Opera anunciou os ciclos de desenvolvimento para o seu browser
Um dos resultados práticos da alteração que o Opera sofreu, ao mudarem o seu motor do Presto para o Blink, levou a que passassem a ser muito mais curtos os intervalos entre os lançamentos de novas versões.
Depois de ter sido apresentado o Opera 15, já com o novo motor Blink, os seus criadores falaram em períodos de 2 semanas entre novas versões.
Agora foram apresentadas as versões que vão estar disponíveis para todos os utilizadores, cada uma representando um diferente estágio de desenvolvimento.
Estas diferentes versões seguem a mesma linha de produção que outros browsers estão a tomar, mesmo alguns que não estão assentes no Blink ou no WebKit.
Vão ser versões com diferentes estágios de desenvolvimento, com propósitos diferentes e até com público alvo distinto.
As versões que o Opera vai ter disponível são 3, cada uma com estabilidade e funcionalidades distintas, sendo que o seu objectivo é também diferente.
Qualquer utilizador pode aceder a uma destas versões, mas deve ter sempre presente que as de teste e de desenvolvimento vão ser mais instáveis e sujeitas a erros.
Se procuram usar o Opera em cenários de produção ou se querem estabilidade na utilização deste browser devem optar sempre pela mais estável.
As três versões apresentadas pela Opera para o seu browser são as seguintes:
- Opera Developer: Mais instável, todas as novidades interessantes
- Opera Next: O trabalho que está a ser estabilizado para a versão final
- Opera (Stable): A versão mais estável e disponível para todos
No mesmo artigo onde foram apresentadas as novas diferentes versões do Opera foi ainda respondida uma questão e um receio que muitos utilizadores do Opera estão a ter.
É tida a ideia de que ao mudar para o Blink o Opera se torne apenas mais um clone do que outros browsers são e que deixe de apresentar as suas características únicas e que o distingue da concorrência.
Na verdade muitas dessas funcionalidades estão a chegar e em breve o Opera terá disponível tudo o que agora disponibiliza ainda na versão baseada no Presto.
You don't need to worry about Opera becoming a clone of something, or that you will be forced to stop using 12.x before you think we're ready.
Our mission didn't change - we're going to bring you the best Internet experience. We are on the way to build the best browser out there.
A browser that is not tied to the particular version number but is a continuously work in progress.
Seeing your engagement I think we can count on your help and feedback.
Todas as funcionalidades pedidas foram registadas pela equipa de desenvolvimento e serão apresentadas muito em breve. Basta aguardar que os seus desenvolvimentos sigam o caminho certo e que esteja maturada o suficiente para ser disponibilizada ao público.
Entretanto, e apenas 3 dias depois do lançamento da versão 15 surge já a primeira actualização desta versão. Esta traz a actualização para a versão 28.0.1500.29 do Chromium e também a resolução de alguns problemas descobertos entretanto.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows / Mac OS X Download: Opera Next Homepage: Opera Next
Este artigo tem mais de um ano
Mas esquecido ficou a versão para Linux…
Fica sempre esquecido!!!! 🙁
Não tem para Linux mesmo.. que vergonha.
A transição do 11 para o 12… foi uma tragédia.
E sim agora é mais um… amanha vou fazer um rebranding de um browser e chamar-lhe Portugal… fica a par com o melhor browser do mercado chromium.
Que desilusão!
sinceramente, gostaria que este browser desse certo.
O artigo esta errado, a própria equipe ja se pronunciou dizendo que muitas das características perdidas (o favoritos por exemplo) não vão retornar.
Não entendo isso, o opera sempre foi o melhor navegador do mercado, agora simplesmente destroem o projeto? Pra mim fica obvio que tem o dedo de um certo monopólio nessa historia.
Quem esta a rir disso tudo é a fundação Mozilla agora que é a única alternativa pra quem quer usar internet.
Também sempre achei que era e é o melhor browser do mercado, uma incubadora de ideias que o Firefox e Chrome usaram copiando do Opera.
o opera next é muito bom testem
Já testei. Desapareceu o barra de menu. Os favoritos da versão anterior não funciona. Gravar pagina completa em extensão .mht foi á vida. Adeus opera. Desinstalei.
Fico pelo Firefox e Comodo Dragon.
Sem contar que abrir apenas o Opera faz criar 7 processos que ocupam 450 MBs, sem nenhuma pagina aberta. Para que tem apenas 1 gb de ram é indispensável. O firefox ocupa apenas 200 mbs num processo só.
Acho que estão a fazer uma tempestade num copo de água. Estou neste momento a suar o Opera Next e acho-o bem mais rápido!
Por exemplo, a página do Sapo carrega mais rapidamente e sem “engasgar”, entre outros
Quanto à memória à que ter em conta que é uma versão Beta
o opera next é muito bom mais ele é muito parecido com o chrome no seu motor, ainda ele tem que evoluir muito no seu visual para podermos adicionar favoritos achei isso um cumulo nao vim como padrao, o crhome ultimamente esta ficando muito pesado na memoria e processador uma grande alternativa é o navegador comodo dragon que é muito mais leve do que o chrome