de memoria e rapidamente já faço o firefox consumir 500 megas dos 2 gigas que tenho instalado nessa máquina.
Não procuro requinte, não procuro temas audáciosos, não quero emoções com grandes designers, a unica exigência que mim ter com minha distro unicamente de mim, onde eu selecionei a dedo apenas os pacores necessários, é as coisas serem da forma mais simples, mas claro, não as mais simples.
Mim ser homem das cavernas do linux, mim me sentir muito confortável em um terminal e mim não pensar que coisas modernas vão ser uteis à mim.