PplWare Mobile

Mozilla Firefox 3.5.5

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. diogoj95 says:

    1º?

    a navegaçao no modo privativo ja existe desde a versao 3.0 (se nao é assim, nao anda longe) e a geolocalizaçao tambem nao é propriamente “nova” no firefox…

    ;D

  2. Agatho says:

    Para o ‘GEOLOCALIZAÇÃO DO UTILIZADOR’ ficar desactivado tem de ficar com o estado pré-definido e valor true ou definido pelo utilizador valor false?

  3. Ground0 says:

    “Outra versão do Firefox, quais a novidades?”

    Bem, resumindo isto bem resumido: nenhuma. A não ser que queiram considerar a rectificação de um bug no browser uma novidade.

    Já agora deixo uma sugestão:

    Haverá mesmo necessidade de postar sobre estas actualizações?

    O Firefox até pode ser o browser mais badalado da internet, mesmo assim não creio que se justifique um artigo sobre cada uma das suas actualizações, até porque ele incorpora um sistema de update automático que torna estes posts redundantes e repetitivos.

    Sei que estão empenhados em apresentar as últimas noticias mas é que já li isto (ou algo muito semelhante) várias vezes aqui no pplware.

    Imaginemos que faziam o mesmo com outro software como por exemplo o Chrome, o qual possui, além da versão estável, a versão beta e as developer builds; estávamos aqui sempre a falar do mesmo.

    Fica a sugestão…

  4. Martins says:

    O browser mais badalado da internet??????????

    lollllll.. se ter uma quota de mercado de 15 % é ser o mais badalado…..

    • Bruno M. says:

      Martins, cada vez mais o firefox é usado e não são as quotas de mercado que ditam se um browser/software/hadware é mais badalado ou não.
      Firefox é o mais badalado, é o que é mais popular e está a começar a ultrapassar o IE muito rapidamente…

      A percentagem de utilização do Firefox apenas no mês de Setembro de 2009 aumentou 4% do share global.

      podem ver aqui as comparações de utilização dos browsers:
      http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=3

  5. Alain says:

    he… nunca pensei que fosse dizer isso mas a mozilla vem me decepcionando de mais. Ultimamente meu firefox crasha o tempo todo, e, para melhorar, é sempre quando estou a abaixar algo, então acabo ficando com mais raiva ainda, nas versões antigas do FF isso era tão raro de acontece comigo. Claro que continuo usando o ff, espero que esta versão esteja mais leve também, leve e estável. Ainda há esperanças

  6. Santos says:

    O meu Firefox até voa!
    Quem quiser, sempre pode “turbinar” o FF, vejam como: http://www.computerworld.com/s/article/9020880/Hacking_Firefox_The_secrets_of_about_config

  7. softclean says:

    Dessa lista, acho que a única novidade é a geolocalização do utilizador, que na minha opinião, é uma falta de privacidade bastante grande, e ainda por cima vem activa por omissão!

    Muitos websites já fazem isso pelo IP, basta ver aqueles anúncios “conheça pessoas em “, por isso não há necessidade de expor ainda mais a nossa localização.

    • Ground0 says:

      Não quero de forma alguma soar arrogante ou pretensioso mas penso que está enganado a respeito desta funcionalidade.

      Antes de mais não se trata de nenhuma novidade pois já se encontra disponível desde o lançamento da versão 3.5.

      Em segundo lugar não existe qualquer perigo de exposição (pelo menos não mais do que aqueles a que já nos encontrava-mos expostos).

      Esta funcionalidade encontra-se activa por omissão mas necessita de autorização expressa pelo utilizador para ser utilizada por qualquer serviço que assim o requisite.

      Aliás isto também se verifica noutras funcionalidades, como por exemplo armazenamento offline de dados.

      Ou seja, ao dirigir-se a um site que utilize esta funcionalidade irá ser notificado pelo Firefox dessa situação e aí poderá escolher fornecer os dados ou cancelar a acção.

      Um site onde pode verificar isto é o Google maps:

      Ao aceder ao Google maps encontra um pequeno botão mesmo acima da barra que permite fazer zoom;

      clique nesse botão e serão apresentadas as opções para partilhar a sua localização ou cancelar o pedido.

      Como pode ver é o utilizador que tem o controlo da situação e não o contrário.

      • softclean says:

        Vi agora com mais atenção a página de descrição da funcionalidade e testei com o exemplo do http://maps.google.com e realmente é pedida permissão a cada caso.

        No entanto, não acho muito relevante que esta funcionalidade esteja embutida nos browsers, no meu ponto de vista faz mais sentido que esta opção esteja no servidor web, até porque uma página pretender fornecer informações dependentes de localização, faz mais sentido ter a garantia que utilizando as tecnologias que o servidor sabe que dispõe, do que tecnologias que podem estar, ou não, instaladas no computador do cliente.

        Obrigado pelo esclarecimento, tinha mesmo uma ideia errada do que era a funcionalidade! 😉

  8. José Pires says:

    Já actualizado e…. já funça no Pc aki do Je!!! 😉

  9. janielton says:

    Só não gosto da navegação privativa..prefiro a do IE que abre uma nova janela..

  10. o_unico says:

    Acabei de atualizar e ele está abrindo suiper rápido assim como na hora de carregar os endereços web.
    Alguém mais sentiu a diferença?

  11. Vitor Almeida says:

    Já tenho instalado a versão 3.6b1.
    Será que é mais antiga. Será que tens mais crashs.
    Iluminem-me sobre o assunto.
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.