Fecho do Estreito de Ormuz! 20% do petróleo mundial passa por aqui
O Estreito de Ormuz é uma estreita passagem marítima situada entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, separando o Irão (a norte) dos Emirados Árabes Unidos e Omã (a sul). O Irão quer fechar o Estreito de Ormuz e isso terá impacto no mundo.
Estreito de Ormuz: escoamento marítimo para as exportações de petróleo e gás natural
O Estreito de Ormuz é considerado um dos pontos estratégicos mais importantes do mundo, especialmente no que diz respeito ao transporte de petróleo. Cerca de 20% do petróleo consumido mundialmente passa diariamente por este estreito.
É também a principal via de escoamento marítimo para as exportações de petróleo e gás natural de vários países.
O Irão já ameaçou por diversas vezes fechar o estreito em resposta a sanções económicas ou ameaças militares. Qualquer interrupção na navegação neste estreito pode ter consequências imediatas nos preços mundiais do petróleo.
A decisão final para o fecho do Estreito de Ormuz ainda precisa de ser aprovada por outros órgãos iranianos, incluindo o Conselho Supremo de Segurança Nacional.






















Até até ao fim de hoje, domingo, convém abastecer de combustível.
O parlamento iraniano já ordenou o fecho do estreito de Ormuz. Não vejo como é que os EUA vão conseguir impedir. Na 6ª Fª o Brent fechou a 77 USD. Vamos ver como abre amanhã, 2ª Fª (e como fecha na 4ª Fª), mas parece-me provável que suba ainda mais na semana seguinte (que começa a 30 de junho).
O parlamento não manda, é preciso aprovação do ayatollah mor, dificilmente o vão fazer, não só o impacto nos EUA é reduzido como iria levar com todos os países do médio oriente em cima, incluindo o Iraque e Arábia Saudita, não é uma guerra que o irão queira comprar com os seus vizinhos que dependem do estreito para fazerem as suas fortunas
Vou jali já volto. Acho que tenho espaço para 25l.
Ele já reabre, mais rápido que aquilo que pensam.
Largam mais umas bombas moab para abrir o canal, o génio estável aprova!
Não esquecer que a maioria de combustivel que passa no estreito é para a Ásia, logo não me parece que feche, seria um enorme tiro nos pés do próprio irão, digo eu…
Na verdade é pra a Europa
Iniciativa liberal gosta disto.
É o mercado a funcionar.
Killing is my business and business is good.
Isto de largar bombas em cima de adultos e crianças destruindo países mete comida no prato de muita gente, não queiras ir contra o negócio que estimula a economia seu comunista malandro!
não vejo ataques nenhuns civis pela parte de Israel e EUA, mas os de esquerda gostam que se pense que sim.. ataques a civis só mesmo irão, Hamas e russia
Esquerda, direita??
Ainda andas nisso?
Israel não anda a matar civis? Os EUA nunca mataram civis?
Rapaz, ainda vais dar mais algum pontapé na política internacional?
É que não entendes mesmo nada do mundo.
Israel anda a atacar alvos militares, se morrem civis? Na verdade não sabes, como diferencias um civil de um membro do hamas? Como sabes quem é quem? E mesmo que morram civis, são eles que permitem ser usados como escudos para serem mártires e pessoas como tu acharem que esta a haver morte de civis premeditada.
Já andei muito pelo mundo, Israel incluído para saber como tudo funciona e quem leva brainwash dos noticiários sem questionar e sem se informar
Os imperialistas dos USA têm um record de civis mortos de uma só vez com praticamente 80 anos. E não querem perdê-lo, fazem todos os possíveis para o melhorar. Eles ou os israelitas.
Então precisas de umas palas e de uns oculos para ver melhor…
Acreditas mesmo no que escreves? Não conheces nada de história nem sabes que Israel foi fundado pela esquerda. Se queres mesmo aprender alguma coisa, aconselho-te este livro. https://www.wook.pt/livro/dez-mitos-sobre-israel-ilan-pappe/25748762?srsltid=AfmBOoofr5uwKRIQ039KOj08rK3bUCLRUKGyBac5Eal22wDRMMcIUSdO
Não fecha, até porque não tem meios para isso.
The spice must flow
Fear is the mind-killer.
We must not fear the Great Satan.
E Força militar para fechar o estreito e mantê-lo fechado, contra EUA, UE e sobretudo China e vizinhos que dependem desse estreito para escoar o petróleo?
O estreito não pertence ao irão. Metade da sua parte navegável, por onde nas últimas semanas tem sido feita a maioria do tráfego comercial, pertence ao Omã. Não tomo partido em relação á guerra em curso, mas a subir a cotação, a principal causa será sobretudo especulativa e não causada pela interrupção do tráfego. Verifica-se com o petróleo aquilo que já sucede com o papel higiénico.
Se fechar mandam mais 5 bombitas e aquilo abre outra vez.
Como mandaram abaixo o voo 655 em 1988.