Novidade: Netflix já funciona no Ubuntu…saiba como
Como temos vindo a acompanhar, o mundo Linux está em alta! Este sistema operativo, que era olhado por muitos como uma plataforma extremamente complexa, tem despertado a atenção dos grandes players tecnológicos, que consideram que esta é uma plataforma que, além de ter uma grande comunidade espalhada por todo o mundo pode ser muito competitiva.
Depois da Valve ter anunciado a disponibilização do Steam para Linux (ver aqui) e da Nvidia ter duplicado a performance dos seus drivers para a mesma plataforma (ver aqui) agora é a vez do Netflix.
O Netflix é uma popular plataforma online de streaming de filmes, series, etc. Esta plataforma sempre teve um cliente para os sistemas da Microsoft e Apple mas não existia qualquer cliente para Linux. Apesar de não ser oficial, o site heartubuntu disponibilizou um pequeno tutorial que permite ter o Netflix a correr nativamente no Ubuntu e dervidas.
A solução passa por ter o Firefox e o Microsoft Silverlight a correrem via Wine. A solução inicial disponibilizada não era simples (para os utilizadores com poucos conhecimentos de Linux) mas, passados algumas horas o programador Erich Hoover disponibilizou o PPA que permite que a instalação seja realizada de forma mais “amigável”.
Como instalar o Netflix no Ubuntu?
Para instalar o Netflix no Ubuntu basta abrir o terminal e executar os seguintes comandos:
Instalar o Wine
sudo apt-get install wine |
Instalar o NetFlix
sudo apt-add-repository ppa:ehoover/compholio sudo apt-get update && sudo apt-get install netflix-desktop |
Uma vez instalado, é necessário ir à parte superior esquerda, abrir o Unity dash e procurar por Netflix (caso estejam a usar o Unity). Para quem gosta do terminal, basta escrever netflix-desktop
Depois de se autenticarem no serviço, basta escolher o conteúdo a reproduzir e aceitar o DRM (Digital rights management) via Silverlight. O cliente Netflix é executado em full screen. Caso pretendam ver apenas numa janela basta carregar em ALT+F4 ou F11 para voltar ao full screen. Enjoy!
Este artigo tem mais de um ano
Funciona em Portugal via mediahint ou usa outro tipo de proxy?
http://tunlr.net/ é a solução 😉
Em arch linx existe o pacote no aur chamado tunlr, e após instalado é só fazer tunlr start, ou tunlr stop.
Se não usarem arch linux, podem usar na mesma, terão é de fazer os vossos scripts a mão, ou trocar o dns manualmente, é tudo explicado no site
Depois de instalar, ao abrir apareceu me uma janela “Wine Mono Installer” e diz “A descarregar…” já lá vai mais de 1hora… É normal? -.-`
O meu instalou rapidinho..tipo cerca de 5 minutos.
Dúvidas:
1-Isto é um serviço pago (mensalidade) que permite ver filmes e séries via stream, right?
2-Indo ao site da aplicação (Netflix), diz que não está disponível para o meu país. Usam algum tipo de proxy para “enganar” o serviço?
cumps
Boa noite ,
Eu já defendo a muito tempo que estes serviços com qualidade deveriam ser pagos , eu por exemplo sou assinante do RDIO , pago 4,99 € / mês e tenho toda a musica do mundo no meu Browser com algumas excepções (mesmo musica Portuguesa de vários quadrantes musicais) , caso este serviço esteja disponível para Portugal informem-me sff antes de estar a instalar mais pacotes no meu sistema que passou a ser a partir de hoje o Kubuntu 12,10 .
Aguardo os vossos comentários , desde já os meus agradecimentos
Cumprimentos
Serva
Quando tiveres tempo, se puderes claro, era de fazeres um artigo sobre estes serviços para Linux.
Boa tarde Vitor M ,
Com todo o gosto farei , tenho neste momento um vídeo de 1h e 40 M a espera de aprovação vossa para ser publicado .
Entretanto ando sempre cheio de ideias , andava para propor ao Pedro Pinto e claro ao Pplware fazer uma rubrica que se chama-se por exemplo Linux fácil ( o nome pode não ser muito feliz ) , a ideia era fazer pequenos tutoriais dando a conhecer como é que as aplicações de linux funcionam , EX . como gravar e que programas usar para queimar uma ISO .
Se gostarem da ideia não me importo de o fazer em prol da comunidade Linux do Pplware que é cada vez maior .
Cumprimentos
Serva
Sabes que isso é um manjar para quem gosta de Linux e principalmente porque cada vez mais há novos utilizadores a descobrir este mundo.
Por mim é de avançar, fala então com o Pedro Pinto para articularem os posts.
Ok
Serva
uma sugestão bastante nacional e bastante mais económica que funciona desde sempre em linux: wareztuga.tv 😛
novidades express
” TEAM FORTRESS 2 AVAILABLE ON LINUX FOR NON-BETA STEAM ACCOUNTS ”
http://www.webupd8.org/2012/11/team-fortress-2-available-on-linux-for.html
OMG!!!
obrigado pela dica…isto começa a aquecer mesmo 😛
cmps
Huummm….using Wine…..not for me!
Simplesmente incrivel! Há tempos espero por isso pra aposentar o Windows de vez! LINUX RULES!!!!! Valeu demais Pedro Pinto por compartilhar a boa nova com a gente!
Ainda no aguardo por uma aplicação oficial da Netflix que rode nativamente sem precisar dessa PORCARIA do wine(com todo o respeito aos desenvolvedores)!