igHome – Um substituto para o iGoogle
Desde que a Google anunciou o fim do serviço iGoogle que os seus utilizadores começaram a procurar por alternativas de páginas onde agregar as suas fontes de informação.
As alternativas não são muitas e nem todas conseguem estar ao nível do que o iGoogle era, mas começam agora a surgir algumas muito interessantes. O igHome é uma dessas alternativas e consegue pegar no que a Google deixou e dar-lhe continuidade.
O fim do iGoogle, homepage que os utilizadores podiam preencher com as suas fontes de informação preferida, está marcado para o dia 01 de Novembro de 2013. A partir dessa data o acesso a esse serviço deixa de ser possível e os utilizadores ficaram privados dele.
A procura de alternativas é por isso uma necessidade e a página que hoje apresentamos, o igHome, é provavelmente a que mais se assemelha ao serviço da Google.
As funções disponíveis são muito similares, com a possibilidade de adicionarmos feeds e gadgets a nosso gosto. Esses gadgets disponíveis abrangem uma larga variedade de funções e funcionalidades que vão desde a previsão meteorológica até às noticias, passando pelo acesso aos serviços de email, calendário, notas e outros da própria Google.
Também podemos adicionar separadores para que tenhamos a informação arrumada a nosso gosto e com uma separação lógica. Tal como no iGoogle também no igHome podemos ter temas aplicados para que esta nossa homepage esteja mais ao nosso gosto.
Todos os gadgets podem ver a sua disposição alterada e assim passamos a tê-los arrumados conforme a nossa vontade. O processo é tão simples como arrastá-los para o local pretendido e ele fica de imediato no sitio que queremos no futuro.
A adição de feeds RSS pode ser feita directamente na interface do igHome e os gadgets requerem que sejam escolhidos de uma vasta lista. Depois de verem os que pretendem, basta indicarem que pretendem que contem da vossa página e eles são de imediato adicionados.
Para que não percamos as configurações que aplicarmos e os gadgets que decidamos usar, o igHome permite que se registem e que usem uma conta para acesso. Com esta conta podem aceder de qualquer computador e/ou browser e terem de imediato a vossa homepage correcta e pronta a ser usada e consultada.
Depois do registo podem alterar as configurações de visualização do igHome e definir quantas colunas pretendem na vossa homepage e qual o tema a ser usado.
O igHome fornece ainda acesso aos serviços da Google através da disponibilização de uma barra superior com os links directos destes serviços.
Se são utilizadores do iGoogle então o igHome merece que o testem. Provavelmente depois disso não vão sequer esperar que o dia 01 de Novembro chegue e vão de imediato começar a usá-lo.
o igHome está ainda numa fase beta, mas isto apenas significa que as funcionalidades existentes vão maturar e a lista de gadgets e funções vão crescer e a oferta será ainda maior.
O iGoogle vai fazer falta a muita gente, habituada a usá-lo de forma diária, mas com alternativas como o igHome provavelmente essa transição será quase directa e sem quaisquer problemas.
Homepage: igHome
Este artigo tem mais de um ano
Desculpem a pergunta: É l de Novembro de 2013 ou 1 de Novembro de 2012?
É de 2012. Já está corrigida a informação
Por acaso até não está. Confirma Por Favor.
Netvibes – veio antes do igoogle e nunca parou de ser desenvolvido.
Vinha dizer o mesmo, para mim de longe o melhor.
+1
+1. É a minha página de abertura de todos os browsers há mais de 6 anos.
Nov 1, 2013
http://support.google.com/websearch/bin/answer.py?hl=en&answer=2664197
O mais parecido que achei até agora foi o “Meu Yahoo”, o único problema ou não, é que é o motor de busca, que não é o google.
Para substituir o iGoogle, eu escolhi http://www.interestuff.com
Muito semelhante ao iGoogle: widgets para RSS feed, tempo, facebook / twitter cliente …
Você pode livremente adicionar o feed que você gosta …
Rápido e simples de usar.
Há uma rede social tuga que vai ocupar bem o lugar, o Soccial