Está disponível para download o Linux Mint 13 RC Maya
Depois de alguns meses de espera, a equipa de desenvolvimento do Linux Mint disponibilizou o Linux Mint 13 release candidate, . O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.
Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros. Vamos conhecer as novidades.
Linux Mint 13 RC Maya é baseado no Ubuntu 12.04 e está disponível em duas versões com ambientes gráficos diferentes. Por um lado o produtivo, estável e maduro Mate 1.2, por outro lado o moderno e excitante Cinnamon 1.4.
MDM
Além dos desktops, o Linux Mint 13 RC Maya traz também um novo Display Manager (MDM) que é baseado no GDM 2.20. Este gestor oferece uma interface gráfica permitindo um conjunto de configurações.
Uma das “curiosidades” nesta distribuição é que o Yahoo passa a ser o motor de busca por omissão para vários países como é o caso do Reino Unido, EUA, Alemanha, Franca e Espanha. Esta mudança faz parte de uma parceira com o objectivo de angariar receitas para desenvolvimentos futuros.
A nível de gráfico existem também alguma novidades já que foram implementadas algumas melhorias no suporte para GTK3 e actualizados os temas Mint-X e Mint-Z.
O Linux Mint 13 é uma versão LTS (Long Term Support) e como tal terá suporte até 2017. Quanto à data da versão final, ainda não existem qualquer novidades.
Quais as vossas expectativas para a versão final do Linux Mint 13?
Licença: GPL Download: Mint-13 RC com Cinnamon 32 bits [817MB] | 64 bits [800MB] Download: Mint-13 RC com Mate 32 bits [620MB] | 64 bits [634MB] Homepage: Linux Mint
Este artigo tem mais de um ano
Pessoalmente gosto muito desta distro, muito estável e simples de usar, instalei o mint 10 no pc da minha irmã e nunca mais foi necessário formatar o pc por causa de vírus e outras coisas 😛
Talvez faça o upgrade para o 13 no pc da minha mana…
“nunca mais foi necessário formatar o pc por causa de vírus e outras coisas”
… com essa distro ou outra qualquer 🙂
a não ser que tenha melhorado bastabte não tenciono deixar o OpenSUSE
Nos últimos tempos tenho ouvido falar muito bem do OpenSuse…mas não sei porquê, nas versões que testei nunca gostei. Vou testar estas versões mais recentes.
Pedro Pinto a última versão do OpenSuse também não me convenceu .
Cumprimentos
Serva
O Cinnamon 1.4 é mais responsivo que o cinnamon 1.3? É que no 1.3 era um bocado lento a interagir com barra de tarefas por exemplo
Testei a versão 12 e fiquei desiludido, aconteceu-me uma série de crash, do nada, a tela ficava travada, tinha de fazer power de novo.
Mint, é o que uso após o Ubuntu passar a usar o unix, que detesto.
Num pc fraquito com 1 Gb de memória ram funciona melhor que certas máquinas actuais de topo.
Não penso mudar!
O ubuntu começou a usar o unix ?!?!?! Porquê dantes usava o ms-dos ?!?! 🙂
Eu também não gosto do unity 😉
Gozão.
Testei a versão 12 e achei-o muito instavel. Voltei ao Ubuntu, 10.10, que o unity é uma cagada.
estou usando e tem alguns bugs no Nautilus ao usar botão direito do mouse
O Mint sempre foi uma das minhas distros preferidas , a par do Ubuntu….mas realmente o Unity neste último, fez pender a balança para o primeiro….EMBORA…ehehehe……esteja a deliciar-me com a versão KDE do Ubuntu 12.04 😀
Abraço
Não sendo uma rolling distro, como se pode actualizar da versão 12 para a 13? Sem perder a configuração actual nem os programas instalados.
Numas versões mais antigas, segui o que estava num forum para actualizar e deixou de trabalhar. Tive que instalar de novo.
Obrigado.
– O LinuxMint é maravilhoso.Em poucos minutos de instalação e pouquíssimas configurações ele já está bombando no pc.
– Uma dica importante é fazer a partição ./home separada,pois as configurações e pastas pessoais permanecem na próxima instalação do S.O.
– Cumps