Dropbox facilitou ainda mais a partilha de ficheiros
A guerra dos serviços de alojamento de ficheiros na Cloud está a começar a ganhar uma nova vida. A chegada do Google Drive a esta competição e as actualizações ao Sky Drive que a Microsoft fez, com a disponibilização de clientes para o Windows e Mac OS, trazem sérias dúvidas se as empresas mais pequenas vão conseguir resistir neste ecossistema.
O Dropbox é um dos serviços que melhor prestações tem dado, graças a um serviço muito completo e com clientes para os diferentes sistemas operativos também eles muito capazes. Para se adaptar ao que aí vem, tentando diferenciar-se da concorrência, resolveram lançar mais uma funcionalidade. A partilha de ficheiros com utilizadores externos a este serviço.
O Dropbox tem vindo a adaptar o serviço que fornece às exigências dos utilizadores, com vista a conseguir destacar-se da concorrência feroz que tem à sua volta.
As primeiras funcionalidades que lançaram, e que permitiu aos seus utilizadores ganharam uns GB de espaço adicional, foi a possibilidade de ganharem 5GB se testassem as novas versões e sincronização das fotos nos dispositivos móveis e nos cartões de memória, nos computadores, que permitiu que mais 3GB fossem ganhos.
Depois disso viraram-se para a interface web que disponibilizam a todos os que estão longe das suas máquinas. Alteraram o seu grafismo, para estar mais de acordo com as exigências dos utilizadores e aplicaram também a capacidade de arrastar ficheiros para esta, evitando que os utilizadores tenham de estar a carregar ficheiros de forma mais morosa.
Viraram-se também para as redes sociais, ao permitir a partilha de ficheiros com utilizadores do Facebook, sem que estes tenham necessidade de ter conta no Dropbox. Esta alteração abriu caminho para a novidade agora apresentada.
Os utilizadores do Dropbox passam agora a poder partilhar pastas e ficheiros com todos os seus contactos, mesmo aqueles que não têm conta Dropbox. Esta funcionalidade já existia, mas estava limitada a ficheiros de forma avulsa e dentro da sua pasta pública.
Com esta capacidade os utilizadores do Dropbox evitam ter de colocar os seus conteúdos na sua pasta pública ou a ter de os partilhar de forma comprimida, reduzindo-os a um único ficheiro.
Para além de poderem aceder aos ficheiros que se encontram nessas pastas, podem estes ser descarregados directamente, o Dropbox permite ainda que estes sejam visualizados directamente no browser.
Para poderem partilhar essas pastas, os utilizadores só têm de criar um link público e partilhá-lo com quem entenderem. Estes vão estar na interface do Dropbox, seja web ou dos diferentes clientes. Os links criados podem ser desabilitados a qualquer momento, impedindo assim o acesso a essa pasta a partir desse momento.
anterior próxima |
Esta nova funcionalidade levou a que todos os clientes disponíveis para o Dropbox tivessem de ser actualizados, os dos desktop e os clientes móveis. Procurem pela actualização no cliente ou no sistema operativo para terem acesso a ela.
A ideia do Dropbox com esta actualização é tornar mais simples a utilização da funcionalidade de partilha de ficheiros por parte dos utilizadores do Dropbox. A função existia, mas estava pouco visível e o comportamento do browser nem sempre garantia um correcto acesso aos ficheiros.
Esta adaptação e todas as novidades que foram surgindo pretendem colocar o Dropbox acima da sua concorrência directa e um pouco mais perto dos gigantes da industria que começam agora a ter também serviços cloud para todos.
Não vai ser uma luta fácil, mas o Dropbox já deu provas de que consegue sobressair nesta nuvem de ofertas que estão a popular a Internet. Esperemos que não acabem absorvidos ou incorporados por um dos gigantes e que consigam evidenciar-se na concorrência directa.
Homepage: Dropbox Links
Homepage: Dropbox
Este artigo tem mais de um ano
O meu preferido.
Sigam o link: http://db.tt/jcGJKten e ganhamos os dois mais 500MB.
spam?
Letz
Nao digas asneiras
SPAMMMMMMMMM!!!!!!!!!
nao digas asneiras
spam 🙂
totó
Acho que foi uma boa resposta por parte do Dropbox!!
Parece que não mas dá imenso jeito partilhar um ficheiro através de uma hiperligação, isto sem ter obrigatoriedade do ficheiro estar na pasta Public!!
Cumps
Esta funcionalidade já existia há cerca de um mês. Logo não foi uma resposta a ninguém!!
Deixo aqui um link comparativo. Isto está ao rubro !
http://www.theverge.com/2012/4/24/2954960/google-drive-dropbox-skydrive-sugarsync-cloud-storage-competition
Vejam a tabela.
Para já achei muito interessante o cubby pelo pear-to-pear unlimited. É uma forma de ter as fotos, videos e documentos sincronizados entre PC’s. Resolve-me o problema dos backups que passam a não ter tanta importância.
O dropbox ainda é o que confio pela experiência acumulada.
O skydrive, estou a dar uma hipótese, porque oferece 25Gb aos utilizadores antigos, mas ainda não sei se vou usar no futuro
SkyDrive! É que Sky Drive deve ser mais um canal televisivo do Grupo Sky
Boas!
O Sugarsync por acaso já oferecia este serviço, para alem de podermos escolher especificamente a pasta que queremos podemos simplesmente dar um click e pedir o link publico e puf, está automaticamente no clipboard! Para alem disso temos muito mais flexibilidade, melhores preços (creio eu, não estou muito por dentro dos serviços pagos), 5gb inicias que facilmente transformei em 7gb apenas convidando 20 pessoas (não intereça se se registam ou não), ganhamos 500mb por cada um que se registar por nós (acho que ja acontece com o Dropbox tambem, mas antigamente era apenas 250mb)… enfim, a melhor alternativa que anda por aí a meu ver!
http://goo.gl/5J6So
Cumps, grande post de qualquer maneira!!
Hmmm, ou muito me engano, ou, com esta nova funcionalidade, o Dropbox vai passar a ser utilizado como cyberlocker em breve…
Mas… esta funcionalidade tem estado disponivel desde Janeiro de 2011… recentemente redesenharam as paginas, mas a funcionalidade não é nova de modo algum… ou estarei enganado?
Não estás e eu tenho usado e bem! O que mudou recentemente foi o formato do URL do link e o interface dessa página “Get a link”!
Apenas funcionava na pasta PUBLICA
Exactamente!