Aprenda a instalar o Linux Caixa Mágica 18
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições com um pequeno tutorial do processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã estas mesmas distribuições…ainda mais esta que é made in Portugal!
Vamos então aprender como instalar o Linux Caixa Mágica 18 !
O Linux Caixa Mágica 18 traz algumas novidades interessantes das quais se destacam o suporte durante o período de 5 anos e também as ultimas novidades do mundo open source. Tal como as versões anteriores, esta versão traz já de raiz um conjunto bastante alargado de codecs áudio e vídeo, bem como o Adobe Flash, Acrobat Reader e Skype para que após instalação o utilizador tenha um sistema totalmente operacional.
Para instalar o Linux Caixa Mágica 18 devem seguir os seguintes passos:
Nota: Neste Tutorial foi usado o Linux Caixa Mágica 18 - Gnome
Passo 1 – Fazer download do Linux Caixa Mágica 18 aqui
Passo 2 – Gravar num DVD ou PenUSB e fazer boot.
Passo 3 – Depois de arrancar, basta escolher a opção Instalar o CaixaMágica e escolher o idioma.
Passo 4 – Certifiquem-se que têm todos os requisitos para a instalação:
Passo 5 – Preparar o espaço em disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este tutorial, definimos a opção Apagar e utilizador o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Linux Caixa Mágica 18.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa
Indicamos agora qual o disco para acolher o CM18. No meu caso, como estou a virtualizar o sistema, aparece um disco virtual, referente ao VirtualBox.
Para inicializar a instalação, carregamos em Instalar Agora
Passo 6 – Vamos agora definir o nosso fuso horário:
Passo 7 – Definimos agora o layout (disposição) do nosso teclado:
Passo 8 – Por fim indicam os dados que querem dar à vossa máquina:
Depois é só esperar e deixar instalar. No meu PC, a CM18 demorou cerca de 25 minutos a instalar.
Instalação concluída!
Após a instalação, basta reiniciar e na hora de introduzir as credenciais coloquem as indicadas no passo 8.
Agora já não tem razão para não experimentar e descobrir as novidades do Linux Caixa Mágica 18.
Tal como referi no artigo de ontem (ver aqui), tenho ficado impressionado relativamente à performance do Linux Caixa Mágica 18. Mesmo virtualizando, o sistema é bastante rápido e bastante estável. para quem está habituado ao popular Ubuntu, utilizador o Linux Caixa Mágica 18 é como se “estivesse em casa”, uma vez que a distribuição portuguesa é baseada no Ubuntu.
E tu, já usas o Linux Caixa Mágica 18?
Licença: GPL Download: Escolha aqui a versão que pretende Homepage: Caixa Mágica
Este artigo tem mais de um ano
Hehe! Ubuntu em cinzento 😛
Usei uma versão bem antiga do CM, há alguns anos… lembro que na altura até achei piada.
E ainda por cima português… =)
Liberdade…Segurança…Estabilidade…Variedade…Gratuito…Enfim o Futuro
Estou ansioso que chegue esse futuro para eu poder ter, finalmente, o meu Chevrolet Corvette inteiramente GRATUITO!!!
Que comparação absurda
ah não falta muito, primeiro é preciso mudar mentalidades(e educar as pessoas), depois é aplicar o conceito de elevador horizontal em todas as cidades, os testes estão a decorrer no aeroporto de heathrow… e no que toca a carros todos poderão usufruir do melhor 😉
para saberes mais podes pesquisar por “projecto venus” e verás o futuro.
o futuro está na partilha 🙂
Zeitgeist a bombar 🙂
Se vc eh simpatizante do socialismo o problema eh seu.
Compartilhe o seu rabo com o proletariado!
Nao invada a privacidade, a propriedade e nem o espaco de ninguem!
Quer usufruir do que nao tens? Compre ou alugue!
Esquerdista de merda! Vc nao entende nada sobre a liberdade do linux!
Enquanto comunismo nao for crime como o nazismo, teremos uma sociedade incapaz, mediocre e doente. Lixos que vivem do estado e nao possuem capacidade de apresentar propostar no mercado.
sou capaz de experimentar num magalhaes, tenho la o mint 12 lxde, e visto que o projecto mint abandonou esta interface, talvez a substitua pelo cm
Em que Magalhães estas a pensar fazê-lo? Eu também estava a pensar nisso (magalhaēs 1)mas não sei se suporta 64 bits. Existe alguma versão 32?
Sim, Tens o link no final do artigo seguinte
https://pplware.sapo.pt/linux/saiu-o-caixa-mgica-18-o-linux-portugus/
sim, tem versão lxde 32 bits, tou a sacar agora.
JM,o magalhães 1 só aceita S.O. de 32bits,o magalhães 2 já aceita 64bits.
Eu tentei instalar mas deu erro: (GNU GRUB version 0.97 (639k 1039040upper memory) alguém sabe o que signiffca e como resolver? Não chegou chega a passar do boot.
Usou DVD ou PEN? Garantiu que o ficheiro ISO que descarregou estava correcto, através da verificação de MD5SUM?
Tenho um Magalhães 1. Instalei o ubuntu 12.04 e funciona maravilhosamente, mas em 2D. Será que funciona bem com este CM18?
instalei a versão 32 bit lxde. ate agota nada a apontar
Podes ajudar me? Acho que fiz asneira. Tentei instalar a versão 32 bits e não deu. Da um erro manhoso fiz através da pen e do processo que esta feito no site da cm. Depois de escolher o boot para USB ele não passa dai.
Verifica a integridade da iso com o md5sum, se quiseres queima a imagem com unetbootin na pen e quase de certeza que não falha.
Realmente está muito bom, também experimentei no virtual box e é bastante rápido !
Ainda bem que a equipa do CM trocou de base para a distro agora com o Mandriva em standby o Debian é sem dúvida uma melhor base para fazerem uma distro rápida, fácil para iniciantes e o melhor claro está ser desenvolvida por terras lusas
@OFFTOPIC alguém que tenha comprado um raspberry pi pagou mais ivas ou algo a mais alem do preço + envio é enviado do UK mas como eles avisam era só para não me surpreender
@GomeS,
se fores sujeito passivo em IVA(seja independente ou empresa) com regime de aquisições intra comunitárias não pagas IVA. Se fores cliente final pagas IVA.
Isto contabilisticamente falando!!!!
Abraço
E está muito bem falado, contabilisticamente 🙂 .
O ubuntu com outra skin.
Sou o único que acha estranho o site http://www.caixamagica.pt/ estar completamente desactualizado? Basta entrar na página inicial e vê-se logo o anúncio da versão 16 em flash… e se procurarem bem ainda encontra-se “versão 14” algures…. :S
Mesmo. Não haver fundos para tudo. Se isto é mesmo PT mesmo baseando-se em ubuntu n sei como sobrevivem…
Sim está de facto , absurdo , mas esta nova versão em KDE está um mimo , Debian é outra coisa .
Cumprimentos
Serva
sim de facto eles nao mudam o site ah ja algum tempo…..
ja alguem reparou que o wubi do DVD 32bits (do kde pelo menos)nao ta a funcionar??? nao tou com muita paciencia para estar a fazer a dual boot pela via normal (boot cd e particionar e tudo o resto….)
cumps
Isto é tão bom como ubuntu?
Está fantástica esta versão experimenta e verás , rápida estável é neste momento a minha segunda distro em KDE .
Cumprimentos
Serva
Boas! Bom artigo: uma questao, tenho um pc velho que tem os requisitos pqra instalar. Nele so queria instalado algo como um office para trabalhar e nada mais. Aconselha este linux com algum office open source ou mantenho o xp no outro com um office tambem open offce por ser mais leve? Obrigado
Pedro ,
Boa tarde o Office já faz parte do Caixa Magica , mais concretamente o Libre Office , aliás em todas ou em quase todos o SO é acompanhado por um conjunto se software aonde está presente a suite de produtividade e posso te garantir que não é por esse facto que o SO fica mais pesado , se o teu PC corre XP então podes instalar a versão do Caixa Magica em KDE vais sentir que o pc fica mais responsivo e por muitas coisas que venhas a instalar ele nunca perde a performance ao contrário do Windows que tem o malfadado registo , Unix é outra musica experimenta e verás co os teus próprios olhos .
Cumprimentos
Serva
Boa tarde ,gostaria de referir que gosto do linux apesar de ter experimentado apenas o caixa mágica 12 e o caixa mágica 17 gnome 64bits. Fiquei fascinado com a saida do caixa mágica 18 e tentei instalar a versão gnome 64bits pela net ,mas não consegui.Depois por ser persistente tentei através do live dvd instalar o caixa mágica 18 64 bits gnone e depois o lxkde ,pois tenho um pc com 4 anos. Resultado não consegui pois tento instalar e apresenta-me o seguinte:( 4.484051) disabling IRQ # 28 e ( 4.536634) disabling IRQ #29.Confesso que percebo mmuito pouco ,mas estou a tentar entrar a sério no mundo linux e gostaria de saber o que fazer para resolver é que já tive o caixa mágica 17 colocado de 64 bits em dual boot pelo grub e só consiguo que o caixa mágica 17 funcione e não os outros pois aparece o que referi.
Obrigado!
Pedro G.
Nota: Pc INSYS ,INTEL Pentium dual core ,Nvidia Gameforce 9300 ,320G disco com windows 7 ultimate sp1 instalado.
Pedro G ,
Boa tarde , podes ter uma ISO corrupta , tenta fazer o download do Kubuntu ou mesmo do Big Linux (só tem versão de 32 bits) e verifica se te continua a surgir estes erros depois posta que vamos encontrar uma solução .
Cumprimentos
Serva
Olá gostei do aspecto. tenho win 7 no pc o que aconselham a instalar em termos de linux … é que sou completamente noob.
Boa tarde ,
Instala o Big Linux , link aqui :
http://www.biglinux.com.br/web/
Já traz todos os codecs e plugins de flash instalados e também Java , vem com o compiz já instalado com imensos efeitos e possibilidades de decoração de janelas etc , se precisares de ajuda diz .
Cumprimentos
Serva
Obrigado” Serva” pela tua dica ,estou a dar em doido com isto. Vou experimentar assim que poder pois o meu trabalho deixa-me pouco tempo ,mas vou tentar.Depois dou feedback.
Pedro G.
Combinado
Serva
Experimentei de muitas formas,instalar os sistemas referidos como sugestão sem sucesso e voltei a tentar por o caixa mágica 18 sem sucesso .Tenho um pc bem mais antiguo com o windows XP sp3 e verifiquei que nele instala o caixa mágica 18 e big linux. Já retirei o window 7 e coloquei o XP ,mas o resultado foi o mesmo será grub…? percebo quase nada de consola… Porque razão só me deixa instalar o caixa mágica 17 64 bits e mais menhum. Até já retirei o disco interno e coloquei Um USB HDD de 160 G. e na mesma …
Se não conseguir vou ter de ficar mesmo pelo w. 7 com um pena tremenda…
Estou sem soluções…
Obrigado.
Pedro G.
Consegues instalar? Ja experimentas-te essa iso noutro pc?
Boa noite , já consegui resolver o problema com muita persistência . A versão do windows 7 não possuia activador e coloquei e como consequencia imediata o linux caixa mágica 18 não arrancava. Solução : instalei uma versão do windows 7 pré activada e em seguida o caixa mágica 18 gnome 64 bits, que muito aprecio e recomendo.
Agradeco á “serva ” o interesse demonstrado em prol dos outros.
Obrigado.
Quando fui fazer o download do caixa mágica, surgiram 3 versões diferentes, KDE, LXDE, e GNOME. Não tenho tido muito tempo para me dedicar a testar por isso lanço a questão, segundo a vossa experiência, Qual destas recomendam para um portátil Dual-Core, de forma a consumir menos bateria e a poupar recursos do PC? Além disso que seja um ambiente estável e sem bugs ou travamentos.
LXDE sem duvida
Dadas as tuas premissas de poupança de bateria e de recursos do PC,a versão LXDE é a mais adaptada.
Qual é a diferença com o Ubuntu mesmo?
Boas, estou aqui com dois problemas no CM18:
1º – mostra-me todas as actualizações, mas qdo peço para fazer não as faz;
2º – embora inicialmente me apareça um primeiro quadro com a barra de tarefas, ela imediatamente desaparece e dá lugar apenas a um wallpaer laranja a dizer CM18, e passo a ter apenas a possibilidade de utilizar o botão drt do rato para as janelas…
Penso q é a gráfica ou os seus drivers, necessito de ajuda por favor. Obrigado!
Até hoje tenho usado o CM18 em Live Mode,nunca instalei,nem senti a necessidade de instalar;funciona tudo perfeitamente,melhor que o “pai” ubuntu,para mim só o Mint13 Mate é comparável em performance em Live mas sem o software para cartão cidadão que o CM18 tem por omissão!
-experimentei todas as versões,em Live gostei mais da versão Gnome.
cumprimentos
Bom dia!
Vou passar a utilizar o Caixa Mágica, no meu dia a dia.
Vou instalar o mesmo em desktop’s e portáteis para utilização por professores e alunos.
Mas como vou começar,(as anteriores vs instaladas nos Pc’s além do Windows também tinham o CM 15 e 16) qual das plataformas me recommendam? LXDE, GNOME ou KDE ? Usar 32 ou 64, dependerá das máquinas, mas como alguém até colocou a hipótese de instalar a vs 64 bits no Magalhães…
NOTA: – antes de me aventurar, ainda vou bisbilhotar as vs anteriores até porque vou ter que os meter em rede (na Minedu)…
🙂 A. Magalhães
Instalei a CM18 GNOME num Magalhães II na versão 64bits,no Magalhães I só dá para instalar 32bits.Optei pelo GNOME por hábito,mas o KDE está fenomenal,é o ambiente mais agradável e mais adaptável,não sei se no Magalhães se torna pesadão.É experimentar!
-experimentei o LXDE mas achei demasiado básico.
Acho que depende muito de gostos pessoais e das máquinas que se possui.
Excelente contributo.
Creio ter ficado esclarecido.
Obrigado.