Slacko Puppy Linux 5.5 – Dê vida ao seu computador antigo
Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Hoje vamos conhecer o Linux Puppy, uma distribuição que ocupa apenas 125 MB.
Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry Kauler e recentemente foi disponibilizado o Puppy “Slacko” 5.5 que está disponível nas versões 4G e PAE.
O Puppy “Slacko” 5.5 inclui as seguintes novidades
- JWM-692 – ultima versão do gestor de janela criado por Joe Wing e Rox Filer
- Ultima versão do Firefox
- Novos drivers para placas AMD/ATI, incluindo melhorias no GUI
- Acesso aos repositorios do Slackware, Salix e Slacky
Veja todas as novidades aqui
Qual versão descarregar? 4G ou PAE?
O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar 4 GB até 64 GB em sistemas de 32 bits. Por norma os sistema operativos de 32 bits apenas reconhecem 4GB (2^32 bits) mais concretamente 3.5 GB de RAM. Para quem tem sistema de 32 bits com memória superior a 4G então é aconselhável o download da versão PAE.
De referir que um processador Intel Pentium M a 400Mhz FSB não consegue correr a versão PAE. Normalmente o PAE é suportado a partir dos processadores Centrino (em 2005). Nesse casos deve-se fazer o download da versão 4G.
Como qualquer outro Linux, o Puppy é também ideal para recuperar informação do Windows quando existe algum problema no arranque do sistema operativo da Microsoft (ver aqui).
Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB, pode usar o Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos à performance do sistema!
Licença: GPL/LGPL Download: Puppy 5.5 4G [164 MB] / PAE [165 MB] Homepage: Puppy
Este artigo tem mais de um ano
Melhor que o Lubuntu
Gosto do puppy,mas esta versão “slacko” não me dei bem.Como é baseada em “slack”,e estou habituado a .DEB,dou-me melhor com “precise puppy” e “fatdog64”.
-fora a minha inexperiência em “slack” seria mais uma distro a juntar às “frugal install”,”precise” e “FatDog64”,no meu PC.
Que pena não ter um PC pré-histórico… 🙁
Se quiseres, eu vendo-te 1 barato. lol
x2
Tive alguns problemas com instalação de determinados programas.
Que tal o Asturix, Linux espanho baseado no Ubuntu e com plataforma gráfica desenvolvida em HTML5?
Ele tem como lema Não troque seu PC antigo, troque o OS.
Errei Espanho = Espanhol.
Dentre os últimos lançamentos Puppy 5.5, elejo a “release Precise”, por ser dotada de maior praticidade. Evidentemente, respeito a opinião dos senhores. Obrigado pela atenção e Bons Dias!
PUPPY LINUX , uma pequena maravilha no ambiente unix/linux !
Estou a usar a versão Slacko (5.4) e logo que possível , alinho
para a última “release” (5.5) .
O meu portátil HP ze4900 de 2005 , SEM DISCO DE SISTEMA , COM 512K , CD/DVD driver , 2 portas USB , Celeron 1.5 e RJ45 + wireless , é
adequado a tirar partido deste Sistema Operativo !
O arranque faz-se pelo CD ; um minuto é suficiente para estar UP !
Uma mini-pen (do tamanho de 1 x 1.5 cm) de 8/16 Megas , é o suporte
adicional , suficiente para os dados . De software tem “Mozilla , Hotmail/Gmail , LibreOffice ; suficiente para as minhas necessidades . Nota : a versão Slacko é óptima porque entra em qualquer PC , quer
se trate de modo 4G ou PAE . Ainda : para alem do ambiente de janelas e se fôr expert em unix/linux , pode criar e desenvolver aplicações rotineiras . Experimente !
boas,
alguem sabe dizer se se pode instalar o Puppy numa maquina realmente velha? P1 @ 166 Mhz com 32 Mb Ram ??
Obrigado
PG
Não consigo me conectar a internet,o que fazer?
Usa Frisbee e carrega em “connect”.Tem opções para debug.Estamos a falar de Slacko 5.5.
Experimentei o Puppy Linux e não existe maneira de criar vários utilizadores. Fica sempre em root (acho perigoso).
Os outros que também se apelidam de “super leves” também tem o mesmo problema?
Descobri agora que foi lançada a primeira versão (penso eu que é a primeira) do pacote linguístico em português de Portugal no fórum oficial: http://www.murga-linux.com/puppy/viewtopic.php?t=91431
Eu testei e aparentemente funciona bem.
Boas novidades 😉
Instalei esse aplicativo na minha pen “puppy” mas depois de reiniciar a barrai nferior onde diz “Menu” desapareceu. Como faço para colocar essa barra de novo? Obrigado!
Parabéns pelo Puppy!Fiz um CD para testar no meu Acer aspire 5000 e fiquei realmente surpreso com a facilidade de instalar e o desempenho da máquina com este sistema. Muito bom! O único problema que tive foi que ele não conseguiu configurar o wireless… Poderia me ajudar a encontrar um drive adequado? Configurando a internet poderei substituir definitivamente o velho XP… Obrigado!