VirtualBox Portable v3.1.0
O VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente.
A versão portátil permite aos utilizadores a correr outros sistemas operativos (Ex. Linux ou OpenBSD) dentro do Windows. Todos os sistemas são apresentados com suas interfaces reais, sendo possível utilizá-los normalmente.
Para alternar entre os sistemas operativos, basta pressionar as teclas SHIFT + CTRL direito do seu teclado. Vale ainda a pena lembrar que todo tipo de configurações efectuadas na máquina virtual não prejudica ou influencia o seu sistema operativo original.
Desta forma, é possível conhecer vários SO's, experimentá-los, sem ter de andar a criar partições ou fazer alterações que prejudiquem o seu sistema operativo nativo.
Licença: Open Source Sistemas Operativos: Windows XP/Vista Download: Manual de Utilização [3.16MB] Download: Portable-VirtualBox v.3.1.0 (32Bit) [32.86 MB] Download: Portable-VirtualBox v.3.1.0 (64Bit) [37.17 MB] Homepage: VirtualBox
Este artigo tem mais de um ano
Interessante. Mas se é portable onde vai instalar o SO?
Se for uma pen USB, o SO “guest” (hóspede) está na pen, na “máquina virtual” criada pela Portable VirtualBox. Pode-se correr essa máquina virtual a partir da própria pen, mas fica bastante lenta.
Se for um disco externo “super” USB a velocidade melhora bastante. O mais rápido é copiar a Portable VirtualBox (com a máquina virtual já criada) da pen para o novo computador.
uma máquina virtual no fim de criada é como se fosse um MP3, e precisa de um player para correr. É uma analogia “infantil” mas acho que dá para perceber.
Assim tens de ter o “mp3” na pen, e este player.
O SO é um ficheiro que pode ficar em qualquer pasta/disco, do tamanho que quisermos. Aliás, ao correr o programa ele pergunta onde o queremos.
estava msm á esperinha..!
vais rodar mesmo bem num externo 😀
Gostei disto, porque como não é permanente, dá para experimentarmos sem quaisquer problemas e eliminarmos. Este site está-me a meter viciado, hehe
Joel, por meter propaganda do meu blog aqui fui tecnicamente banido, mas não sei se isso se aplica a todos. De qualquer forma fica aqui o meu aviso…
bom. podemos então rodar um linux a partir duma pen ???
e velocidade? deve ser um pouco lento não?
alguma sugestão para o sistema a experimentar?
abraço.
essa questão da velocidade também é pertinente. Por vezes os programas que ficam instalados nas pen`s tornam-se lentos…e com este?
http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/
Joel muitas das vezes não é os programas que causam uma certa lentidão….é mesmo o tipo de pen que utilizas.
De certeza que é a versão 3.1.0?
A versão de instalação na página do VirtualBox ainda vai só na 3.0.2.
Download Versão 3.0.0.
De qq modo obrigado, pois a que tenho usado já estava bolorenta…V.2.0.0.
CORRIJAM!!!
A versão 3.1.0 é a do Starter, o programa que inicializa os servicos do Virtual Box.
A versão do Vbox é a 3.0.2 Corrijam o título do post por favor.
info: http://vbox.me/
[]s
Corrijão**
Errado! É CORRIJAM mesmo. “Corrijão” pressupõe algo no futuro e isso implicaria um “CORRIGIRÃO”.
😛
ou… “Corregerão”… como sinónimo de “revistar” no futuro, 3ª pessoa do plural: “revistarão”, por exemplo…. faz lembrar “Revista”, “La Féria”, músicais plagiados, disfarçados de glamour e/ou tradicionalismo.. dinheiro dos contribuintes a pagar isto… não!… “Corrijão”, ainda assim, não é pior que mutas das novas palavras do acordo ortográfico… é por essas e por outras que desisti da língua… de vaca
Experimentei, quer em XP quer em Linux, e sinceramente não gostei muito. Mas eu sou um esquisito do caraças (ou não fosse do contra…) que não gosta muito de ter de configurar coisas que, em princípio, já deviam ser “pronto a vestir”. Assim, fico-me pelo VMware Player. Considero-o menos complicado. Pelo menos foi o que achei depois de experimentar ambos com a versão virtual do Alinex…
Já agora, a Virtualbox que uso é daqui: http://www.virtualbox.org/
Independentemente da imagem estar no HD ou numa Pen…
Mas (insisto) acho o VMware Player menos confuso.
Eu já uso à algum tempo mas agora queria fazer umas brincadeiras com uns programadores de micro-controladores USB mas não consigo fazer com que apareçam no guest (Win XP).
Já andei a brincar com os filtros mas nada! Aparece sempre uma msg de erro quando clico para ligar o dispositivo.
Uma coisa que reparei é k quando vou para adicionar um filtro, aparecem-me todos os dispositivos k já usei. Acho k ele deve ter guardado a lista de dispositivos numa cache interna kk.
Penso k será isso k provoca o erro, deve estar a espera k um dispositivo kk se ligue para ligar o próximo, se este não se ligar não avança…
COMO SE FAZ PARA FAZER DOWNLOAD DOS SISTEMAS?