Outlook Configuration Analyzer Tool – Problemas no email?
Apesar de ser uma ferramenta muito sólida e com provas dadas, o Outlook apresenta por vezes problemas na sua configuração ou nos perfis dos utilizadores. As causas podem ser várias e nem sempre são simples de determinar.
Para dar uma ajuda a todos os que têm de lidar com estes problemas diariamente, os engenheiros da Microsoft desenvolveram uma ferramenta que vai com certeza permitir abreviar o processo de despiste e identificar problemas comuns. A ferramenta chama-se Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool.
O Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool permite realizarem uma análise às configurações de perfil do Outlook e detecta os erros que de forma mais recorrente existem.
Para além de fazer essa análise, o Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool disponibiliza um relatório com todos os problemas que foram detectados. Esses relatórios podem ser visualizados no momento, guardados para posterior análise ou exportados para serem visualizados noutras instalações deste software.
Para cada problema detectado, o Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool disponibiliza um link para a Microsoft Knowledge Base, onde pode ser vista a solução para esse problema.
A sua utilização é extremamente simples e intuitiva. Na interface geral do Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool devem decidir qual a acção que pretendem tomar. As opções disponíveis permitem realizar um scan para detectar problemas, abrir um relatório anterior ou verificar a ligação a um Exchange remoto.
A opção de efectuar uma análise irá olhar para o vosso sistema e determinará problemas que sejam detectados no vosso Outlook. Este processo pode demorar algum tempo, mas no final é apresentada uma lista completa dos problemas detectados.
A visualização desses relatórios pode ser feita em diversos modos, permitindo que o utilizador os veja da forma que entender ser mais simples.
Se pretenderem podem também enviar feedback e sugestões para a Microsoft sobre esta ferramenta.
A utilização do Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool está limitada ao Windows 7 e suporta as versões 2007 e 2010 do Outlook. É ainda exigido que esteja instalado o .NET Framework Version 2.0. Recomenda-se que tenham o vosso Outlook fechado antes de usarem esta ferramenta.
Usem esta ferramenta para prevenir problemas com o vosso Outlook ou para despistarem problemas em máquinas que não controlam e que vos surgem para resolver problemas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool 1.0 [4.9]
Homepage: Microsoft Outlook Configuration Analyzer Tool
Este artigo tem mais de um ano
É uma pena estar limitado ao Windows 7, pois ainda existem muitas empresas (caso da minha) que ainda funcionam com o velhinho mas fiável Windows XP. De qualquer maneira muito boa dica, como sempre.
Cumps
Tenho muito cliente a usar o outlook. Volta e meia dão problemas estranhos e completamente injustificados, não importa a versão. Tenho um em particular com um pst que já passa de 14Gb que não há maneira de resolver. O outlook leva imenso tempo a abrir e compactar e arquivar nada fazem para reduzir o tamanho (arquivar leva mais de 14 horas e apenas cria mais um pst de 7Gb mas não me reduz o principal de 14gb). Quando o outlook se lembra de começar a analisar o pst porque o outlook foi “incorrectamente terminado” então o pc nem se mexe. Terminar o processo do outlook não resolve, o pc continua a lento até reinicar. Tenho outro cliente cujo outlook que apenas funciona em modo de segurança e mesmo assim apenas reduz o numero de vezes que dá problemas.
Por experiencia propria, o thunderbird dá muito menos problemas a longo prazo que o outlook mas há pessoal que não vive sem o outlook.
Vou experimentar, definitivamente. Vamos ver se esta ferramenta realmente ajuda porque até à data, as ferramentas de diagnostico e análise existentes no próprio outlook nunca fizeram nada senão perder tempo. E muito.
Depois de criares o arquivo tens de compactar o ficheiro principal. Só assim vais conseguir reduzi-lo.
Tenho o mesmo problema na minha empresa. Gente com ficheiros pst de 8 e 9 GB.
Gostam de guardar tudo o que é email 🙂
Cumps
Para resolver o problema do tamanho do .pst tem de compactar o ficheiro, vai estar durante algum tempo/horas a compactar mas reduz o tamanho do ficheiro.
Nunca experimentei mas, no Outlook, existe a possibilidade de arquivar os anexos numa pasta, ou seja, não ficarem no próprio .pst, julgo eu… O meu raciocínio é este: escolhendo esta opção, o(s) .pst ficariam bem mais leves e tornariam mais rápido o outlook…
Cumps
A desvantagem é que o processo de backup de emails torna-se mais “doloroso”.
Boa noite,
Também já tive alguns problemas caricatos com o Outlook. É um excelente programa, mas também tem umas pancadas esquisitas de vez em quando.
Em relação ao teu problema, posso dar uma dica. Uma vez que os pst’s podem ficar corrompidos, o que sugiro é o seguinte:
1º – Mudar o nome do pst principal.
2º – Com o utilitário de configuração de Correio que está no Painel de Controlo, criar um pst novo com o nome do antigo.
3º – Abrir o Outlook e importar tudo apartir do antigo
É uma operação que leva algum tempo.
Assim, o outlook fica a trabalhar com um ficheiro novo e toda a informação continua salvaguardada no pst antigo.
Cumprimentos,
Esqueci-me de mencionar: se existirem regras criadas, convém verificar o seu funcionamento depois de se efectuar o procedimento que descrevi.
Obrigado a todos que tentaram ajudar-me 🙂
E até me custa dizer isto e não quero parecer mal agradecido porque todos disponibilizaram tempo para ajudar um estranho na net (eu) mas, não leram o que eu escrevi 🙂
Neste caso, já tentei compactar, levou mesmo MUITO tempo (7 ou 8 horas) e o pst ficou igual no fim. Correu tudo bem MAS nem 1Mb reduziu. E a função arquivar só resultou num segundo pst chamado archive.pst com 7.5Gb mas não reduziu nem nada o tamanho do .pst original continuando com 14Gb. O que quero dizer é que o outlook (2007) simplesmente não está a funcionar bem. Também já tentei reinstalar, é igual.
Para já vai funcionando, com o único inconveniente é que o outlook leva uns 5 minutos a abrir (se tiver que verificar o .pst porque o outlook ter sido incorrectamente terminado leva muito mais tempo). Já tentei muita coisa e também nem sempre posso tentar (o dono precisar de mail para trabalhar e aquilo tem mais de 10 contas de email configuradas). A próxima é criar um pst em branco e tentar copiar à unha os mails para o pst novo. O que eu gostava de arranjar era um pst manager que me deixasse abrir e manipular o pst directamente que não o próprio outlook.
Também tive esses problemas com outlook, agora usa tudo thunderbird e problemas = 0