Corra o HP WebOS 1.0 no Ubuntu Linux
WebOS 1.0 é agora open source
Há cerca de um ano e seis meses, apresentamos aqui o TouchPad da HP, um tablet com um design muito bonito e atraente e que vinha com uma versão totalmente renovada do WebOS. No entanto, passados poucos meses, a HP acabou por deixar cair o projecto WebOS (que tinha adquirido à PALM por 1,2 bilhões de dólares) tanto para tablets como para smartphones (ver aqui).
Por norma, quando um projecto falha as espectativas, uma das soluções para a sua continuidade é disponibilizá-lo em código aberto para que a comunidade possa inovar o mesmo. O WebOS foi recentemente disponibilizado, pela HP, em código aberto, estando disponível para download.
De acordo com a HP, o desenvolvimento do projecto HP WebOS envolvia alguns encargos e sacrifícios e nem sempre era possível acompanhar as promessas. A versão do HP WebOS disponibilizada sob a licença Apache 2.0 possui 450,000 linhas de código e está disponível em duas versões: OpenEmbedded ARM através de um emulador e uma versão para desktop que apenas corre no Ubuntu 11.04 e 12.04 LTS, na versão de 32 bits.
It has taken a lot of hard work, long hours and weekend sacrifices by our engineering team to deliver on our promise and we have accomplished this goal.
The Beta release is comprised of 54 webOS components available as opensource. This brings over 450,000 lines of code released under the Apache 2.0 license, which is one of the most liberal and accepted in the open source community.
Como correr o WebOS 1.0 no Ubuntu ?
Para correr o WebOS 1.0 no Ubuntu deverá seguir cumprir os seguintes requisitos e seguir os seguintes passos:
Pré-Requisitos
- Acesso à Internet
- 4GB de espaço disponível em disco
- Instalar os seguintes componentes:
sudo apt-get update sudo apt-get install git git-core pkg-config make autoconf \ libtool g++ tcl unzip libyajl-dev libyajl1 qt4-qmake \ libsqlite3-dev curl sudo apt-get install gperf bison libglib2.0-dev libssl-dev \ libxi-dev libxrandr-dev libxfixes-dev libxcursor-dev \ libfreetype6-dev libxinerama-dev libgl1-mesa-dev \ libgstreamer0.10-dev libgstreamer-plugins-base0.10-dev \ flex libicu-dev sudo apt-get install libboost-system-dev libboost-filesystem-dev \ libboost-regex-dev libboost-program-options-dev liburiparser-dev \ libc-ares-dev libsigc++-2.0-dev libglibmm-2.4-dev libdb4.8-dev \ libcurl4-openssl-dev sudo apt-get build-dep qt4-qmake |
Passo 1 - Agora obtemos o código fonte do WebOS (aqui ou usando o comando git clone https://github.com/openwebos/build-desktop.git), descompactamos, entramos na pasta compactada e depois executamos o script build-webos-desktop.sh
./build-webos-desktop.sh |
Passo 2 - Para instalar o WebOS basta executar o comando
sudo ./install-webos-desktop.sh |
Passo 3 - Para correr o WebOS basta introduzir os seguintes passos:
3.1 - Iniciar o service bus
./service-bus.sh start |
3.2 - Iniciar os serviços nativos do WebOS
./service-bus.sh services |
3.3 - A primeira vez temos de criar uma conta. Para isso, usamos o seguinte comando
./service-bus.sh init |
3.4 - Vamos agora correr o luna-sysmgr
./run-luna-sysmgr.sh
3.5 - Depois de finalizado o luna-sysmgr, paramos o serviço bus
./service-bus.sh stop |
Veja o webOS 1.0 em funcionamento
Este artigo tem mais de um ano
Só uma nota: Ao contrario do que diz o artigo, a HP não comprou o WebOS à Palm por 1,2 bilhões de dólares. Esse valor foi pago pela propria Palm.
O HP touchpad e o webOs são aquele típico caso da empresa ter a faca e o queijo na mão e simplesmente esquecer ele.
Cara, usei meu zire72 por muito tempo e fazia nele tudo que faço no Milestone 3 (claro que com suas limitações de processamento, internete e navegador).
Exemplo: zerei altos jogos de snes.
Coisa que fazia e não faço: o notas que escrevia com a caneta (hoje tem no galáxias note)
Era melhor: o calendário, com diversas configurações e opções.
Tirava foto, gravava som, conectava na internete…
Boa tarde ,
O problema é mesmo as Apps , o desenvolvimento de um SO pode até nem representar uma dificuldade de maior ,o problema está na sua projecção e massificação e foi isso que a HP concluiu quando abandonou este SO, hoje já existem vários SOs adaptados aos equipamentos moveis mas a sua projecção é fraca porque não existem suficientes APPS para instalar , soubemos a pouco tempo que a Mozila também está a desenvolver o seu próprio SO , suponho que serão demasiados SOs que se não tiverem a adesão das construtoras de equipamentos moveis poderão nunca sair do papel e como disse acima há sobretudo que ter uma comunidade forte que desenvolva APPs ou então tornar estes SOs compatíveis com as APPs do Android .
Cumprimentos
Serva
Excelente!
Certamente que, através de uma óptima comunidade, vários projectos interessantes irão surgir. Tal já acontece com Android a executar nos dispositivos mais inesperados e espero ver este SO seguir caminho semelhante. Infelizmente a HP, apesar de ser grande companhia, nunca me pareceu capaz de vir a oferecer qualidade equivalente a um Android ou iOS. Com uma comunidade aficionada acredito que iremos ganhar muito mais com esta decisão!
É sempre de louvar estas iniciativas!