PplWare Mobile

ShadowExplorer 0.3

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ricardo Ferreira


  1. PR says:

    Já está a sacar… eu tenho uma tendência enorma para perder documentos :S É uma coisa horrvel, de facto.

    http://takea-break.blogspot.com

  2. jmtdstoc says:

    Este programa, pelas imagens que aqui vejo, parece-me muito intuitivo e funcional (ao contrário do Vista). É uma boa dica para quem usa este sistema da Microsoft.

    E é de facto uma pena que a Microsoft não tenha incluido uma GUI em todas as versões do Vista que permita aceder a esta funcionalidade. Mas não é de admirar pois é este o modelo de negócio desta grande empresa: funcionalides gratuitas não existem!

    Ainda bem que existem alguns programadores independentes que lançam estas pequenas “jóias” de software… daí eu adorar Linux e o FOSS 🙂 . “Why buy the cow when you can have the milk for free” 🙂 .

  3. Nuno says:

    @ jmtdstoc: *bocejo*

  4. PTDennis says:

    Offtopic
    A Symantec adquiriu a empresa PC Tools, criadora do famoso Spyware Doctor entre outras soluções.
    Release Press:
    http://www.symantec.com/about/news/release/article.jsp?prid=20080818_02

  5. aver says:

    Como diz o post, as versões Business, Ultimate e Enterprise têm, “de raiz” o shadow copy (cópias sombra). Só percebi isso num post anterior sobre o programa Shadow Copy, para as outras versões do Vista.

    Para quem tem as três referidas versões do Vista, basta com o explorador, abrindo o menu de contexto sobre um ficheiro, usar “restaurar versões anteriores”. Em princípio, para os ficheiros de trabalho que forem alterados ao longo do dia é guardada uma (e uma só) cópia sombra desse dia, desde que a criação automática de pontos de restauro esteja activada.

    Se um ficheiro for alterado (e guardado) ao longo duma semana, em princípio, há uma cópia sombra de cada dia, o que pode ser muito útil no caso de a última alteração correr mal. Penso que o ShadowExplorer fará o mesmo, mas não sei ao certo.

  6. aver says:

    … acima escrevi o nome do programa ShadowCopy mas é o Shadow Explorer, do post.

  7. aver says:

    Já agora, desculpem lá, mas pode ser útil para se perceber a utilidade das cópias sombra – que são complementares do restauro do sistema (e são diferentes das cópias de segurança, que devem ser criadas à parte).

    Em princípio, quando se faz o restauro do sistema, são restaurados para um momento anterior os ficheiros do sistema, programas e definições pessoais (como as passwords de acesso), mas não os ficheiros de trabalho (aqui incluindo os ficheiros de DVDs,etc).

    Quando se restaura uma cópia sombra é, logicamente, apenas desse ficheiro de trabalho.

  8. Felipe Rei says:

    Não funciona no XP?

  9. @Felipe Rei

    “Sistemas Operativo: Windows Server 2003/Vista”

    Parece que não… às vezes basta ler o post 😉

  10. KOISO says:

    Podem indicar-me um programa identico mas para o XP?

  11. CarlosMC says:

    «Xelente» descoberta, a recuperação de ficheiros em ntfs (e em menor medida, em fat32) é uma m&#%@!
    Mas já havia programas para isto no tempo do windows 95 ou mesmo 3.1, da Corel!…

  12. CarlosMC says:

    Já agora, qual é o ficheiro, no ultimate que activa a interface? Se se pudesse importá-lo e registá-lo, deveria funcionar, não é?

  13. aver says:

    CarlosMC

    Eu tenho o Enterprise, mas penso que seja igual ao Ultimate. Os comentários 5 e 7 não ajudam ?

    …basta com o explorador, abrindo o menu de contexto sobre um ficheiro, usar “restaurar versões anteriores” ou, acrescento, indo às propriedades do ficheiro, separador versões anteriores, tem uma ajuda chamada “Como utilizar versões anteriores ?”

  14. CarlosMC says:

    @ aver:
    O problema é esse, a função pode existir, mas não está acessível!

  15. aver says:

    CarlosMC

    Com o Enterprise é assim:

    Usando o explorador do windows, fixando um ficheiro de trabalho (.txt, .doc,etc), com o botão direito (menu de contexto), tenho imediatamente a opção “Restaurar versões anteriores” que dá acesso a Versões Anteriores.

    Do mesmo modo, com o botão direito, indo às propriedades do ficheiro, tenho os separadores, Geral, Segurança, Detalhes e Versões Anteriores (o mesmo de cima).

    Esse separador tem a lista das cópias sombra e a tal ajuda “Como utilizar versões anteriores ?”. A esta ajuda também se chega por Iniciar > Ajuda e suporte e pesquisando por “restaurar versões anteriores”.

    Se o Ultimate também cria cópias sombra não estou a perceber. No Enterprise, o único requisito que eu saiba para a criação de cópias sombra é ter o “visto” para a criação automática dos pontos de restauro, mas mesmo que não esteja activado isso não mexe com o que eu disse sobre o Explorador do Windows.

    (Ao menos com o XP toda a gente se entendia. LOL)

  16. aver says:

    … já agora , se além de cópias sombra, também se tiver criado cópias de segurança, a tal opção/separador Versões Anteriores permite restaurar qualquer delas.

  17. Carlos says:

    O Volume Shadow Copy funciona sim no Windows XP, desde que foi introduzido no SP1 já lá vão uns anitos bons. O que acontece é que por omissão o serviço que dá suporte ao VSS não estão a correr no XP. Mas podem ser ativado facilmente. O nome é bastante óbvio: “Volume Shadow Copy” 🙂

    Já agora, a primeira versão do Windows com o VSS de origem foi o Windows Server 2003.

    Portanto, pode-se sim usar o VSS em todas as versões do Windows desde o XP SP1, é só uma questão de ativar os serviços que dão suporte a essa função. Infelizmente só o Vista nas versões referidas acima é que permite usar facimente o VSS…

  18. António Pinto says:

    Boas.
    Sei que está fora do tópico, mas alguém me sabe dizer se existe forma de recuperar um ficheiro criado com Norton Ghost qu está danificado???

    Obrigado pela ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.