Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais seis questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.
iPhone e os dados no iCloud
Os serviços Cloud, quando integrados com os nossos dispositivos, permitem que consigamos repor rapidamente a nossa informação sem que tenhamos de estar a copiá-la manualmente.
A Apple integrou de forma quase perfeita o seu iCloud com os seus iDevices e permite que os usemos para repor backups e toda a nossa informação.
O leitor Adriano Teixeira, após uma troca está com problemas em recuperar os seus dados do iCloud.
Boas
Queria tirar uma duvida se for possível!!
Tinha um iPhone 4S mas avariou e deram-me outro mas agora a única coisa que fez load do iCloud foi os contactos, as fotos não aparecem nem faz download..!
Como posso resolver o problema?
Resposta:
O problema que está a ter era facilmente evitável se tivesse feito um backup dos seus dados, quer via iTunes ou iCloud. Esta será a abordagem certa a tomar no futuro.
Quanto ao facto de não estar a conseguir aceder às fotos que tinha no seu outro equipamento, existem duas perguntas a serem respondidas e que podem fazer toda a diferença.
A primeira era se tinha a partilha de fotos activa no seu iPhone anterior. Apenas se tivesse essa opção activa elas eram enviadas para o icloud.
Se a resposta foi sim, então aconselhamos a que verifique as configurações do iCloud neste novo iPhone. A Apple disponibiliza neste link instruções detalhadas de como configurar o serviço.
Deve no entanto ter ainda em consideração mais três pontos. Em primeiro lugar o iCloud não dever ser usado para guardar as suas fotos. Serve apenas para as transmitir entre dispositivos que suportem o PhotoStream - iOS, Mac OS ou Windows.
Em segundo lugar o iCloud apenas guarda as suas fotos por 30 dias, para que as envie entre os dispositivos. Findo esse tempo elas são apagadas.
Por fim deve ainda ter em consideração que se as apagou do seu iPhone de forma manual elas foram também eliminadas da sua conta iCloud.
Não antevejo que vá ter muito sucesso na resolução deste problema, mas reveja a forma como tem o iCloud configurado no seu iPhone, garanta que ainda não passaram os 30 dias e que não as apagou manualmente.
O que podemos aconselhar para situações futuras é que realize backups via iTunes ou iCloud. Apenas desta forma tem garantido que os dados transitam de forma fidedigna entre equipamentos.
Já o fiz em vários dispositivos e sempre correu como esperado. Troca de equipamento e todas os dados e configurações são movidos sem problemas. Nem nota que está noutro equipamento.
Ligar o Android ao PC
As ligações dos equipamentos aos nossos computadores permitem que consigamos transferir dados entre eles e assim termos a nossa informação e conteúdos acessíveis em qualquer lugar.
É por norma um processo simples e nada complicado, mas por vezes os equipamentos teimam em não conversarem entre si e acabamos por não os conseguir ligar.
É precisamente aqui que o leitor Tiago Ribeiro encontrou o seu problema. Não consegue ligar o seu Android ao computador.
Boas pessoal do Pplware,
Preciso de uma pequena ajuda, tenho um acer betouch e130 e queria actualizar para 2.1, visto ainda estar com 1.6, mas não consigo ligar por usb ao pc.
Tenho a depuração ligada e nada, só carrega o telemóvel. Tenho instalados os drivers de usb tirados directamente da Acer.
Já fiz hardreset, já fiz de tudo e nada ..
Será que conseguem dar uma ajuda?
Resposta:
Essa é uma situação aparenta estar relacionada apenas com os drivers.
A Google fornece um conjunto de drivers genéricos no seu SDK.
Basta fazer o download a partir daqui e no Android SDK Manager, em Extras, escolher Google USB Driver package e instalar.
Pode ser que esses drivers funcionem.
Zon Mail...
O email, ferramenta indispensável nos nossos dias, está sempre acessível nos nossos equipamentos. Os que não optam por usar as interfaces web para lhe acederem têm de configurar os clientes para que consigam aceder às mensagens.
O leitor Luis Martins está com problemas em aceder às mensagens da sua conta Zon, depois de ter sido realizada a migração para os novos serviços.
A solução pode passar por uma mudança muito simples e que provavelmente lhe resolverá o seu problema.
Bom Dia
Venho pedir uma ajuda ao Pplware referente a configuração Zon mail no Thunderbird.
Venho então pedir a vossa ajuda antes que mande a zon dar uma volta pois eles dizem que o problema é meu e eu discordo pois antes da migração tudo funcionava bem e agora não recebo os emails, apesar dos mesmos se encontrarem no servidor.
Passo a explicar: os mails estão no servidor (25) mas se fizer "obter correio" no thunderbird dá-me erro "authentication failed", coisa que nunca aconteceu antes da migração.
Configurações atuais desta conta no thunder:
servidor de correio pop
nome do servidor: pop.netcabo.pt
porta: 995
segurança de ligação: SSL/TLS
método de autenticação: senha normal
Agradeço a vossa ajuda pois da zon não tive nenhuma, não dão suporte a estas plataformas.
Resposta:
Após analisar as configurações que a Zon disponibiliza nas suas páginas de apoio dedicadas ao email, recomendamos que siga as instruções aí apresentadas pois parecem correctas.
A Zon mudou recentemente a sua plataforma de email e passou a usar o Windows Live, dando acesso não apenas ao email mas também a um elevado número de outros serviços.
As instruções de configuração são as que foram indicadas na mensagem, mas o que consegui apurar, e comprovado em vários sites, é que deve aceder ao myzon e aí proceder à mudança da password.
Após isso basta mudar no cliente de email a password e o acesso ao email passa a funcionar sem qualquer problema.
Teste e dê-nos feedback para sabermos se resolveu o problema.
Sapo A5, o tanque de guerra
O melhor telefone é sempre aquele que nos dá as mais modernas funcionalidades e sempre da forma mais rápida. Infelizmente estes dois factores não andam, por norma, lado a lado e temos e balancear um pouco as coisas e abdicar de algumas de parte a parte.
O Sapo A5 é um dos bestsellers da TMN e considerados por muitos um dos melhores dessa operadora. O leitor Silvio Candido quer dar uma vida nova ao seu Sapo A5 e pede por isso ajuda.
No entanto ficamos com a noção que existe alguma confusão, que é normal, na forma como este processo se realiza. Mas nos explicamos tudo com detalhe.
Boa Noite.
Eu tenho um Sapo A5 e gostaria de saber como torna-lo mais fluido, mais rápido? Nunca me tinha interessado mas gostava de aprender.
Eu já vi no vosso site uns artigos sobre este assunto, a minha 2º pergunta é fazendo o root o telemóvel fica mais rápido e fluido?
Também já ouvi falar do android versão 4.0(ice cream) e gostava de saber de como se faz e se vale a pena fazer?
Obrigado pelo tempo.
Resposta:
Temos de facto um guia para instalar uma ROM mais optimizada no Sapo a5.
O “root” não torna o telemóvel mais rápido. Ter acesso root significa que vão ser dadas permissões de nível superior ao utilizador, podendo alterar tudo. Pode entender melhor esta informação aqui.
O procedimento resume-se em 3 etapas:
- obter permissões de acesso root
- instalar uma recovery modificada (género de bios do smartphone)
- instalar ROMs ou outros (ficheiros .zip) a partir da recovery
Sim, qualquer versão mais recente do Android é superior à anterior, desde que esteja minimamente funcional e sem bugs. Pode encontrar algumas aqui.
O Windows que parou no tempo
As actualizações do Windows são a forma da Microsoft nos disponibilizar as mais recentes melhorias do sistema operativo e as resoluções dos mais recentes problemas de segurança.
É claro que quando estas actualizações correm de forma simples e não encontramos problemas, ficamos satisfeitos. O problema vem quando este processo corre menos bem e a nossa máquina decide não colaborar como pretendíamos.
O leitor Diogo teve uma dessas situações em que a actualização correu menos bem e o seu Windows Vista parou de responder como pretendido.
Boa tarde,
Estava a fazer uma actualização no Windows Vista para o Service Pack 2, e acontece que na altura em que aquilo se desliga, bloqueou nos 100%, e o pc está ligado à um dia inteiro.
Gostaria que me ajudassem urgentemente a saber se posso desligar o pc ou não, e se vai causar alguns danos. Isto porque lá diz para não desligar.
Respondam urgentemente, please!
Cumps,
Diogo
Resposta:
Olá Diogo,
A situação que descreve não é normal, pelo que não terá alternativa senão desligar o PC directamente no botão power. Em princípio, nada será perdido, mas o Windows poderá deixar de arrancar.
Como tal, após desligar o PC, aconselho a arrancar o PC por uma live pen USB com Linux (por exemplo, o Ubuntu) para que possa aceder ao disco e fazer backup dos seus ficheiros para um armazenamento externo.
Para criar essa pen, utilize o LILI USB Creator, já analisado aqui no Pplware.
Depois de ter todos os ficheiros guardados em segurança, aí sim, tente iniciar novamente o Windows. Se conseguir aceder ao Windows sem problemas, corra novamente o "Windows Update".
Se o Windows iniciar com algum problema, tente o "Restauro de Sistema".
Playbook e os browsers alternativos
O Playbook, tablet da Blackberry, tem-se revelado uma excelente máquina. Para além de todas as suas características, tem a particularidade de conseguir correr aplicações desenhadas e criadas para Android.
Esta funcionalidade única, coloca-o na lista de equipamentos a serem aconselhados por muitos. Apesar disto não é uma máquina Android e tem a correr BlackBerry OS como o sistema operativo base.
O leitor João fez-nos chegar uma mensagem onde pergunta como instalar o browser da Google no Playbook.
Gostava de saber se era possivel instalar o google chrome no playbook da blackberry, e como...
obrigado pela atenção
Resposta:
Caro João,
Infelizmente o que pede não é de todo possível. A Google não disponibilizou ainda uma versão do seu browser para esse sistema operativo.
Mas como o Playbook tem a capacidade de correr aplicações Android no seu BlackBerry OS, recomendamos que aceda a este link e veja como este processo se realiza.
Não garantimos que o Chrome seja instalável, mas pode ter essa boa surpresa.
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.
Este artigo tem mais de um ano
bom dia,
tenho umas questões sobre o Ubuntu que gostava que alguém me esclarece-se;
– Tendo um laptop com gráficas comutáveis (ATI + Intel), no Ubuntu é possível fazer o mesmo que se faz no Windows (comutar entre as duas)?
– O Ubuntu consegue gerir o turbo boost do cpu, como o Windows faz?
eu já usei Ubuntu, num desktop, e em VM’s. e estou a pensar em criar uma partição com Ubuntu no meu laptop, e já testei a fazer boot pela pen, e notei que a ventoinha do PC estava a fazer mais barulho, e que no gerar estava mais quente que o costume (ou seja, mesmo sendo um HP, em windows numa utilização normal faz menos barulho e aquece menos), dai as minhas perguntas.
Obrigado
Antes de seguires algum destes tutoriais que vou partilhar convinha que os lesses para teres a xerteza que se aplica ao teu hardware:
https://help.ubuntu.com/community/HybridGraphics
http://askubuntu.com/questions/205112/ubuntu-12-10-amd-intel-hybrid-graphics-not-working
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450
Em relação ao Turbo boost i7z parece ser o software a utilizar:
http://code.google.com/p/i7z/
https://wiki.archlinux.org/index.php/Power_saving
tudo o que é preciso para poupar bateria.
Boas pessoal do Pplware.
Recentemente adquiri um Xperia Play devido a uma promoção da TMN, o problema é que tem o android apenas no 2.3. Não há maneira nenhuma de por pelo menos o 4.0? O gamepad irá deixar de funcionar? Se der agradecia que me indicassem os links e como o fazer por favor, e que se houvesse algum passo específico mo indicassem 🙂
Obrigado!
http://bit.ly/TmGHy3
😉
ahahaha obrigado 🙂 tinha tentado procurar mas pensei que houvesse alguma coisa que tivesse de ser especifica do modelo 🙂
Boa Noite
Tenho um desktop desde 2005, com pentium 4 e XP (sp 3)com motherboard Asus P5WD2/P5LD2 Series, gráfica 8500 GT.
Já me aconteceu no ano passado o pc não arrancar, isto é funciona tudo(aparentemente) só não mostra imagem e o xp a funcionar, então fui levar arranjar e pronto ficou ok seis messes dp aconteceu-me outra vez como já n tinha dinheiro fiz então a limpeza q dp já funcionou neste verão aconteceu outra vez e reparei q era a sujidade, limpei outra vez e tudo ok um mes dp aconteceu o mesmo agora para arrancar tinha de utilizar um jeito + ou – com o dedo no botão uma vezes dava outras não.
Como fico fora quase 30 dias sem utl aconteceu-me outra vez já limpei(mto artesanal)e pensei se pilha da motherboard podia já estar gasto??(2005 a 20011).
Agradecia procedimentos pq de cacau já e mto pouco.
Obrigado pela vossa atenção
Boas,
Será que dá para instalar o Windows 8 RT no raspberry pi?
Ou sairá algum mini pc até 100€ com o Windows 8 RT?
Boas
Depois de partir o chassis do meu Lenovo/IBM ThinkPad R60, que não teve compostura, decido comprar um portátil novo, que vou usar mais para escrever, Internet e ver filmes e séries.
Estou indciso entre:
– MacBookPro 13″ 500Gb, 4Gb RAM, i5 (1299€)
– MacBookPro 13″ Retina, 128Gb SSD, 8Gb RAM, i5 (1799€) + drive ótica de DVD (79€)
O que me faz pensar:
1. Passo entre 4 a 5 horas por dia em frente ao PC. Sinto os olhos cansados, muitas vezes a arder. Já uso óculos. Será que com o ecrã Retina não me sentiria tão cansado, uma vez que tem mais definição, mais brilho, mais contraste e menos reflexos?
2. O SSD em vez do disco rígido faz mesmo muita diferença no boot? Qual é o boot normal de um mac? E também se pode “suspender”, como eu costumava fazer no Windows?
Vale a pena pagar mais cerca de 600€ só pelo ecrã Retina, pelo SSD e por ais 4Gb de RAM?
Já agora, quais as formas de pagamento das apps na apple app store?
Obrigado
Bom dia pplware
Não sei se já abordaram esta questão mas fiz uma pesquisa e não encontrei nada relacionado. Inclusive pesquisei em alguns foruns da Apple e encontro outros users a queixarem-se do mesmo sem no entanto encontrar a solucção para o problema.
O problema está relacionado com o espaço que a app Mail ocupa no iPhone. Indo a Settings->General->Usage deparo-me com a app mail a usar neste momento 2,4GB de espaço apesar de todas as contas que tenho configuradas no mail do iphone estarem completamente vazias (inbox, outbox, drafts, deleted itens, etc). E cada vez mais esse mesmo espaço vai aumentando sem que eu o consiga impedir. Já tive de apagar todos os ficheiros de musica, e algumas apps que utilizava menos para conseguir ter espaço no iPhone.
O que poderei fazer para solucionar este problema?
Um abraço
Pedro Gomes
Pedro,
A resposta a esta questão foi publicada na edição de hoje do Consultório Pplware:
– https://pplware.sapo.pt/informacao/consultorio-pplware-esclareca-aqui-as-suas-duvidas-103/