PplWare Mobile

Ballmer e o mercado de Sistemas Operativos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Blizard says:

    Não deixam de ser muito interessante estes gráficos!!

    http://alhoscombogalhos.blogspot.com/

  2. x2n0x says:

    Na minha opinião penso que tanto este estudo como o outro estão correctos e que o Linux tem uma percentagem maior que o Apple.
    Basta pensar nos milhares de alunos e universidades que instalam o Linux nem que seja em dual boot ou as empresas que não querem “dispensar” muito dinheiro mas obter o mesmo resultado desejado. Na zona onde moro, por exemplo, os estúdios de fotografia tem todos ubuntu, talvez para evitar algumas pragas informáticas que vem nas pen ou cartões de memória mas o importante é que têm!

    http://pplandtek.co.cc/

  3. albarquel says:

    Acho estranho é o Opera não aparecer aí, se compararmos com o safari e o chrome, na minha opinião o opera é francamente melhor.

  4. UKN says:

    As licenças pessoais só são grandes porque tanto lá como cá os PCs novos costumam vir com SO instalado.

    No entanto o Linux indiscutivelmente tem vindo a ganhar muito mercado e dentro de pouco tempo se evoluir muito, pode começar a fazer um assalto às empresas. Precisa é de uma evolução muito maior ainda …

  5. Acho mesmo assim, que os Windows não licenciados deverão ser mais, e tendo em conta que estamos a falar de computadores ligados à internet, talvez a quota de Linux seja um pouco maior do que está indicado, mas não deixa de ser bom a meu ver, que a Microsoft comece a dar reconhecimento à concorrência, pois acho que esta sempre teve uma posição muito arrogante, com a qual nunca concordei.

  6. Com estratégias de compensação aos revendedores sempre apuradas e com ate 40% de margem de lucro, obviamente ninguém numa loja de informática abandonaria de bom grado a intel e a microsoft. Sendo as empresas que melhor pagam aos seus representantes isso reflete-se no mercado. E mesmo assim quem paga acaba sempre por ser o consumidor, mas não pode falar em falta de escolha e de diversidade.
    Tem ´´e de começar a pensar pela própria cabeça e perceber o que ´´e melhor para si, favorecer os grandes e entrar na onda do consumismo desenfreado e injustificado ou usar aquilo que realmente gosta.
    Para os novos ricos agora também há uma moda nova, aderir a segunda maior empresa do género, ter tudo apple e pagar as vacas ao dono, no fim não deixam de ser lorpas.
    Linux \m/

  7. aver says:

    A fonte mais usada para as quotas de mercado dos sistemas operativos e browsers é esta: marketshare.hitsilink.com (Net Applications)
    O método que usam de contagem é conhecido
    http://marketshare.hitslink.com/os-market-share.aspx?qprid=9

    Nos últimos 10 meses dá uma diminuição dos SO da Microsoft (que inclui os pirata), subindo os da Apple (para 9,9%) e ficando o Linux pelos 0,8%)

    Ballmer, obviamente, está a usar outros números, porque nos anteriores não se consegue distinguir os “Windows pirate” que, segundo o gráfico serão 20-25% do SO Windows.

  8. luminoso says:

    @Miguel Guerra:
    1 razao pq raio montes de gente nao gosta de mac: por causa de pregadores como tu. se não tens unhas para outros SOs, nao facas que os outros tambem regridam.

    quanto ao artigo, faz sentido: qualquer utilizador pode mudar para linux fazendo um download e gravando um LiveCD, instalar ou apenas correr pelo CD. Experimentar sem riscos onde é bem vindo a usar, distribuir e a usar livremente. Para não falar na grande oferta de filosofias/organizacoes diferentes que tem à escolha: ubuntu, mandriva, fedora, gentoo, …

  9. Shynkendo says:

    Amigos, desculpem mudar de assunto,mas…
    kingsoft Internet Security 9, 180 dias free sem registo, a melhor que já utlizei até hoje.

  10. P. Cruz says:

    Com as reduzidas margens do hardware as empresas procuram a rentabilidade pelos serviços e pelo software. No software quem dominar o canal da distribuição domina o mercado e para dominar o canal da distribuição tem de se lhe oferecer margens de comercialização irrecusáveis. Assim, é dificil que o software empresarial chegue ao linux com a mesma força que tem no windows.
    Pode acontecer que produtores iniciais de software empresarial se arrisquem, mas para vingarem têm de convencer as empresas que têm qualidade e preço. É uma aposta que não é para qualquer empresa.
    É pena, é interessante o linux e a variedade das diversas distribuições face à monotonia do windows.
    O windows para o simples utilizador, é simples de manusear e atenção que o windows 7 parece estar muito bom, mas mesmo assim, mesmo gostando do windows 7, acho que as empresas precisam de alternativas com qualidade em software de gestão no ambiente linux porque só assim este poderá aumentar significativamente a quota. Quem usa na empresa pondera usar em casa.

  11. norua says:

    Concordo com o Paulo Ribeiro, e acho que o linux tem tudo o que é preciso para se expandir, principalmente neste momento onde uma nova classe está a aumentar a olhos vistos os “novos pobres”; e se as pessoas “perdessem” algum tempo a insistir no linux so tinham a ganhar especialmente aquelas pessoas que só usam o computador para surfar na net e para msn veriam que poupavam uma quantia considerável, é verdade que se se for um adepto dos jogos a verdade é que o mercado está posto de tal maneira que nenhuma ou quase nenhuma empresa se dá ao trabalho de fazer versões pa linux mas embora não com tanto nome como os jogos pa windows/mac saem alternativas muito boas pa linux que quase sempre são ignoradas pelos jogadores.
    Resumindo o linux é cada vez mais uma alternativa viável e acessivél até a quem tem pouca ou nenhuma experiencia em SO baseados no Unix, e acho que devia ser mais explorada.

  12. sLUGo says:

    @ luminoso

    Faço-te uma vénia.

    ABAIXO OS EVANGELIZADORES!

  13. aver says:

    Miguel Guerra

    … e só puseste um link ! Imagina o que te chamavam se tivesses escrito qualquer coisa ! Parece que o pessoal do Linux ainda gosta menos do Mac OX do que do Windows.

    Deve ser por causa do dual-boot.

  14. Evilrick says:

    Quanto à participação maior do Linux em relação ao MacOSX isso se explica pelo fato de ser muito mais fácil adquirir uma distribuição do que ter que comprar todo um hardware específico para rodar o MAC.
    Isso fora algumas iniciativas que trazem alguma distribuição Linux instalada em micros pré-montados (o que tem acontecido bastante aqui no Brasil).

    Mas os gráficos me foram reveladores, principalmente no tocante à vantagem do Windows licenciado em relação ao pirata (imaginava que estivessem em situação bem pior que a indicada no estudo).

  15. me&me says:

    Haja paciencia…não se trata pagar a mais á apple…mas todos sabemos que A QUALIDADE paga-se!
    Não estou aqui para defender Apple/Mac user’s….mas tambem não estou a defender os restantes users de outros SO’s….

    MAS POR FAVOR…respeito pelos que gostam e defendem do seu proprio gosto… Não é por ser evangelizante que é deixado de lado….afinal todos defendemos os seus…não?

    Alem do mais, Linux tem maior cota porque a vantagem é que se pode instalar de qualquer forma e em qualquer PC, tal como Windows…mas com diferenças bem…GRANDES! Por isso a Microsoft tem perdido muito terreno no que toca ao opensource….
    Quanto ao Mac…a quota irá ser sempre pequeno a meu ver…isto porque é SÓ exclusivo o SO’s para produtos dentro da marca…dai a explicação do SO só ser exclusivo para os produtos da empresa…quem tiver disposto a dar por um preço e qualidade exclusiva da marca, paga…quem nao tiver…há alternativas…

    abraços

  16. José Miguel says:

    Não deixar de notar uma pequena nota no slide PowerPoint apresentado pelo Ballmer “Monkey Boy”

    “Microsoft internal analysis”

    E depois claro, para quem se lembra…. “Developers, developers, developers, developers, developers!”

  17. Luis Oliveira says:

    @sLUGo
    Os Evangelizadores são aqueles Elders que não vêem mais nada além doa Mac? É disso que estás a falar não é?
    Dos que não percebem nada de computadores e acham que os Apple são bons porque também preferem mudanças automáticas às manuais. E depois pensam que não se consegue fazer coisas nos outros SO que são nativas nos Mac porque não se dão ao trabalho de pesquisar soluções.
    Ah e estas soluções são das mais variadas empresas, não é tudo Mac! Há concorrência…

  18. ls says:

    @Miguel Guerra

    De todas essas razões só a nº 15 é que é razoável, as outras são para esquecer.

  19. A friend says:

    Sei que tal é improvavel acontecer… e não vamos contar com os “Hackintosh”
    Mas gostava de saber até que ponto, se a Apple liberta-se o OSX para instalar em qualquer PC, a que ponto seria adoptado pelos utilizadores…

    Tenho mesmo curiosidade… 🙂 …
    uma coisa é certo… eu adoptava!

  20. R00KIE says:

    Estes estudos causam sempre muita polémica, no entanto parece-me que este será um estudo mais sério e realista, acredito que o windows não tenha quase 100% do mercado dos sistemas operativos (como alguns estudos indicam) mas também não podemos negar que domina a maioria do mercado visto que vem instalado na maior parte de todas as máquinas que são vendidas actualmente. No entanto as alternativas linux das quais o ubuntu será o melhor exemplo são alternativas viáveis e sérias que não requerem muito esforço por parte do utilizador para efectuar a mudança, isto para a maioria dos utilizadores domésticos, quem disser o contrário nunca testou o ubuntu (ou semelhantes), é “evangelizador” do windows ou é burro, não vou estar com falinhas mansas porque é mesmo assim. Eu nunca considerei utilizar o linux (pois pensava que era muito difícil de aprender e começar a usar) até conhecer o ubuntu e depois de o fazer já comecei a utilizar outra distribuição de linux (Arch Linux) que talvez seja menos fácil de usar por quem nunca viu linux à frente.
    O Linux não tem muitos jogos? É verdade, não se pode negar isso, mas acho que essa tendência está a mudar como se pode ver pelo lançamento de de alguns “jogos de peso” para a plataforma linux. Também tudo o que é software a sério na maior parte das vezes tem melhor suporte para linux (muitas vezes Red Hat) e outros sistemas operativos que têm para windows. Claro que não convém falar disto porque parece mal (quem se sentir incomodado(a) com esta afirmação que apresente exemplos que eu de boa vontade irei contrapor com outros exemplos).
    Quanto ao caso dos Macs, eu nunca usei mas acredito que estejam a ganhar quota de mercado visto que têm hardware apelativo e vazem as coisas de forma a que simplesmente tralham (tanto quanto sei e tenho ouvido dizer, não posso confirmar se é verdade ou mentira e quais são as vantagens e desvantagens dos Mac OS , quem tiver mais experiência que se tente pronunciar sem qualquer tendência de forma a fazer uma critica realista das coisas).
    Quanto aos browsers, isso ainda é uma história pior de contar, o browser é livre de se identificar como quiser de forma a aumentar a compatibilidade com a maior parte dos sítios da Internet, o serviço hotmail é um exemplo flagrante, tentem utilizar um firefox demasiado actual para aceder e digam o que acontece, para além do aviso que estão a usar um browser pouco seguro são brindados com a impossibilidade de enviar mensagens, logo não me admirava que alguns browsers se identifiquem como internet explorer só para evitarem este tipo de problemas.

  21. BESTCINE says:

    Post muito interessante…

    Abraço,

    ————-

    http://www.best-cine.com/

  22. Ivo Mota says:

    Tantas guerras por causa de sistemas operativos. Todos eles são bons, todos eles tem as suas vantagens e desvantagens. As pessoas devem simplesmente escolher o que acharem que vai mais diante o que pretende fazer com um computador. Windows é óptimo para todo tipo de utilizador, desde o mero utilizador que não percebe nada de informática ao utilizador mais avançado pois e intuitivo, toda a gente utiliza ou já utilizou, e existem milhares de aplicações para todo tipo de área, mas talvez perca pela sua venerabilidade a nível de segurança. E também o melhor para os chamados “Gamers” pois a oferta de jogos para este sistema operativo e sem duvidas a maior do mercado…

    Linux é óptimo para quem quer dar um passo maior em informática, para empresas que queiram uma boa segurança e despesas reduzidas em software, mas claro ainda precisa de evoluir mais um pouco em compatibilidade de hardware e o software disponível sendo livre não se pode exigir que faça tudo ou tenha o mesmo desempenho de um software criado com um grande investimento por parte da empresa que o cria como é óbvio, mas como é óbvio existem claro software que mesmo sendo livres são melhores que os pagos, mas mais uma vez o utilizador tem de ver as opções que tem e escolher…

    Em relação a Mac OX é mais uma alternativa a sistemas operativos, que ainda não tendo experimentado não posso falar muito, mas segundo que dizem profissionais, para que trabalha em fotografia, design e vertentes de multimédia é uma boa escolha, pois as aplicações para estes efeitos são variadas, e todas tem um excelente desempenho neste mesmo sistema operativo. Ligar hardware e no mínimo coisa simples, e logo que se liga o sistema esta pronto a utilizar imediatamente (tal como em Linux).
    Perde talvez mercado pelos preços de venda da maquina Mac, a necessidade de vários adaptadores para ligar diferentes periféricos levando a mais gastos monetários, e pela oferta de software tendo crescido muito nos últimos anos, não ser tão grande como em Windows. Mas também tem vantagem de se poder na maquina Mac utilizar todos os sistemas operativos existentes, enquanto que em Pc “não se poder utilizar” Mac OX.

    Eu sendo utilizador desde sempre de Windows, e de nos últimos 2 anos ter também partido a descoberta do mundo Linux, e ter gostado bastante, utilizo os dois em dual boot, usando cada um para o que acho ser mais conveniente o seu uso. Mas farei um investimento quando entrar dentro menos de dois anos no mestrado, na compra de um Mac, pois faço fotografia amadora, e irei trabalhar numa área mais ligada a multimédia, então como tenho curiosidade na utilização do mac, irei fazer esse investimento, tanto para o descobrir, como para tirar partido do que dizem ser as suas vantagens nestas áreas. mas continuarei ligado a Windows e Linux

    Para concluir direi que nós utilizadores nao temos de nos convencer a nos próprios qual é o melhor sistema operativo, nós devemos criticar sempre o nosso preferido pois e com as nossas criticas de utilizador que os criadores dos sistemas operativos ao tentar melhorar. Se tem preferência por um sistema operativo critiquem a vossa preferência, para que ele ainda melhore mais, porque nenhum é perfeito, e o Windowx, Mac Ox e Linux é que tem de nos convencer a nós utilizadores que são os melhores para nós.
    Mas continuo a pensar que cada pessoa deve usar o sistema operativo que para o que pretende fazer, seja o mais intuitivo para si, o que não significa que tenha de ser para os outros. E para os que gostam de informática, acho que não deviam defender com unhas e dentes os sistemas operativos, mas sim critica los sempre para que eles se tornem ainda melhores para nos utilizadores…

    Ps: desculpem o comentário extenso

  23. SERGIO says:

    Se me disserem ferramentas para as seguintes areas empresariais e com bom suporte

    – Gestão/Contabilidade
    – Suporte para SAP e outros ERP
    – CAD
    – Electronica (cad, simulação,…)

    mesmo que sejam capazes de enumerar algumas não vão conseguir dizer empresas que dêem suporte em Portuagl (e com uma boa rede espalhada pelo país, como por exemplo Primavera ou PHP)

  24. Miguel Guerra says:

    @R00KIE

    Imagina um Linux, com a sua segurança e estabilidade, com um interface mais simples e apelativo, com um maior suporte de software por parte das empresas e com um grande número de aplicações de qualidade pré instaladas. O Mac SO é mais ou menos isso.
    Afinal, ambos têm a mesma base: UNIX. O Core do Mac OS tem como base o freeBSD, que é um SO UNIX, gratuito e de código aberto, conhecido pela sua grande estabilidade, desempenho e segurança. Tal como no Linux, qualquer falha de segurança, é rapidamente corrigida pela “freeBSD security team”. Esta organização é uma das responsáveis pela segurança do Mac OS.
    Existem outras que também trabalham para a Apple neste campo, como por exemplo a CERT/CC ou a FIRST.

    O core dos IOS’s dos aparelhos CISCO, onde é obrigatória a estabilidade, também tem como base o freeBSD.

    Espero teres ficado mais esclarecido quanto ao OS X.

  25. R00KIE says:

    @ SERGIO
    Toda a framework da Cadence, Mentor e Synopsys suportam linux (das que conheço mais directamente). Estas empresas especializaram-se na área da projecto de circuitos integrados, captura de esquemáticos, simulação, visualização de resultados de simulação, layout dos circuitos integrados e validadação do layout em relação ao esquemático. A Cadence tem ferramentas que permitem fazer todo o flow desde o esquemático até ao layout do circuito integrado, no entanto a Mentor tem uma ferramenta que é usada para a verificação final do layout de circuitos integrados chamada Calibre. A Synopsys tem um simulador chamado HSpice que também é usado em detrimento do Spectre da Cadence. Também da Synopsys agora (anteriormente da Sandwork) existe o Spice Explorer que é um visualizador de resultados de simulação do melhor que se faz no mercado. As ferramentas da Cadence estão disponiveis para sistemas não windows e algumas para windows, as ferramentas da Mentor estão disponiveis no europractise maioritariamente para sistemas não windows e a ferramentas da Sysnopsys estão disponiveis para sistemas não windows e algumas para windows. Mais ainda, raramente se vêm ferramentas que digam que foram compiladas para windows de 64 bit enquanto que para os outros sistemas (linux, sparc, aix, sun) há ferramentas compiladas especificamente para tirar partido dos 64bit.
    Quanto ao suporte destas ferramentas, basta ter uma licença válida e fornecer o que é pedido para obter suporte. É do interesse destas empresas manter os clientes pois as licenças são bem caras e têm de ser renovadas anualmente. Também não é para menos, quando simulações de um circuito completo podem levar mais de uma semana e um erro de simulação pode custar milhares de euros é melhor que tenham suporte à altura senão há outro concorrente à espera para arranjar outro cliente.
    Quanto às outras áreas não falo porque não tenho conhecimento de causa.
    As únicas aplicações que me dei ao trabalho de procurar foram o Matlab e o Mathematica e ambos têm suporte para linux e não acredito que o suporte para linux seja inferior ao suporte para windows.

    @ Miguel Guerra
    Pois … é mais ou menos a ideia que tenho, que as coisas estão feitas para trabalhar logo e que o interface é amigável. Para isso muito ajuda a quantidade limitada de hardware que os mac suportam oficialmente (o hardware dos macs e acabou).
    Um professor meu uma vez levou o mac dele para a aula e mostrou aquilo e disse (tal como um colega meu me disse uma vez) que quando se tinha problemas era meter o cd e daí a pouco tempo estava tudo a funcionar.
    Mas tal como disse não tenho conhecimento de causa portanto não me posso “esticar” muito 😛

  26. Ryan says:

    Tenho alguma dúvidas sobre o que li. Em primeiro não há que contestar a microsoft. windows é o sistema operativo mais utilizado. Pirata ou não está na maioria dos computadores de escritório, particulares ou portáteis.
    Quanto aos Apple dúvido dos números uma vez que apesar de aumentarem de popularidade são um produto exclusivo. Quem não gostaria de ter um Mac? Também eu. O preço é pouco convidativo. Ao ritmo desta crise com esse dinheiro daria para comprar, nos Estados Unidos, dois portáteis.
    Quanto ao Linux e dedido às dezenas de “distros” acho ser difícil contabilizar o que quer que seja. Mas mesmo assim mantenho o que se diz por aqui é que os Sistemas Operativos vão começar a ter mais atenção de quem não pode investir em máquinas super potentes quando numa máquina mais simples podemos fazer o que faz o Windows e com menos dinheiro podemos ter um sistema atractivo quanto os Mac.
    Por outro lado há que entender quem encomenda os estudos. É óbvio que é a mesma coisa que um clube faz quando encomenda uma sondagem para saber quem tem mais adeptos aqui e ali. Não chegamos a lado nenhum
    Por último os sistemas operativos Linux ainda não são de utilização fácil é necessário ter uma paciência enorme e ser persistente. É o que ando a tentar fazer visto que o Windows Seven não me agrada de todo, o Vista nunca me agradou e o XP vai ser descontinuado.

  27. JyKa says:

    @Miguel Guerra

    A imagem que está no link que indicas-te faz-me lembrar o anuncio do Restaurador Olex:

    http://apcmag.com/images/mac-vs-pc.jpg

    https://www.youtube.com/watch?v=hAPes7l87os

  28. Bruno Silva says:

    Miguel Guerra

    O Puro MacDonalds hehehe

    Daqueles que tem medo de escrever, e de falar o que seguem “tipo Igreja Universal” e depois só mandam links!

    Se esta Crise der mesmo para o torto, está mais do que visto que o Linux vai reinar!

    A MSFT é sólida, mas tambem poderá cair!

    A Apple deve ter dinheiro, quando se sabe que num iPhone ganha em lucro cerca de 550USD! A MSFT já tem um defeito, que muitos ignoram, por cada PC vendido no Mundo esta encaixa a soma de 1 USD por licença, sim 1 Dollar!

    A Microsoft vem de apresentar um video a falar do que prevê até 2019, faz-me lembrar o Surface apresentado em 2004! Daqui a 4 ou 5 anos a Apple irá lançar um produto do tipo do vídeo, e de seguida irão acusar a Microsoft de Plágio!

    TIPICO DA MA

  29. hydrogenated says:

    Oh Linus Toy fan boys visto que estão a dizer que posso poupar dinheiro com o Linus Toy indiquem me uma empresa que eu possa contratar e que me instale um servidor nesse sistema operativo e quanto vão levar por isso!

    Obrigado

  30. mmick says:

    Estao a esquecer-se do aspecto mais relevante:

    – a quantidade de Windows (XP, Vista, Server) que por aí andam e que nao sao contabilizáveis nem podem ser extendidos aos PCs vendidos já que muitos sao montados ás peças!

    A quantidade de “zé ninguém” que tem PCs montados ás peças para servidores pessoais, media center, servidores de multimédia e que em vez do Linux (gratuito) usam Windows XP/Server nao licenciados (gratuito?) que arranjam pela internet é imensa imensa imensa!

    *SE* as pessoas fossem obrigadas a pagar a cota da Microsoft descia para 30% nao tenham dúvidas disso! A Microsoft só está por cima *porque* as pessoas devido á pirataria habituaram-se ao Windows e depois, de uma forma ou outra, acabam por comprar. *se* amanha deixar de haver pirataria a adesao ao Linux irá ser tremenda e a Microsoft arrisca-se a passar para segundo plano.

    Eu admiro o Linux e só peço que simplifiquem ainda mais a utilizaçao e o completo abandono de comandos seja para o que for (ainda que deixem a possibilidade de linha de comandos para os “expert”).

    Mesmo os estudantes normalmente compram PCs que trazem o Windows OEM ou a faculdade (=FEUP por ex) compra licensas para eles *ou* arranjam o Windows “gratuito”. A própria Microsoft deveria lançar o Windows 7 pago e Windows XP SP3 gratuito para “povoar” este mundo.

    Rogo á comunidade Linux que façam assinaturas, abaixo-assinados, etc para que os produtores de drivers e jogos construam executáveis para Linux e que haja uma forma de Directx compatível Linux. Só assim é possível levar mais avante o Linux. Desta forma, seja com mais ecrazinhos, pacotes, etc nao conseguem “impingir” o Linux ao pessoal que pode ter um Windows XP que é 100% compatível. A comunidade Linux deveria “reunir-se” e optimizar de forma descomunal o Wine para os actuais processadores e gráficas de forma a que nao houvesse praticamente perdas nenhumas em utilizar este programa.

    Actualmente uma pessoa pode escolher:

    Windows XP gratuito (seja OEM num PC, seja via net) 100% compatível com tudo vs. LINUX gratuito nao compatível com directx, photoshop, progs Adobe, etc (de modo directo sem emulaçao Wine). Qual acham que as pessoas vao escolher?

    PS: Se usam o Windows Vista/Windows 7 (no futuro) paguem o que usam ou *pelo menos* comprem a meias com alguém. Se nao têm hipotese de pagar usem Linux!

  31. Miguel Guerra says:

    @mmick

    “A Microsoft só está por cima porque as pessoas devido á pirataria habituaram-se ao Windows e depois, de uma forma ou outra, acabam por comprar.”

    Exactamente!
    Essa é a principal razão do sucesso de vendas da Microsoft.
    É uma estratégia adoptada por algumas empresas para atacarem o mercado.
    Um exemplo muito semelhante ao da Microsoft, é o da Autodesk.

  32. carlos rajas says:

    @mmick, tudo bem, concordo em parte, porque não acredito que depois acabam por comprar. Uma vez pirata, sempre pirata. 😉

    Ainda torço para o Linux, sobretudo Ubuntu se tornar muito mais accessível ou amigável, sem essa de ter que usar tanto cmd…Gosto mas não consigo, falta de paciência…mais do que burrice…desculpem.

    http://is.gd/l2bH
    você gosta de engenharia ? então leia
    Masterpiece da engenharia

  33. Bruno Silva says:

    Assim como o Victor, meu colega e amigo aqui do PPWARE, tenho relações com a Microsoft, mais ou menos pouco importa.

    Mas quando ouvimos uma pessoa como o Miguel Caldas, Linux fan, que trabalha na Microsoft, a falar bem do Windows 7 por exemplo, não é de pensar duas vezes?

    Não me esqueço, durante o Open House II, quando fui beber um café, fora da Microsoft com o MC, e ele me perguntou: ” Então Bruno, o que pensas do Windows 7? Ainda não tive oportunidade de le meter a mão, por estar de volta do Magalhães!”

    Disse o que pensava, e dei uma dica, a dica que ele seguio! Mais tarde contactou-me e disse-me que eu tinha razão!

    O Windows Vista, é preciso uma pequena Upgrade Hardware no Magalhães para ele se instalar e correr minimamente bem, enquanto que o Windows 7, com a configuração de Origem do Magalhães corre e bem!

    Agora cá entre nós, mais de 90% dos estudantes em Portugal tem no minimo um PC, portátil ou não, deste 90% mais de 99% usam o SO de Origem, Windows. Mas se apanhar-mos um Prof. como da ARCA de Coimbra, que exige aos Alunos um MAC na sala de Aula, o que é completamente errado por parte do Prof. e que le pode causar alguns problemas profissionais, acho isto uma pura descriminação! O Aluno deve escolher o seu PC, o seu SO!

    A minha amiga Andreia, estudante da ARCA de Coimbra, abordou-me com esta situação e perguntou-me se o que o Prof. tinha ou não razão! Eu chocado com tal “Relegião” perguntei-lhe se ela tinha muito dinheiro para comprar uma máquina, Computador, de preço Super exagerado, e que por menos de metade ela tinha melhor ou equivalente?
    Ela disse-me: ” OK, mas o Windows Vista com o Photoshop não tem muita rapidez!”

    Eu respondi: “Não tenho razão de queixa, mas compra lá que assim que o Windows 7 sair, ofereço-te uma Licença, e vais ver aquilo como nada tem a ver com o que o teu Prof. afirma! Aliás o que ele vos diz é completamente ilegal, ele pode aconselhar-vos, mas não Obrigar! Dizem que Mac é melhor com o Photoshop, aliás tive a oportunidade de trabalhar na Go-Up e remarquei a basta utilização de Mac’s nesta empresa de Design Gráfico!

    Agora pergunto´:

    Será com estas medidas que a Apple quer subir na quota de Mercado? Windows é o Standard, Linux é do Boca a Boca, Apple é à Força!

    Será isto uma técnica boa?

  34. aver says:

    “A grande tarefa que temos pela frente nos próximos dois anos é elevar a experiência do ambiente de trabalho Linux de alguma coisa que é estável e robusta mas não muito bonita em alguma coisa que é arte.

    Poderemos nós não só emular, mas ultrapassar a Apple?”
    Mark Shuttleworth, financiador da Canonical/ Ubuntu em Julho de 2008

    Acho que ele apanhou a “ideia” da Apple – produzir obras de arte. O Mac OSX precisa de um hardware adequado – então só corre em computadores Apple … que (não é por acaso) são dos melhores a correr Windows e aplicações Windows. Do iPhone não falo, porque não tenho, mas o iPod Touch é uma obra de arte e o iTunes Apps Store outra (enquanto negócio).

    Isto tudo para dizer que se a Apple não tivesse qualidade, com os preços que pratica, já tinha ido “à viola” à muito tempo.

  35. Miguel Guerra says:

    @aver

    Certíssimo!

    Se tens um iPod Touch, certamente já deves ter visto que os produtos da Apple valem realmente o que custam.

    O iMac é outra obra de arte! Por dentro e por fora!
    E vale cada cêntimo que eu dei pelo meu!

    A Apple não foi “à viola” e, ao contrário das da tendência geral, está a aumentar as suas vendas.
    É claro que o significado disto, foi o que referiste, mas ainda há quem tenha dificuldade em ver o óbvio.

  36. luminoso says:

    @Miguel Guerra: sabia que eras macfag, mas um obsecado pela apple, nunca pensei. E assim sendo, tudo o que dizes e a tua opinião não vale nada mais que lixo.

  37. Bruno Silva says:

    @ Miguel Guerra

    o iPod não é aquela cena que para fazer sincronização é preciso instalar o iTunes “que parece ainda ser Gratuíto”?

    Se sim, ao instalares o SPYWARE iTunes, sem queres instalas o Safari, deve ser para beber esse! Instalas o QuickTime, que mais parece um pedinte sempre a pedir para o comprares!

    OMG A Maçã tem bicho, e um de 7 cabeças!

  38. Bruno Silva says:

    Se bem se lembram, no ano passado os hackers tentaram abater os três sistemas operativos, Windows Vista SP1, Mac OS X Leopard 10.2 e o Ubuntu 7.10. Dois deles cederam, o Mac OS X em apenas 2 minutos e o Windows Vista em 2 dias.

  39. Rui Oliveira says:

    @luminoso

    E os seus comentários, que já vi aqui váras vezes de “trollismo” a macs, e de uso de insultos infantis como “macfag”, desrespeitando outros utilizadores com este “apelativo”, fazem que a sua opinião não seja levado a sério por ninguém 🙂

  40. Ivo Mota says:

    Se todos aqueles que vem para aqui defender com unhas e dentes e mais não sei o que fossem pagos pelas empresas que tem milhões de lucros todos os anos pela defesa que fazem já estariam milionários, o pior e que são eles que ganham e não nós, e então se toda a gente tivesse essa atitude ainda perderíamos mais, porque as empresas achariam que os utilizadores estariam satisfeitos e os vossos SO operativos do coração deixaria de evoluir.

    E é pena um Blog desta qualidade ter comentários de pessoas que ainda não perceberam que cada pessoas tem direito a ter a sua opinião, e todas devem ser ouvidas, e nenhuma é lixo seja contra o que pensamos ou a favor…O tempo de ditadura e de pessoas seguirem pensamento de um só homem já la vai a muitos e muitos anos…

    Não estraguem este Blog, somos todos do mesmo, pessoas que gostam de informatica

  41. Gerardo says:

    A ARCA obriga MAC ? Isso é o que? A ARCA de Noé ? Em mandava esse prof, em bom português, apanhar nas nalgas. Nao percebo os defensores da maça quando a maça e 1000 vezes mais ditadora que a microsoft.
    iTunes !!! Quiktime!!! São programas horríveis a roçar o spyware como alguém disse, que só me fazem não gostar da Apple (são eles que fazem com que eu não goste deles) Nunca percebi a porcaria dos “i-não-sei-o-quê” que tocam musica (não sei o nome), que depois precisam do iTunes e têm montes de restrições. Querem coisa mais simples que 1 mp3 que funciona como uma pen em qualquer pc e se arrastam os mp3 lá para dentro?????????????????

    A Apple era excelente se a sua filosofia não fosse o capitalismo selvagem e a total falta de respeito pelas liberdades e escolhas de cada 1. Inventam porcarias de fichas que mais ninguem usa para quando um periféricos avaria ter de dar dinheiro a eles. Eu como nunca gostei de suínos por uma questão de princípios não dou dinheiro (mesmo que tenha) a:

    PT
    ZON
    Sport TV
    Apple
    Loja dos chineses (patriotismo)
    EDP (dou porque não tenho alternativa)

    Gosto de comprar o que quero e não de ser obrigado. O facto de o iPhone ser o único telemóvel que as operadoras têm de pagar á Apple uma parte dos lucros das chamadas faz-me ter decidido nunca ter um iPhone (apesar desse lucro não sair directamente do meu bolso).

    http://twitter.com/oinformatico

  42. Bernardo says:

    boas pessoal, e o primeiro comentario que estou a fazer aqui e venho dizer-vos que na minha opiniao o linux até podia ter apenas 1% da cota do mercado como se diz mas esse 1% ( que tenho a certeza que é mais que isso ) é Bastante bom tendo em conta que quem instala o linux na sua maquina o instala por opcao propria. Sim porque aqui em portugal quantos pc’s vem a venda com o linux instalado? Quase nenhum senao nenhum, eu sou utilizador do linux ha muito tempo e so tenho o linux no portatil porque? por opcao propria porque os dois portateis que comprei ao longo dos anos ambos vieram com o windows e em ambos paguei a minha licença do win. Utilizadores comuns ou menos entendidos se so vem windows a venda nas maquinas compram e deixam tar por uma questao de pratica e comodide ( Ate mesmo conforto ). Ou seja se esse tal 1% é pessoal que compra win e troca pa linux é muito bom mesmo! Agora se começa-se a haver tantos computadores a venda com linux como ha com win tenho a certeza que a cota de utilizadores de linux subia brutalmente até porque pelo mesmo preço poderiamos comprar uma maquina um pouco ( senao quase muito) melhor.
    Acho que ja nao vale a pena discutirmos isso quando sempre que alguem compra um pc e troca o os pelo linux é sempre um vitoria em relacao a win pois o utilizador pago o win mas manda-o para o lixo porque nao o quer para nada. Em espanha ja se ve pcs a venda com linux coisa que aqui ainda nao.
    Quando se começar a ver pcs a venda nas lojas com opcao de linux ou win aí sim podem fazer estudos em relacao a isso e ai vamos ver a cota de utilizadores d elinux a subir em flecha de certeza. Enquanto que as coisas tiverem assim qualquer percentagem por mais pequena que seja é uma vitoria! porque é um opcao que fazemos depois de ter pago o win. Quanto aos servidores offline estou convicto de que o numero de serv linux ha de estar muito perto do num de serv win.

    Estes estudos nao estao feitos da maneira mais correcta e nao estou a defender o linux mas acho que precisamos é de escolha na hora em que compramos os nossos pc’s e nao sermos praticamente obrigados a pagar o win quando nao o queremos.

    Quanto ao mac os, nunca o utilizei mas acho que esse se fica mais reservado a quem tem algum dinheiro, porque um apple nao é para todos.

    Os win piratas é apenas os frutos que a microsoft semeou.

    É preciso é liberdade de escolha no mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.