Dica – Carregue rapidamente o iPad num PC com Linux
No inicio da semana, em conversa com um colega que recentemente tinha mudado para Linux, ele referi-me que quando ligava o seu iPad a uma porta USB que lhe aparecia uma mensagem no dispositivo a dizer "Not charging". Em resposta referi-lhe que esta mensagem lhe aparece pois certamente a porta USB não está a fornecer energia suficiente para que o dispositivo carregue correctamente e que tal não depende apenas do sistema operativo pois tal situação acontece também em Windows.
Como resolver este problema?
Normalmente, uma porta normal USB apenas fornece 500mA e no caso do iPad é necessário pelo menos 1A (ver aqui ou aqui) para mais informações. No entanto, mesmo mantendo o iPad ligado a uma dessas portas verificamos que ele carrega...devagarinho mas carrega. Segundo alguma informação que li, tal situação acontece porque não há "comunicação" entre a porta USB e o iPad relativamente ao processo de carregamento.
No entanto, para contentamento da malta do mundo open-source, Ondrej Zary da Rainbow-Software, desenvolveu o utilitário ipad_charge. Esta ferramenta é invocada via udev (ou seja, quando ligamos via USB o nosso dispositivo) que por sua vez envia informação ao iPad ou outro idevice (via libusb) do processo de carregamento.
Como usar o ipad_charge?
Para começar vamos preparar o nosso sistema, instalando as seguintes dependências
sudo apt-get install libusb-1.0-0 libusb-1.0-0-dev git git-core |
Para instalar o ipad_charge basta usar os seguintes comandos:
Primeiro vamos obter o código fonte:
git clone https://github.com/mkorenkov/ipad_charge.git |
e em seguida, entramos no diretório criado, compilamos e mandamos instalar
cd ./ipad_charge make make install |
Após a instalação do ipad_charge, o processo de carregamento deve funcionar correctamente. De referir que o ipad_charge é compatível com o iPad, iPad2, iPad3,iPod Touch 2G, iPod Touch 3G, iPod Touch 4G, iPhone 3GS, iPhone 4 e iPhone 4S.
Este artigo tem mais de um ano
Mais vale instalar o Asus iCharger que funciona bastante bem e é gratuito 🙂
http://event.asus.com/mb/2010/ai_charger/
Sim, para Windows esse serve
LOL, é o que dá ler as “gordas”, nem reparei no Linux que estava no fim 🙂
É mesmo isso que eu uso.
A tecnologia por vezes tem destas coisas… Não consigo deixar de pensar que é um pouco estúpido que algo simples como carregar um dispositivo através da energia dos USB’s tenha de ter instalado um software quando devia ser plug-and-play…
O carregador de iPad é de 10 W (2A x 5V)
O carregador de iPhone é de 5W (1A x 5V).
A usar um único carregador é preferível usar o do iPad. É o que eu faço, acho que o iPhone carrega bastante mais depressa.
Num Eee PC com Windows o iPad não carrega. Com o Asus Ai Charger referido acima já carrega.
Não faças isso, pois se a bateria do iphone estiver dimensionada para carregar a 1A, se a carregares a 2A estas a reduzir a esperança de vida da mesma mas sim, carrega mais depressa.
Falso, os dispositivos é que gerem a carga, tanto faz aliemntares com uma fonte de 2 ou dew 100 A, o dispositivo deixa apenas passar até um certo limite, pelo menos é o caso dos nokias, dos portateis etc… suponho qhe os ilixo sejam (pelo menos nisto) normais…
O iPhone carrega mais depressa e a bateria (dele) também se estraga mais depressa!
“A usar um único carregador é preferível usar o do iPad. É o que eu faço, acho que o iPhone carrega bastante mais depressa.”
Confirmo.
Então é assim, na loja da Apple, no carregador de 10 W do iPad vejam quais são os equipamentos compatíveis: iPhones e iPods:
http://store.apple.com/us/product/MC359LL/A/apple-ipad-10w-usb-power-adapter
É o próprio iPhone/iPod que regula a entrada de corrente. Isto também vale para o número de horas de carregamento. Podem deixar a carregar as horas que quiserem que não acontece nada(outro dia havia alguém que dizia que se levatava de noite para desligar o carregador).
Isto é assim em todos os equipamentos além do referidos ou de outras marcas ? Nuns casos sim noutros não. Há cautela deve usar-se o carregador do próprio equipamento ou equivalente.
“à” cautela … antes que passe por aí um “gramático” 😀
Boa noite ,
O importante é haver soluções para tudo .
Cumprimentos
Serva
Este post coincidiu com o momento em que tenho um iPad 3 letárgico, cujo carregador está perdido, ligado ao meu laptop com Ubuntu via USB.
O iPad já não está letárgico. Que timing perfeito! 🙂
Bom artigo. Obrigado
Boas alguem sabe como carregar um asus pad via usb tenho um tf101 e não consigo que carregue no carro ou noutro carregador que não o de origem a 220V.
obrigado
Boas e para android??any solution?
cmps