Internet Explorer 8 Release Candidate 1
IExplorer RC1 - Acabado de sair, ainda se sente o calor da forma 😉 . Esta versão foi recentemente disponibilizada para os beta testers (dia 10 creio), por motivos que desconheço, já se encontra passÃvel de download.
O Internet Explorer 8 vem rechear a navegação na Internet de mais segurança e flexibilidade, agora também em português. Revisitamos o post original do José Gonçalves, onde mostra as novas funcionalidades do browser da Microsoft.
Com o Internet Explorer 7 a não ter o sucesso esperado por parte de empresa de Redmond e perdendo uma larga fatia de mercado no quesito de web browsers, este IE 8 será a derradeira aposta na tentativa de recuperar os utilizadores "migrados" para a concorrência (firefox, opera...).
De entre as inúmeras novidades, a maior parte delas já presentes nesta versão beta, destacam-se:
Barra de endereços melhorada: URL mais destacada (ex: www.pplware.com) de forma a evitar erros acidentais de endereçamento;
Gestão de separadores inteligente: a introdução de cores nos separadores tornam a navegação bastante mais intuitiva e organizada. Diferentes temas associam-se a diferentes cores;
Navegação InPrivate (também conhecida por modo porno 🙂 ): permite ao utilizador uma navegação completamente anónima, não deixando dados como cookies, endereços, histórico, senhas...
Barra de pesquisa optimizada: com a introdução da tecnologia visual search é possÃvel ao utilizador inserir uma pesquisa e obter dados aderentes automaticamente. Por exemplo, ao introduzir o nome de um cantor,música ou livro visualiza instantaneamente um conjunto de imagens(capas, albúns, fotos...);
Novo sistema Webslice: ferramenta semelhante ao RSS que permite ao utilizador subscrever um item especÃfico de um determinado site, sendo actualizado automaticamente. Por exemplo, acompanhar um leilão no ebay, acções de uma determinada empresa, notÃcias de desporto...
Barra de pesquisa por correspondência: semelhante à função CTRL+F do Firefox, permite uma pesquisa por palavras de forma a encontrar correspondência dentro de um determinado site;
Sistema de sugestão de sites: aconselhamento personalizado de sites sugeridos ao utilizador, de acordo com os seus hábitos de navegação;
A nÃvel de segurança, esta versão do IE8 apresenta um sistema anti-phishing mais aprimorado, assim como diversas melhorias a nÃvel de estabilidade (comparativamente com a versão beta 1).
Referência também a um melhor sistema de backup. É agora possÃvel reabrir separadores fechados anteriormente. Em caso de crash, o separador com problemas é fechado individualmente mantendo as restantes páginas intactas.
Observação: Para instalar esta versão, terá de remover a versão anterior, para isso poderá ver este artigo.
Sistemas Operativos: Windows 2003/XP/Vista Download Windows Internet Explorer 8 Release Candidate 1 Win Vista 32-bit Download Windows Internet Explorer 8 Release Candidate 1 Win Vista 64-bit Download Windows Internet Explorer 8 Release Candidate 1 Win 2003 e XP 32-bit Download Windows Internet Explorer 8 Release Candidate 1 Win 2003 e XP 64-bit Homepage: Internet Explorer 8 Beta Homepage
Este artigo tem mais de um ano
E para Linux? 🙂 lol
Agora a falar a sério, é chato ter de fazer boot no Windows só para ter de experimentar o IE7 (e quando sair, o IE8).
Subiam na minha consideração (e na de muitos) se lançassem uma versão final para Linux também (não que me vá substituir o Firefox, teria de ser muito bom mesmo, mas sempre ficava mais uma alternativa 🙂 )
Se calhar é desta que volto ao IE. Quando sair a versão final experimento. Até ai, o firefox não sai daqui 😀
TESTE VALE APENA MUITO MAIS RAPIDO Q O FIREFOX.
“disponibilizada para os beta testers (dia 10 creio)”
Um bocado estranho,pois eu já uso quase há 3 meses, mas de qualquer forma esta melhor que o IE7, mas depende do gosto de cada um, contudo ai têm que limar umas arestas.
Já há algum tempo que utilizo a versao IE 8 beta 2, na minha opiniao esta versão é muito boa apesar de ser uma versão beta!
Mas se esta que falei é optima com certeza que esta nova versão vai sem dúvida surpreender muitos utilizadores;contudo muitos utilizadores com razão continuam a preferir o firefox, enfim esperemos pela versão final….
Cumps 🙂
Um clone do Google Chrome! Até em relação à aparência!
Acho qe já não vem trazer nada de novo, temos alternativas bem superiores. O único factor qe joga a favor do IE8 é qe vai vir instalado em todas os PC’s vendidos nos próximos anos.
@ Diniska
Verifca qual a tua versão beta!!!
Pode não corresponder há q está aqui a ser mostrada…..
luis nada disso. Não vamos também ser assim distantes da realidade. O IE 8 está de facto melhor em muitos pontos importante na navegação, por exemplo, está mais seguro, está mais rápido e está a fazer um esforço para se adaptar às regras existentes, adoptando alguns standards importantes.
O que eu tenho reparado é no abrandamento da evolução do Firefox, já o Opera…
Mas vamos esperar, testar e criticar, é para isso que cá estamos.
Não percebo… o que estou a utilizar é o Beta 2
Firefox é uma porcaria mesmo. Uso qualquer versão do IE
Bruno Bernardino
Espera lá por isso, lançar uma versão para linux é admitir para a microsoft que o linux existe, eu acho que ela só vai lançar qualquer software para linux quando as galinhas tiverem dentes 🙂
Quanto a este IE promete, gosto de duas funcionalidades:
– gestor inteligente de tabs, é ujma funcionalidade que já existe há bastante tempo numa extensão do firefox, mas o IE foi o unico browser com coragem para o implementar. Aqui está uma funcionalidade leve e que dá bastante jeito
– a parte de pesquisa de sites está muito melhor e mais detalhada que a concorrência.
Destaco ainda que é bom a microsoft finalmente admitir que há standards para cumprir que nã os dela própria.
E claro, um browser mais rápido é sempre bem vindo 😉
O IE vai sempre muito atrás dos outros… O que as novas versões trazem já todos os outros browsers tem mil anos antes…
Ao menos que esteja mais leve que o IE7 porque no meu pc fixo que já é velhinho é uma lentidão e um sugadeiro de recursos meu deus… bem mais lento que os outros browsers
O IE só tem mais fatia de mercado porque realmente vai instalado com o windows e a maior parte das pessoas que usa os computadores nem sabe o que é um browser e que existem alternativas apesar de o usarem diariamente
@Thiago de Menezes
que comentário completamente absurdo se fosse o contrário ainda era mais logico, tas a comparar um browser completo, com um browser limitado a nivel de funcionalidades como o chrome?
IE8?
https://pplware.sapo.pt/2008/09/12/o-pai-da-internet-nao-gosta-do-ie8/
Para que conste a versão que dizem ser para o Windows Server 2003/XP 32bits não instala no 2003, por isso é só para XP.
Esta versão está em pt-pt?
Ainda não há uma versão em portugues?
@ Nelson N
Quando digo estar a utilizar o IE8 beta 2 refiro me á 2ª versão beta que foi lançada do Internet Explorer 8 e que continuo a utilizar.
Para os fanáticos do Firefox que tal saberem que é considerado o MAIS INSEGURO BROWSER DE 2008? Boa notÃcia, né? 😉
Diz-se que quando a esmola é grande até o pobre desconfia!
@FNP.PT
Até gostava de ver essa tua fonte…
E o que se diz é “Quando a esmola é muita, o pobre desconfia”.
@VÃtor M.
Admito que fui um bocado curto e grosso.
Uso Linux, mas instalei o IE8 numa VMWare para o testar. mas todas as “novas” funcionalidades já foram implementadas noutros browsers há muito.
Em termos de segurança, tanto o Firefox, o Opera ou o Safari batem o IE7 aos pontos. Pelo que acho que o IE8 está a chegar atrasado.
Já vi o conceito dos smart tabs implementados numa extensão do Firefox há uns meses atrás.
E podia continuar a enumerar todas as funcionalidades, e todas, ou praticamente todas, já estão implementadas noutros browsers.
@FNP.PT
Realmente esse estudo foi publicado pela Bit9 há uns dias atrás, mas os critérios de selecção são um bocado duvidosos. Ora vejamos:
“1) Corra no Windows;
2) É conhecido no mercado e alvo de muitos downloads;
3) Não é classificado como produto malicioso pelas organizações de TI e empresas de segurança;
4) Contém no mÃnimo uma vulnerabilidade, descoberta a partir de Janeiro de 2008 e registada no NIST (instituto norte-americano de padrões) com severidade classificada entre 7 e 10 no sistema CVSS;
5) Depende do utilizador final, e não de uma administração central, para ser actualizado. ”
(fonte:Exame Informática)
O IE não pode ser tido em conta, já que ele é actualizado juntamente com o sistema operativo. O que eu acho um bocado injusto, pois se for descoberta uma vulnerabilidade no IE, esta pode demorar até um mês a ser corrigida (na “Update Tuesday”). Nos outros browsers, cabe-nos a nós actualizar, mas esses updates estão, muitas vezes, disponÃveis no dia seguinte.
Não sou nenhum M$ ou IE hater, mas uso Linux e usava o Netscape antes do Firefox, apenas porque acredito que são alternativas melhores.
Mas claro que em relação ao IE7 esta nova versão vem trazer mais segurança e novas funcionalidades. Contra factos não há argumentos!
Navegadores à parte, o problema quase sempre é de BIOS. (Bicho Ignorante Operando o Sistema)
importante reaalçar que a versao dos arquios em download da RC1 é ainda em EN
Bruno Bernardino
Penso que a fonte do @FNP.PT seja esta
http://www.bit9.com/news-events/press-release-details.php?id=102
Os cinco produtos mais vulneráveis ao longo dos últimos anos tendo em conta a sua popularidade
– Mozilla Firefox, versions 2.x and 3.x
– Adobe Acrobat, versions 8.1.2 and 8.1.1
– Microsoft Windows Live (MSN) Messenger, versions 4.7 and 5.1
– Apple iTunes, versions 3.2 and 3.1.2
– Skype, version 3.5.0.248
Se ficares admirado faz uma pesquisa no NIST
Wow, ou vocês não sabem ler inglês ou deturpam as coisas propositadamente…
1. O que o artigo refere é o TOP 5 das 12 aplicações MAIS USADAS COM VULNERABILIDADES CONHECIDAS (não é a mais vulneráveis nem piores nem algo do género)
2. Grande parte das aplicações da Microsoft são excluÃdas à partida, pois não têm os pontos 2 e 5 (inclui-se o Internet Explorer)
Tendo em conta todas as “restrições” ou “caracterÃsticas” para o software que aparece nessa lista, parece-me uma notÃcia um pouco sensacionalista, principalmente porque coloca o Firefox em primeiro lugar.
3. O facto de ter tido uma vulnerabilidade relatada não quer dizer que não tenha sido logo resolvida.
4. Já tou a perder muito tempo, quem quiser ler o que quer e não o que está escrito, está à vontade. Não me atirem é areia para os olhos!
Ninguém te está a atirar poeira para os olhos. Penso até que podemos chegar a acordo.
Vão sendo descobertas, durante o ano, vulnerabilidades graves no Firefox , que são “patchadas” através da instalação de uma nova versão. Isto não é um problema só do Firefox, acontece com muitos dos programas mais divulgados e utilizados, como o IE (aqui o patch não muda o número da versão).
O problema principal é nas empresas. Aqui é que reside a grande diferença entre o IE e o Firefox em termos de segurança. Enquanto para o IE o administrador da rede pode lançar na rede o patch de actualização de segurança (actualização automática), não o consegue fazer para o Firefox – fica a depender de cada empregado fazer ou não a actualização.
É isso que assinala o estudo – o Firefox é o produtos mais inseguro nas empresas, tendo em conta o número de utilizadores, o número de vulnerabilidades graves que aparecem todos os anos e o modo como são corrigidas.
Para o utilizador doméstico, é uma questão de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema), que já foi referido. Há quem não instale os patchs de segurança para o IE … há quem não faça a actualização das versões do Firefox que corrigem vulnerabilidades.
Gosto é gosto e não se discute por motivos infinitos…
Mais uma coisa não se discute…
Fire Fox é o programa mais vulnerável de toda a internet.
quem se importa com segurança quando navega passa longe do mozila, e chrome…
uma fonte de milhares:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u478390.shtml
@Roger carvalho
“quem se importa com segurança quando navega passa longe do mozila, e chrome…”
E usa o quê? O Internet Explorer? Deve ser a anedota do ano…
@aver
Concordo contigo na justificação do programa aparecer, e eu já tinha percebido isso.
Mas o que disse o FNP.PT e agora o Roger carvalho é muito diferente!
Dizem uma mentira de todo o tamanho, e o que me irrita é que muito boa gente lê aquilo e acredita! (é por afirmações de pseudo-inteligentes como eles, que não sabem interpretar as coisas, que muita gente pensa que o Linux é um bicho de sete cabeças, que Mac é só para ricos e fanboys, etc. etc.)
Por isso é que me estavam a atirar areia para os olhos e a acreditar piamente no que dizem, sem sequer saberem ler!! É isso que me incomoda.
Ao menos que sejam coerentes… se um programa é vulnerável porque depende do utilizador para fazer upgrade, então digam que o Windows (onde tem que fazer download de um qualquer link ilegal ou sacar com cracks do emule ou arranjar a um amigo – mas parece que aqui já é fácil e não tem problema) é a pior coisa do mundo, porque se ainda estivessem a user o Windows XP (sem SP’s) ou o Windows Millenium ou 98 SE ou 98 ou 95 ou 3.11, estavam perdidos com tanta virose e falhas de segurança.
Também deves saber que se o Firefox teve/tem falhas de segurança, afectam no geral apenas o Windows.
E acho que deves concordar quando digo que o post é sensacionalista, pois é a mesma coisa que eu, só para deixar a Microsoft ficar mal, começar a fazer um artigo dos piores programas que:
1. Correm em Windows
2. Vêm instalados com o SO (inclui OEM)
3. Não seguem standards definidos pela web
4. Demoram mais de 3 meses a serem libertadas resoluções para as falhas de segurança
5. SusceptÃveis a VÃrus e Spy-ware (ou seja, é facilmente retirada ou danificada informação sensÃvel dos programas)
E aqui começo a enumerar Internet Explorer, Windows Messenger, Windows Mail, etc…
@Roger carvalho
Não estamos a falar de gosto! se fosse de gosto já me tinha calado há muito tempo!
E esse link que falas perde a credibilidade quando dá a notÃcia de forma sensacionalista e nem segue a ordem dos programas que estão na verdadeira análise, em que o último é o Skype e nem está o Flash (é referido Adobe Acrobat, não Adobe Flash), novamente digo: aprende a ler.
Segundo a empresa Bit9, o Firefox é o mais vulnerável. Segue na matéria, que essa “empresa” é “parceira” da Microsoft.. Que coincidencia !!! .:) 🙂 🙂 🙂
Roberto
Queres que traduza o que é uma empresa “Microsoft Certified Partner” ?
Não quer dizer accionista, quer dizer especialista em produtos Microsoft.
Quanto à segurança não me posso pronunciar, pois não tenho conhecimento para tal. Mas como programador web, testo os sites que faço todos os dias nos diversos browsers e posso dizer que o IE é o browser que mais ignora as regras standard da web. É um browser muito inferior ao Firefox (e outros) a interpretar CSS e, é uma vergonha a ler javascript. Não lê direito grande parte do código Javascript e quando o faz , faz com uma enorme lentidão comparado com outros browsers.
Para mim, o IE é muito fraco!
Quando estamos na internet nada é confiável, nenhum navegador nos dá segurança alguma. As falhas existem aos montes, e por vezes as correcções vem devagar demais. Já usei o Google Chrome (muito beta, lento), Safari (confuso, lento). Opera 9.6.2 (melhor, uso mas trava as vezes), IE 8 Beta 2 (razoável, por vezes rápido, ora lento, depende do sitio; o recurso InPrivate deixa a navegação quase impossÃvel, todos querem gravar cookies, rastros. Muitas vezes trava, quando preciso reiniciar o arranque). Finalmente, Firefox 3.0.4 (nunca travou, leva uns segundos mais que o IE 8 para arrancar). Qual o melhor e mais seguro? Cada qual tem suas qualidades e defeitos, pena que não encontramos um com tudo de bom. É uma questão meramente de gosto pessoal. Ou de sorte.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/12/081216_microsoftfalhaseguranca_np.shtml comenta-se falhas do IE 7 e 8 descobertas agora.