Os benefícios do Windows 8 para empresas
A Cebit começou hoje e já existem novidades por parte da Microsoft. O seu chief operating officer, Kevin Turner, acabou de fazer uma das apresentações principais na sessão geral de abertura da Cebit, onde apresentou o Windows 8 na perspetiva das empresas, demostrando como este novo ambiente operativo é excelente na reunião do potencial dos tablets com o poder dos PCs.
Também reiterou o convite aos técnicos de informática a descarregar e testar a Windows 8 Consumer Preview disponibilizada na semana passada.
O Windows 8 tem a capacidade de dar aos utilizadores a tecnologia que procuram e gostam enquanto consumidores, ao mesmo tempo que disponibilizando soluções de nível empresarial que os técnicos de informática necessitam para gerir e proteger os dados corporativos. As principais características empresariais do Windows 8 incluem:
- Ótima experiência para o utilizador: O Windows 8 preenche uma lacuna que normalmente existe entre a experiência pessoal e profissional de um sistema operativo, conseguindo reunir num só uma boa experiência personalizada para os utilizadores com os recursos de segurança e gestão que os profissionais de TI necessitam e confiam. Os recursos incluem um novo ecrã inicial e Apps estilo Metro totalmente imersivas. Os utilizadores podem aumentar sua produtividade com a interface de teclado e mouse tradicional e multitoque e as Apps de negócio críticas também beneficiam do facto de existir no Windows 8 um ecrã inteiro imersivo, que permite que as pessoas interajam facilmente com essas Apps.
- Novas possibilidades para a produtividade móvel. Para os utilizadores que cada vez mais precisam de mobilidade, o Windows 8 ajuda-os a permanecerem ligados e produtivos de forma mais segura. O Windows 8 inclui o Windows To Go — a capacidade de fornecer aos utilizadores uma cópia corporativa completa do Windows 8 (juntamente com as Apps corporativas, os dados e o perfil de utilizador) num dispositivo de armazenamento USB. O Windows 8 também inclui melhoramentos para o DirectAccess e recursos de mobilidade de banda larga internos que proporcionam suporte nativo para telecomunicações 3G e 4G. O Windows 8 pode ficar ligado em permanência com as Apps estilo Metro.
- Segurança completa. Recursos como a Inicialização Fiável (trusted boot), Criptografia de Unidade de Disco BitLocker melhorada, AppLocker e controlo de acesso baseado em requerimento (claim-based access control) ajudam a proteger os dados corporativos em todos os dispositivos clientes, rede e infraestrutura de back-end.
- Avanços na virtualização. Com o Windows 8, os utilizadores podem obter uma experiência virtualizada com elementos gráficos de alta definição, suporte ao toque e a dispositivos USB num PC local. Será mais fácil para os departamentos de TI implementarem infraestruturas de área de trabalho virtuais de maneira mais económica. Além disso, o Windows 8 inclui o Microsoft Hyper-V, uma tecnologia de virtualização de cliente de alto desempenho que permite aos profissionais de desenvolvimento nas empresas criarem, melhorarem e testarem várias configurações de Apps e sistemas operativos num único PC, em vez de cada configuração exigir o seu próprio PC.
- Melhorias substanciais na gestão. O Windows 8 é facilmente integrado na grande maioria das infraestruturas de cliente existentes e as tarefas de gestão são facilitadas com a automação do Windows PowerShell.
Homepage: Windows for your Business
Este artigo tem mais de um ano
Acredito que seja bastante benéfico, para a Microsoft muito até, contudo nos utilizadores mais comuns vai ser uma autêntica confusão para se adaptarem ao interface deste novo sistema operativo da Microsoft.
Vamos esperar para ver, mas eu próprio trabalho numa empresa em que certos utilizadores só pelo facto de mudarem de XP para Win7 fizeram um bicho de 7 cabeças, certo é que agora não o trocam mas a mudança é sempre rejeitada à priori. Pessoalmente testei o Developer Preview e gostei do que vi, vamos aguardar por versões finais para analisar melhor!
Cumprimentos.
E mudar de 2000 para 7? Foi absolutamente fantástico!
Ainda assim, acho o 8 mais direccionado para o utilizador comum não fazer… porcaria!
E com o Win8 vai ser um bicho de 8 cabeças xD
Mas agora a sério : se para se adaptar a um novo ambiente, uma empresa precisa de investir dinheiro em “lições”, sai mais barato pagar essas “lições” para Linux, pois de resto, (normalmente) o Linux sairá de graça, ao invés do Windows 8 que faria as empresas gastar um dinheirão.
De acordo, acho uma estupidez comprar computadores(em grande quantidade) e por-los a funcionar com o windows ou qualquer outro OS pago!!!
Eu estou-me a treinar para mudar para o Ubuntu…é grátis, existe uma nova versão a cada 6 meses, e tenho gostado o que eles têm estado a desenvolver…Ubuntu 1, Ubuntu Android(projecto), o HUD entre outros.
Abraços
Só queria conseguir pô-lo no iPad!
o objectivo da microsoft é mesmo esse teres um windows num tablet num smart phone ou num pc, e se reparares bem com este tipo de windows tu consegues virtualizar vários ambientes estáveis e fazelos funcionar em ecras tacteis espalhados por areas como se de postos se tratasem e sempre com a estabilidade e segurança que um windows server tem
Não troco o meu ubuntu 11.10 por isso
ehehehehe……..
eu nao troco o meu ubuntu 12.04 pelo windows 8
imaginem a polemica do unity, agora a microsoft, com uma mudança radical… vai ser amada e detestada
foi uma aposta
Uma pergunta de quem está tentado a migrar de windows para ubuntu
…. o que é que te fez mudar? quais é que são as vantagens?
Não é por nada, mas parece-me a mim que Windows 8 já tem o 2 lugar garantido em termos de tablets, adeus Android 😛
Vamos ver o que isso consome de recursos e bateria…
Adeus Android? haha.
Quote de um user acima “Só queria conseguir pô-lo no iPad!”.
Ninguem merece android, todos os dias qndo mexo no meu sgtb2 eu vejo que é bom de mexer no android MAS não um GOSTAR como lidar com sistemas ios e windows.
Por um lado a falta de aplicativos serios no AMKT, e a outra que a empresa no caso samsung nunca lança um update, só pensa em lançar novos aparelhos com o ‘update’ que deveria liberar.
Quando sair mesmo o tablet com windows 8 serei com certeza um da segunda fila para comprar um e dizer adeus ao android, que tem se tornado insuportavel.
Adeus Android? Um sistema em declínio apanha um sistema em grande crescimento assim sem mais nem menos? Só entre o tempo de a Microsoft realmente lançar o Windows 8 (versão final) e isto atrair mais utilizadores, já o Android vai em primeiro… (IMO)
Ah, e esqueci-me de acrescentar : já para não falar nas diferenças de preços que deve haver entre os dois, o que será impossível de aguentar para utilizadores “low-end”, que creio eu que seja a maior parte dos utilizadores.
Rúben, tens razão que é muito difícil a competição entre android e windows 8 em dispositivos low-end, mas já nos das outras gamas a competição será mais renhida, eu também achava que o windows 8 não ia trazer nada de impressionante, mas depois de ter mexido num smartphone (lg e900) com mango, eu já só queria era trocar o meu recém-adquirido low-end android (lg c660), é claro que a diferença de preço pesa e muito, e para mal dos meus pecados, lá ando com o desgraçado do c660.
Já em termos de actualizações para android, acho que a LG ainda é das melhorzitas, mas nada como as actualizações frequentes que a microsoft já nos habituou, seja para que dispositivo for.
O lg e900 livre custa apenas 199€, isto por 16gb, 5 mgpix camera, 3,8 de ecran e muitas outras vantagens sem concorrência… suberbo!
Este marketing da Microsoft já começa a chatear, todas as semanas existem novidades.
Mas nunca um data prevista para o lançamento, quem testou a versão beta diz que ainda falta muito trabalho.
Será que é desta que a Microsoft acerta, ou será igual ao Windows Vista, uma nova experiência de fracasso.
Seguindo este marketing, o que dizer das 9 futuras versões do windows 8? Porque não uma única?
Como o vista não creio.
Poderão haver problemas relacionados com a adaptação/adopção do sistema, mas quem gostar e instalar, não terá de levar com falhas, bloqueios e lentidão etc. como aconteceu com o Vista – pelo menos não se prevê isso.
No estágio actual (consumer preview), o Windows 8 poderia ser considerado sinónimo de rapidez e performance – excepto na ligação à internet, que, não sei porquê, está terrível.
Não será um flop como o vista porque para além da grande optimização que fizeram no windows 8 vai ser direccionado para tablets e nesse segmento vai ter bastante sucesso.
Agora para desktops duvido que tenha tanta aceitação como o windows 8
Só uma versão não faz sentido, porque utilizadores diferentes têm necessidades diferentes. Um exemplo simples: enquanto um profissional de TI pode precisar do Hyper-V, para que é que um utilizador doméstico quer isso?
Por outro lado, 9 versões é um disparate.
A interface Metro está um abuso, basta perder um bocado de tempo p entendê-la. Favoritos, programas e pastas mais utilizados, tudo no mesmo local. Um Win à séc. XXI. venham daí as apps!
Concordo,
O problema que se coloca neste momento é o “bocado” necessário para cada pessoa.
Existem pessoas “flexíveis” que se adaptam facilmente a novos ambientes, mas existem as outras inflexíveis que não têm capacidade de apreender a usar algo novo e diferente, mesmo que no futuro seja uma mais valia em comparação com o que tinham anteriormente.
A Microsoft tem de trabalhar para conseguir uma transição suave e simples – pois se fosse neste momento, acredito que muita gente teria problemas em mudar e começar a usar o Windows 8 com a mesma facilidade que o 7. Existem algumas incongruências e o facto de muitas funções/opções das aplicações Metro estarem “escondidas” (só podem ser vistas através de cliques em zonas especificas do ecrã) vai causa muita, mas mesmo muita confusão aos novos utilizadores.
Será o fim do reinado do android nos tablets?
O Windows ToGo é uma excelente adição à funcionalidades do novo windows.
Testei o Consumer Preview no meu PC… Pode ser muito bonito e funcional em tablets e afins, mas…
Onde trabalho, nem que chovam licenças eu vou trocar os sistemas que tenho para uma interface destas.
Da mesma forma que num computador meu o Unity do Ubuntu não será instalado nunca.
no ubuntu 12.04 o unity é mt mais maduro
Boa tarde ,
Só podem estar a gozar , quantas vão ser as empresas que podem oferecer aos seus empregados cursos de formação , e quantas podem comprar tablets para que a tal iteração exista , e monitores touch ????…….para empresas de que ??? ….pastelarias , restaurantes (aonde o Linux está bem implantado ) ….e as outras todas , bom vai ser giro , ou por outra este W8 vai ter sucesso sem duvida na plataforma móvel (smartphones e tablets) , mas na área empresarial tenho muitas dúvidas .
Se as pequenas e medias empresas fossem espertas partiriam para uma plataforma Linux que para a utilização na óptica do utilizador é bem mais intuitiva que esta versão do W8 .
No que respeita a guerra dos tablets , eu penso que quem ficará mais afectado com esta subida dos tablets com o SO Microsoft vão ser os Ipads e não os tablets com Android , quem compra um tablet Android , pensa usar o tablet não para pura diversão como os Ipads , aliás a cota de tablets com Android é já de si baixa pelo facto deste SO ter tido os problemas que todos conhecemos , foi desenhado para displays pequenos e depois houve umas invenções para o adaptar aos tablets , mas sem um resultado significativo , no entanto esta situação também mudou e a Google para além de ter pensado o seu novo SO para os tablets e smartphones já anunciou o SO sucessor do ICS , para o que já era uma suspeita de nome Jelly Bean .
Link aqui :http://www.telemoveis.com/noticias/android-asus-confirma-android-50-jelly-bean-24573.html
A Google não para , e todos sabemos da sua dinâmica e parece que aprenderam com os erros do passado em que tinham o SO fragmentado , esta situação levou a uma reviravolta de 360º na abordagem com os fabricantes ou assembladores de dispositivos moveis , consta que a Google vai apertar ainda mais a malha no sentido de garantir que todos os dispositivos que tenham a marca aprovado pela Google , ainda não se sabe como se vai chamar , mas vão criar uma norma , esses terão obrigatoriamente de receber futuras actualizações , os problemas dos launchers e a rapidez com que estas marcam terão de trabalhar em conjunto com a Google ainda é uma incognita , mas esse vai ser o caminho , depois se cada um de nós aceitar comprar um dispositivo sem essa marca , já sabe que ficará dependente da boa vontade do fabricante actualizar ou não o SO .
Cumprimentos
Serva
Cumprimentos
Serva
Desculpa Serva de disordar desta tua frase:
“Se as pequenas e medias empresas fossem espertas partiriam para uma plataforma Linux que para a utilização na óptica do utilizador é bem mais intuitiva que esta versão do W8”
Trabalho em TI a 6 anos e todas as vezes que tentamos implementar sistemas linux…houve feedback positivo e negativo.Positivo sempre relacionado com a rapidez e uptime…intuitivo foi o ponto que atingiu a pior pontuação.”nós”…nerd’s techys…adoramos androids,linux e kernels com fartura que tiram cafés etc .o Average Zé Manel quer saber coisas do genero Iniciar–>Programas–>internet explorer…vai ao google e procura: software de gestão de cotas…entra num site e faz download…clica 2x no instalador…next next next e tá instalado.Linux se for como backoffice para estar sempre com uma aplicação on top…sim…mas desde que não tenham que vasculhar por detras deste.Intuitivo tem a ver com usuabilidade e isso consegue-se em qualquer OS,se for em java então metes o programa até em MAC ou windows que tanto faz.
São opiniões.
Abraço
Concordo contigo no ponto em que referes a procura de determinado software especifico como um ponto que afugenta grande parte dos utilizadores empresariais, mas isto só acontece porque, por norma, estes tentam fazer a transição por sua conta e risco, sem qualquer experiência, e isto nada tem a ver com o ser intuitivo ou não. O utilizador comum não consegue resolver problemas básicos com o Windows ou qualquer outro sistema operativo porque lhe falta a) a vontade b) o conhecimento. Aliás, aquele cenário do “faz o download do ficheiro, clica duas vezes…next, next e já está” acaba muita vez com uma visita de um técnico (bem pago) para recuperar o sistema.
A verdade é que o utilizador comum é sempre reticente em aderir a algo diferente, seja Linux, seja o novo interface do Windows, ou um qualquer software de contabilidade diferente do anterior. Mas no final, depois de algum tempo, acabam por se adaptar.
“em que tinham o SO fragmentado , esta situação levou a uma reviravolta de 360º na abordagem”
Não deu reviravolta, deu uma volta sobre si próprio e voltou ao ponto de partida.
Tanto se quer dizer que só sai asneira.
😉
Acho muito bem todas etas nuvidades, concerteza que serã oúteis em certas situações.
Agora o que não podem tirar é a funcionalidade do 7.
Acho que se fizerem tudo isto opcional resolviam o problema e tinham um sitema para todos os gostos.
Tornem isto ainda mais personalizável!
O sistema em si parece estar a ir por um bomcaminho. É esperar para ver!
Dá para “desligares” a interface metro do windows 8 (pelo menos na developer preview e na costumer preview), não é imediato, mas dá.
Tenho que concordar contigo, a primeira vez que liguei e me apareceu aquela interface, fiquei algo desiludido. Vamos esperar para ver.
Não dá para desactivar a Immersive UI na Consumer Preview. Na Developer Preview, sim.
“Agora o que não podem tirar é a funcionalidade do 7.”
Que funcionalidades de 7 não há no 8?
Umas perguntas: A interface Metro não pode ser retirada e o windows 8 ser utilizado em pc´s normais sem ecrãs touch? Acho que sim, corrijam-me se estiver enganado!
Assim sendo o windows 8 é apenas um windows 7 mais moderno, com melhores características!
É verdade ou é mentira que o windows 8 consegue correr em máquinas relativamente antigas (Pentiuns 4, por ex.) com menos exigências de memória ram que o Windows 7?
Se assim for, esquecendo a interface metro, tentarei no meu serviço colocar o win8 em máquinas que agora usam xp sp3 com 1GB de ram, mas que ficavam demasiado lentas com o win7, até porque tenho licenças para poder utilizar qualquer versão do windows, se vir que tenho vantagens em termos de funcionamento em rede pondero seriamente essa opção!
Pode, o problema é que eles estão a focar mais a grande alteração que vai ser visível ao utilizador comum. Agora todos sabemos como é apenas vêm as letras gordas e a imagem inicial do vídeo e a partir daí tiram logo as conclusões todas sem experimentarem. Mas se quiseres saber mais acerca das tuas perguntas vê isto http://blogs.msdn.com/b/b8/ logo no primeiro post estão descritos os requisitos.
Obrigado Leandro Pereira pela tua ajuda, fiquei mais esclarecido.
Eu possuo um Pentium 4 (2.6 GHz) com 1Gb de Ram e o windows 7 corre perfeitamente, sem ficar demasiado lento, basta para isso diminuires os efeitos visuais… Penso que o windows 8 terá as mesmas caracteristicas minimas….
Boa tarde ,
Não podes tirar a interface metro esta é a GUI principal do Windows só tens o ambiente clássico quanto estás a trabalhar nalgumas aplicações por exemplo Office etc .
Cumprimentos
Serva
Na Developer preview podes, pelo registo:
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer
– RPEnabled => (0)
Na “Consumer Preview” isso deixou de ser possível.
@Leandro Pereira
Boa tarde , explica lá como é que retiras a GUI metro ?
Cumprimentos
Serva
De momento, no Windows 8 Consumer Preview, não é possível remover o GUI Metro, mas pela simples razão de que a Microsoft necessita de mais feedback sobre possíveis bugs. No entanto a versão final irá ter a possibilidade de removê-lo (99,999% de certeza). Só não sei se será logo da a opção na configuração inicial ou mais tarde.
Boas….
Se bem me lembro da história da microsoft (descartando versões anteriores ao seu reinado) …
Windows 95 mau. Windows 98 e 98 SE bom. Windows Me mau. Windows XP bom. Windows Vista mau. Windows 7 bom…
Bem na continuação de outros sistemas operativos (MacOS com o visual mais iphone/ipod; Linux com o unity e gnome 3), Já era de esperar uma mudança radical no sistema de ‘janelas’ e vai haver muitos a dizer que é do melhor e outros a dizer que não presta… O que me preocupa muito mais é a ‘segurança’ que eles querem implementar com o safeboot, ou trusted boot ou buggy boot conforme lhe queiram chamar… Será mesmo que o pessoal terá que fazer um “jailbreak” a um computador novo só porque a microsoft quer ter um boot ‘seguro’ acho é que eles se deveriam preocupar com bugs como os das letras true type, como é que é possível por causa de letras true type ter execução remota de código?
Infelizmente o pessoal diz que os ‘geeks’ é que dão cabo de tudo porque querem ter o seu sistema operativo ‘à lá’ linha de comando, porém se for permitido que a microsoft bloqueie os computadores de forma a não permitir outros OS’s vamos todos perder muito! Se a microsoft quer fazer isso que faça computadores como a apple faz e aí acho que tem toda a legitimidade de os ‘trancar’ não como estão a fazer agora e obrigar os OEM’s a bloquear os PC’s só para ter um autocolante a dizer Windows 8…
Ninguém te proíbe de instalar outros SOs. Eu, tendo o Windows 8 instalado, posso facilmente substituir o código do MBR que o Windows 8 colocou pelo o do Windows Vista/7 usando o EasyBCD, devolvendo o ecrã de boot do Windows Vista e 7 ao utilizador. E mesmo com o novo sistema de Secure Boot, acredito que seja possível adicionar lá as entradas de boot para outros SOs desde que cumpram os requisitos para tal.
MBR é no disco e o código não estará aí mas sim na BIOS do computador, pelo que será necessário o sistema operativo estar ‘assinado’ para poder ser instalado/correr.
Se meterem uma opção FÁCIL de desativar isso por mim tudo ok… Mas depois vais ter o problema de cada fabricante meter isso num sitio diferente ou então não existir mesmo forma de desativar e ficamos ‘presos’ ao que o computador trás…
Já agora uma ajudita do google…
http://mjg59.dreamwidth.org/5552.html
http://arstechnica.com/business/news/2011/09/windows-8-secure-boot-will-complicate-linux-installs.ars
http://www.networkworld.com/community/blog/next-gen-boot-spec-could-forever-lock-linux-w
Enquanto for BIOS não há problema, agora os pcs que já vierem com o windows 8 e UEFI vai ficar a depender dos fabricantes se deixam o sistema trancado ou não. Isso é uma maneira bastante poderosa de impedir a proliferação de software linux por parte da microsoft, e se a Apple adoptar a UEFI? Deixa de haver pcs com linux? Resposta: Não. Deixa de haver (momentaneamente) pcs “RECENTES” com Linux.
Não vai ser fácil , vai ter de se encontrar na comunidade formas de contornar o bloqueio que a Microsoft está a tentar impor , desta forma termos sistemas em dual boot , vai ser impossível , estou convicto que virá alguma solução , mas provavelmente não pela Microsoft .
Cumprimentos
Serva
Aqui nos coments aprende-se muito e ainda existem para ai uns idiotas que falam em crise. Onde????
A grande vantagem para as empresas é simples: ao contrário dum outro tablet cujo nome começa por i, dá para usar as ferramentas de gestão de infraestruturas da Microsoft.
Para os utilizadores das empresas, o Office.