Xubuntu 12.10 – O Desktop Perfeito (Parte I)
Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar as aplicações que necessitamos, instalar updates, adicionar repositórios, são acções bastante comuns quando acabamos de instalar uma distribuição Linux.
Nesse sentido, o Pplware irá disponibilizar alguns artigos que irão ajudar certamente os utilizadores a ter o Desktop…digamos perfeito. Desta vez, a nossa distribuição base vai ser o Xubuntu 12.10 uma vez que garante um excelente desempenho, mesmo tendo um computador com baixos recursos a nível de hardware.
O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.
Neste primeiro artigos vamos começar por ensinar a instalar o Xubuntu 12.10. O assistente de instalação desta distribuição é bastante intuitivo e simples, o que ajuda a que o utilizador simpatize de imediato com esta distribuição. Vamos então começar o processo de instalação….para isso obtenham o .iso do Xubuntu 12.10 gravem num CD ou PenUSB e façam boot via CD/USB. Os seguintes passos ensinam como instalar o Xubuntu como sendo o único sistema da máquina.
Passo 0 – Obter .iso do Xubuntu aqui
Passo 1 – Faça boot com o CD/USB. Se tudo correr bem, deverá ver no monitor a informação de arranque do sistema.
Passo 2 – No primeiro passo da instalação, o utilizador é questionado se deseja experimentar ou instalar o Xubuntu. Para este artigo vamos proceder à instalação do sistema.
Passo 3 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Xubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).
Passo 4 - Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Erase disk and install Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Xubuntu.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Something Else.
Passo 5 –Vamos agora definir o nosso fuso horário
Passo 6 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado
Passo 7 - Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.
…continuação do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 15 minutos)
Instalação finalizada!
Passo 8 - Mandamos reiniciar o sistema e é hora de entrar no Xubuntu 12.10. Para isso basta indicar o username e passaword criados no Passo 7.
Passo 9 – Acabados de entrar no sistema, aparecerá uma notificação que indica que existem updates no sistema. Para proceder de imediato à actualização do sistema basta carregar sobre o balão da notificação …
…e em seguida carregar no botão Install Now para proceder à instalação de todos os updates disponíveis.
Para finalizar o artigo de hoje vamos ensinar como colocar o sistema em português. Para isso vamos ao Menu > Settings Manager e despois escolhemos Language Support.
Depois carregamos em Install/Remove Languages e escolhemos numa segunda janela Portuguese.
E está feito. Após a instalação basta definir que esse é o idioma que o sistema deverá usar nos menus e janelas. Por hoje é tudo e esperamos que tenham gostado desta parte I do artigo. No próximo artigo vamos ensinar a instalar algumas aplicações interessantes.
Desde já aqui fica o nosso repto para quem nunca instalou o Xubuntu que o faça…o sistema tem uma performance fantástica!
Este artigo tem mais de um ano
Uso o Ubuntu studio que é baseado no Xubuntu e adoro.
Bom post! 🙂
Eu também fiquei fã! Isto sim, é uma boa experiência Linux para Desktop
Onde posso comprar o cd ?
Comprar? 🙂 Isto é gratuito, é so sacar
No final deste post, tens la os links
https://pplware.sapo.pt/linux/xubuntu-12-10-quantal-quetzal-o-ubuntu-com-xfce/
Abraço
porque não escolhes português logo no inicio? eliminavas a necessidade do ultimo passo e o guia ficava muito mais compreensivel, digo eu.
Sim isso é verdade,
mas para quem não está habituado a este tipo de processo. Não sabe que no inicio (no caso do xubuntu) ao aparecer o ecrã azul com o icon do teclado e de acessibilidade no fundo, ao carregar em ESC aparece uma lista de idiomas, depois carrega em F3 e selecciona o layout do teclado e depois é só escolher, instalar Xubuntu 12.10.
Para quem sabe é um processo já natural.
Eu tb fazia isso mas encontrei um pequeno “incomodo”, que é a path das pastas ficarem em português. Por exemplo, A path para a pasta de Desktop fica “/home/user/Àrea de trabalho, etc. Se a instalação for feita em inglês, a path para as pastas ficam com os nomes em inglês.
Para quem como eu usar o UbuntuOne para sincronizar o perfil tanto em windows como em linux fica tudo direitinho mas se instalar o (x)ubuntu em pt logo de inicio baralha as pastas todas.
eu costumo mudar após a instalação (falo do ubuntu com unity não sei se dá com o xubuntu)
mas a unica razao é que não gosto de ver “Transferências” em vez de “Downloads”.
+1
+1
excelente artigo, para mim esta é melhor ditro, utilizei num trabalho á dois anos para um trabalho de sistema distribuidos, é muito leve, rápido e bonita interface. 😉
Eu tenho o Xubuntu no netbook e Ubuntu no notebook, mas estou a pensar passar o ultimo para Xubuntu também porque, como diz o titulo deste artigo, é o desktop perfeito. Estável, bonito, desempenho espectacular e muito customizável. Adoro e ao contrário do Ubuntu, está cada vez está melhor (tirando a decisão de tirar o icone das mensagens no 12.10).
Depois de instalar o xubuntu é possível instalar mais um sistema operativo, por exemplo windows?
É mais fácil fazeres ao contrário. Instala o Windows e depois o Xubuntu.
Concordo, os sistemas Linux facilitam bastante a criação de partições. Será mais fácil teres um Windows instalado e depois criares dual boot com este SO.
Quantas vezes não me lixei a meter Windows porque aquela porra apanhou partes do outro SO ao criar a partição…
Eu vou fazer um artigo a ensinar a fazer dual boot win / Linux
Pedro Pinto Era mesmo isso que precisava!Um artigo a ensinar a fazer dual boot win/linux..
Venha ele =)
Cumprimentos
desculpem esta pergunta mas este SO corre os jogos do windows?
Com Wine, é capaz de correr alguns
É questão de veres tutoriais e por aí eu costumava jogar wow no ubuntu
Eu rodei com o wine se não estou em erro, mas vais ficar desiludido com o resultado , não esperes que rode a 100%
Sim, é diferente de termos uma app projectada para um SO específico
Através de um programa chamado WINE é possivel instalar programas nativos de Window$.
Nem todos funcionam de perfeitamente, mas aqui, http://appdb.winehq.org/ podes obter mais informações sobre o desempenho de cada programa. A comunidade experimenta, faz reviews e é dado rank (medalhas), bem como são apostados os bugs e soluções para os mesmos.
Na minha opinião o Linux Mint 13 XFCE é melhor, apesar de ser lançado há muito tempo, tem atualizações constantes, é mais rápido e estável…
Agradecia que quando saísse o Linux Mint 14, fizessem aí uma review 😉
Instalei o mint 13 para experimentar.
No final já tinha 460 actualizações para meter.
Ainda não testei bem, mas parece que não está a funcionar a 100%.
Depois
Como posso configurar o grub?
Queria meter uma imagem inicial e retirar alguns items de lá como por exemplo o mem test.
obrigado
Provavelmente se desinstalar o memtest já deve desaparecer do grub. De qualquer forma o memtest é muito últil…
Boas….
Não é para desinstalar.
Já usei Ubuntu há uns anos antes de queimar o portatil e só agora voltei a arranjar outro.
No ubuntu usava o Ubuntu Tweak em que configurava o grub com uma imagem de iniciação e também retirava o que estava a mais tais como as versões actualizadas em que ficava tudo no menu.
Dava para customizar mais coisas.
Agora instalei o Mint 13 e o tweak não funciona da mesma maneira.
Tenho usado esta versão em Live Mode,e gosto bastante;nunca fui muito adepto do XFCE,mas esta versão modificou-me a perspectiva!
Queria perguntar se funciona com autocad 2013 ou 2012, porque tenho um portatil com 2 gigas da ram, e queria mudar.
Obrigado
boas..
experimenta a emular…no wine..ou crossoverxp, ou outro..
acho que não existe actualmente nenhuma versão de autocad nativo para linux, embora existam versões anteriores para linux..
Mas claro versões anteriores podem não ter as funcionalidades/productividade que desejas..
experimenta a que usas..
cmps
Nunca usei, mas parece-me muito bom.
Este SO tem problemas com drivers?
Consegue-se instalar softwares Microsoft(ex. Office, MSN…)?
Por norma não tens problemas com drivers, a não ser que tenhas um pc bastante recente e o teu hardware ainda não seja suportado, nesse caso terias que aguardar por uma nova versão do kernel, ou algo do género. Mas não é comum teres problemas dessa natureza. Quanto aos programas para windows.. eu não aconselho, mas existem emuladores, nomeadamente o wine, que permite suporte parcial para executares aplicações windows. Mas não é a mesma coisa do que usares aplicações semelhantes nativas de linux. Usa aplicações nativas sempre que possível.
Quanto às apps Windows, tens sempre alternativa no mundo GNU/Linux 🙂
Através de um programa chamado WINE é possivel instalar programas nativos para Window$.
Nem todos funcionam de perfeitamente, mas aqui, http://appdb.winehq.org/ podes obter mais informações sobre o desempenho de cada programa. A comunidade experimenta, faz reviews e é dado rank (medalhas), bem como são apostados os bugs e soluções para os mesmos.
Eu utilizo o office da microsoft (word, excel, powerpoint) e por enquanto só pequenas coisinhas não funcionam.
Uso o Xubuntu 12.04 e adoro. É desktop com cara de desktop e não de “tablet”(Unity)! =]
Boa tarde,
Para um netbook que distro recomendam?
Neste momento tenho instalado o Mint 12.
O pc tem um atom 2800 com 4gb de ram 🙂
Cumps
Acho que o Xubuntu é uma óptima opção.
Durante anos experimentei várias distribuições Linux no meu Netbook Thoshiba NB100. A versão mais leve que encontrei até agora e a que actualmente uso no Netbook é o Lumbutu.
O Xubuntu também é das mais leves mas o Lubuntu é a mais leve de todas.
Apaxe, tb sou da tua opinião,já testei várias distros e acho esta a + leve.
cumprimentos
boas..
acho que não é fácil responder a essa questão…
leveza implica simplicidade, que pouca gente gosta…o pessoal quer admirar é a beleza das interfaces gráficas e o trabalho que se faz na maquina passa a ser quase secundário…por isso digo que não é fácil responder a essa questão…
para a tua maquina que é idêntica a minha, e tendo em conta que usa uma placa gráfica da imagination(sim não é da intel), essa gma3650 é de facto uma powervr545, o suporte para linux não é muito bom, tirando o que esta no MEEGO(mesmo assim o 3d deixa a desejar).
Pelo que talvez Uma derivação do Ubuntu, ou alguma distro “enchuta” baseada no kernel 3.4 pelo menos.
cmps
Bem já reparei que o suporte da gráfica para Linux não é das melhores,não lhe acontece por exemplo durante a reprodução de filmes com a extensão “.avi” por exemplo, um lagzinho?
Cumps
boas…nunca vi filmes no meu netbook, usu-o mais para redes, e administração…a nivel de trabalho.
Mas onde o uso mais é para navegar na net.
talvez não notes isso, mas vai usar bastante cpu, pelo menos mais do que tivesse um suporte completo como por exemplo as hd da intel…
experimenta e depois diz como correu 🙂
cmps
Existe uma distribuição denominada kuki linux que era baseada em xfce e era relativamente leve, neste momento essa distro passou a ser propriedade de uma empresa portuguesa, pelo que ouvi estão perto de lançar uma nova release, mas não sei quando…
Vou investigar 🙂
Como não estão especificadas as características mínimas do sistema, será que ele corre num Raspberry?
Desktop Perfeito mesmo! Tenho em dual boot com o Ubuntu 12.10 e agora só uso Xubuntu. Já há algum tempo que não mexo no Ubuntu! Só peca em efeitos visuais, mas a sua inexistência a mim não me faz diferença 🙂
Cumps
Podes instalar o Compiz com o Emerald, novos icons e a Cairo Dock.
Efeitos visuais 5 estrelas. Se o computador aguentar, experimenta.
Vou experimentar as dicas! Obrigado!
Abraço 😉
Neste tutorial, gostava que fosse abordado como ter o Messaging Menu que estava disponível por defeito em versões anteriores, mas na 12.10 não.
É que para mim isso contribui e muito para o Desktop perfeito.
Boas, gostava de saber se programas como o Illustrator, photoshop’s e etc (adquiridos numa baia próxima de todos nós) funcionam bem com o Xubuntu?
Através de um programa chamado WINE é possivel instalar programas nativos para Window$.
Nem todos funcionam de perfeitamente, mas aqui, http://appdb.winehq.org/ podes obter mais informações sobre o desempenho de cada programa. A comunidade experimenta, faz reviews e é dado rank (medalhas), bem como são apostados os bugs e soluções para os mesmos.
Qual acham ser a melhor distro para poder trabalhar com ferramentas potentes de edição de video, imagem e som?
A máquina onde pretendo correr isso tem um Core I7-2630qm, 16 GB de RAM, gráfica GeForce GT 550M.
Obrigado
sempre podes experimentar o ubuntu studio
Para isso…o melhor é Windows.
Para isso seria mac então amigo
Eu detesto macs e tudo o que vem da maçã
Mas a verdade é que nisso tá melhor que windows
Belo artigo, qual devo instalar xubunto ou o debian??
Não percebo nada de linux.
Aconselho o Xubuntu
Eu gostava de instalar esta distro no meu laptop, para questões de programação e afins, mas como tenho um alienware , metade das drivers dão problemas como o AlienFX, e a gráfica nem se fala… há alguma maneira de meter isto a funcionar direito!
Boas ases do xubuntu. Instalei o xubuntu mas não sei instalar a pen banda larga da optimus kanguru. A pen da Vodafone foi muito fácil e kanguru não consigo. Alguma dica? Fico agradecido
se a tua pen for sopurtada, essa tarefa pode ser realizada por um miudo de 5 anos 😉
É muito facil…
no network manager :
click botão direito do rato->edit connections->Mobile BroadBand->add
logo no primeiro ecran em baixo selecciona a placa 3g em causa…se não te aparecer nenhuma, ai ja vai ser mais complicado(mas é so se não aparecer…foca-te no caso mais simples primeiro ;)).
Segue os passos…dá um nome a ligação e é sempre ou praticamente sempre next… 🙂
a comunidade ja tem o APN kanguru-portatil lá por isso é sempre a andar…
Facil ou não?
cmps
Tenho um bocadinho mais que cinco anos. Tenho 60.
Grato pela dica vou tentar se calhar amanhã.
Boas tardes!
Ando interessado em comprar um mini pc, mais especificamente o MK808, será que é possível colocar Xubuntu e n ter problemas c o wireless e afins como ja vi em alguns filmes no youtube de pessoas que n têm aquilo a funcionar!
cups
Boa tarde.
Desculpem a possivelmente ignorante pergunta, mas gostaria de saber se ao nível de software como Office, Excel… Se serão compatíveis ou não.
Sinceros Cumprimentos
Sim é compatível com documentos office podes usar o libreoffice e gravar nos formatos do office da m$ ou em formato aberto (.odf) garantindo maior compatibilidade.
Através de um programa chamado WINE é possivel instalar programas nativos para Window$.
Nem todos funcionam de perfeitamente, mas aqui, http://appdb.winehq.org/ podes obter mais informações sobre o desempenho de cada programa. A comunidade experimenta, faz reviews e é dado rank (medalhas), bem como são apostados os bugs e soluções para os mesmos.
Eu utilizo o office da microsoft (word, excel, powerpoint) para trabalhos de grupo e por enquanto só pequenas coisinhas não funcionam (alguns smartarts no powerpoint e “=PI” no excel).
Podes sempre utilizar o libreoffice se não precisares de partilhar a edição desses ficheiros.
Boas! Obrigado pela celeridade das vossas respostas.
Já tentei fazer a instalação, o CD arranca normalmente mas depois do primeiro screen azul “XUBUNTU”, aparece um erro…
– (initramfs) Unable to find a medium containing a live file system
Alguma ideia?
Cumprimentos
Quando o tema é linux fico mais uma vez na expectativa de ver como vai ser tratado o assunto WYNE e o caminho difícil para a migração: correr programas windows no linux. Como o assunto aqui é tratado com rigor fico mesmo ansioso pela parte II. Bem hajam.
http://appdb.winehq.org/ podes obter mais informações sobre o desempenho de cada programa. A comunidade experimenta, faz reviews e é dado rank (medalhas), bem como são apostados os bugs e soluções para os mesmos.
Boas, já instalei o xubuntu há alguns dias (instalei o ubuntu mas logo que saiu o xubuntu troquei, gosto mais do xfce), sou relativamente novo no mundo linux, já há algum tempo que tento migrar para linux mas acabo sempre frustrado com coisas que faço no windows em segundos e em linux dão-me uma dor de cabeça e acabo por desistir e deixar de lado. Exemplo disso, estou a tentar instalar o java e não consigo de jeito nenhum, já fui a vários forums inclusive aqui no pplware e nada funcionou, e já agora se alguém me puder explicar como instalo pacotes tar.gz é que não consigo também. E mais uma duvida, porquê que as letras aparecem como se tivessem tamanhos diferentes, alguns em bold outras nem por isso, abro meu facebook e aquilo é uma trapalhada que só visto. Desde já obrigado pela ajuda.
Abraços!!
Boas, Renato!
Não consegues instalar o java pq, qual é o erro que dá….? Tentaste instalar por onde? terminal… modo gráfico??
Precisas de explicar melhor, para contornar essa questão.
Se usas xubuntu, podes ir na central de programas e escrever:
(xubuntu restricted extras) e manda instalar.
Boas, Arlindo
Desculpa pela falta de informação, não levei em conta as diferentes formas de se fazerem as coisas… Bom resolvi reinstalar o xubuntu, tinha aqui vários ambientes que eu estava a testar, e estava uma confusão. Depois de reinstalar fiz tal e qual me sugeriste e desta vez funcionou lindamente e os problemas com imagens distorcidas também ficaram resolvidas, não sei bem o que mudou mas o que interessa é que funciona 🙂
Muito obrigado pela ajuda
Abraço!
Aproveito para colocar uma questão, uso no trabalho onde tenho necessidade de ter o disco encriptado, usei entao a função que o xubuntu tem, mas e se quiser desencriptar? E tenho outro problema quando ligo o PC ele nao arranca logo, tenho de dar ao botao de reset para ele iniciar o grub…alguem com estes sintomas ou que me saiba ajudar? Este problema do reset foi depois de meter o xubuntu porque com ubuntu estava tudo bem
Neste momento utilizo Ubuntu, como não gosto da interface Unity peguei e instalei a LXDE muito leve e simples, mas ouvi falar deste XFCE e estou seriamente a pensar voltar a personalizar aqui o meu desktop do portátil de trabalho.
Pedro Pinto e restantes recomendam apenas a instalação do ambiente gráfico?
Boas,
Actualmente tenho o Ubuntu 12.10 instalado em casa, mas gostaria de trocar para esta distro(Xubuntu).
Como é que faço, de maneira a não perder os meus dados?
Obrigado e um abraço.
Podes simplesmente, instalar o ambiente gráfico: (xubuntu-desktop system). Depois terminas sessão e já no grub, escolhes o ambiente gráfico xubuntu.
O Pplware explica aqui como se faz.
https://pplware.sapo.pt/linux/est-farto-do-unity-no-ubuntu-use-o-kde-ou-gnome-ou-xfce/
Para quem realmente precisa deste artigo seria bastante útil o desenvolvimento da nota “Something Else”.
Yups, eu vou tratar disso.
Abraço
Pedro Pinto
Obrigado!
Kubuntu perfeito?? Por amor de Deus. O Ubuntu com o Unity está perfeito e não é nada pesado. Sim, falta ao Ubuntu uma ferramenta de personalização do Unity apenas isso. Esta gente faz-me lembrar aqueles que não compram um carro porque só dá 210 km/h porque existe outro no mercado que dá 215 km/h. Enfim…
Boas, preciso de tirar uma duvida, e como aqui o pessoal é todo esperto, siga lá ajudarem-me 😛
Tenho o xubuntu instalado, tudo nos conformes, nas settings meti os drivers proprietários da minha ati, e funcionam 5 estrelas!
para abrir o catalyst control panel com permissoes administrativas, tenho que abrir pela consola: sudo amdcccle
até aí tudo bem, mas ao efectuar a configuração que pretendo, faço aplicar e ok, fica e funciona tudo como eu quero, mas quando reinicio o PC, tenho que fazer de novo, parece que nao fica guardado.
o que configuro, é a minha TV que ta ligada por hdmi, e nao pretendo que esteja clonada, mas pretendo que fique como single dysplay, eu meto e uso a opcao, mas sempre que reinicio, volta à definicao padrao de clonar os ecrans, em vez do que tinha metido.
OBRIGADO!
Como faço para bootar o Xubunto no MacBook Air, alguém me ajuda?
Obrigado.
pede ao sr.google que te diga como instalar o windows com o bootcamp
quando chegar a altura de meter o disco do windows…
metes o xubuntu
Boas noites,
Acabei de instalar esta versão no portátil (Asus EEE PC 1005PE) mas estou tendo problemas com o audio. Não da qualquer som.
Alguém me porderá ajudar?
boas alguém me podia ajudar a configurar uma pen kanguru , ja configurei e q ela nao esta a ligar desde ja obrigador
Boas,
Estou com um problema e queria ajuda para o resolver 🙂
Instalei o xubuntu, tudo normal, mas no fim de instalar, ao reiniciar o pc arranca automaticamente com o windows não me dando a opção de escolher, alguém sabe porque está a acontecer isto?