iOS Beta 4 mostra evidencias de leitor biométrico no novo iPhone
A nova versão do iOS 7, a beta 4, foi lançada hoje a meio da tarde. As novidades foram já apresentadas e analisadas para que se vejam o que esta versão traz de novo e o que podemos esperar dos trabalhos que estão a ser feitos pela Apple para este seu novo sistema operativo para os seus dispositivos móveis.
Se a maioria das novidades são apenas cosméticas e de correcção de problemas entretanto encontrados, houve que estivesse a analisar a fundo esta nova versão e tenha descoberto novidades que apesar de esperadas, não passavam de rumores sem grande fundamento.
Um conhecido e curioso developer do iOS, Hamza Sood, esteve a analisar em detalhe a versão Beta 4 do iOS 7 e descobriu uma novidade muito interessante e que poderá confirmar alguns rumores que se falaram sobre o suposto novo iPhone que será lançado muito em breve.
Num dos ficheiros do novo iOS foi encontrada uma prova que pode confirmar que a Apple se prepara para incorporar num futuro muito próximo um sensor biométrico no iPhone.
O ficheiro que foi encontrado na secção Accessibility e contêm referências para explicar a forma como pode ser feita a identificação de um utilizador através da sua impressão digital.
Não existe ainda uma certeza de que o novo iPhone estará equipado com esta tecnologia, mas a recente compra por parte da Apple da Authentec indicava já uma intenção desta de incorporar este tipo de tecnologias nos seus equipamentos futuros.
Os rumores que davam como certa a sua inclusão no novo iPhone, que poderá ser lançado já no dia 06 de Setembro, ficam agora com um maior grau de confirmação e ficam presentes ainda mais indícios de que a Apple poderá estar a testar esta tecnologia nos seus equipamentos futuros.
As possibilidades de utilização desta tecnologia são muitas, desde a simples identificação dos utilizadores nos seus equipamentos até à criação de perfis para permitir que vários utilizadores usem os dispositivos.
Temos ainda de ter presente que não é a primeira vez que a Apple incorpora componentes no iOS que depois acabam por ser removidos mais tarde, não se concretizando e acabando por ser eliminados de forma definitiva.
O que se sabe é que o novo iPhone deverá ser algo de revolucionário face à concorrência para conseguir ultrapassar o que esta tem apresentado. A fasquia está alta, mas provavelmente a Apple conseguirá ultrapassá-la.
Este artigo tem mais de um ano
Samsung a lançar um equipamento já com isso…em 3…2…1…
PUM!
Até porque ainda não tinha sido já implementado…
https://motorola-global-portal.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/62441
“Temos ainda de ter presente que não é a primeira vez que a Apple incorpora componentes no iOS que depois acabam por ser removidos mais tarde”
considerando que é o tipo de coisa que só faz sentido com hardware próprio, não é lógico que apareça no sistema nesta altura para depois ser removido, dado que já sabem se há, ou não, hardware que necessitaria do suporte.
A única dúvida é em que dispositivo(s), mas será certamente ainda neste ano
Quanto à data de 6 de setembro, parece ser muito improvável. A Apple não faz apresentações à sexta, faz de preferência às terças ou quartas. E a primeira semana de Setembro está demasiado colada às férias de Verão, o que torna um lançamento menos eficaz para ganhar a atenção dos compradores
Basta possuir reconhecimento facial através de uma das cameras, para ser considerado que possui um leitor biométrico.
No caso de ser mesmo por leitura de impressão digital, e para ser pequeno, existem poucas opções tecnológicas…lembram-se de um pda da HP/Compaq que possuía este tipo de acesso?
Basta olhar para os laptops que possuem este tipo de leitor, e ver a ideia da potencial solução.
Lanço a discussão… se for um leitor biométrico de impressão digital, não estará a Apple a “copiar” a ideia do pda da Hp? 🙂
Vamos aguardar para ver!
A apple nao é conhecida por inventar tecnologia, mas por a implementar bem.
Muito bem dito Sérgio.
“bem”
Nailed it!
Estilo o Maps? 😀
Ninguém diz que a Apple é a primeira a incorporar, mas espera-se que sirva para um leque mais alargado de cenários.
Para além disso a Apple adquiriu tecnologia que permite usar sensores muito mais resistentes, de menor espessura, com melhor imagem e que reconhecem tecidos vivos, o que torna viável como medida de segurança.
Leitores biométricos para controles de acesso, julgo que será esta a finalidade da implementação no smartphones, vai ter muito que se diga…porquê!!…a minha pergunta é simples, alguns de vocês usa ou já usou um leitor biométrico de leitura de impressões digitais? Eu já, desde um mais “baratucho” que tenho em casa até ao mais caro (top de gama) que se encontra no meu local de trabalho, e digo-vos as vezes que aquela “porcaria” raramente faz a leitura à primeira. Vamos lá ver se nos smartphones eles irão pôr este sistema a funcionar perfeitamente com um elevado nível de segurança. Na minha opinião, atendendo à alta tecnologia do meu “pica ponto” do emprego e ao seu fraco desempenho, acho que nos smartphones a “coisa” não vai funcionar muito bem e a malta vai desactivar esta opção.
Saudações ppl
Biometric Kit, provavelmente um dispositivo a parte do tlm para se ligar a ele.
Um kit à parte (dongle) não é concerteza.
Fala-se que é um dispositivo para substituir o actual botão Home, que passa a ter um sensor para, nomeadamente, ler impressões digitais.
http://appleinsider.com/articles/13/07/29/iphone-home-button-fingerprint-scanner-described-in-latest-ios-7-beta
Se leres o que aparece no ficheiro de propriedades, diz claramente que é para usar o polegar no botão do telemóvel
Parece que vamos finalmente ver inovação por parte da Apple…
Assim os Serviços Secretos Americanos já podem ter o acesso e criar uma base de dados com a impressão digital de muita gente.
Qualquer dia tem uma pequena agulha para fazer analise ao sangue e verificar se o utilizador é mesmo o dono do iPhone.
Não percebi. Afinal onde estão as novidades.
Então o meu iP5 n tem leitor biométrico, logo se sair algo do genero no iP5S ou iP6 é novidade.
A novidade neste caso é a possibilidade de usar dedos diferentes para diferentes funções.
Parece que a Samsung, que tem reconhecimento facial, vai responder – caretas para isto, piscadela de olho para aquilo, abanar a cabeça, etc.
Acho que este sistema vai ser um facilitador para as passwords que ficam alojadas na cloud. Sempre que se quiser inserir a password, seja criada por nos ou pelo icloud, ira haver um pedido de autorização. Este pedido será ultrapassado por impressão digital ao j vês da introdução da password no teclado, tal como todas as outras autorizações tipo quando acedemos ao home screen, introdução da password para AppStore ….blá blá blá. No Iphone 5S terá a possibilidade de ser por impressão digital. É esta a minha opinião.
Já imagino os Hackers fazendo a festa com essas identificações digitais… Esperem só.
é melhor esperar sentado!
duvido que a Apple use isto para desbloquear o telemóvel, sem que seja necessário um código.
Depois de desbloqueado, no entanto, pode vir a ser o método preferido para confirmar/identificar em certos serviços, para aumentar a rapidez de acesso
Nem me atenho à conta do “telemóvel” e sim à informação da impressão digital pessoal, visto que será mesmo difundido esse tipo de identificação. Já está sendo implantado, aqui, no cadastro eleitoral, nas urnas eletrônicas, etc…
http://img22.imageshack.us/img22/5046/uaq9.jpg
Não há qualquer necessidade da “impressão digital” ser transmitida pela rede. Ela servirá para aceder às credenciais dos serviços, armazenadas no telemóvel, isto é, as pessoas mantêm as mesmas passwords e são estas que são indicadas aos serviços. A impressão só serve no telemóvel para ir buscar essas passwords.
Os dados da impressão digital estarão encriptados (espera-se), por isso não será fácil de aceder. Há maneiras mais fáceis de alguém obter a tua impressão!
O ponto mais fraco do sistema será em alguém ter acesso à impressão, e tentar enganar o sensor por algum esquema. No entanto, a tecnologia tem evoluído e muitos dos métodos usados para enganar deixaram de ser possíveis.
as senhas tambem sao muito encripitadas, isso efetivamente impediu o acesso a elas no decorrer dos anos verdade dizer que o unico proposito da empresa é proteger o usuario nao tem sentido porque eles poderiam inventar multidoes de metodos seguros para isso logo nao faz nenhum sentido dizer que criar um metodo que ate hj se provou ineficas ja que impressoes digitais podem ser obtidas de outros modos mais simples ate um individuo que roube o equipamento poderia obter-a do proprio ja que o usuario nao creio que usaria o produto com luvas de protecao. entao oque definitivamente nao faz sentido é a apple dizer qe este é o metodo a usar para proteger ja que comprovadamente nao é. a questao que resta logo é esta. qual o interesse deles nessas impressoes digitais? oque se tem argumentado é que nao tem valor ou uso para a empresa esses dados,mas sera mesmo? quantos dados que eles nao deveriam recolher sao recolhidos e convertidos de alguma maneira em lucros? ou por exemplo, porque razao entao o google tem uma empresa que possue o dna de milhares de pessoas? tambem nao faz sentido verdade?
Ainda parece um começo, mas desde a compra da AuthenTec acha-se que a Apple tem mesmo a intenção de por fim na era de senhas. Somente com um sistema imune à ação cracker, o que é bem difícil, é que se popularizaria essa mudança. Obter a impressão perfeita não é tão fácil como parece, acho que muito mais fácil “crackeá-la” já digitalizada.
Como ainda só é para uso no aparelho, guardariam para mau uso futuramente com a evolução do sistema. A leitura biométrica tem causado grandes problemas (concordo com SC mais acima) em empresas daqui, que adotaram.
http://img22.imageshack.us/img22/2938/yfo9.jpg
http://img708.imageshack.us/img708/8602/tfvh.jpg
@ jelias
em primeiro lugar, a Apple ainda não apresentou nem disse nada sobre como é que isto vai ser usado, por isso, dizeres que Apple justifica isto para proteger/ aumentar a segurança que depois não serve para nada, é pura especulação da tua parte, e muito do que dizes é um pouco paranóia, desculpa a expressão!
Tal como eu disse é bem possível que o principal uso seja para aumentar a rapidez em certos serviços no dispositivo, isto é a comodidade, pois a pessoa deixaria de ter que se lembrar dos vários códigos (o que permitiria códigos mais complexos) e passaria a usar o dedo, talvez com um código universal opcional. Manteria a necessidade de código para desbloquear o dispositivo para manter defesas contra diferentes tipos de “ataque”.
Quanto ao método que apontas, isso talvez funcionasse com um sensor óptico, mas o sensor da Apple supõe-se que seja capacitivo, trazendo algumas inovações, que justificaram a Apple comprar a companhia com a tecnologia!
Explica lá qual é o valor obscuro das impressões digitais para a Apple? Onde é que a Apple vai ter lucros por ter essa “informação”? e como é que vai justificar obter essa informação quando descobrissem que a informação ía para servidores?
Quanto à Google, bem… essa companhia vive de vender informação a outros, por diferentes métodos!
@ Iv@n
pôr fim na era de senhas?
tens presente que todos os serviços usam senhas como parte essencial para a identificação!? Não faz sentido pensar que elas iriam desaparecer, mas já faz sentido que elas sejam guardadas no telemóvel e acedidas usando esta tecnologia.
mais fácil “crackeá-la” já digitalizada? não sei porquê! a validação da autenticação e o armazenamento do original não será diferente de usar uma password normal, dado que conceptualmente o processo é o mesmo, usar uma impressão digital só aumenta a complexidade da “password”. Por isso face a uma password não é por aí que seria menos seguro, aliás, ao aumentar a complexidade seria à partida mais seguro.
O problema estaria na possibilidade de reproduzir a impressão e enganar o sensor! Mas usando melhores sensores e dependendo tb de outras medidas de segurança, creio que será bem mais complicado do que imaginas
Como bem disse, esperemos então que os dados dessa impressão digital estejam mesmo encriptados e inacessíveis para que uma vez invadido a máquina não tenham aos olhos toda a série de senhas do user. Tudo que até hoje eu imaginava ser impossível de ser feito, invadido ou copiado, o foi mesmo usando melhores sensores e de outras medidas de segurança. Imagino eu passwords armazenadas no telemóvel… Estarei sentado.
http://img405.imageshack.us/img405/2541/ey0z.jpg
Muitos dos sistemas já guardam algumas passwords e outros dados de autenticação para preenchimento automático, bastando só o log in inicial do utilizador! Por isso não haveria novidade nenhuma em ter passwords guardadas no telemóvel, passaria era a ser mais comum e alargado o seu uso. Por isso não é por aí!!!!
Até diria que em casos de roubo ou perda a protecção seria maior, pois se o sistema for suficientemente rápido e cómodo a maioria das pessoas passaria a usar mais uma barreira de segurança.
As únicas dúvidas que surgem é quanto à robustez das medidas contra a duplicação de impressões digitais, num ataque direccionado a uma pessoa específica e não num roubo fortuito! e digamos que isso serão sempre casos raros, embora possíveis!
Se forem necessários hackers para “quebrar” a autenticação já será um avanço face ao reconhecimento facial da Google, em que nem hackers foram precisos.
Mas piadas à parte, não vejo a Apple a usar isto como medida de segurança primária do telemóvel (um código será sempre necessário para desbloquear), será antes para melhorar alguns serviços por comodidade, por exemplo para identificação na loja de aplicações, ou para pagamentos automáticos (se a Apple introduzir outras tecnologias)
Imagino também que não seja disponibilizado a aplicações de terceiros durante algum tempo, e mesmo que venha a ser, nunca terão acesso ao hardware, apenas à API
Se nao confio nem mes dados e senhas a apple vou confiar minhas digitais, esperem sentados. tem que ter muita “coragem” pra usar algo assim
o que é que te leva a crer que a Apple tem acesso às tuas impressões digitais?
o simples facto de que ela tem acesso a cada dado registrado nos equipamentos por ela vendidos como logs de gps e estacoes de celular e pontos wifi onde seu aparelho se conectou. acredito que nao terei de fazer a pesquisa para te provar isso nao né experimente o google descobrirá oque te estou a dizer isso se ja nao o sabes
A Apple tem acesso a alguns dados directamente relacionados com os serviços que presta por internet, como é o caso dos mapas, em que usa o GPS ou o Wi-Fi para estabelecer uma localização.
Não há qualquer lógica em achar que as impressões digitais vão ser enviadas para um servidor, quando apenas serve como uma medida local de identificação, que certamente será opcional. Por essa lógica todos os códigos de segurança e todos os conteúdos no telemóvel seriam enviados para servidores sem que pudesses fazer nada… Isso já é entrar no mundo da conspiração
sim claro, a apple apenas tem em mente a segurança dos usuarios e os uso das informacoes dos mesmos para prestar a estes mesmos um serviço de maior qualidade.
e claro, ia me esquecendo o coelho da pascoa deixou em minha casa um ovo de chocolate para mim entregar ao pai natal no fim do ano 😉
explica lá então para que é que a Apple quereria a tua impressão digital, se ela só seria usada no telemóvel para aceder às passwords dos serviços!!!
Uma coisa: Seja iPhone, Android ou OS que seja, não tenho interesse em que os meus dados biométricos como fotos de reconhecimento facial ou impressões digitais sejam consultáveis por terceiros, uma vez que os sistemas operativos irão enviar esses dados (ainda que encriptados) para as operadoras e entidades governamentais se assim o requererem.
A Privacidade deixou de ser um direito e é uma escolha cada vez mais difícil, uma vez que já começam a nem nos fornecer essa opção.
explica por que é que iriam enviar esses dados? não faz qualquer sentido e seria muito provavelmente ilegal
Será que as pessoas andam com a paranóia da NSA?