Raspberry Pi ganha loja de aplicações online
Aprenda a instalar no Raspbian
O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes(pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito, é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas. Aproveitando o hype das lojas online, os responsáveis pelo projecto Raspberry Pi anunciaram recentemente a disponibilização da sua própria loja de aplicações online.
Fazendo uma retrospectiva do projecto Raspberry Pi é interessante verificar como é que uma plataforma tão pequena fez tanto sucesso em tão pouco tempo. O Raspberry Pi é hoje uma referencia no segmento dos mini PCs e recentemente foi anunciada mais uma novidade muito interessante…uma loja de aplicações online.
A loja online oferece actualmente 23 aplicações/jogos, que podem ser facilmente descarregados para o miniPC. Segundo os responsáveis pelo projecto, “…a criação de uma loja online permitirá ao iniciantes instalar facilmente software no seu mini PC, estando tudo concentrado num único local”
Atc0ualmente estão já disponíveis algumas aplicações/jogos interessantes, das quais se destacam:
- LibreOffice
- Freeciv
- Asterisk
- Iridium Rising
Existe também já disponível uma versão paga do Storm in a TeaCup, um jogo de aventura desenvolvido pela Cobra Mobile.
Para quem tiver instalado o sistemas operativo Raspbian no Raspberry Pi, pode instalar facilmente a loja online de aplicações abrindo o terminal e inserindo os seguintes comandos:
sudo apt-get update sudo apt-get install pistore |
Depois de instalado, o pistore pode ser executada a partir do menu Programming > Pi Store. Para quem quiser visitar a loja online basta que aceda aqui
Homepage: Raspberry Pi
Este artigo tem mais de um ano
Pedro .
Bom dia , é desta que eu vou comprar um brinquedo destes , como é que aconselhas a forma mais fácil de comprar , desde já os meus agradecimento
Abraço
Carlos Carvalho
Encomendei um este domingo na inmotion.pt. Fica a uns 40 e tal euros e eles dizem que demora 2 dias via ctt.
Boa tarde ,
Com os meus cumprimentos , muito obrigado pela tua informação .
Abraço
Carlos Carvalho
É mesmo verdade, eu também comprei na inmotion e em 2 dias tinha o “brinquedo” na mão e é um excelente media center que nem se nota na sala.
Comigo foi a mesma coisa processado esta segunda feira e terça de manhã já tinha a encomenda a porta.
O rasp é espetacular, tirando que a parte do ambiente gráfico que é lento, mas também não se pode pedir muito.
Como é debian em poucos minutos já tinha o samba e apache a funcionar bem como ligar uma webcam pelo qual ainda estou a tentar porque é que apenas me faz 320×240 de resolução quando num pc normal me faz os 1280×1024.
O GPIO é muito fixe brincar com aquilo, tutoriais na net é coisa que não falta para se andar a inventar… como se costuma dizer a única limitação do GPIO é a nossa imaginação para fazer coisas porreiras.
Fazes tu muito bem…afinal é linux 🙂
Bom dia,
tambem quero um ou 5 estou com um projecto para remover pc e colocar thin clients coloca-se o android e deve funcionar perfeitamente..
Android? não me parece 🙂
O Android é algo limitado como Sw Desktop…
cmps
em Coimbra: Mixtronica (vendem todos os componentes para o RPi)
Bom dia
Uma pergunta……isto funciona bem com o Ubuntu 12?
Ver aqui: http://elinux.org/RPi_Distributions
(Atenção: não é objectivo do RPi competir com a capacidade de PCs ditos normais)
Aconselho a instalação do berryboot no RPi pois permite o download e instalação de vários SOs no mesmo cartão SD. O openelec (XBMC) arranca em menos de 30 segundos e dá para usar o telecomando da TV bastando activar o HDMI-CEC na TV (sem mais configurações).
Já testei o openelec, e o raspbmc para ver um filmitos… mas engasga-se com os 1080p para cima … desconfio da implementação de rede via usb, alguem ja experimentou sem problemas ? Soluções ?
Eu uso um raspberry pi 512Mb com o raspbian alterado por mim com o xfce + xbmc (do repositorio do mene que é actualizado frequentemente e compilado do git) e não tenho problemas. Está ligado a um router por ethernet. O router tem um servidor ligado onde está alojada a mídia. Ainda não encontrei um video q não funcionasse no xbmc mas sei que existem alguns que não dão devido às licenças. O maximo que testei foi um video 1080p, h264 – dts de 20 GB e deu sem problemas/saltos.
Tem overclock e o bit de garantia não foi quebrado:
gpu_mem=128
arm_freq=1000
core_freq=250
sdram_freq=600
over_voltage=6
Já testei o openelec,xbian e raspbmc e a performance parece-me semelhante.
Podes ter alguma coisa mal configurada, na distribuição/xbmc, samba (ou o que usares), ou mesmo um problema na tua rede, p.ex.: teres várias pessoas ligadas ao router a fazer downloads, e este não ter largura de banda suficiente para tudo.
Espero que ajude. Abc
Obrigado pela tua resposta,
Não me parece que seja rede, porque tenho um player que funciona bem e so tem rede 10/100, posso tentar outro cartão para o caso de estar a usar swap …
No entanto vou experimentar a tua sugestão do raspbian e talvez um cartão maior …
Os filmes que experimentei eram todos h264 e apenas consegui ver bem mais pequenos que esses 20 Gb, sem paragens.
Eu tive o mesmo problema. O raspberry tem dificuldades com o som dts pois trata-se de falta de capacidade de processamento, o vídeo é feito pelo gpu que o faz sem qualquer problema o som não. É muito fácil testares isto, basta obrigares o pass through do som (vê como fazer na net, caso a tv tenha dts vais ter som se não tiver não vais ouvir nada, para ter a certeza que esta a fazer não podes ser capaz de colocar o som mais alto ou mais baixo no rasp) e vais ver que tens 1080p sem qualquer problema. Para contornar isto se a tu tv ou sistema de som nao tiver dts, sugiro a instalção do sistema operativo numa pen rápida e fazer overclock. Usando raspbmc fazes isso com facilidade, basta ir ao menu e escolher o modo que queres. Aconselho uma vista de olhos aos add on plexbmc, sportsdevil e navix 😉
Eu tenho um dongle usb da asus, mais precisamente o n-10 a funcionar com o Raspbmc sem qualquer tipo de problema.
Raspbmc com 256MB para cada lado e lê 1080p sem problema, seja por wireless seja por USB
Não querendo desviar do R.Pi, adquiri um MK808 e estou muito contente com a novo brinquedo, 1gb de ram, 8gb de espaço, dual core, hdmi, 2 usb mini, usb, entrada de microsd até 32gb, bluetooh, wifi. Como media center é fantástico e custou-me +/-48€ pelo EBAY.
mas o mk808 é um media center e o rpi é uma ferramente de desenvolvimento e incentivo á programação
Tenho os dois e são coisas bastante diferentes…
Tens um problema no mk808 para media center no xbmc esquece filmes hd o xbmc nao tem ainda aceleração por hardware a unica maneira de dar a volta é usar um player externo com o xbmc como o mx player, mas depois vais ter outros problemas como legendas e estabilidade do sistema.
Nunca tive qq problema com o mx player
Nem eu como leitor standard. O que estou a falar é quando o uso integrado com o xbmc para ter aceleração por hardware.Muitas x crasham os 2.
Boas Tardes,
Tenho um monitor de um portátil insys da campanha eescolas e gostava de perguntar se existe alguma possibilidade de o ligar a um destes fantásticos mini computadores?!
agradecia resposta…
Saudações natalícias!;)
A loja ja tem 36 aplicações… Está a crescer 🙂
Isto corre no cubieboard, o meu deve chegar esta semana.
e não tenho encontrado grandes coisa de software. Quero por aquilo com XBMC e umas aplicações…
Abraço
Alguem me sabe dizer como fazer um reset ao Raspberry, eu tenho o XBMC, eu sou novo nisto e estou a ter certos problemas…. obrigado