CES 2013 – Demonstração do Ubuntu Phone OS
Durante os dias 8 a 11 de Janeiro, realiza-se em Las Vegas, a CES 2013 (Consumer Electronics Show). Considerada actualmente a maior feira de tecnologia, este evento reúne os maiores players mundiais que aproveitam para dar a conhecer ao mundo as ultimas novidades tecnológicas. A edição deste ano conta com cerca de 3 mil empresas de 150 países, onde se destaca a presença da Microsoft, Samsung, Sony, Canonical, Valve, entre outras.
Relativamente a Canonical as novidades centram-se no Ubuntu Phone OS, que foi anunciado no inicio de Janeiro Durante o primeiro dia do evento, Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, aproveitou para fazer uma pequena demonstração do Ubuntu Phone OS.
Como já foi divulgado, o Ubuntu Phone OS foi desenvolvido com o objectivo de oferecer uma experiência única em dispositivos com baixo processamento e não só. Sabe-se já que o Ubuntu Phone OS estará disponível para dois tipos de smartphones (saber mais aqui):
- Smartphones de baixa performance “low end”
- Smartphones de alta performance
...e a grande diferença entre os dois modelos é que os Smartphones de alta performance terão suporte para ”Convergência de Desktop” ou seja, quando o telefone está na doca e tem um monitor, o utilizador passa a ter um autêntico Desktop. O Ubuntu Phone OS é baseado no Linux e apesar de ser Open Source, como o Android, é bastante diferente do que a Google e a Apple oferecem a nível de interface.
Aproveitando o sucesso e força de divulgação da CES, Mark Shuttleworth aproveitou para fazer uma pequena demonstração daquele que será um verdadeiro rival ao Android e iOS (...Tizen talvez). O fundador da Canonical apresentou a aplicação nativa para fotos, que é bastante semelhante ao Pinterest, mas com uma interface ainda mais limpa e “aberta”... sem botões, a aplicação organiza, de forma inteligente, as fotografias.
Qual a vossa opinião relativamente ao que Shuttleworth demonstrou?
Este artigo tem mais de um ano
Havia algum delay na transição entre apps ao fazer swipe da direita para a esquerda. Gostava de não ver lag de espécie nenhuma num dispositivo destes. Estou com esperanças que isto consiga ser mais fluido que o android. Mas gostei, se for disponibilizado para o S3, vou experimentar de certeza.
curiosamente eu consigo ter lags no Samsung S3 a torto e a direito! :S mesmo repondo as definições de fabrica…
Eu uso uma rom cozinhada no meu caso uso a omega rom v35 (a ver se actualizo para a v36) e a ultima versão do siyah kernel e digo-te isto anda muito bem, tem um ou outro bug como de costume com roms deste género mas quase nem se nota e de resto tá espectacular
Tu e todos os utilizadores desse fantástico telefone 🙂
Eu customava ter enormes lags, ja que caí na estupidez de encriptar todo o dispositivo (microSD e telefone), desencriptei td e depois ficou com lags menores. Desde que fiz um factory reset ao telemovel obviamente com os backups feito e posteriormente saiu a versao 4.1.2 fiquei com um SGS3 novo. Actualemente tudo é bastante fluido ainda melhor que no dia em que o comprei.
os iphones não têm lags 😀
Se eles fossem mais rápidos a funcionar tu ias notar, assim nem notas 😀
Desde o segundo dia que tive o SGS3 que meti uma costum rom e já anda assim desde Agosto, no meu ver foi o melhor que fiz no equipamento, não tenho nada a queixar-me de delays a fluidez é fantástica neste equipamento.
Mas também desde o SGS1 e 2 que uso costum, já nos Tablets também o faço. Penso que me habituei no 1 a ter as coisas mais fluídas e esquecer metade das aplicações da samsung/vodafone que me são desnecessárias.
Eu posso fazer isso no meu Galaxy Mini? Podes ajudar-me?
Vê se neste fórum te podem ajudar, http://www.androidpt.com/ certamente no subfórum desse equipamento deves ter guias para isso.
(se não poder colocar o link aqui, peço desculpa mas não sabia. retirem)
Obrigado!
http://www.dailymobile.net/2013/01/09/ubuntu-phone-os-gets-a-performance-update/
problema resolvido, performance update foi lançado.
Bom dia eu também notei lag nas transições , talvez pelo SO ainda não estar maduro .
Quanto ao SG3 a 4G eu não tenho lag nenhum , este equipamento já vem com 2GB de memoria ram .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Confirmo.
quando posso testar este SO no meu S3 ?
Vai sair para o nexus em Fevereiro. Para o S3 ainda não disseram nada.
Eu tenho um Nexus e concerteza irei experimentá-lo.
Gostaria de saber também quando irá sair para o Nexus 7, seria bom que desbloqueasse as chamadas por GSM no tablet……seria o TOP!!!
Se o tablet não vem preparado para a rede GSM, por mais software que lhe metas, nunca vai dar para fazer chamadas. Aliás, onde é que colocas o cartão SIM?
Existe sim uma versão do Nexus 7 preparado para GSM, mas isso é porque já vem com o hardware necessário.
ainda estando isto numa fase de demonstração de conceito não se pode olhar para pequenos detalhes como os lags. Estes videos são para mostrar conceitos, não performance.
Se mais para a frente eles continuarem a existir aí sim era problematico.
Desde o último artigo, com os requisitos do sistema, fiquei triste. Tenho um Galaxy S (o primeiro), e esperava usá-lo, até que descobri que a funcionalidade de transformar o telefone em PC dependia de processador dual core. :/
Já se sabe a lista dos dispositivos que vão ter este Ubuntu?
Tem de começar a entender que o tamanho da RAM e Processador é Marketing da Android. O que importa é um bom S.O. feito para simplificar as operações e não para ser compatível com tudo.
Como é prova viva mais este Ubuntu com 2Gb de RAM e laga. Ainda não entenderam que se queremos fluídez optamos por iOS (Windows Phone talvez, segundo dizem mas não experimentei). Se querem opções diversas e total ‘costumização’ e mais barato, optem por Android.
Como ele pode ter 2GB de RAM se o parelho mostrado tem 1gb?
Nem vou falar do lag pois comentar isso em um beta é o cumulo da idiotice.
Yeah, sure rigth
se for realmente como o unbuntu no pc,simples,limpo,fácil de usar(sim,já experimentei no pc)é definitivamente algo em ter conta para futuras aquisições…Google,Apple e companhias iram a ter algo a altura…
Parece-me bem. Irei experimentar no meu Nexus.
A lag é normal numa versão de teste, até porque pode estar muita coisa a ser monitorizada na utilização do SO para verificar possíveis falhas e pontos críticos. É normal! Basta ter um logging muito activo para isto acontecer 😉
Liguem um android ao computador por USB e executem o Eclipse, por exemplo, com o modo depuração ligado e a SDK do android instalada. Acreditem que vão ter surpresas na quantidade de log que vão ver! Imaginem numa versão de teste em que todo o log é útil.
outra demonstração interessante.
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sLtcj7FdIYA
Mas isso é o mesmo linux ubuntu para desktop ou um android ubuntu?
E quanto á compatibilidade, podem-se instalar apks do google play? Se não então onde se vai buscar ‘coisas’ para instalar lá?
Se não existir suporte não adianta ir logo a correr instalar um SO diferente para depois não poder fazer nada com ele, à excepção de talvez meia-duzia de apps ja incluidas.