Muzzy, um companheiro para o iTunes, mas à Portuguesa!
Todos os que usam Mac e o iTunes sabem que esta aplicação é optimizada para a leitura de músicas e para o entretenimento. Tem outras funções, claro, mas estas são as principais.
Toda a gestão da nossa colecção de músicas pode ser feita ai e também a sua reprodução. No entanto o leitor de músicas do iTunes tem uma lacuna grane, não tem forma de ser discreto e se integrar com o OS X.
É para suprir esta falha que surge o Muzzy, uma aplicação para Mac desenvolvida por um português, o Pedro Vieira.
O Pedro Vieira já passou pelo Pplware com outra aplicação sua, o Music Harbinger, uma aplicação que também se integrava com o iTunes e que permite que partilhemos o que estamos a ouvir com os nossos amigos.
Desta vez surge o Muzzy, uma aplicação que permite que controlemos o que estamos a ouvir directamente da barra de menus do OS X.
Nesta janela do Muzzy podemos ter acesso a toda a informação sobre o que estamos a ouvir e controlar vários pontos desta. Podemos avançar na música ou avançar e recuar para a seguinte ou anterior.
Tudo isto é feito numa janela minimalista e que nos mostra a capa do álbum que estamos a ouvir. Temos aí também acesso ao nome da música e ao tempo decorrido desta.
Se clicarmos em qualquer lugar dessa janela fazemos de imediato saltar a reprodução para esse ponto, tendo acesso ao tempo para onde vamos avançar.
Mas o Muzzy tem outras particularidades únicas que o fazem ser quase imprescindível para os amantes da música. Podemos ter acesso às letras das músicas que estamos a ouvir directamente da janela do Muzzy, caso estejam no iTunes. Basta clicar no final da janela do Muzzy para as vermos e o mesmo no final de as utilizarmos.
Sempre que uma música termina e outra é iniciada, o Muzzy trata de nos alertar de forma subtil, sendo mostrado o nome da música que está a ser iniciada.
Claro que a integração com o iTunes não se limita a permitir controlar a música actual e podemos aceder à lista que está a ser reproduzida. Cliquem no topo da capa do álbum e o Muzzy passa a mostrar-vos essas músicas.
Um simples clique altera a música a ser tocada e, caso necessite, no final está um acesso directo ao iTunes.
Mas porque nem sempre conseguimos controlar a reprodução das músicas no iTunes, caso removam a ligação dos vossos auscultadores ao Mac, o Muzzy irá pausar a música que está a ser tocada. Evitam o incomodo de ter a música a tocar alta e ao mesmo tempo param até voltarem.
Se forem utilizadores do serviço last.fm então deixem que o Muzzy actualize aí o que estão a ouvir, tudo de forma automática e apenas com um simples registo nas configurações.
O acesso a essas configurações é feito num pequeno botão muito discreto que está à esquerda da janela do Muzzy. Ai podem aceder às normais opções de lançar o Muzzy no arranque do OS X, o activar da opção de pausar a leitura de música sempre que os phones forem retirados e as notificações de novas músicas a serem tocadas.
Esta pequena aplicação fica residente na vossa barra de menus e consegue controlar de forma total o iTunes e as músicas que estão a tocar. Dá-vos informações úteis e a capacidade de ver o que vão ouvir e ajustar isso ao que pretendem.
Testem o Muzzy e vejam o que programadores portugueses conseguem criar. Se tiverem comentários deixem no local próprio. Tenho a certeza que o Pedro Vieira, o Célio Silva ou o Raphael Lopes vão estar a lê-los e a tomar notas para as próximas versões.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OS X 10.7+
Download: Muzzy 1.0.0 [2.2MB]
Homepage: Muzzy
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom… Os develpers podiam fazer com que funcionasse também com o spotify e ficava, para mim, um dois em um.
Muito obrigado Daniel 🙂
Em relação ao Spotify: nós já estamos a pensar suportar players como o Rdio, o Spotify e o VLC no Muzzy só que ainda demorará algum tempo devido ao facto de não conseguir ter acesso a tudo no Rdio e no Spotify como tenho, por outro lado, no iTunes. Por isso, é possível que a User Interface mude de player para player, consoante as suas caraterísticas 😉
É incrível ver que foi desenvolvido por um rapaz de 18 anos, estou inspirado, para os mais experientes, xcode é muito difícil? Tenho 16 anos e ainda só sei HTML e CSS.
Olá! acabei de te responder no twitter, depois vê 😉
Muito Obrigado, ainda não recebi nada mas fico à espera 🙂
vê as tuas mensagens pessoais: vai ao teu perfil do twitter, em baixo da tua imagem e descrição está um botão do lado direito com o icone do 1 carta. clica aí 😉
ahaha, obrigado, como nunca tinha usado twitter, não estou habituado.
Simplesmente fantástica esta app!
Estão de parabéns! Só demonstra que temos grandes talentos no nosso país!
Sem dúvida! Os meus parabéns a toda a equipa que desenvolveu a app!
muito obrigado Adriano 😉 espero que esteja a gostar da aplicação!
e, não se esqueça, escreva uma crítica do Muzzy na Mac App Store 😀
muito obrigado pelas suas palavras, fico bastante contente por ver comentários como estes 🙂 e, já agora, não se esqueça de escrever uma crítica do Muzzy na Mac App Store 😉
Já podem colocar a referência para o artigo do Peopleware no final da página do site 😛
Ainda não experimentei, mas pelas imagens do artigo e pelo vosso website, posso dizer que o design gráfico está bastante bom (o que para uns pode não ter grande importância, mas para mim não deixa de ser importante).
Ahah, sim, muito brevemente iremos colocar o icone do pplware no nosso website. E, por falar nisso, tenho a agradecer imenso à equipa do pplware por nos ter dado esta oportunidade de publicar sobre o Muzzy.
Muito obrigado pelos seus comentários, fico bastante feliz 🙂 espero que goste e não se esqueça de escrever uma crítica na Mac App Store (isto é bastante importante para nós).
Fico à espera do seu feedback
Pedro, onde arranjas esses walpapers da apple?