Google Docs para Android é actualizado com óptimas novidades!
O Google Docs veio revolucionar a forma como o utilizador organiza e trabalha nos seus documentos. O seu acesso permanente, a partir de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, fazem deste um serviço único e óptimo para os mais diversos tipos de utilização.
A massificação dos smartphones e tablets exige que este serviço seja mais completo, concretamente na plataforma Android, e as novidades vão de encontro à melhoria na usabilidade, introduzindo mais funcionalidades e melhorando a forma de interacção.
Há cerca de 3 semanas foi lançada uma novidade há muito esperada: disponibilização de conteúdos offline. Esta funcionalidade permite consultar ou continuar a editar qualquer documento mesmo que não esteja disponível uma ligação à Internet, claro está, desde que seja um documento assinalado com tal preferência. Assim que está novamente disponível ligação à Internet, o documento é imediatamente actualizado na conta Google.
Foram criadas ainda opções adicionais relacionadas com a disponibilização offline sendo possível encriptar os documentos e possibilitar que surja um alerta de utilização de dados aquando de uma sincronização via 3G.
Na actualização de ontem ao Google Docs para Android, para a versão 1.0.54, foram adicionadas novidades bastante interessantes. Agora a partir do Android é possível, tal como já o era no desktop, que um documento seja editado simultaneamente por vários utilizadores e que tudo seja actualizado em tempo real, quer seja a posição do cursor ou o texto inserido.
Isto é de uma enorme utilidade para quem tem documentos com vários editores onde cada um dá o seu contributo e é instantaneamente disponibilizado a todos os outros.
Foi também adicionada a possibilidade de formatação de texto (negrito, itálico, sublinhado, marcadores, avanço, etc) e a funcionalidade pinch-to-zoom foi optimizada.
A experiência foi melhorada para tablets Android com versão superior à 3.0 Honeycomb, e agora a interface foi readaptada para uma melhor experiência quer seja usada no modo horizontal ou vertical e o painel de informação de partilha e modificação apresenta agora uma miniatura do documento. A reprodução de vídeo (streaming) também foi melhorada.
Resumindo, novidades desta versão:
- Experiência optimizada para utilizadores de tablets (Android 3.0+)
- Nova interface de 3 painéis para uma navegação melhorada
- O painel Detalhes apresenta uma miniatura e informação de partilha
- Experiência de partilha melhorada com sistema de preenchimento automático
- Modo horizontal ou vertical
- Reprodução de vídeo melhorada
Se é utilizador Android e ainda não utiliza o Google Docs, então agora já tem um forte motivo para começar a utilizar pois esta aplicação está já num nível de qualidade bastante interessante.
Este artigo tem mais de um ano
Uma excelente opção que uso no meu portátil. Usa menos de 1/3 de bateria e consigo estar a trabalhar oras a fio. Só tenho pena que o Android x86 não detecte o meu ecrã touch.
Funciona tudo bem? Por exemplo wireless, pen 3G… À excepção do ecran…
Muito bom 🙂
Será que me podem explicar esta frase:
“Esta funcionalidade permite consultar ou continuar a editar qualquer documento mesmo que não esteja disponível uma ligação à Internet, claro está, desde que seja um documento assinalado com tal preferência”
Não entendi a parte de “desde que seja um documento assinalado com tal preferência”.
Isso significa o que?
Desculpem a ignorância
penso que significa que temos de marcar uma determinada opção para o “google” disponibilizar o documento offline, para ficar alojado no telemóvel ou assim.
Não tens que pedir desculpa, estamos aqui é para esclarecer os nossos leitores.
É o que o Sim@o disse. Na lista de documentos é possível disponibilizar offline os que quisermos, só os temos de assinalar. Neste screenshot, ao meio da sidebar à direita, tem lá essa opção. Basta um clique para activar/desactivar a disponibilização offline.
No formato smartphone basta apenas clicar na seta à direita de cada documento e escolhe “ativar acesso off-line” (ou um clique longo sobre o documento).
Excelente ferramenta , o facto de ser possível actualizar documentos que sabemos necessitam de constante actualização em modo offline , é por si só fantástico .
Cumprimentos
Serva