Ciberataque à AMA: quais os serviços que já estão operacionais?
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) continua a recuperar de um ciberataque do qual foi vítima e que deixou off alguns serviços. A AMA tem disponível uma página onde é possível consultar o estado dos serviços.
A Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) informa que, em virtude dos trabalhos realizados para reduzir o impacto do ataque informático de que foi alvo, alguns serviços já se encontram operacionais, permitindo o restabelecimento progressivo do atendimento nas Lojas de Cidadão, bem como o acesso a outras plataformas e serviços digitais.
Neste momento estão disponíveis os seguintes portais e sites públicos geridos pela AMA - ver aqui:
- Site AMA - informação institucional da Agência para a Modernização Administrativa, I.P.
- gov.pt (parcial) - Portal de serviços públicos da República Portuguesa
- Mosaico - modelo de referência para a Administração Pública
- Mais Transparência - Portal de informação sobre gestão dos recursos públicos do Estado Português
- digital.gov.pt - ponto de partida para a Transformação Digital da Administração Pública
Também já estão disponíveis as seguintes plataformas para as entidades da Administração Pública:
- GAP - gateway de SMS da Administração Pública
Para verificar o estado dos serviços aceda aqui: indisponibilidade.ama.gov.pt
A AMA continua determinada em repor a normalidade dos serviços, estando em curso os trabalhos necessários para o efeito em estreita colaboração com as autoridades nacionais competentes em matéria de cibersegurança e cibercrime para restabelecer, de forma segura, o pleno funcionamento das nossas operações.
Ressalva-se que a AMA não vai solicitar, por qualquer canal, informações pessoais para recuperação de credenciais da Chave Móvel Digital (CMD) ou para aceder a serviços. Esses eventuais contactos devem ser ignorados pelo cidadão.
A AMA agradece compreensão de todas as entidades parceiras e trabalhadores da AMA no restabelecimento da operação, bem como a compreensão de todos os cidadãos e empresas que possam estar afetados com os constrangimentos em causa.
Mudam o M de Modernização para Manutenção e está feito LOL
Varias passwords e respetivos contribuintes foram divulgadas num documento so posso dizer que a lista e enorme mudam o quanto antes
Onde? Quero ver se os meus dados estão lá
aqui: https://files.offshore.cat/s/LptWNWds
Mais importante que o estado dos serviços seria informar quais os dados comprometidos. Parece-me que se aproxima uma onda de falsificação
de identidade.
Já começou, ainda este fim de semana recebi duas chamadas robóticas do revolut por causa de um currículo enviado, currículo esse que nem sequer enviei.
Outras pessoas com quem falei, que não têm conta no revolut mas que têm assinatura digital (pelo menos é o dado comum) receberam a mesma chamada de números diferentes.
Eu também recebi…. eram umas 9h30, tanto sábado como domingo.
Foi a bacana do anúncio do revolut, aquela que está sentada no sofá armada em chica esperta. Se a vejo na rua nem sei lol
É só seguir as noticias, alguém disse que de forma sigilosa, Portugal iria ter repercussões do que fez com os Helicópteros, ainda os portáteis roubados que podem ter dado livre acesso a este Ciberataque é só Observar o que está a passar em Portugal e ainda o pior pode estar por vir ou já começou, Agora é que se vai ter os Olhos e ouvidos Bem Abertos podemos ser os Próximos
A App Id.Gov.pt também não funciona em Android há vários dias, em IOS não faço ideia. Desde o Ciberataque que dá erro no servidor.
É o serviço de autenticação que está em baixo, para todos.
Já dará para comprar assinaturas digitais na dark web ? Acho porreiro que na comunicação social este seja um assunto menor.