FIFA 13 já se encontra à venda nas lojas!
Se alguém duvidava que a série FIFA é um caso sério de sucesso, um pouco à semelhança do seu maior rival, os números agora divulgados são esclarecedores.
Um dia após o lançamento oficial, a EA anunciou que o pré-lançamento de FIFA 13 atingiu números astronómicos. Mais de 4,6 milhões de fãs jogaram a demo e mais de 1 milhão de pré-reservas foram feitas em todo o mundo!
Conforme mencionei FIFA 13, da EA Sports, já está à venda nas lojas de todo o mundo e a versão digital está também disponível para download através da OriginTM.
O pré lançamento de FIFA 13 atingiu números recordes e transformou-se num lançamento histórico: o maior lançamento de sempre de um jogo de desporto! Mais de 1,3 milhões (de acordo com dados de vendas internas a partir de 15 Setembro de 2012) de jogos foram pré-reservados no mundo inteiro e mais de 4,6 milhões (de acordo com informação interna) fãs, em 123 países, já jogaram a demo de FIFA 13 para a PlayStation® 3, Xbox 360® e PC.
Este número recorde representa um aumento de 42% de jogadores da demo de FIFA, em comparação com o ano anterior.
As redes sociais revelam também um interesse estrondoso pelo jogo. A comunidade EA SPORTS no Facebook ultrapassou os 10 milhões gostos, e de acordo com a Brandwatch, FIFA 13 foi mencionado a cada 1,3 segundos no Twitter, YouTube e em outras redes sociais nos três dias seguintes ao lançamento da sua demo.
FIFA 13 oferece mais uma vez aos jogadores de todo o mundo, a oportunidade de competirem no FIFA Interactive World Cup (um dos modos de jogo disponíveis) que lhes dará a oportunidade de ser tornarem verdadeiros campeões mundiais de FIFA. O torneio do ano passado ultrapassou também o seu próprio recorde, com mais 1,3 milhões de jogadores registados em todo o mundo.
Principais características de FIFA 13:
A sofisticada inteligência artificial, já alcançada na série FIFA, vai agora levar FIFA 13 às consolas HD e PC. Uma Inteligência Atacante (attacking intelligence) completamente nova permite aos jogadores a análise do espaço e um trabalho mais inteligente e árduo para ultrapassar os defesas. Agora, os jogadores possuem a capacidade de criar, curvar e alterar corridas de forma a potenciar aberturas que possam ocorrer, fazer movimentos que desloquem os defesas para fora da posição criando linhas de passe para colegas de equipa e para se posicionarem melhor para novas oportunidades de ataque.
Com o mais completo e intuitivo sistema de drible de sempre, em FIFA 13 cada toque importa! Inspirado no melhor jogador do mundo (Lionel Messi), o Drible Completo (Complete Dribbling) permite aos jogadores enfrentarem os seus adversários usando toques de drible precisos que, combinados com uma verdadeira mobilidade de 360° tornam ainda mais fácil, criativo e perigoso o confronto em situações de 1vs1. Os jogadores mudam de direção mais rapidamente, são mais explosivos na aceleração com bola e os defesas mais eficazes na proteção de espaços mais longos.
O Controlo de Bola ao Primeiro Toque de FIFA 13 (First Touch Control) transforma a maneira como os jogadores controlam a bola. Ao eliminar o toque quase sempre perfeito, o realismo é muito maior uma vez que a diversidade e incerteza em torno do controle de bola é cada vez mais notória. A pressão defensiva, a trajectória da bola e a velocidade do passe têm agora um forte impacto no domínio do primeiro toque, criando assim mais oportunidades para os defesas ganharem de volta a posse da bola.
A segunda geração do Motor de Colisão entre Jogadores expande o jogo físico de colisões simples para disputas ferozes pela posse de bola entre os jogadores. Para ganharem posição aos adversários, forçar os oponentes a darem toques “pobres” ou a tomarem decisões erradas, os defesas empurram, puxam e usam o seu tamanho e força para chegarem primeiro à bola. Os Livres Tácticos de FIFA 13 (Tactical Free Kicks) são ainda a ferramenta ideal para criar jogadas de livre perigosas e imprevisíveis, utilizando os jogadores mais habilidosos em campo. Coloca até três jogadores de ataque perto da bola e utiliza pistas falsas e outras opções de passe para criar pontapés livres elaborados.
Os opositores podem contrariar-te adicionando ou subtraindo jogadores na barreira, arrastando-a para a frente ou enviando um jogador para interceptar o passe ou bloquear o remate.
FIFA 13 já está disponível nas lojas de todo o mundo para a PlayStation®3 (com Playstation Move), Xbox 360® com Kinect™, PlayStation®Vita, Wii™, PC, PlayStation®2, Nintendo 3DS™, PSP® (PlayStation®Portable), Nintendo Wii U™, iPhone®, iPad®, iPod®.
Nos últimos anos FIFA tem sofrido algumas alterações, quer na sua jogabilidade, quer nos seus modos de jogo disponíveis (offline e online) que lhe permitiram chegar-se à frente na corrida para o melhor jogo de futebol para consolas. Vamos ver como correm as coisas este ano.
Homepage FIFA 13
Este artigo tem mais de um ano
No que diz respeito à Wii é para esquecer! http://www.nintendo-gamer.net/2012/09/27/fifa-13-wii-vs-fifa-12-wii-the-shocking-truth/
Então segundo percebo a lógica é:
Interface Novo = Jogo Novo;
É que até é verdade que os gráficos e os menus estão iguais, mas ainda ninguém testou a jogabilidade para saber se foi ai que a EA Sports investiu o seu tempo na versão Wii.
Pelo que já li, eles fizeram o mesmo no fifa para a Psvita. Pegaram no fifa football fizeram uma actualização aos planteis e kits e ficou pronto.
Mas tu queria o que, milagres? A Wii tem um hardware extremamente limitado, a EA nao pode fazer mais que isso mesmo que queira, o fraco CPU da Wii nao permite.
A verdade é que tanto a EA como a Konami durante anos fizeram isto mas para a psp.
E se formos a ver bem ao pormenor, a não ser os conteúdos online, as versões PC, XBOX 360 e PS3, tanto FIFA como PES, poucas melhorias tem, algumas optimizações (mínimas) e pouco mais…. O problema está nas consolas, pois se fosse só pelos PC’s, os jogos estariam bem mais evoluídos, no entanto devido as consolas obsoletas que estão no mercado, as coisas não evoluem.
(Reparem bem nas diferenças que tem vindo a ser implementadas desde 2009, nos diversos títulos das diferentes produtoras, vão ver que não são grandes diferenças, desde 2010 que as evoluções andam estagnadas, eu diria que a maior evolução é o motor do FIFA 12/13….)
Joguei o demo do FIFA 13 e também o do PES 2013, para Playstation 3. Acabei por preferir o FIFA pela sua jogabilidade. Fiz a pré-reserva na Playstation Store e já cá canta. Estou espantado com as novas funcionalidades que foram adicionadas. Só fiquei desapontado por não ter os Estádios portugueses.
O meu já vem a caminho dos UK 🙂
Alguns melhoramentos visiveis para quem nao passa a vida inteira a jogar. No iOS esta a ser o meu jogo preferido. Estou a ver se as coisas melhoram e com venda de stock antigo quero ver se compro a PSVita em conjunto com este jogo. Vai demorar um pouco mas depende tambem de outras prioridades.