FixBee – Desfragmentar e limpar o seu disco
Ferramentas que possamos usar para optimizar o nosso sistema operativo nunca são demais. Conseguem que tenhamos as máquinas com tempos de resposta mais atractivos e com melhores performances. É um ganho geral e para todos.
Softwares que que englobam em si mais do que uma ferramenta de optimização não são frequentes, mas o FixBee consegue essa proeza, passando no teste com distinção.
Esta ferramenta junta em si duas funções importantes e que qualquer utilizador do Windows, e de outro sistema operativo, devem ter em conta. A fragmentação do disco e a limpeza de ficheiros desnecessários.
A primeira função permite arrumarem o disco e assim conseguirem aceder de forma mais rápida aos dados que escrevem neles. Ao colocarem os dados mais juntos nos sectores dos discos conseguem que o acesso e a leitura de dados seja feito de forma mais eficiente e conseguem poupar os componentes físicos do disco.
A limpeza dos ficheiros temporários e de outros ficheiros que o sistema vai acumulando deve também ser uma preocupação constante para termos mais espaço em disco.
Esta duas funções estão presentes no FixBee e podem ser acedidas de forma independente. Basta escolherem o separador certo para a função que pretendem.
O primeiro separador concentra em si a função de optimização do disco. Basicamente o que é feito um processo de desfragmentação ao disco, mas acompanhado e com vários passos.
O primeiro passo é uma análise ao vosso disco, de seguida é apresentado um relatório detalhado do estado do mesmo. Podem de seguida avançar para a optimização do disco , processo que pode demorar algum tempo.
No final é apresentado um sumário com o resultado dessa mesma optimização e das melhorias que foram conseguidas.
A segunda função principal, acessível no separador System Cleanup, permite que sejam eliminados os ficheiros que não são necessários aos sistemas. Esses ficheiros são tipicamente os que estão na zona de temporários e os de lixo.
Tal como na função de desfragmentação também esta é feita em vários passos. Em primeiro lugar é feita uma análise ao disco para descobrir os ficheiros que podem ser apagados.
De seguida é mostrada a lista de ficheiros candidatos a serem eliminados, compostos por lixo, ficheiros temporários e pastas vazias. Escolham os/as que pretendem manter e avancem para a sua eliminação.
De forma a que estejam salvaguardados contra eventuais problemas de eliminações inadvertidas, o FixBee cria um ponto de restauro do sistema e só depois avança para a eliminação dos ficheiros.
No final é também apresentado um relatório de execução da eliminação de ficheiros e os ganhos que conseguiram.
As configurações do FixBee estão também divididas em duas secções distintas e cada uma trata de uma função específica.
A primeira está associada ao agendamento de tarefas de desfragmentação ou de limpeza de ficheiros. Podem definir a periodicidade de cada uma delas com grande grau de detalhe e indicar qual as unidades a serem optimizadas.
Na segunda zona podem alterar as definições gerais de limpeza de ficheiros. Definam quais as drives a serem limpas, o modo de eliminação de ficheiros (permanente ou para a reciclagem) e alguns ficheiros que podem ser excluídos.
Por reunir duas importantes funções numa única ferramenta, o FixBee consegue ser uma alternativa a ter em conta para a manutenção preventiva do vosso Windows. É simples de usar e todos os passos são explicados e de fácil compreensão.
Testem o FixBee, mas tenham atenção ao processo de instalação pois ele tentará instalar outras ferramentas desnecessárias. Vale bem pelas funções que disponibiliza.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: FixBee 1.0 [455KB]
Homepage: FixBee
Este artigo tem mais de um ano
Artigo interessante apesar de andar sempre com um pé atrás por causa destas ferramentas.
Não entendo como no XP quando faço correr o teste de desfragmentação, diz-me que é preciso desfragmentar e como não gosto do desfragmentador do XP corro outros que as vezes indicam por esta net a fora e depois de fazer uma desfragmentação dita “excelente” (as vezes 6 ou 7 horas), volto a correr o teste e diz que é preciso desfragmentar novamente.
Das duas uma, ou a 2ª mensagem é disparatada ou a aplicação andou a passear informação sem resultado prático 🙂
Vou testar esta aplicação para ver (lá se vão mais 6 ou 7 horas)…
Usas o xp porquê? Não tens outra opção(dinheiro)?… não gostas do win 7? ou não te queres dar ao trabalho?….
podias era usar uma distro linux!
Esta resposta é parva 😛
Eu estou como você.É sempre 6 a 7 horas.Olhe que eu tenho o Defraggler da Piriform,que me parece que é dos únicos que tem opção de encerrar o computador finda a tarefa(o que me poupa o trabalho de acordar de madrugada para ver se já fez a desfragmentação ou não),e muitas vezes,quando acordo de manha,ainda está o “gajo” a desfragmentar,isto muitas vezes passado 8/9/10 horas !! Olhe que é verdade.O que não há-de consumir de energia!!Outra coisa,não dê ouvidos a azedos,por causa destas cenas da desfragmentação.Sabe porquê??Porque estes meninos,filhos do papá,tem sempre discos rígidos externos para porem lá o que quiserem,e desta maneira tem sempre o computador muitas vezes só com os programas que querem e mais nada.É preciso não esquecer que um disco rígido externo custa hoje em dia para cima de 60 euros!!E um de 320 GB,atenção,dos de menor capacidade no mercado!!Falam de desfragmentação,mas se um computador estiver “limpo”,entenda-se,nem é preciso.Basta pôr-se o que se quiser(filmes,músicas,etc.etc.)num disco rígido externo e pronto.E assim eles evitam o que nós passamos.Ó meu amigo,eu estou como o senhor.Eu sou um teso,experimento estes programas e vai lá vai.São de borla,é melhor que nada.Olhe,um conselho,varra o seu computador com o CCleaner,que é também da Piriform.É o que eu faço todos os dias.Desfragmentar–»1 vez por mês,e,e…já é bom.
Esta resposta é ainda MAIS parva 😛
lollllllllllllllllll
Uma opção recomendavel é ter uma partição só para o sistema operativo e outra para dados. Assim evita-se fragmentação e ainda tem a vantagem de poder ter uma imagem do s.o. na partição dos dados para poder recuperar o sistema em caso de necessidade.
Usem o AUSLOGICS DISK DEFRAG é um programa muito eficiente, tem função, de desfragmentação rápida, optimização do disco rígido,e desligamento do computador após a desfragmentação,entre muitas outras funções,funciona em todas as versões do Windows,para além de estar em Português Europeu.
Este ferramenta é melhor que o TuneUp 2012 no que toca à desfragmentação???
Mas o defragmentador e clean do Windows já não faz este serviço!
É preciso instalar software externo para o fazer?!
Eu uso o Smart Defrag 2, da IObit, vai mantendo o disco desfragmentado, automaticamente, sempre que não estou a usar o PC. Assim quando faço uma desfragmentação mais completa raramente ultrapassa a 1h30 ou 2h00.
AO CONTRARIO DE CONSIDERAR AS RESPOSTAS PARVAS DEVERIAM PARTILHAR A VOSSA INTELIGENCIA!
O DEFRAGGLER É SUFECINTE.
E que tal escrever como as pessoas normais sem ser preciso GRITAR?
Essa do “sufecinte” é que não conheço. É palavra nova?
“Este ferramenta” não é muito correto mas Electroescadas são gralhas.
Este FORUM serve para ajudar quem precisa de ajuda
não vamos fazer dele algo com menos qualidade.
Rápida e cumpre o que promete. No entanto existe ferramentas muito mais completas.
Para mim é usar um mix, desfragmentar com o tuneup e depois com o perfect disk. Para mim n há melhor..