PplWare Mobile

Review: Nokia 5800 XpressMusic

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. a friend says:

    [Offtopic]

    A Cnet já começou os testes Win7 vs Snow Leopard.
    Quanto a mim embora seja um teste que favoreça o Snow Leopard acho que não tem ainda grande relevancia nem testes a fundo para se ditar algum resultado final.

    Mas apenas aos testes multitasking, confirmou aquilo que disse em tempos que era o calcanhar de aquiles do Windows 7…

    É que prefiro nem mesmo comparar Win7 vs Snow Leopard, mas como já tinha dito noto uma diferença enorme até do proprio Vista quando se trata de multi-tarefas. Se possivel, quando estiverem a instalar algo, estilo um jogo por ex, ou um programa com dimensões acima dos 500 megas, tentem usar o Windows normalmente até mesmo um pequeno teste de ver os detalhes de uma pasta (botão direito do rato, propriedades).

    O que me tem acontecido é que o Windows começa a perder performance quando está a fazer uma tarefa simples, como instalação. No Vista isto não me acontecia. Seria algo interessante saber ao certo até mesmo para que fossem reportadas à propria Microsoft esta situação para melhorar a gestão do Win7.

    Fonte: http://reviews.cnet.com/8301-31012_7-10319612-10355804.html

    • STK says:

      E o poderoso Leopard apagou-te a conta ou tem sido um gatinho bem comportado? ;p

    • kekes says:

      No entanto esses testes são ainda um bocado antecipados ainda. iTunes Encoding? Multimedia Multitask? “For each OS, during the tests, the computer had the following software installed: iTunes 9, QuickTime, Call of Duty 4 Modern Warfare, and Cinebench R10.” Acho esse multimedia multitask assim um bocado Pro Apple, de qualquer das meneiras, vamos aguardar por novos testes mais especificos, no entanto temos ai nos teste que considero mais relevantes, o do CineBench e o do Call of Duty 4 resultados interessantes, mas vamos esperar por outros.

      Sobre este telemovel, acho este telemovel bastante bom, a minha irmã tem um e aquilo e uma boa maquina com boas peças de hardware, camera, som, e afins, no entanto em processamento nota-se que fraqueja, basta ir ao Youtube e ver como se arrasta num video em comparaçao com o meu Diamond, de qualquer das maneiras e uma exelente maquina a um preço exelente. Quem quer um dispositivo para ouvir musica e bonito, esta e uma escolha, apenas acho symbian está um pouco batido, está na hora da nokia desenvolver algo melhorzito…

      • a friend says:

        Foi como disse, os testes para mim não me disseram nada porque notei certa tendencia nos testes. Mesmo que essa seja a favor da Apple, não gosto disso. Gosto que sejam justos. Tirando claro os teste que referiste, que em jogos graças ao DirectX como sempre disse, o Windows sempre teve clara vantagem. Isso aparte, o que apenas queria dizer com o offtopic é que algo de errado se passa com o multitasking do Windows, já não é a primeira vez que toco nesse assunto em comentários e ando mesmo intrigado, porque notei mesmo diferença entre VISTA e 7 nesta area… quase consigo afirmar que o 7 aguenta menos programas ao mesmo tempo que o VISTA.. é estranho…se estou a instalar algo por exemplo, a performance diminui e fica inconstante… por isso é que gostava de saber a opinião das pessoas se repararam no mesmo.

        • kekes says:

          O que eu posso dizer sobre esta matéria é que não tenho grande problema com o 7, mas estou a falar desta versão final, no entanto estou a usar um PC com recursos muito limitado, então tenho uma performance bastante limitada, o que tenho achado curioso, é que abrindo o primeiro programa ele arrasta se, depois ao longo de vários programas a abrir ele vai dando um impulso, isso tenho achado esquezito, mas hei de testar outra versão mais leve que estou com a Ultimate, quando o fizer eu digo-te algo mas de facto esta situação é duvidosa de facto.

          Mas vamos esperar com outros testes mais abrangentes para tirarmos conclusoes, mas como ja tinhas falado a tua situaçao é de facto esquezita, e a minha muito mais, e repetindo, vou ver se formato o PC ainda este fim de semana com outra versao e depois pronuncio-me.

          • a friend says:

            Pois eu também tenho a versão final, alias duas.. uma em PT e outra em Ingles que tinha instalado inicialmente, de 64-bit e tenho notado isso mais em comparação ao Vista… é estranho mas tenho procurado info sobre isso e já varias pessoas notaram… pode ser que com o tempo e updates as coisas melhorem.

  2. ajbadboy says:

    “multimédia acida do normal” para “acima do normal” na conclusão.

    • Alterado.

      Obrigado pelo reparo.

      É o que dá escrever fora de horas!

    • techdani says:

      Onde diz :

      “Outro Software

      Uma vez que este é um telefone baseado em Simbian…”

      Bem, devia ser Symbian. Mas a escrever um artigo destes é normal.

      Boa review e excelente telemóvel, ao que me parece. Pessoalmente, gostava de conhecer as principais diferenças na experiência com o touch dos nokia, do iphone e dos htc (android), a nível de intuitividade, reconhecimento inteligente (ou menos inteligente) de toque e de facilidade de utilização, para além, é claro, da rapidez de acesso a menus e ao abrir as aplicações.

      • E também está corrigido!

        É isto que eu gosto nos nossos leitores.

        • R@lf says:

          Aproveitando a embalagem:

          [Corrector Ortográfico Mode: ON]

          “…levados ao estremo…”-> extremo

          “…veio marcar novas padrões…”-> “novos”

          “…atinge uam patamar…”-> “um”

          “…Snake usando o acelerametro?”->”acelerómetro”

          [Corrector Ortográfico Mode: OFF]

  3. Gomes says:

    bom artigo 🙂 . ja agora alguem sabe software free p ler pdf no 5800??

    Cumprimentos

  4. AV says:

    Sou um utilizador do 5530, uma versão “soft” deste 5800. Posso dizer que não contem GPS que a mim não faz falta, mas contem tudo o resto em cima descrito, inclusive um design mais atractivo (IMO). O ecrã é um pouco mais pequeno, 2.9′ mas não afecta muito. Também é mais barato!

  5. a friend says:

    Já experimentei este telefone, gostei…

    Só tenho duas criticas a fazer pela experiencia que tive:

    *Perde velocidade ao longo do tempo com instalações e maior uso da memoria… o que é algo já muito tipico dos Symbian.

    *E não gostei dos tempos de resposta do touch… por vezes só a terceira, e com força, é que assume o comando.

    De resto achei um equipamento bastante interessante, embora dento do preço acho que a concorrência tem telefones mais à altura como alguns SAMSUNG 😉

    • Angolano says:

      pois tens toda a razao.
      tenho um destes e simplesmente o aparelho cada vez mais fica lento.
      ja me aconteceu o sensor de movimento parar de funcionar por 2 semanas.

      A acrescentar também que ele fica extremamente lento quando é instalado algum tema, que nao seja o padrao, o todo preto. IRRITANTE

      Outro ponto negativo é o de muitas aplicaçoes nao funcionarem correctamente pois precisam do teclado numérico para mexer nelas e esse não deixa. E o modo de navegação que ele tem não satisfaz a 100%

  6. Zé Maria says:

    Pois é. Tiveram prejuízos de monta no primeiro trimestre deste ano, o que acontece pela primeira vez.
    Estes “aparelhómetros” são fantásticos só que, por vezes, têm o “tremendo defeito” de avariarem. infelizmente a assistência técnica Nokia é uma lástima – digo-o por experiência própria. Logo, gastar acredito que não pouco dinheiro, pode bem transformar-se numa aventura. Ou não….

    • a friend says:

      Concordo

      A nokia está com graves problemas a nivel de durabilidade dos produtos. Todas as pessoas que conheço com Nokias recentes já levaram mais que uma vez à assistencia e voltam iguais. Eles estão demasiado “plasticos”.

      Falhas mais comuns entre eles:
      Desligar sozinho
      Encravar

      De resto alguns bugs de software mas isso é actualizavel.

  7. joao says:

    Este é o pior lixo telefónico que alguma vez tive.

    Comprei-o no dia do lançamento, em janeiro, e desde aí já tive de o levar à assistência por QUATRO vezes!

    Além de todos estes problemas, a bateria é miserável e não aguenta sequer 12 horas.

    Apesar de todos estes problemas, e mesmo com a minha exigência de um telefone novo, a nokia continua completamente autista. Acham “normal”…………

    Vi-me na necessidade de tratar do problema através do recurso ao tribunal.

    Aconselho vivamente toda a gente a evitar este aparelho, bem como qualquer outro da nokia, dada a atitude sobranceira e desonesta desta empresa.

    Desde sempre fui um nokiaholic, mas não volto a ser vigarizado! Quando tiver de comprar um novo, irei optar por uma outra marca!

    • ViajantE says:

      Acho que tiveste azar com o aparelho porque até agora e desde o lançamento do telefone não tive qualquer problema quer com estabilidade do aparelho quer com a duração da bateria que dura bem mais que 12 horas, muito mais.

    • Zé Maria says:

      Não esperava uma reacção tão rápida e sobretudo tão forte ao meu comentário. Tive um problema com a NOKIA e foi resolvido a meu favor numa Instituição que cada vez mais gente conhece e que esta disponível: Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo
      http://www.centroarbitragemlisboa.pt/ACC/sections/inicio
      É um serviço gratuito e,pelo menos no meu caso, funcionou em pleno
      O papel da representação do fabricante destes “aparelhómetros”, foi tão deplorável que, para não perder a compostura na escrita, nem vou classificar.
      Depois disso e depois de os saber em declínio, no que de mim depender, podem ir correndo os taipais. Como é que se diz vão “bardamerda” em finlandês?

  8. ViajantE says:

    Boas

    Na review é referido que e passo a citar “E já agora, depois de tantas queixas num outro equipamento, este também não permite seleccionar texto e muito menor colar noutra aplicação.”
    Tenho a dizer que é mentira, é possivel copiar e colar texto, para isso basta selecionar o texto a copiar ficar a pressionar nessa selecção penso que 1 segundo ou 2 e depois aparece a opção de copiar ou cortar.
    Sou um feliz dono de um Nokia 5800 xpress music e já fiz várias vezes esta operação de copiar texto de um lado para outro.
    Atenção que pelo que vi pareceu-me que o aparelho que testaram não tinha a ultima versão de software e poderá ser por essa razão que não permitiu fazer a operação de copiar e colar, mas penso que esse funcionalidade sempre esteve presente desde o lançamento do Nokia 5800 xpress music, pelo menos desde que eu me lembro, essa funcionalidade existia mesmo antes de eu já ter feito 3 updates de software entretanto lançados pela Nokia.
    Cumprimentos.

    • Não te sei precisar qual a versão de FW que tinha o 5800 que tive para testar mas esta não permitia.

      Sim, é importante referir que já sairam vários updates para este telefone.

      • ViajantE says:

        Posso-te dizer que a versão actual é a 31.0.008 que é de 24-08-2009.
        Pelo menos para já não fui avisado para a existência de uma versão mais recente que esta.

    • ViajantE says:

      Ou ainda ao selecionar o texto(e peço desculpa mas só agora me lembrei desta outra hipótese) clicar em “opcões” e depois em “opções de edição” e aqui aparece-vos as duas opções “copiar” ou “cortar” e após copiar ou cortar o texto basta fazer exactamente a mesma operação para colar porque após copiar o texto a opção “colar” fica disponível.
      Espero ter ajudado a complementar esta boa review 🙂

      Cumprimentos.

  9. STK says:

    Bem sou um user deste smarphone há algum tempo (+/- 4 meses) e só tenho bem a dizer dele no geral.
    Começo por dizer que antes de criticar o bicho, têm que ter em conta o firmware, já que ninguém põem em dúvida a qualidade do hardware. As versões de firmware que vem das operadoras (20.*.* ou 21.*.*) são muito más, cheias de bugs, muito lentas, etc. Parece que os operadores não estão para se chatear e não lançam mais versões.
    Nos primeiros tempos de uso comecei a odiar o telefone, só bugs, encravanços, reboots inesperados, lentidão, etc… até que mudei para o firmware 31.0.008 e então agora sim ele brilha: muito (muito) mais rápido, bugs corrigidos, melhoras em quase tudo a nível de software, melhor aproveitamento das capacidades do hardware e bateria, a vida é bela ;D
    No entanto alguns reparos a fazer: teima em dar-se mal com a eduroam da minha fac, não tem um software para VPN de jeito, não tem slide para bloquear por software (é mecânico, logo não dura para sempre…), o GPS por vezes é um pouco lento e a bateria podia durar mais.
    A nível de multimédia posso dizer que é soberbo! Ecrã com qualidade extra (dá para ver filmes até não poder mais ;D), som impecável (superior ao meu ex-ipod)e a camera com a qualidade que a Nokia+Car Zeiss já nos habituou..
    Recomendo esta máquina a quem quer estar bem servido por um preço acessível…

  10. Helder Capelo says:

    Tenho um há uns 4 meses e nunca tive problema nenhum. É claro que o meu veio desbloqueado de origem já que os bloqueados tem sempre firmware/software modificado pelas operadoras.
    Software há para tudo e mais alguma coisa FREE na Ovi Store mas recomendo que só instalem software que precisem mesmo e só compatível com o Symbian v5.

    Configurar a eduroam demorou 15 minutos mas nunca tive problemas.

    • STK says:

      Eu configurei a eduroam em 5 minutos;p O pior é que o tlm teima em não dar…já vi forums e tal e parece estar bem, aliás nunca tive problemas em configurar windows ou linux..Este nokia em simplicidade nesta parte de rede, tenho que admitir, não chega aos calcanhares da simplicidade do iPhone!Simplesmente tem coisas a mais…não te importavas de partilhar a config do bicho (upload prints para o imageshack ou isso).
      thanks 😉

  11. bruno says:

    Belo artigo.
    mas e para quando um review sobre o nokia N96?

  12. johnito says:

    Tenho um desde Agosto e na minha opinião é o melhor telemóvel preço/qualidade. Aliás quer se goste ou não, tudo o que é Nokia é sinal de qualidade.

  13. Marco Albuquerque says:

    Sempre gostei de “cenas” Touch. Já tive um iPod Touch e a experiência que tive com o mesmo foi simplesmente fantástica! Tudo corria sem complicações: aplicações, e o próprio Software. E como sei que não podemos comparar alhos com bugalhos (Apple com Nokia), tenho um certo receio de adquirir este equipamento. De qualquer forma existe um outro dispositivo Touch da Nokia, 5530Xpress Music, mas com menos funcionalidades do que este, e não sei se irá valer a pena comprar este, apesar de ter mais funcionalidades.

  14. WiseMax says:

    Thenho um Nokia N97.

    À parte a câmara (que uso bem pouco) ser bem melhor e de 5 MP, ter 32 GB intenos e ter teclado qwerty completo (ou quase) acho que não tem nada que o destaque deste modelo 5800.

    O N97 é um matacão, o teclado devia deslizar e não fazer a “ginástica” que faz (pode atirar sem querer com o telefone ao chão) e vendo bem as coisas… custa muito dinheiro a mais.

    Eu devia era ter comprado um 5800 com um microSD de 16 ou 32 GB…. e teria feito o mesmo com um telefone bem mais estreitinho e leve 😉
    E mais barato, claro.

    A mim parece-me tudo igual, ao nível de écrã, funcionalidades e tudo! Ou seja, fui papado no “value for money”…

    Parabéns a quem tem (não estou zangado com o N97 – estou é com pena que o 5800 afinal seja tão próximo em funcionalidade, mais bonito e MUITO mais barato!…)

  15. akueda says:

    para mim os nokias ultimamente não valem o dinheiro k custam…
    grandes e lentos, não me serve… e irritantemente continuam a apostar nos resistive touch screen em vez dos capacitive touch screen…
    mas foi um bom post 🙂

  16. Luxfero says:

    o foda é o preço…

    aqui no Brasil o preço médio é de R$1400

  17. grained says:

    andei apanhado por este telefone, mas ainda não o comprei pois estou pensando guardar para um com windows ou android.

    Em termos de relação qualidade preço, acho que não há melhor no mercado de momento, ele tem quase as mesmas características do N97, mas custa menos de metade do preço (se calhar a construção e suporte também contam no preço).

    No entanto as actualizações do firmware são bem chatas, se o comprar-mos desbloqueado temos a certeza que temos acesso ao firmware mais recente, mas se for de uma operadora o firmware disponível depende da operadora e da cor do telemovel(WTF).

  18. CarlosMC says:

    Pedro, tens a certeza que o cartão nã osalta se o pressionares para dentro? Nessas ranhuras é o costume.

  19. HardSargent says:

    É um telemóvel interessante já com o suporte touch, mas gostava de uma opinião vossa! Entre o 5800 e o N95, qual seria a melhor escolha para compra neste momento?

    • ViajantE says:

      Na minha opinião o N95 é um telemóvel ultrapassdo, apesar de ser bom, é um equipamento ultrapassado enquanto que o 5800 é um aparelho novo que ainda tem muito para dar por isso a melhor escolha para mim é sem dúvida o 5800.

  20. Sou dono de um 5800 a mais de seis meses e até ver estou muito contente com o desempenho dele.
    Excelente telemóvel, sem dúvida alguma.
    A única coisa que não estou muito satisfeito é no software, muito pouco e com pouca qualidade ou utilidade.
    Freeware, nem vê-lo…. Adobe reader, office, software gps etc…
    Alguém pode ajudar????

  21. Ahhh…!!! Muito contente fiquei, quando vi o “projecto” Symbian aqui no pplware…mas o José Gonçalves deixo o abandonado… 🙁
    Ninguém para continuar?????

    • José Gonçalves says:

      Caro amigo, o “projecto” não está abandonado. Digamos que se encontra em stand-by. Motivos pessoais não me permitem continuar a publicação de artigos relacionados com a plataforma symbian.

      Quem sabe se mais tarde voltarei ao activo, mas de momento não será possível.

      Mas claro, se houver alguém para continuar este projecto que se pronuncie! 🙂

      O mundo symbian tem muito para dar! 😉

      Cumprimentos
      José Gonçalves

      • Que se entenda que não foi um crítica, mas sim, um desabafo…
        Adoro o meu telemóvel e gostava de explorar mais um bocadinho, fiquei contente quando vi alguém a escrever sobre symbian, agora um bocadinho parado! Fico a espera que regresse com vontade e força para continuar o projecto…

  22. tasg says:

    WiseMax, podes sempre trocar o n97 pelo meu 5800 hehe

  23. Marinho says:

    Bom artigo 😉

    Já algum tempo que ando a ponderar comprar este aparelho e pela breve experiência que tive com o 5800 de um amigo parece um aparelho bastante prometedor embora fique de pé a traz no que toca ao ecran pois nem sempre respondia a primeira.

    Dado que estou na divida entre 4 aparelho …
    Nokia5800
    Samsung Jét S8000
    Htc Magic
    HTC Tattoo (deve estar para sair)
    … gostaria da opinião de alguém que perceba mais de tlm do que eu

    Gosto dos 4 aparelhos embora cada um tenho o seu “Calcanhar de Aquiles” mas o mais importante é Wi-Fi, acelerómetro, GPS e uma boa usabilidade na net.

    cumprimentos

    • kekes says:

      Vou ser sincero, em desempenho obtens muita fruta com um HTC, acredita, eu já usei todos telmoveis menos o tatoo, e digo, o HTC dá muito mais fruta, no entanto nao sei mesmo qual é o teu orçamento, mas penso que existem dentro da HTC melhores que esses e a um preço, bem é uma questao de conseguires um bom negocio, eu por exemplo detesto o design desses HTC’s e para ter um telemovel que nao gosto nao compro, eu estaria mias inclinado para um Hero ou um Diamond2, ambos bastante equivalentes, uma questao de gosto de SO (nao fiquei mt impressionado com o Android quando na outra semana atras andei com um Magic, mas nisso nao me meto porque sao gostos pessoais que nao sao discutiveis).

      Se queisesses multimedia, eu diria o 5800 é o ideal, mete qualquer um no bolso, mas queres navegação um PDA com Android, um com WM, ou mesmo um iPhone são as as vertentes, acho o symbian muito “imaturo” nesse ponto. Mas como digo, com equipamentos tao distintos entre si, e mesmo uma questao de se ver qual se adequa mais a ti 😉

  24. Rodrigo Pinto says:

    Tive o 5800 um mês agora tenho um 5330, e estou bem mais contente, só perdi o GPS, mas ganhei em velocidade, software e é mais pequeno e fino, tirando o iphone o 5330 foi o melhor telemovel, não recomendo o 5800.

  25. BlaZe says:

    Finalmente chegou a review por qual tanto esperava x)

    Gostei!

    Bom Trabalho

  26. KOISO says:

    Sabem Onde arranjar um aplicação de mapas p GPS “Crackuitos” k funcione n 5800? ;P

  27. Tiago Andre says:

    Boas. existe alguma maneira de meter o firmware v30 no 5800? o meu tlm é da vodafone e vem com o v21, mas pelo que ouvi o v30 é bem melhor

    • José Gonçalves says:

      Experimenta pesquisar no google por “nemesis change product code”. 😉

      Cumprimentos

    • labfreak says:

      fazes o debrand do telemovel e esta feito… ligas ao nokia updater e pronto 🙂

      já o tenho a mt tempo, e é simplesmente fantastico… bem acima do iphone 3g por exemplo

      nokia 5800 :rocks:

      pesquisem na internet, o que nao faltam sao aplicaçoes fantasticas

  28. Silva says:

    Tenho um desse e ele me surpreendeu, dá pra fazer muita coisa com o bichin, é um pda pra quem quer mexer e um ótimo aparelho pra quem quer usar só o q veio nele. Vale a pena, ainda pelo custo menor comparado com outros aparelhos.

  29. Silva says:

    Só q tem de liberar pra poder usar todas as funcionalidades
    -> http://volcap.blogspot.com/search/label/symbian

  30. Samuel says:

    Meus caros;

    Uma dúvida.

    O outro dia liguei o Maps, fiz uma procura por um local e fiz uso do GPS para ir até um determinado local…

    Não sei bem que serviço dos “Maps” é que utilizei. No entanto, agora recebo a indicação de que tenho x dias restantes.

    A dúvida é: quando o período terminar, o que é que acontece? Deixo de poder usar o Maps?

    Alguém com alguma experiência nisto me sabe dizer alguma coisa sobre isto?

  31. Filipe says:

    Boas. Eu tentei mudar o firmware do meu Nokia 5800; mudei o product code mas mesmo assim não consegui fazer a actualização através do Nokia PC Suite. Alguém tem uma solução para isto?

    E também tentei arranjar uma solução para instalar aplicações não assinadas, mas nada parece funcionar :S .

    • Rodigo says:

      – Fea,Fiquei com mais vontade de chenocer Se3o Francisco, mesmo com o frio e famido!Viajar e fotografar e9 uma das melhores coisas da vida, ne9?Adorei as cores, simetrias e a luz do bondinho OMG!O Ro e9 super lucky! hehehehe tem um book da trip (:Tf4 acompanhando a viagem, que deledcia!Beije3o e aproveitem!

  32. np says:

    e ha forma de desbloquear o nokia 5800 para todas as redes?
    comprimentos

  33. Marcos says:

    Na sua opinião, qual o sr. me recomendaria?
    Nokia 5800 ou o Samsung Jét?
    pretendo usar para enviar/receber e-mails, ouvir música (qual tem melhor qualidade de som?) e tirar fotos, instalar joguinhos raramente e tals.
    Gostaria da opinão de alguem eque conheça mais, achei a tela do nokia mto “estreita”.

    Abs

  34. rui says:

    boas,
    adquiri este tlm ha poucos dias..ate agr estou mt satisfeito..mas ainda ando a descobrir o que instalar..alguem me aconselha a instalar algo? onde arranjo um office free sem ser o que tenho que vai expirar em 2 dias? e o adobe reader? alguem me ajude sff!! obrigado

  35. Hugo says:

    BOAS ,

    eu comprei agora mesmo o nokia 5800 xpress music , mas tinha o backup do meu nokia n95 (tlm que me roubaram em madrid), principalmente dos contactos .. alguem tem ideia de como posso passar a minha lista para o 5800? com a copia de segurança o tlm nao detecta o ficheiro .. =S

    desde ja o meu obrigado ..

  36. Edilson says:

    Pois é!! Parece que dei azar!! com apenas dois dias de uso o meu 5800 ta desligando sozinho umas 10 vezes por dia!! Eu era fâ da marca mas agora não sei não!! alguém passou por este problema? se sim, como resolveu??

  37. Jaime says:

    Alguem sabe como ligar este telemovel à rede eduroam da universidade de aveiro? estou farto de tentar com tuturials e afins e nada…

    • Samuel says:

      É fácil.
      Segue o tutorial que tem lá com CUIDADO. Lê bem o que está lá escrito.
      Nem tudo bate certo (sobretudo imagens) porque é para outra versao do symbian.
      Mas funciona.
      Eu sei, porque estudo lá. E tenho o meu a funcionar.
      Ab.

  38. Catarina says:

    Tenho um telemóvel nokia 5230 ou 5228 não tenho a certeza , o ecrã começou por aparecer uns riscos , e depois tive um pequeno acidente com ele a dormir ele desapareceu-me e quando acordei estava debaixo do meu colchão . ligei-o mas não funcionava o ecrã penso que foi uma força e ele deixou de dar! queria saber quanto ficava o arranjo , se será necessário um ecra novo ou se foi apenas a fita–

    fico á espera de uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.