Email Brokers apresenta Barómetro da Internet – Portugal 2012
A Email Brokers, uma das maiores empresas de no segmento das bases de dados electrónicas e de soluções integradas de email-marketing e de campanhas para as redes sociais chegou a Portugal para disponibilizar os seus serviço e apresentou na sua estreia um estudo, o Barómetro da Internet- Portugal 2012, que pretende mostrar o estado da Internet em Portugal.
Este estudo incidiu sobre mais de 400.000 websites e revela dados muito interessantes. É uma cartografia detalhada da situação da Internet em Portugal que revela dados inéditos, nalguns casos inquietantes, e que sublinha a enorme potencialidade desta ferramenta, essencial ao desenvolvimento económico nacional.
De acordo com o estudo, inédito em Portugal, e que foi realizado pela Divisão de Estudos de Mercado da Email Brokers, há no nosso país mais de 417.653 websites. Destes, 307.091 são websites de cariz profissional/comercial.
Um número bem distante dos 31.601 de perfil não comercial, e ainda mais dos 7.082 websites que existem dedicados ao serviço público. Neste amplo universo existem 24.054 blogues e Fóruns. Do total dos websites portugueses analisados concluiu-se que 71% têm menos de 50 páginas, e que apenas 3% do número total são websites com grande volume de conteúdos (+ de 500 páginas).
Resumo:
- Há mais de 417.653 websites em Portugal
- 67% dos websites portugueses não são actualizados há mais de um ano
- Websites portugueses com possibilidade de fazer encomendas online cresceram 150% nos 2 últimos anos
- Compras online em Portugal são efectuadas na sua esmagadora maioria em websites estrangeiros
- 83% dos websites portugueses não cumprem requisitos legais
- Maioria dos websites portugueses pertence a entidades situadas na zona de Lisboa, seguida pela região Norte
- Paypal domina pagamentos electrónicos na Internet em Portugal
O Barómetro revela também que a actualização da grande maioria dos websites portugueses é muito pouco frequente: 68% foram actualizados pela última vez há mais de um ano, e apenas escassos 5% foram actualizados nos últimos três meses.
Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Email Brokers, algumas zonas de Portugal são mais férteis do que outras em relação à criação de websites: se olharmos para o mapa da internet em Portugal por região, concluímos que a maioria dos websites está essencialmente localizada na área de Lisboa (47%) e na zona Norte (24%). Segue-se o Centro do país (12%), o Algarve (9%) e o Alentejo (8%).
O Barómetro da Email Brokers revela ainda que em 2010 apenas 7.167 websites portugueses ofereciam a possibilidade aos Internautas de encomendar online. Actualmente esse número alcançou os 17.097 websites, traduzindo um aumento de quase 150% em apenas 2 anos!
No entanto, e apesar deste desenvolvimento tão significativo, a fraca qualidade dos websites portugueses de e-commerce, aliada à concorrência exponencial dos websites estrangeiros, está a levar para outros países o enorme fluxo de dinheiro gasto pelos consumidores portugueses em compras online, quando este poderia ficar em Portugal.
O ano de 2012 irá destacar-se pelo protagonismo ganho pelos TPE (pagamentos electrónicos na Internet). Na verdade, 38% dos novos websites já integram o e-commerce nas suas estratégias de desenvolvimento comercial. Em Portugal o mercado dos pagamentos electrónicos na Internet é dominado pela Paypal.
Para apurar estes dados, a Email Brokers analisou 307.091 websites profissionais portugueses. A conexão https contida nos websites foi o método de identificação privilegiado, tendo contudo em atenção a existência das ligações de redireccionamento para os fornecedores de pagamentos online.
Finalmente, o mesmo estudo conclui que 83% dos websites portugueses não cumprem os requisitos legais porque não incluem, ou incluem de forma incompleta, as informações exigidas por lei no que diz respeito à identidade, contactos, regras profissionais, códigos de conduta, associações a que pertencem, relação com os consumidores, etc, das entidades que os detém.
Em 417.653 websites portugueses (profissionais, públicos, privados, não comerciais, blogs-fóruns):
A Internet em números…
- Sem endereço geográfico da entidade que detém o website: 165.829
- Sem as coordenadas de contacto, inclusive morada de correio electrónico: 217.556
- Sem o número de pessoa colectiva ou número de contribuinte: 141.073
- Sem os códigos de conduta aos quais está eventualmente submetida a entidade que detém o website, assim como as informações relativas à forma como esses códigos de conduta podem ser consultados por via electrónica: 254.885
- Sem as coordenadas da autoridade de controlo competente, no caso da actividade da entidade que detém o website estar submetida a um regime especial de autorização: 209.811
As palavras de Joel Machado, Managing Director da Email Brokers Ibérica, mostram a realidade que foi encontrada e os caminhos a serem seguidos:
Estes resultados revelam que a maioria das empresas e das organizações em Portugal ainda não se deu conta da importância da Internet no mundo de hoje. Para muitos, um website é apenas, no melhor dos casos, “um mal necessário” que se utiliza apenas como cartão de visita.
No pior dos casos é encarado como um gadget supérfluo. Portugal deve preocupar-se, mais do que nunca, com o impacto negativo que esta situação pode ter no seu desenvolvimento económico enquanto país, e criar estratégias que permitam colmatar esta falha.
A Internet constitui uma grande oportunidade de modernização, internacionalização, expansão e desenvolvimento do comércio português. Porque não tenhamos quaisquer ilusões: quando um utilizador/internauta português não encontra nos websites nacionais aquilo de que anda à procura, opta pelos concorrentes estrangeiros.
Se nada for feito, Portugal corre o risco de se tornar num modelo de sucesso à escala mundial a nível da utilização da Internet - consumo incluído, mas de transferir o enorme volume de dinheiro transaccionado nas compras online para websites estrangeiros. É preciso compreender e assumir que a Internet é um parceiro essencial ao desenvolvimento económico
Este artigo tem mais de um ano
Onde é possível encontrar o estudo feito pela Email Brokers? Procurei no site mas não encontro nenhuma referência.
Essa informação chegou-nos via Press Release
“A Internet em números…
…
Sem as coordenadas de contacto, inclusive morada de correio electrónico: 217.556
…”
e porque será?????
O meu projeto consegue reduzir isso a zero.
Olá Edgar,
O estudo encontra-se no website, na Área de Imprensa Portugal.
Aqui: http://www.email-brokers.com/_brochures/emb_por_emb/PT_read.pdf
O que é que são “websites Portugueses” para a Email Brokers?
Websites de domínio “.PT”?
Se for essa a situação, são capazes de ter omitido bem mais de metade.
Eu acrescento… websites alojados em Portugal? Trabalho numa empresa que os sites são quase todos alojados nos EUA.
Alguém sabe onde encontrar os tais requisitos legais necessários à criação de um website?
Obrigado
.