Internet: é “perigoso” navegar na Rede em Portugal
Estudo de investigadores de Coimbra refere que um em cada cinco computadores do Estado é vulnerável a "ataques" através da Internet, segundo um estudo de uma equipa de investigadores de Coimbra.
O estudo, desenvolvido ao longo de dois anos por uma equipa conjunta do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), concluiu que é "perigoso" o nível de segurança da Rede em Portugal.
O sistema informático que permite avaliar a segurança da Internet portuguesa, designado NONIUS, concluiu também que a rede nacional "nem sequer está protegida da RBN - Russian Business Network, uma das mais perigosas organizações do crime cibernético do mundo, que recentemente atacou "sites" públicos e privados da Estónia", refere uma nota hoje divulgada pela FCTUC.
"Há falta de informação e reina a atitude 'não tenho nada interessante no computador para que seja roubado'", disse hoje à Lusa Francisco Rente, da FCTUC, que lidera a investigação. O cientista alertou que "o objectivo de muita da actividade criminosa não é roubar os dados que os computadores possuem mas utilizá-lo [ao aparelho] para outros ataques, podendo o proprietário do computador vir a ser acusado de crimes informáticos que não cometeu".
Através do NONIUS "foram varridos os 3,6 milhões de endereços electrónicos existentes em Portugal e, em simultâneo, 11 mil domínios (representantes de uma organização do primeiro nível de hierarquia 'pt')". "Um em cada cinco computadores do Estado está vulnerável a softwares nocivos e outros tipos de ataques informáticos", concluiu o sistema. No varrimento da rede nacional da Internet, foram detectadas "30 mil vulnerabilidades de 17 tipos distintos", o que leva os investigadores a concluir que o nível de segurança da Internet portuguesa é "perigoso", o segundo nível numa escala de quatro graus.
"À medida que o NONIUS for sendo desenvolvido evoluiremos para resultados ainda mais precisos", acrescentou. O investigador explicou que o que o novo sistema faz é verificar se o disco do computador está totalmente partilhado para a Internet ou se o que é partilhado é apenas um segmento. "Os próprios vírus accionam essa partilha, sem que o utilizador se dê conta", esclareceu, sublinhando a existência de "software" de protecção no mercado ou que pode mesmo ser descarregado gratuitamente da Internet.
Francisco Rente considerou, por outro lado, não estar em causa a legalidade desta operação de varrimento dos "sites" públicos e privados, já que se trata de "informação pública". Porém, "foram consultados os juristas do IPN e a fiabilidade dos testes foi validada por matemáticos da FCTUC", esclarece a nota de imprensa hoje divulgada.
Os investigadores procuram agora apoios financeiros para dar continuidade ao projecto, que visa "criar uma onda de consciencialização" sobre o problema. "Este é um projecto inovador, sem comparação a nível mundial e, talvez por isso, quando começámos a desenvolvê-lo, não obtivemos apoios", disse, esperando que com a divulgação dos resultados seja mais fácil obter financiamento. Segundo o professor da FCTUC, na altura, foram contactadas cerca de 60 entidades nacionais e estrangeiras, na área das telecomunicações e informática. última hora - publico
Este artigo tem mais de um ano
OFF-TOPIC
Boas!
A uma semana que alguns sites não abrem, outras como o hi5 abrem mas não se vê tudo o que é imagem! fica tudo fora do seu lugar! Já tentei abrir com outros browsers e é a mesma coisa! já passei o antivírus e spyware e nada, não é por causa da firewall.. =\ alguém pode ajudar? agradecia imenso!
@ Jhonny
Epa, tenta correr o spybot S&D e o AVG em Safe Mode e descarrega os updates…
@Jhonny
Estara a tua rede subcarregada ou mal configurada?
Faz o diagnostico da rede do windows. (se for vista fica mais facil interpretar a informacao)
Faz reset as definicoes do internet explorer. Se nao resultar instala o ie 8 e diz-me se melhorou ou nao.
Se achas que e spyware/virus (pelas indicacoes que destes nao indica para isso) o melhor a fazer e isto (tutorial que resulta em 60% dos casos):
Faz download disto:
Spybot 1.6.3.0
Trojan remover 6.7.0
AVG Pro 8.0 (porque e mais rapido que o internet security)
Tune Up Utilites 2008
Instala o avg e faz scan completo.
No fim do scan copia os resultados e coloca-os aqui num post
Clica na aba “avisos” e manda o avg colocar em quarentena ou remover
Faz o scan antirookit
Instala o spybot com o teatimer
Faz scan com ele e elimina as respectivas pragras
Num proximo iniciar existem pragas que gostam de se reactivar, isso ira ser detectado com o teatimer.
Tens que ler o te apresenta e decidir se permites ou nao.
Tens o botao informacao que se for uma entrada conhecida te ira dar detalhes sobre a mesma.
Se te disser MS JUAN e um trojan portanto tens que bloquear.
Se te disser TUNE up utilites tens que permitir pois e um programa legitimo.
Se for uma mudanca da home page que nao tenhas feito tens que bloquear.
Caso nao saibas pergunta-me a mim ou a uma pessoa que tenha bons conhecimentos em informatica.
Por ultimo se notares erros na maquina ou abrandamento:
Instala o trojan remover
Executa o scan rapido dele.
Ao detectar algo segue a recumendacao dele.
Instala o tune Up e executa TuneUp Registry Cleaner e o TuneUp 1-Click Maintenance
Nota: No caso do virus reaparecer executar tudo em modo de seguranca!
Podes tambem fazer um scan online na trend micro
O mais fixe é que assim eu, que nem baby coder sou, sei em dois minutos entrar em 80% dos sitemas opertivos windows que por aí andam, te meter ficheiros comprometedores no computador… Depois vai lá a polícia (se for, claro) e “ai! Este gajo está cheio de pedofilia e não sei quê!!! Chossa!”
O único problema é arranjar o material comprometedor… lol
@Jhonny
se tiveres netcabo ou outra operador vulneravel ao cache snooping e variantes, ha malta a alterar os ips dos dns no servidor da netcabo para lucro proprio. tenta abrir o site com um proxy, se der axo k nao preciso de dizer mais nada.
*edicao do topico acima:
“Executa o scan rapido dele.”
Clica no botao scan depois de iniciar o trojan remover.
Sugestao: Podes fazer um restauro de sistema para a data em que nao te dava erros
@morbos
e pena o que dizes e so garganta… entrar num pc sem firewall e facil (como e obvio) agora quero ver a entrares num pc sem engenharia social e com um boa firewall. Pagava para ver
desculpa era @Morbus
“# Jhonny diz:
28 de Julho de 2008 às 4:50 pm
OFF-TOPIC
Boas!
A uma semana que alguns sites não abrem, outras como o hi5 abrem mas não se vê tudo o que é imagem! fica tudo fora do seu lugar! Já tentei abrir com outros browsers e é a mesma coisa! já passei o antivírus e spyware e nada, não é por causa da firewall.. =\ alguém pode ajudar? agradecia imenso!
”
_______________________________
Cá para mim levou um ataque no ARP e quem fez o ataque aplicou um filtro nas imagens…. Ou seja, há por aí um man-in-the-midle. Solucao: Reiniciar sempre que aconteca tal coisa
@viperbruno
invadir um pc para quê ? ver ficheiros de algum triste que nem usa o office e usa o pc pro messenger e joguinhos?
invadir servidores ainda entendo… 😉
exacto. Ele estava a falar daqueles que tem a partilha ligada por p2p, etc…
Peco desculpa. Isso ate eu ha fiz 🙂 lol Existe muito idiota por ai.
(escrevo sem acentos)
epa, isto aqui é so Zer0Cools e AcidBurns!!! LOL
Obrigado a todos pelas vossas sugestões!
O problema não era nem vírus nem trojan nem nada pelo estilo!
@Paulo Ribeiro
Estas certo! Obrigado!
@Morbus
Podes ensinar aqui o pessoal a entrar nos PC’s?
Tou a ver que por aqui é so buzzbee’s
@ viperbruno
Tu és o rei. Ensino, claro que ensino: usem o google para procurar. Só têm que tirar partido das falhas GRAVÍSSIMAS de segurança do sistema de partilha de ficheiros do windows, ou do sistema de assistência remota por exemplo. E em alguns casos (com firewall e tudo), basta usarem a consola msdos que vem no windows… Mais nada.
Não pagues para ver. Eu vi e fiz e não tem nada de mais. E é acesso limitado, mas é acesso, e acesso não autorizado, portanto…
Parabéns a essa equipa de cientistas da Universidade de Coimbra. De facto, conseguiram descobrir algo que mais ninguém conseguiu descobrir: a Internet não é segura.
Isto há dinheiro muito mal gasto.
vao agora aparecer hacker’s a pontapes a aceder aos computadores do governo.. 😀
nao é cos nossos sejam tao comprometedores como os da terra d tio sam, mas smp s pode aceder ao do socrates e meter tanta porcaria la dentro como a k ele faz…
acho k dava perpetua 😀
haahha
O maior perigo da Internet nacional não está aqui referido. O maior perigo da Internet nacional é que entidades oficiais como os bancos (e até o seu grande regulador Banco de Portugal) não a sabem usar, não sabem como reagir e actuar perante esta nova realidade.
Gastam-se fortunas em novas tecnologias mas não se gasta um tostão em formação.
Não se admite que um cidadão faça uma queixa no site do banco de portugal e passado duas semanas não tenha qualquer resposta nem ao menos a confirmação da recepção da queixa. Será porquê? Quase que aposto que ninguem conhece a caixa de e-mail para onde seguem as reclamações…
Existem algum desconhecimento entre os Portugueses, mas para isto não acontecer as vezes não é uma questão de formação ou Educação é o P2P.
Abraço aos Srs. de Coimbra, alguém sabe como vai continuar esta acção ou é uma acção isolada
“Através do NONIUS “foram varridos os 3,6 milhões de endereços electrónicos existentes em Portugal e, em simultâneo, 11 mil domínios (representantes de uma organização do primeiro nível de hierarquia ‘pt’)”. ”
Vou partir do principio que os endereços electrónicos são IPs públicos e que o teste aos domínios passou por um teste ao “webserver”.
Onde estão contabilizadas as máquinas que estão em redes privadas atrás de NAT ???, que seguramente é caso da maioria das máquinas do estado. Este 1 em 5 até pode ser verdade mas primeiro é preciso “entrar” na rede para ter acesso às máquinas.
“…não estar em causa a legalidade desta operação de varrimento dos “sites” públicos e privados, já que se trata de “informação pública”.”
Se são “sites” privados como é que a informação é pública ? Em Portugal ninguém monitoriza isto ou se o faz nem liga, experimentem a fazer scans de determinadas gamas de IPs fora do país…
Já não bastava os políticos com noticias sensacionalistas para angariarem votos, agora também temos pessoal que supostamente percebe do assunto com a mesma atitude mas para angariarem fundos.
@Morbus
Se estás a referir-te ao “share” do Windows para a Internet, isto não se trata de falha do OS mas sim má utilização por parte do utilizador.
Resolvem isto facilmente, nas propriedades do TCP/IP da vossa ligação de rede para a Internet, desliguem o serviço de partilha de ficheiros e cliente de rede.
Cumps.
É perigoso para quem não tem juízo e nao sabe o que faz. Ha certas coisas na net que fazem evidentemente mal ao pc.
e perigoso