Livre-se da partição “System Reserved” do Windows
Aquando da instalação do Windows 7, Windows Server 2008 R2 ou Windows 8, num disco não particionado, a ferramenta de instalação cria a partição para o sistema WIndows e é automaticamente criada uma partição chamada "System Reserved" que acaba por lá ficar no esquecimento. Já se apercebeu da sua existência? Será mesmo necessária?
Pode haver vários motivos que levem à necessidade de remoção dessa partição, principalmente devido à limitação de 4 partições primárias num disco básico. Recentemente, ao fazer a instalação do Windows 8 já com 3 partições em utilização (Windows 7, documentos e EFI), foi necessário remover a partição "System Reserved" para adicionar uma outra para o Windows 8. Mas... como fazê-lo?
Existem outros motivos que levam à necessidade de remoção dessa partição, nomeadamente em situações de backup integral onde, dependendo das ferramentas, é esperado o sistema operativo na primeira partição do disco e então o processo não ocorre como devia. A imagem acima, que demonstra uma partição "System reserved" em todos os discos, poderá não ser comum pois deve-se a instalações isoladas em cada disco, no entanto demonstram a forma como podem existir. O Disco 0 tem o Windows 8 instalado.
Afinal para que serve a partição "System Reserved"?
Aparentemente, a principal razão para a sua existência deve-se à funcionalidade de encriptação da partição do sistema operativo da ferramenta BitLocker, ficando o bootloader do Windows localizado em duas partições: "System Reserved" e na partição do SO. Não sendo necessária encriptação, o bootloader localizado na partição "System reserved" é redundante e pode ser eliminado. A dimensão dessa partição é de 100MB no caso do Windows 7 ou Server 2008 R2 e de 350MB no caso do Windows 8.
Se não vai usar o BitLocker, então a partição "System Reserved" é totalmente desprezível.
Como remover a partição "System Reserved"?
Antes de mais, e como é da praxe, há uma hipótese remota de o sistema não iniciar após o procedimento. Faça-o por sua conta e risco, no entanto o bootloader é sempre reparável.
O processo é muito simples e no meu caso ocorreu sem qualquer problema:
- Abrir a linha de comandos com permissões de administrador (clique direito > executar como administrador). Admitindo que o Windows está instalado na unidade C, escrever
bcdboot c:\windows /s c:
. O resultado desta operação deverá serOs ficheiros de arranque foram criados com êxito
; - Abrir a Gestão de Discos do Windows. É facilmente localizável a partir da pesquisa do menu iniciar (bastando escrever "gestão") ou, de outra forma, basta executar o ficheiro
diskmgmt.msc
; - Procurar a partição C (ou aquela correspondente ao sistema), clicar com o botão direito e escolher Marcar a partição como activa. De seguida basta confirmar essa acção;
- Reiniciar o computador. Voltar à Gestão de Discos e eliminar a partição "System Reserved". Para isso basta clicar com o botão direito sobre ela e escolher Eliminar volume;
- Feito.
Opcionalmente, se quiser utilizar o espaço não particionado resultante da remoção da partição "System reserved". Pode tentar usar a Gestão de Discos e escolher a opção Expandir na partição do sistema operativo. Caso essa opção não esteja disponível então poderá utilizar uma outra ferramenta como o Paragon Partition Magic, o Minitool Partition Wizard, o GParted do Ubuntu ou outra ferramenta.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia
Como poderei ocultar uma partição de “recovery” do windows, mas que possa ser usada pelo sistema, para recuperar o sistema? Normalmente já pré instalada pelo fabricante de portatil?
Obrigado
Botão direito do rato em cima de “o meu computador” -> “Gerir”.
Depois procurar “gestão de discos” (Algo asssim).
Depois escolher a partição desejada e remover-lhe a letra associada.
Prezados, eu tinha um dual boot windows 7 e windows server em VHD. Ao eliminar a partição “system reserved” perdi também o dual boot, ou seja, entra direto o Windows 7 sem que eu possa escolher no menu. Como resolvo esse problema? Obrigado
Usa o DVD de boot do Windows 7, e seleciona a opção de recuperação, tem um vídeo interessante com o passo a passo em https://www.youtube.com/watch?v=Dzb3yCdXEz0
Não esquecer que ao alterarem os ficheiros de boot para a partição do Windows num ambiente multiboot, depois têm de alterar o caminho do bootloader que usam. (GRUB, Chameleon, etc.)
Porque por definição o GRUB 2 e o Chameleon criam um link para os ficheiros de boot na System Reserved.
Será por isso que me dá erro ao remover a dita partição?
Tenho dualboot com Ubuntu…
Muito provavelmente sim.
No grub, a partição de onde o Windows é carregado normalmente é a /dev/sda1, e ao seguir os passos do tutorial os ficheiros são copiados para a /dev/sda2.
Isto assumindo que o Windows tenha sido instalado primeiro e só depois o Ubuntu.
É uma questão de, no Ubuntu, alterar a entrada do Windows no ficheiro grub.cfg, ou semelhante, para a nova localização dos ficheiros.
Neste momento, no grub.cfg tenho o Windows 7 em /dev/sda1 e /dev/sda2.
Edito o ficheiro e removo as linhas correspondentes ao /dev/sda1?
Não, muda tudo para a /dev/sda1 se eliminaste a partição system reserved agora a /dev/sda2 deverá ser a 1. É uma questão de experimentares, se a com 1 não der mete tudo na sda2
Tenho um Ubuntu instalado com recurso ao Wubi e não tive qualquer problema em remover a aplicação. Depois quando instalei o Win 8, foi que ficou encarregue da gestão do arranque e substituiu o grub.
Depois dá feedback de como resolveste isso.
Eventualmente também posso testar com 2 instalações normais de ambos os sistemas.
Pois o Wubi cria o Ubuntu no boot manager do windows, enquanto que uma instalação no de base substitui o bootmanager pelo GRUB.
É por isso que dá problemas.
E ao instalares o Windows 8, o novo BootMGR herdou as definições que já tinhas.
Olá, Mateus.
Será que poderia dar-me uma ajudinha, se faz favor.
Comprei um portátil HP que veio com o Win10 OEM. Queria instalar o Debian, e instala, mas não roda, então resolvi instalar o Fedora, e instalou e roda à perfeição, mas o Windows não aparece no Grub. Dei uma olhadela nas partições pelo Gparted e vi que lá estão todas as partições que vieram de fábrica mais as que criei para o Fedora.
As partições de fábrica são as seguintes:
sda1 – EFI;
sda2 – Microsoft reserved partition e;
sda3 – partição do Win10.
Além de mais duas partições da HP para recuperação que não funcionam, pois cliquei lá no F11 para entrar no modo recuperação para recuperar o Win e depois eu reinstalaria o Fedora corretamente, mas entra sempre no Grub.
A partição sda2 – Microsoft reserved partition está assinalada com um triângulo com uma exclamação dentro e o gparted afirma que é impossível detetar o sistema de ficheiro e dá-me 4 razões para isto:
1 – O sistema de ficheiros está danificado;
2 – O sistema de ficheiros é desconhecido do Gparted;
3 – Nenhum sistema de ficheiros disponível (não formatado) e;
4 – A entrada de dispositivo /dev/sda2 está em falta.
Será que você saberia como resolver isto? Pois preciso de repor o Win10 a funcionar visto que o vendedor disse-me que se eu apagasse o windows, perderia a garantia, porquanto que agora eles consideram o SO OEM como parte integrante do produto e a sua falta descaracteriza-o resultando na perda da garantia.
Desde já agradeço.
Cptos.
Não sei se tem que haver com este assunto mas tenho um problema.
Tenho 2 partições uma com o Windows 7 “original” e outra com o windows 8 em versão de teste, o computador arranca apartir da partição do windows 7 e tudo ok, sem problemas, o problema recide é que o windows 8 substitui sempre a licença “original” do windows 7 pela licença de teste do windows 8, ficando assim com 2 licenças de teste, não sei se me expliquei bem, mas alguem tem solução para este problema?
Desde já o meu muiro Obrigado.
Amaro Romão.
Na volta há algum conflito com a “originalidade” 😀
Porque é que não trocas essa “originalidade” por uma versão de actualização (nem são assim tão caras e vi nalgum sitio (se calhar até foi aqui no pplware) que se vai poder fazer upgrade para win8 desde que se tenha uma cópia original do XP, Vista ou win7)
Bom Dia,
Como posso fazer uma partição “recovery do Windows” ?
abraço
Usa o Acronis True Image Home!
EU quero que ela fique na gestão de discos para puder dps usa-la quando precisar.
O Windows tem uma ferramenta que é “Criar um disco de reparação do sistema” (ou “Create a recovery drive”) mas que utiliza uma unidade USB para o backup. Penso ser possível copiar posteriormente esses dados para uma partição existente no disco do PC e depois fazer a recuperação a partir de lá.
O Acronis True Image é um excelente software para isso. Eu próprio já utilizar para fazer um clone integral de um disco e restaurou tudo na perfeição. Recorri a uma PEN para fazer o boot para a consola de restauro do True Image.
O Norton Ghost também parece que é bom nisso, mas esse nunca usei.
Bom dia,
Antes de mais parabéns por este artigo de grande utilidade.
Estou com um problema no passo de remover a partição. Isto é, todos os passos correram como previsto e reiniciei o PC. No entanto, quando tento depois remover a partição, obtenho uma mensagem de erro.
Alguma dica? Haverá problema se a remover com outro software?
Porque é que em vez de partições voces não usam um disco VHD? Eu uso e é bem mais pratico.
Um disco dinâmico com volumes? Se sim, eu já tentei por pelo menos 2 vezes e tive problemas (já não sei bem com o quê, mas não era praticável). Para converter novamente para disco básico foi necessário apagar todos os dados do disco… pelo que não arrisquei passar novamente por esse transtorno.
Não é um dinamico com volumes, é a criação de um disco virtual VHD, e na instalação do 8 temos de montar o disco com o diskpart e ele fica como se fosse um disco adicional, mas no fundo é um ficheiro vhd. Funciona até hj já tenho a uns tempos. Se quiseres o tutorial eu partilho.
Não conhecia isso. Não queres antes escrever umas linhas para publicar aqui no Pplware? 🙂
Aqui a uns tempos enviei-vos um email para me candidatar para ser um autor do pplware, não obtive resposta. Mas posso fazer um tutorial com os pormenores todos para publicarem sem o minimo problema. Indica-me o email para eu comunicar pf.
Como não posso responder directamente ao Vitor, respondo a ti para dizer que já enviei o mail para geral@pplware.com
Abraço.
Eu sei do que falas já vi isso algures . se pudesses partilhar o tutorial seria porreiro. assim já sei que esse funciona mesmo
Vou começar a elaborar isso quando terminar apito.
Pardinha manda para geral[aroba]pplware.com
Boas.
Bom artigo.
Gostava de deixar aqui uma sugestão ao Pplware. Podiam criar um artigo sobre, para que servem e como se criam/utilizam as partições EFI.
Há uns meses atrás tive um problema com uma partição desse género e vi-me grego para solucionar o problema. Acho que deve haver mais pessoas que já passaram pelo mesmo.
Cumprimentos
Eu também tive alguns problemas com a partição EFI. No meu caso, o netbook que tenho tem uma funcionalidade superboot que inicia o carregamento do Windows 2 segundos depois de ser ligado.
Como ele trouxe inicialmente o Windows XP, ao migrar para o 7 nem me apercebi do objectivo dessa partição. Depois que o superboot desapareceu, tive de restaurar o DVD de fábrica para manter lá a partição EFI intacta, só assim o boot continuou praticamente instantâneo.
Resumindo, como criar/utilizar essas partições não faço ideia mas é um assunto interessante para investigar e abordar. Vou ver o que encontro 😉
Uma correcção de ordem ortográfica, que faço por se tratar dum erro muito comum:
“Pode haver vários motivos” em vez de “Podem haver vários motivos”.
O verbo haver, sempre que usado no sentido de existir, nunca tem plural.
Obrigado pelo reparo.
Da ultima vez que mexi nessa partição o grub deixou de reconhecer o windows como SO, jurei nunca mais lhe tocar >_>
fiz isso deu error, tive que entrar com dvd instalação win8 e recuperar sistema, pois não iniciava mais…
Windows 8 professional
Existe alguma maneira para contornar o UEFI nos portateis da ASUS X55U-SX004
A partição EFI pode ser apagada ou não
Boa tarde,
Tenho dois SO instalados no pc em dualboot.
Segui este tutorial e agora não me é permitido escolher com qual dos sistemas iniciar.
É possível resolver isto?
(Desculpem, sou um pouco novato nestas coisas)
Um dos SOs é Linux? Se sim, acima nos comentários é tratada essa questão.
Não, são ambos windows.
Então é estranho. Fiz o procedimento em 2 PCs, ambos com mais que de um SO, e não tive problema em nenhum deles.
Terás de iniciar o PC com o DVD de instalação e fazeres a recuperação do arranque. É simples, está disponível nas opções.
O DVD de instalação do SO que não inicia ou qualquer um?
Não percebi a tua questão.
Podes usar este guia para resolveres o problema.
Obrigado, já resolvi com a ajuda da dica!
Criei um tópico no forum com uma dúvida sobre isto.
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=13489
Se upderem ajudar agradecia
Clique em Iniciar,
Digite “gpedit.msc” para pesquisar campo pressione enter
Encontrar e abrir: Configuração do Usuário> Modelos Administrativos> Componentes do Windows> WindowsExplorer
Dê um duplo clique em “Ocultar estas unidades especificadas em Meu Computador” pode demorar um pouco…
Escolha “Habilitado” “Ativado”
Escolha a opção que deseja em: “selecionar uma das seguintes combinações”
Clique em OK
Boas. Eu sem essa partição não consigo formatar discos..!!
Boas
Tenho o windows 7 instalado e queria colocar o windows 8 numa partição que criei só que não me deixa e dá o seguinte erro: “O Windows não pode ser instalado neste espaço no disco rígido. A partição contem um ou mais volumes que não são suportados para instalacao”
Pelo que tenho pesquisado a resolução do problema passará pelo tema deste tópico mas não consigo efectuar os passos abaixo referidos, ou seja clicando com o botão direito em cima desse disco não aparece a opção “Marcar a partição como activa”. Qual será o problema?
Eventualmente poderá já estar activa.
A gestão de discos do Windows nunca foi grande coisa. Há algumas aplicações por aí, a maior parte pagas (Paragon Partition Manager é de topo), mas algumas Free que ainda assim são melhores que a do Windows: EaseUS Partition Master Free
Através do EaseUS Partition Master Free já posso remover a partição System?
Quem quiser este artigo em pdf tem aqui: http://www72.zippyshare.com/v/uKwzw9He/file.html
Olá, tudo bem ? Li na Web que excluir a partição reservada pelo sistema pode dar problemas no Windows, é verdade ?
Olha pessoal, o disco rígido do meu notebook está com 95% cheio com “reservado pelo sistema”, o que posso fazer para limpar essa reserva do sistema e claro, deixar meu note menos lento.
Desprezível: http://www.priberam.pt/dlpo/desprez%C3%ADvel
Desprezável: http://www.priberam.pt/dlpo/desprez%C3%A1vel
Tem Como Mesclar Essa Partição “System Reserved” Com A Partição C: Onde Fica o Sistema Operacional ?
Minitool!!!
Sem problema!!
é possível “fundir” essa partição com a que o windows está instalado? se eu deixar essa partição não terei como criar uma de Swap para meu pop.os