Steam apresenta Family Sharing
Por Cláudio Catarino para o Pplware
Um serviço que permite a partilha de jogos com outros utilizadores
Como é de conhecimento geral, a Steam é uma plataforma de jogos que permite a todos os utilizadores comprarem, jogarem e comunicarem com os seus parceiros de jogo. Atualmente a Steam consegue ser uma das plataformas mais jogadas em todo o mundo, se não a maior, criando um leque especial de jogadores que podem estar totalmente ligados e partilharem as suas experiências gaming.
A Steam acaba de anunciar uma nova novidade em relação à partilha de jogos com outros utilizadores, esse nova funcionalidade tem o nome de “Family Sharing”.
Uma da vantagens da Steam, como já foi referido, é a questão da comodidade da compra e dos preços dos jogos, que por vezes são aliciantes e tentadores, uma outra questão é da partilha de momentos e experiências durante o jogo, de tempo para tempo a Valve tem desenvolvido a pouco e pouco métodos que permitem os jogadores estarem mais ligados a nivel social mas também durante um jogo.
Com a Family Sharing, é permitido que uma Biblioteca tenha até 10 contas associadas, ou seja 10 utilizadores podem ter acesso a essa biblioteca e jogar os jogos existentes na mesma sem qualquer tipo de problema. Em tempos de crise, é uma mais valia, a familias com uma boa quantidade de gamers e grupos de amigos, pois os jogos são partilhados sem qualquer problema por várias contas.
A Steam referiu ainda que essa funcionalidade não está disponível aos jogos que necessitem de uma chave própria, alem daquela da Steam para jogar, pois esse jogo só irá estar associado a uma conta, indica que todas as DLC’s incluidas na biblioteca estarão disponíveis para todos os utilizadores com acesso a essa biblioteca, excluindo aqueles que necessitam da chave extra, como acima foi referido.
Durante essa partilha de biblioteca, somente os jogos são partilhados... os itens e feitos de cada jogador, como mesmo os saves de cada jogo não é partilhado, fica somente o jogo e cada conta tem os seus próprios feitos e itens.
Para quem quiser testar a funcionalidade, a Steam fornece um programa beta a quem se juntar a pagina da comunidade Family Sharing.
Acham que esta nova funcionalidade da Steam é importante? Acham que vai aliciar mais os utilizadores comprarem mais jogos?
Este artigo tem mais de um ano
Esperem, com isto eu poço simplesmente fazer com que um amigo meu possa usar a minha biblioteca de jogos comigo ao mesmo tempo? Ou seja, ele pode jogar ao mesmo tempo que eu com a mesma conta?
Não. Se usarem a mesma biblioteca de jogos, apenas um pode jogar um jogo ao mesmo tempo tento o proprietário do jogo (quem o comprou) sempre prioridade sobre todos os outros.
Boas.
Acho que li algures que isso não seria possível. Ou seja, é possível partilhar os jogos com outras pessoas mas não é possível jogarem ao mesmo tempo.
Sim exactamente, esqueci-me de referir no artigo, e tem todo o sentido, pois cada jogo possui uma Key, e se formos jogar online so um pode a utilizar, como é obvio, mas mesmo assim é muito bom para se pouparem uns trocos quem queira so jogar offline
“Esperem, com isto eu poço simplesmente…”
POÇO?!
OMG, .Realmente…. devia estar a pensar em poços… Nem reparei.
E existe alguma forma de saber se os jogos são ou não incluídos nesta função?
Como assim Hugo?
Hmmm… Onde é que eu já ouvi isto antes?
Já era possivel ter o jogo em várias maquinas só com uma chave.
Por exemplo o Fm permitia só um utilizador comprar e jogarem várias pessoas ao mesmo tempo só o original poderia estar online e os outros offline
isso é espetaculo
Se realmente for assim e não tiver aspectos negativos, acho muito porreiro