PplWare Mobile

Netbooks com Linux devolvidos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. João says:

    «As pessoas adoram pagar 299 ou 399 dólares, mas não sabem o que compram até abrirem a caixa. Elas começam a mexer no Linux e começam a aperceber-se que não é aquilo a que estão habituadas. Elas não querem perder tempo a aprender por isso levam-no de volta à loja»

    Faço destas as minhas palavras.

  2. Kyzo says:

    perder tempo a aprender? a versão do xandros que vem com o EEE é dos ambientes gráficos mais infantis que há! quem nao consegue trabalhar com aquilo?

  3. racoq says:

    Ó Pedro Pinto tás à procura de um flamewar. Os Fanboys do Windows Vão-se vangloriar neste artigo.

    @Ontopic

    Iso tem uma razão simples, Os responsáveis do MSI Wind decidiram incluir uma O Suse Linux Corporate Edition, uma distribuição mais pesada e difícil de usar que o interface da Xandros e do Limpus (Respectivamente Asus e Acer). Era bom que para a próxima desses uma notícia mais completa. O Asus versão linux e o Acer foram campeões de venda por todo o mundo. O Erro estratégico foi da MSI em colocar um Linux para utilizadores médios e avançados.

  4. Alforreca says:

    parece que nos ‘states fazem tudo para evitar esforços… puxar pela massa cinzenta não obrigado…

  5. Nu B says:

    Concluo que as pessoas em causa devem piores que calhaus, uma vez que só sabem “mexer” naquilo que conhecem e não têm a capacidade (que qualquer animal tem) de aprender e de se adaptar a novos ambientes…

  6. aver says:

    Uma outra declaração bem mais interessante da MSI – o Atom com dois núcleos vai consumir … o dobro da energia. Más notícias, dado o problema das baterias.

    Por falar em netbooks, a Vodafone está (ou estava) a subsidiar o preço do Eee PC 701 e a TMN o do Acer Aspire One.

  7. Pedro Pinto says:

    @racoq
    eh eh eh…Nem sei que te diga…Eu que ando sempre do lado do Linux deu-me para arranjar este artigo….mas a culpa é do Vitor…eh he eh

    PPinto

  8. LinuxMan says:

    Todos os dias consulto este excelente Blog, mas este é o meu primeiro comentário. Lamento, mas não há champanhe!
    Em relação ao Linux, comecei há poucos meses e já troquei os meus MS lá de casa pelo Ubuntu depois de ter experimentado outras distros. Ok, não é perfeito, mas é muito simples de instalar e utilizar, não necessitei de formação nenhuma. É tão simples como mascar uma chiclete, só não é preciso deitar fora, é um sabor que perdura.
    Possuo o Aspire One com Linux, experimentei instalar outras distros, mas acabei por ficar com o OS original devido à falta de drivers e lentidão do SSD.
    Se és a favor do capitalismo usa Windows, senão… já sabes, tens montes de alternativas.
    Um abraço para todos, incluindo os utilizadores do Windows.
    P.S Também utilizo de vez enquando o Windows, mas em VirtualBox no Ubuntu.

  9. Pedro Lino says:

    Um comentário mauzinho: os americanos usam carros com mudanças automáticas… é preciso dizer mais alguma coisa? 🙂

    Agora a sério:

    O problema não é o SO… é mudar tudo de uma vez.

    É por isso que eu defendo que primeiro as pessoas tem de se habituar aos programas Open Source (código aberto) a correr sobre o Windows (em vez das cópias piratas). Depois disso ser conseguido, tanto faz qual é o SO…

  10. onerbe says:

    Esta é uma boa noticia, mas talvez um pouco mascarada…
    As pessoas na América não querem fazer nada, e acredito que se tivessem um PDA com windows mobile (mas que não fosse lhes dito nada!!) diriam que é um SO que não presta, e que não tem as funcionalidades do seu Desktop… bem, mas acredito que este é mais um assunto de marketing do que de outra coisa… pois nunca se viu as empresas de hardware a dizer por exemplo que os downgrades de Vista para XP é bem superior a esta estatistica… mas enfim…
    Talvez se colocassem o Ubuntu, não teriam tantas devoluções, e digo isto porque costumava “arranjar” os pc’s de vários amigos e familiares, a tirar viros, trojans, ficheiros corrompidos, o xp não arranca, … e quase toda a maioria (cerca de 20 pessoas!!) consegui mete-los a trabalhar em Ubuntu, e nunca mais me pediram ajuda!! Somente para perguntar o nome de um programa que necessitam, mas mal digo o nome, eles fazem tudo sozinhos!!

    Só para dar uma ideia dos americados… lembro-me de ver uma imagem de um Club de Fitness com escadas rolantes para subirem uns 20 degraus… eheheeehee. É a lei de que a “lei do menor esforço” já é muito esforço para se fazer…

    Abraços

  11. Carlos says:

    Vocês e eu inscrito na defesa dos animais fazemos sucesso!!!!

  12. Vítor M. says:

    Pedro Pinto certo, mas sabes bem que a culpa nunca é minha 😉

    Agora mais a sério. Em relação ao post, tenho a comentar uma falta de alguns pormenores, provavelmente a própria MSI quer justificar algum cenário, futuro.. quiçá!!!

  13. Experimentei o ubunto durante uns 2 meses e desinstalei-o. Não possui qualquer interesse suplementar em relação ao windows, para além de que possui incompatibilidades irritantes já que a maioria dos utilizadores usam windows. O sistema é mais estável já que é menos usado. No dia em que o ubunto for tão usado como o windows, é natural que a pirataria o afecte de forma tão brutal como afecta o windows.

  14. aae@aae says:

    axo k a msi nao deve ter nd pa justificar…..
    linux é um projecto… e nao passa de um projecto…
    é um projecto de garagem…. serve pa algumas coisas….
    linux é uma esperança…..
    linux é uma promessa….

    so se conhece o linux pk o windows nao é gratis….

    mas isso é a mesma historia a qualidade paga-se…
    o windows paga-se mas tem kalidade…. linux é gratuito…. nao presta…
    comprar “made in china” é barato… (mas depois o leite esta estragado)
    comprar “fabricado em portugal” é caro mas tem kalidade….(record de velocidade em 50cc foi batido pela casal….225km/h… mais um exemplo presente nas nossas memorias o fato de banho de michael phellps, o desportista mais bem sucedido de todos os tempos….o fato de banho foi produzido em portugal o preço é de 700 dolares… link: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=359291&tema=29)

  15. Para quem está habituado ao Windows e é BURRO [foi o termo mais adequado que encontrei para quem não se dá sequer ao trabalho de aprender, prefere ficar com o que (não) sabe], o Suse é mais complicado porque não se lhe mete lá nada proprietário, sendo que muitos codecs não funcionam lá (secalhar até há uma qualquer forma de os colocar, mas eu também vi mais a trabalhar do que trabalhei com suse, sempre fui mais de fedora, debian e ubuntu), logo as pessoas acham mais complicado.

    Notem que também os Windows são devolvidos, mas isso já não comentam, não é? (estou a falar para quem visita, não quem escreveu)

    Abraço

  16. aae@aae

    O teu comentário foi tão inteligente, propositado e bem apoiado que nem te identificaste…

  17. Vítor M. says:

    Bruno Bernardino, situação regularizada para evitar qualquer confusão.

    Vítor M.
    Pplware

  18. Ok Vítor, assim é melhor 🙂

  19. Nastase says:

    Tenho-me como pessoa bastante imparcial e ponderada. Testei o Ubuntu (7.10 e dp 8.04) na minha antiga máquina. Supostamente deveria de ser mais estável e rápido. Ã Ã. Lentinha que nem uma tartaruga, demorava séculos a abrir um pequeno programa java. Firefox então, nem se fala. Alternativas a programas Win, na sua grande maioria, era um ai Jazuz… Ainda por cima tinha uma placa ATI o que n ajudou nada à festa.

    Resultado: depois de muito tentar, esforçar e (tentar) arranjar alternativas decentes a algumas aplicações chave para Win, lá voltei eu ao XP. E, infelizmente porque apoio a 100% a filosofia do Linux, neste momento sinto-me demasiado traumatizado para voltar sequer a tentar… 🙁

    —————————————–
    http://www.revolucaodigital.net

  20. paulf says:

    Tal como foi dito pelo João (comentário 1), digo o mesmo.

    ” «As pessoas adoram pagar 299 ou 399 dólares, mas não sabem o que compram até abrirem a caixa. Elas começam a mexer no Linux e começam a aperceber-se que não é aquilo a que estão habituadas. Elas não querem perder tempo a aprender por isso levam-no de volta à loja»

    Faço destas as minhas palavras.”

  21. Pedro Lino says:

    Nastase, se não podes mudar o sistema operativo começa por mudar de programas… Tens programas excelentes em código aberto: Mozilla Firefox, Mozilla Thunderbird, Google Chrome, Inkscape, Gimp, Scribus, Pidgin, OpenOffice, Abiword, Gnumeric, Freemind, PDF Creator, etc que correm em ambiente Windows.
    Pode ser um primeiro passo para uma transição…

  22. Drakul says:

    A guerra do Linux e Windows ja tem barbas.

    Eu trabalho com os dois, não consigo viver sem o Windows e sem o Linux.

    O linux é mais “limpo” os programas não têm tantas mariquices e por isso funcionam melhor porque foram feitos para funcionar e não para espantar e quando temos menos variaveis para estragar menos erros temos.
    Mas quer queiramos quer não, não existe a variedade que existe no Windows, até o windows neste momento tem mais variedade de programas e drivers.
    O estavél e leve do Linux já passou, desde que aderiu ao ambiente gráfico surgiram começaram as aplicações pesadas e instáveis.
    Continuamos a ter de “hackar” drivers para funcionar correctamente em Linux e não qualquer pessoa que tem esses conhecimentos.

    Tudo isto são trunfos do Windows, a variedade de programas e jogos é muito grande, os drivers de hardware são bastantes e sem necessidade de mexer mais. O ser pago? A maior parte dos computadores vêm com o Windows OEM…
    Para empresas sim mas isso são outras questões em que ambos têm vantagens e desvantagens …

  23. Drakul says:

    Correção

    … ate o Windows Vista neste momento tem mais variedade de programas e drivers…

  24. ZiLOG says:

    Por falar em Linux…. Alguém me sabe dizer como se extrai um filme DVD original, em Linux que tenha protecção contra cópia, como aqueles da Sony entre outras protecções? (CSS, RC, RCE, APS, UOPs and Sony ARccOS).

  25. LinuxMan says:

    É isso aí, aqui em casa é tudo opensource e não há queixas.
    O software para o windows é demasiado caro, a começar pelo SO.
    Ok, a MS tem k ganhar dinheiro, mas é absurdo a quantia k eles levam pelo Vista, ao menos se fosse um OS fora de série…
    É só isso k tenho contra a MS, o preço!

  26. Nastase says:

    Pedro, eu sei e encontrei esses todos. O único que realmente me agradou minimamente foi o inkscape. O Gimp tem muito a dever ao Photoshop. Muito mesmo. E tentei, não foi por falta de vontade. Firefox uso e abuso. Chrome idem. Thunderbird…. assim assim.

    OpenOffice é outra guerra: problemas tremendos em compatibilidade com ficheiros MS Office (quer se queira quer não os formatos dominantes). Nem a treta de um ficheiro excel onde armazeno dados simples de bolsa aquilo era capaz de abrir como deve de ser.

    Se formos falar de edição de vídeo então… Se falarmos de jogos (mas este é um argumento barato), de programação .net (infelizmente tenho que usar) onde o mono dá mais problemas que alegrias, etc, etc etc…

    Espero com este comentário mais longo evidenciar que… tentei. E não desisti à primeira (durante mais de 6 meses foi o meu main OS). Mas para além de todos esses problemas o ubuntu ao fim de 3 horas de uso “normal” tornava-se mais lento que o meu Windows com carradas de programas abertos ao longo de 3 ou 4 dias ininterruptos.

    Demasiadas más experiências para sequer me convencer a descarregar um iso nos próximos tempos 🙁 Linux neste momento acho que só para quem se dedicar a 100% ao opensource abdicando de muita coisa e não necessite de funcionalidades e aplicações que passem do básico / médio, isto a nível doméstico (deixo de parte a secção de servidores e backends).

    Se estiver enganado que me mostrem o contrário.

    —————————————
    http://www.revolucaodigital.net

  27. Ferreira says:

    Reitero o comentário #1 e volto a repetir algo que já disse em comentários a posts anteriores: As pessoas não querem aprender não por serem burras, mas porque não vêem motivos para reaprenderem algo que já sabem.

  28. keops says:

    “director de vendas da MSI para os Estados Unidos”

    só precisei de ler até esta parte para perceber a noticia. está explicado o porquê.

  29. Dark says:

    por acaso o Linux do eee é mais simples de usar…

    eu penso que o ideal sera uma distro ubunto, mas mais leve … e talvez com o X, em vez de usarem kde ou gnome.

    ficariam todos mais satisfeitos..

    profissionalmente não posso usar linux, varios programas so ha para linux (cad e afins), depois tenho N clientes a mandar-me cadernos de encargos nos DOCX, etc etc..

    por isso, estou agarrado ao xp/vista.

    no server, temos ja testes com linux e ta a funcionar bem.

    Em casa, no portatil, tenho linux e windows, mas sinceramente, uso mais windows… porque? gestão de energia / WoW…

    corre mal em linux com wine e a gestao de energia eh melhor

  30. Bruno Bernardino says:

    Linux=Lixo!

  31. aver says:

    Também me parece que existirem várias distribuições Linux para netbooks também não ajuda:

    – Acer Aspire One – Limpus Linux Lite
    – Eee PC – Xandros Linux
    – MSI Wind – Suse Linux
    – ? – Ubuntu Netbook Remix
    – ? – Mandriva Mini

    Devem estar na forja mais uma quantas. Outro dia encontrei um tutorial para trocar o Limpus Linux Lite pelo Ubuntu (de que conheço alguma coisa), mais um conjunto de drivers e aplicações. Mas se quiser antes comprar um Eee PC ou o MSI Wind, espera-me uma cruz para conseguir convertê-los para Ubuntu.

    Isto não é uma questão de preguiça ou não preguiça. Porque é que vou comprar um notebook com uma versão do Linux que não conheço, nem quero conhecer ? Não é mais racional comprar um, de qualquer marca, com o XP, que é sempre o mesmo ?

  32. DjSuca says:

    epa… mais um daqueles assuntos que não merecem resposta nenhum,

    Povo Burro…

    Povo Burro – é aquele que não quer desperdiçar tempo para APRENDER…

  33. aver says:

    … “Por que” é que (ou seja, “por qual razão”) em vez de “porque” é que. De de vez em quando lá calha 😉

  34. Marcio Henrique says:

    Viva,
    Tambem sou um adepto do linux, mas na optica do utilizador sem duvida que o windows supera o linux.

    De resto o linux consegue ser superior em tudo, menos nas ditas opções de instalação e programas que “emulem” outros programas só disponiveis para windows.

    Não mudo para linux, como “profissional” pois fica aquem em certos aspectos como por exemplo uma alternativa válida para o Adobe Flash.

    Portanto se alguem arranjar o flash cs3 ou equivalente para linux, retiro o que disse…

    Seja qual for a vossa escolha de sistema operativo, é sempre válida, pois cada utilizador identifica-se com as suas escolhas e uso que dá ao pc.

  35. Nuno Santos says:

    @ Bruno Bernardino

    Deves ser Americano, pois masssa cinzenta não deve habitar nesses lados.

    Quanto á guerra Linux vs Windows, como já li por ai, tem barbas, e apenas deixo aqui o meu comentario, uns gostam de aprender e de desenvolver as suas ideias outros são levados pelo o que existe evitando a todo o custo desenvolver a masa cinzenta.

    Cumptz

  36. Jonblue says:

    Linux é uma cópia pirateada do windows, já p/ não falar das milhentas variantes.
    É giro ter o linux, mostra uma postura anti-sistema, nada + /,

  37. Pedrocas says:

    @Jonblue
    “Linux é uma cópia pirateada do windows, já p/ não falar das milhentas variantes.
    É giro ter o linux, mostra uma postura anti-sistema, nada + /,”

    mais nada… nem sei para que perdem tempo afirmar que se faz a mesma cousa num linux ou num win em pouco tempo mas enfim..

    isto nao significa que n use linux 😉

    abraço

  38. Tijó says:

    Note-se que desintoxicar um toxidependente (aka windows-dependente) não é fácil,ele resiste com todas as forças para voltar ao vício e só que aquela droga(windows) o satisfaz,e o caminho para a cura é administar metadona (linux),e ai talvez consigam ir pela estrada que conduz à liberdade.

    Eu já fiz a minha cura e estou livre…que maravilha.

    cumps,
    Tijó

  39. Pad says:

    Não percebo porque raio é que as pessoas criticam as milhares distribuições Linux. Pouco muda de uma para as outras. Quer seja aqui ou em África, quer seja com Ubuntu ou com Gentoo, Linux é sempre Linux.

  40. António says:

    Cada um gosta do que mais acha mais simples, mais bonito, mais rápido, etc,etc…

    @Jonblue
    Agora dizer que o linux é uma cópia pirata do windows… vamos lá a ver… então o windows é uma copia pirata foleira e ainda por cima paga do OSX (Mac), lol. todos têm o seu espaço.

    Nisto dos netbooks a vertente das multiplas distribuições do linux vem baralhar o esquema, visto que cada uma tem as suas próprias caracteristicas dificultando a migração de utilizadores. Enquanto o Xp a que todos estamos habituados é sempre igual.

    PS: Não tenho contra Windows, nem contra linux, antes pelo contrário. Quanto ao OSX não tenho € para isso, ainda nem experimentei.

  41. racoq says:

    Acho que alguns utilizadores de Windows fica chateados por nós, utilizadores de Linux de borla quando eles têm que andar a encher, “e bem” os bolsos a uma empresa monopolista.
    Ora Vejamos:
    Windows Vista Ultimate SP1 € 350,99
    Windows Vista Home Premium SP1 € 145,99
    Eu e muita gente recusamo-nos a dar esta quantia exorbitante, por uma produto inacabado de qualidade duvidosa. Sim o Linux não é perfeito, nenhum SO o é, mas ao menos não sou “enr*****”.
    Quanto à segurança do Linux ouvi algumas barbaridades do estilo quando o Linux começar a ser mais usado vai ter virus. Totalmente falso, Vírus é coisa de Windows, quanto muito podem ser detectadas mais falhas de segurança, como aconteceu com a popularização do Mac OS. Desafio alguém conseguir fazer um virus para linux que aloje em memoria e faça estragos, dado que por defeito a unica coisa que uma alegada falha de segurança pode fazer é danificar a minha pasta pessoal (Big deal!!), porque simplesmente não tem permissões. Por isso nem sequer comparem a segurança dos 2 SO, o linux é usado em servidores, e até agora que eu saiba ninguém se queixou da sua segurança. Pelo contrário, mundialmente a fatia do mercado de SO para servidores a Microsoft é minoritária em comparação ao Linux. Por isso alto lá e não digam mais disparates acerca da segurança do linux. Em relação aos docx, O OpenOffice 3 vai ter suporte docx, e quem quer aplicações windows, ou corre windows, ou máquina virtual dentro do Linux. Wine não é nem nunca foi opção, é um remendo.

  42. NazgulTuga says:

    Eu.. sinceramente, ainda nao migrei para Linux Ubuntu [ ='( ], com muita pena minha, devo dizer, devido á minha placa de wirelless, nao a consigo instalar, por muitas voltas e programas que deia e instale.

    É só isso que me impossiblita de mudar para Linux, de resto, nao tenho quais quer problemas em usar Kylix/Lazarus, gimp ou outros.. com o WINE.

  43. Jhuy says:

    @Jonblue: Não concordo nem discordo, muito antes pelo contrário. >:D

    Já usei slackware por muitos anos, porém, ultimamente, os programas que necessito para fins profissionais são inequiparáveis às alternativas ‘open source’ que há no linux. Não gosto de usar wine e não me proponho a fazer uso de emulação do windows, já que possuo licensa duma cópia original e portanto faço questão de aproveitar aquilo que paguei. 😀
    Agora que a brincadeira virou de gente grande; hasta la vista linux. ;D LOLOL

  44. Caro racoq,
    já por diversas vezes tive a oportunidade de explicar que as borlas para si são pagas pela publicidade, à custa do trabalho gratuito de outros. O linux e o mundo das borlas não passam de ilusão. Ao pensar que está a usufruir de um produto à borla pensa que destrói o capitalismo, mas isso é ingenuidade de esquerda! Aconselho maior prudência, se bem que aqui no blog não aparecam comentários muito reflectidos.

  45. racoq says:

    Caro Rolando
    E como já disse em comentários a outros artigos o trabalho não é gratuito quem trabalha no Linux, são programadores da Red Hat, Novel, e mesmo Intel, de modo a poderem usar este no seu modelo de negócio (E são pagos pelas devidas empresas), venda de servidores com linux, assistência técnica etc.. Pois precisam do Linux para manter o seu modelo de negócio. Tudo claro, e limpo. Um negócio legitimo e que não lesa quem usa linux, muito pelo contrário. É um modelo de negócio que o Rolando não estará habituado, mas que funciona e dá lucro para estas empresas (e muito)

  46. Ferreira says:

    LOL Windows é um produto inacabado.

    Já o disse e volto a dizer: Linux is free as in free laughter.

  47. Ok Racoq, isso só me dá razão. Afinal o Linux não é gratuito, já que alguém o paga e, ao que me diz, até é bem pago. E eu acho muito bem que seja pago. Pelo menos eu não vivo do ar e também gosto de ser pago pelo meu trabalho. É claro que os programadores da Red Hat, Novel devem ainda assim poupar uns tostões ao testar o software com o contributo gratuito dos usuários. Mas isso também acontece com os outros sistemas operativos.

  48. racoq says:

    Claro, nós damos o contributo para o testar. É um trabalho que eu e muitos fazemos por prazer, pois mesmo instável é mais estável e fiável, e seguro que o Windows. Mas o que queria dizer não está certo. Não é gratuito para as empresas, porque investem. Para mim é, não tive que pagar nem um euro.

  49. QUERO SÓ DIZER que o Bruno Bernardino sem link no nome não sou eu… nem deve sequer ser gente… pelo comentário…

  50. aver says:

    Tenho que voltar à “liça” por causa duma frase do @ Pad que diz que não percebe porque raio é que as pessoas criticam as milhares distribuições Linux.

    Eu critico por razões práticas. Convido qualquer um a visitar um site bastante conhecido, o How To Forge e ver a quantidade de temas exclusivos de cada uma das distribuições, ou seja, por exemplo, a informação para os utilizadores do Fedora que não chega aos utilizadores do Mandriva, Suse e Ubuntu. Já para não falar nos fóruns de cada distribuição.

    Parece-me evidente que a balkanização das distribuições, tão apreciada pelos geeks do Linux é a sua principal fraqueza – e a razão pela qual o Linux não cresce significativamente em número de utilizadores.

    E franca, francamente, a aparente frente comum dos geeks do Linux contra o windows é treta. Por detrás continuam as guerras surdas de “a minha distribuição é melhor que a tua”.

  51. racoq says:

    Aver eu diria mais ” A Minha distribuição é melhor que a tua, mas qualquer uma é melhor que o Windows Vista”. De facto existem muitas distribuições, mas apenas as melhores sobrevivem, e ganham quota de mercado é como tudo na vida. Foi bom o eeepc ter vindo com o Xandros (mesmo sendo comercial), foi bom O Acer vir com o Linpus, no final é linux, e é o reconhecer da qualidade de um sistema operativo, e do sucesso que teve nesses modelos ( especialmente eeepc 701, e Acer Aspire One).

  52. @aver

    Compreendo a tua teoria, mas tenho de discordar dela, porque o facto de existirem várias distribuições é mesmo para agradar a toda a gente, se não existissem várias distribuições quase que aposto que haveriam menos “Linux users” porque seria “mais um windows” praticamente… mas gratuito…

    A comunidade não precisa de crescer em quantidade (como no windows) mas sim em qualidade, como tem acontecido( e por isso é que muita gente que faz comentários disparatados que por aí se vêm tem windows e é bom que continuem com ele).

    As “guerras” entre distribuições não são “guerras”, são mais “mini-disputas” que fazem com que as distribuições avancem, é bom e é saudável (não é como window vs linux :))

  53. maurycio says:

    Cada SO tem as suas potencialidades e as suas fraquezas. Eu uso Linux e não dispenso. O facto de do Linux não ser compatível com as exigências de alguns utilizadores que preferem o Windows, não o torna pior. O mesmo se aplica quando o Windows não satisfaz as necessidades de quem optou por Linux.
    Por enquanto não exite SO’s 100% compatíveis com todas as pessoas, e por isso acho errado dizer que “o meu SO é melhor que o teu”! Cada um sabe da utilidade que quer dar a um computador e com isso escolher qual o sistema que mais se adequa ao seu trabalho.

    Quanto ao assunto do post… trata-se de uma escolha que a maioria das pessoas optaram por lidarem maioritariamente com Windows e não sentirem a necessidade de algo diferente! Perfeitamente normal. Enquanto utilizador de Linux, por um lado agrada-me saber que o numero de utilizadores deste SO ainda não é suficientemente grande para se tornar aliciante a ataques.

  54. NT says:

    Já agora….

    Falar lá com os carolas da MSI ver se fazem um “netbook” com o Windows Vista e o Windows XP… Ver o que vende mais…

    O Windows tem as suas qualidades como monopólio de mercado, se a culpa é da Microsoft? Não a Microsoft é uma boa empresa… Acho que em vez da União Europeia aplicar “multas” porque o Windows vem com o Windows Media Player na instalação base deveria era aplicar multas por se fabricarem PC’s quase que exclusivo com um O.S. e de não darem a possibilidade de pelo menos o pczito vir nem que seja 50€ mais baratos sem esse tal de RuWindows…

    Quanto aos Americanos…. herrr…. de uma forma geral… herrr….
    Qualquer coisa que tenha 200 botões a dizer “AUTO” é sempre melhor que uma coisa que tem 20 a dizer “CONFIG”…

  55. Ferreira says:

    @NT Agora tocaste num ponto engraçado: as multas da União Europeia. Porque é que os freetards tanto apoiam essas multas e continuar a gabar o Linux porque vem com mais software que a maioria dos utilizadores realmente precisa? Incoerente, não?

    @racoq Diz lá, tu nunca usaste o Vista, pois não?

    @ Todos os que acham que a existem de milhares de distribuições não prejudica o Linux: Aconselho uma visita ao site do Opera.

  56. racoq says:

    @Ferreira,

    antes freetard que retard. Essa tua designação que viste nalgum dicionários de putos já começa a chatear

    Se a minha área é informática sim já mexi com todo o tipo de sistemas operativos. Por isso sim já mexi.

  57. Ferreira says:

    E mexeste com mente aberta, pelo menos?

  58. InfectedM says:

    Bem… o meu comentário a este artigo fica resumida a um pequeno (9 minutos) de video no YouTube…

    https://www.youtube.com/watch?v=S3X1K93ff5I

    *no comments*

    (nota: onde trabalho vendemos os EEE e o Acer e não temos tido devoluções de edições com Linux… já tive de XP no entanto! se calhar que vende um artigo se informar bem quem o compra talvez não aconteça isso. Mas tb nunca mexi no netbook da MSI para testar a distro de Linux que eles lá meteram!)

    Cpts

  59. racoq says:

    @Ferreira

    Claro que mexi, só dá problemas para desenvolver tentei instalar php, e mysql e só deu problemas, programas incompativeis, drivers de som ineficientes, e qualidade sonora duvidosa. Baixa FPS em jogos quando comaprado com xp. Ocupa demasiado recursos, nomeadamente memoria e bateria (até acho piada quando dizem que o windows é melhor a fazer gestao da bateria que o linux). Só se fosse o XP. Tentei actualizar o sistema pelo windows Update e ele não me deixou. Simplesmente um sistema miserável e instável. Sem falar da berração que é o UAC. Não indo para o exemplo de Linux, A apple consegue manter um sistema seguro com firewall, e sem um sistema tão miserável e irritante como é este. Queres mais razões?

  60. racoq says:

    Ah e esqueci-me da razão, principal, é tipo LEEEEEEEEEEEEEENNNNTTTTTTTTTOOOOOOOOOOOOOOO.

  61. Luis Miguel says:

    off topic:

    Já que aqui passam tantos defensores de Linux, a ver se me podem ajudar nesta questão:

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=824

    É o único motivo pelo qual ainda não migrei.

  62. Spulva says:

    EIIIIIIIIII LAAAAAAAAAAA AINDA FALAM DOS FANATICOS DE WINDOWS????

    AHAHHAA ADORO ESTEs LINUX O DEPENDENTES

    e assim, linux e muito bonito, tem mts distros, que tem por sua vez cores muito bonitas e coiso e tal…

    Agora dizer que windows e uma merda? Ora bem, conseguem instlar o meu modem 3G em linux? epa que azar, e mt dificel o fazer, ta a criar complicaçoes como tudo, e verdade :S que stress, eu simplemente axo que os problemas de incompatiblidade deste modem 3g com o linux se devem ao vista ter saido , pois apegou doenças contagiosas ao linux, ou sera que nao e bem assim? EPA tambemouve uns stresses atras com modems ADSL em linux, dessa vez era ddo bill gates… portanto vou ouvir alguem falar dos fabricantes… epa os hardware do windows e linux e o mesmo… se mt da bem no windows devia dar no linux, pois… mas na sao a mesma coisa upsss, o vista e xp tambem na o sao…

    Por amor de deus, qual e o stress de uns gostarem de usar windows, e outros linux? nao vejo stress, pois eu ate uso os dois, mais windows é mt masi pratico, mas existem stresses que so o linux resolve (wireless in the air :D) mas a realidade e que EPA de facto o windows vista na e assim tao lento… com SP1? neps ate corre os jogos mais recentes mais rapidademnte que com o XP, mas e verdade nao num athlon com 512mb de ram, como eu tenho la em casa, mas num dual core com 2gb corre fantastico… muito masi fluido que o XP.

    PPL quando linux correr software sem grandes problemas de incompatiblidade, vai ser mt bom, ahh mas e verdade vista tem drives de som manhoso, ups o UAC e pessimo, agora escrever ./configure, e mt mais facil que clicar num botao… uhm uhm sim senhor

    Que porra de argumentos voces estao agora a ditar para ai…

    PS. estou usando actualemente um eeepc 1000h com xp na moina e opensuse, de facto linux e lixado para pessoas que mal sabem ligar o PC, a sorte de mt que comprar eeepc’s e que na perceisam mais que escrever no openoffice ou ir aos skype XD ha ppl que nem isso no iwndows sabe fazer bem, ou faz com mt dificuldade.
    Como ja ouvi linux users a dizer…« linux e dificel por si mesmo, onde e que está o cenario de dizer que eu uso linux, se toda gente o usar? na e para todos e so para alguns…», para muitos e mesmo isso que eu penso…

  63. Frente Comum do Linux says:

    Só queria avisar que a maioria destes defensores fanáticos e ridículos do Linux são alunos do Novas Oportunidades.

    Bem haja ao povo moderado que aqui vem quer seja utilizador linux, windows, osx, etc etc.

  64. @Spulva

    Concordo que cada um tem o direito de gostar mais de um SO do que de outro, por isso é que existem escolhas, gostos e opiniões.

    Quanto ao facto das “incompatibilidades”, deverias parar para pensar que a culpa é da empresa que desenvolveu drivers apenas para windows para o tal modem 3G (por isso tem que ser alguém da comunidade, isto é, nada a ver com a empresa, a desenvolver os tais drivers para linux).

    E não acredito que seja assim tão complicado, já instalei bastantes placas e modems 3G em ubuntu e fedora. Se estás com problemas, coloca um tópico no Fórum http://forum.pplware.com

    Abraço

  65. sansimon says:

    para o Rolando Almeida

    (No dia em que o ubunto for tão usado como o windows, é natural que a pirataria o afecte de forma tão brutal como afecta o windows.)
    **********************************************************************************************
    Para sua informação o GNU/Linux é free , livre , aberto.
    O Linux não é para qualquer tipo de usuário , principalmente users preguiçosos , preguiça mental não combina com Linux. O Linux é mais uma ferramenta pedagógica do que propriamente apenas um S.O. Users 90% devem continuar com windows mesmo, é a realidade , fazer o que!!!

  66. viperbruno says:

    Ainda dizem que linux e melhor que o windows… Abram os olhos 😛

  67. paulf says:

    @racoq
    Qualquer sistema vai ter sempre falhas que te vão afectar de forma grave. Se é feito por humanos tem falhas. Nem ouses pensar que não tem; se pensares estás a enganar-te a ti próprio.

  68. Rui says:

    Toda a tecnologia, informática etc serve para facilitar as coisas, o argumento de que linux é dificil e assim pedagógico não dá com nada, e totalmente contra todo o principio da evolução.

  69. CientistaMaluco says:

    Spulva, instalação de modem 3G?! No ubuntu 8.10 já consegues 😉

  70. Eduardo says:

    eu acho que isto reflecte a ignorancia de muitos. que nao gostem de linux tudo bem , que nao queiram aprender melhor ainda, a ignorancia nunca fez mal a ninguem, agora ir devolver … é no minimo estranho.
    embora isto me dê alguma ideias, ir ao mac drive e dps ir devolver o hamburger pq tava a espera que viesse caviar hmmm parece-me bem

  71. mmick says:

    Ha que ter varias coisas em mente:

    – a grande maioria das pessoas nao tem tempo de andar a ler manuais ou investigar novos SO como têm muitos estudantes/estudantes engenharia

    – a grande maioria das pessoas cresceu com o Windows e o seu GUI logo o Linux, seja que versao for, nao é tao intuitivo para essa grande quantidade de pessoas

    – o Windows é de longe o SO mais compatível a todos os níveis

    Nao se trata das pessoas serem burras, preguiçosas, etc, trata-se de que a grande maioria das pessoas querem o trabalho feito e bem. Nem toda a gente tem tardes/fins-de-semana para andar a investigar o Linux e o problema é que muita gente que frequenta este forum parecem nao compreender isto e acham que, como aprenderam na faculdade/escola/fins-de-semana a mexer no Linux, entao toda a gente que nao faça o mesmo sao ignorantes.

    Eu ja experimentei várias versoes Linux/GUI e voltei a desinstalar simplesmente porque nunca sao mais rápidas nem mais intuitivas nem mais compatíveis que um Windows XP/Vista. Pessoalmente colocaria uma versao Windows XP SP3 “emagrecida” num netbook.

  72. @mmick

    Peço desculpa mas não concordo contigo em grande parte…

    Conheço pouca gente mais ocupada que eu, mas obviamente acredito que exista, nem é isso que está em causa, o que está em causa é que acho que todos temos/criamos/organizamos sempre tempo para aprender, seja o que for, o que pode ou não faltar é a vontade.

    Se o Linux ou Windows não for da tua área profissional/de interesse, obviamente não queres “perder tempo” a “aprender” (não é preciso muito… já instalei a algumas pessoas que não tinham vontade de sequer saber como converter um qualquer documento em PDF, preferiam pedir sempre que necessário e não foi nada complicado), da mesma forma que eu não me disponibilizo para aprender física quântica neste momento. Não quer dizer que não tenha tempo.

    À parte disto, como já referi e também já foi referido por outros e até porque este post já está a ficar “gasto”, fica ao gosto de cada um usar um SO ou não, respeito quem usa o que quiser usar, mas não atirem “areia para os olhos”, uma coisa são opiniões ou gostos, outra são factos. Cada SO adequa-se mais ou menos ao que cada um faz no seu computador.

    Abraço

  73. Pad says:

    @aver

    Estive a ler por alto alguns tutoriais da front page do site e devo dizer que conseguia executar a maior parte dos tutoriais no meu ArchLinux, mesmo dizendo lá “for Ubuntu”.

    Claro que tutoriais como este http://www.howtoforge.com/installing-xbmc-on-ubuntu-8.04 tenho de consultar os repositórios da minha distro e instalar a partir de lá. Nada de especial.

    Então este http://www.howtoforge.com/installing-adobe-air-1.1-for-linux-beta-on-ubuntu-8.04 quase que me fez rir de tão simples que é e pode-se fazer em qualquer distro.

    Como disse, Linux é Linux seja qual for a distro. Por exemplo, eu quando tenho um problema no meu ArchLinux às vezes vou mais depressa consultar os foruns do Ubuntu ou a Wiki do Gentoo do que os foruns/Wiki do Arch.
    Pois todos sabemos que a Wiki do Gentoo é famosa por ser umas das melhores Wiki Linux que há (às vezes até na Wiki do Arch aconselham os utilizadores a utilizar a do Gentoo) e os foruns do Ubuntu também são famosos por serem muito frequentados, e por isso a probabilidade de encontrar problemas semelhantes ao meu é maior. Claro que quando é um problema dos programas próprios da distro, como o pacman (package manager do Arch) por exemplo, não vou aos foruns do Ubuntu nem há Wiki do Gentoo.

    @Ferreira

    Ferreira, fui de propósito ao site do Opera e não reparei em nada. Vi downloads para todas as distros.

    Queres explicar-te?

    @Spulva

    Critica as empresas. São elas as culpadas.

    Até aposto que metade do pessoal que usa/experimentou Linux e não conseguiu correr determinado software/hardware no SO não se dignou serquer a mandar uma carta de reclamação para a dita empresa.

    @mmick

    Windows mais compatível? Nah. Tu só consegues usar determinado hardware porque veio um CD com ele na caixa ou estarei enganado?

    Não sei se com o Vista o panorama mudou, mas nos portáteis cá de casa, quando quero instalar XP, tenho de andar com não sei quantos CD’s de drivers e dezenas de reboot’s até conseguir usar o PC em condições.

    Linux, out of the box, é dos SO com mais compatibilidades com hardware que existe.

  74. racoq says:

    @Frente Comum do Linux
    Para te dar “diarreias mentais” com comentários desses, mais vale estares calado para a próxima.

  75. Spulva says:

    Boas ppl, se vao resolver isso numa versao de ubuntu, porreiro, mas na e isso que me preocupa, o pior e que apsar de naa tido sido facil, ja esta instalado, so que mt gente nao tem a paciencia, que eu tive, nao sei como, para o fazer, mas eu so usei essa comparaçao para dizer que a culpa de mts problemas que se da aos SO, muitas vezes nao e deviido a estes mas sim aos fabricantes de hardware, e bom ver que voces nisso concordam, agora, linux e mt bom e verdade, mas o windows e mais simples e faz tudo mt mais acessivellmente, e temos de ver que nem toda gente tem conhecimentos informaticos assim tao avançados, como tal nao os podemos chamr de burros, quase de certeza que sabem fazer outras coisas muito melhroes qu e nos mesmo… depois de eu ter que fazer um testamento para uma pessoa instalar o winrar DAHhh, nao quero ter que instalr um 7zip em linux a ninguem, pois era o que se passaria se linux passasse a ser utilizado pelas massas, temos de ver que windows e linux por muito que o objectivo seja semelhante é para massas diferentes em alguns aspectos.

  76. aver says:

    @ Pad

    Parece bom o ArchLinux. E até está a vencer a outras distros. O Post do forum com mais views tinha 58866, pelo que calculo que seja esse o número actual de utilizadores.

    Mas a minha questão não é se o ArchLinux é bom (ou outra distribuição). Tenho quase a certeza que é. É se faz sentido dispersar esforços (dos 12 programadores que constituem o núcleo do ArchLinux e da quantidade de pessoas que encontra soluções e as apresenta no respectivo fórum) e que, em grande parte, só aproveitam aos utilizadores dessa distribuição.

    E não me convences que a informação e os produtos que se desenvolvem ao nível duma distro aproveita a todas as outras (embora, claro, com excepções como seja, fazer um tutorial sobre a instalação do Adobe Air ).

    http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=426287#p426287

  77. Pad says:

    @aver

    Não sei se foi o que dei a entender, mas não pus em causa a qualidade das distros Linux que existem.

    Normalmente as distros criam os seus próprios foruns e Wiki’s para a documentação própria e que depois com o tempo e com o nº de utilizadores vai sendo adicionado a pouco e pouco documentação para os mais diversos softwares.

    O que fazes numa distro, também fazes na outra. Afinal o que varia de distro para distro? Localização dos ficheiros de configuração e de instalação, instaladores da distro, gestor de pacotes e pouco mais.

    Muitas vezes, as pessoas vêm ficheiros .deb e pensam que aquilo é exclusivo de distros baseadas em Debian mas a verdade, é que podes descompactar manualmente o .deb e instalar tu os ficheiros nele contidos nas devidas localizações da tua distro. Eu já o fiz uma vez. Mas não tenho a certeza que isto se aplica a todo os pacotes.

    Olha para este tutorial de IPTables para newbies vindo da Wiki do Gentoo:

    http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Iptables_for_newbies

    Podes usa-lo em qualquer distro que queiras, à exepção da parte de instalação e talvez da localização dos ficheiros de configuração, que por vezes (nem sempre), pode variar.

    As pessoas muitas vezes criam um bicho de sete cabeças com as distros Linux sem necessidade nenhuma. Eu uso Arch porque gosto da simplicidade e da personalização que oferece. Outros gostam de Gentoo porque querem ter um SO à medida do seu computador. Outros usam Ubuntu porque não têm paciência para instalar os softwares peça a peça. Outros usam CentOS porque já têm uma distro adaptada aos servidores (com software e configurações) e escusam de andar a perder horas a configurar um sistema de raiz. E entre outros.

    Não há programas exclusivos de umas distros a não ser os softwares que a administram.

  78. aver says:

    Bom. Já me convenceste a instalar outra distro numa máquina virtual.

    Mas a mim faz-me confusão os comentários, como os que encontro no forum do ArchLinux (por sinal, bastante moderado e que usa pouco a espressão “lixo” para se referir às outras distribuições), como seja: “Já corri as distros quase todas (enumeração). Felizmente encontrei esta”.

    Pus o link no comentário acima por brincadeira, porque sei que quem fez o desenho também o fez por brincadeira. As guerras entre utilizadores de sistemas operativos diferentes não fazem sentido – mas que muitos utilizadores de uma distro a consideram um sistema operativo (e não o Linux) e se sentem em guerra com as outras distros, parece-me que é verdade.

    Cumprimentos.

  79. aver says:

    … expressão …

  80. Sup3roque says:

    Como já foi dito, isto deve-se a um erro estratégico da MSI

    Se querem pagar 300€ por um portátil, não podem esperar um SO que por si vale 0€ e paga-se 200€

    Metam ubuntu nisso que a coisa vai ao sitio MSI 😛

  81. Hugo Pinto says:

    refiro também que já ouvi e li n sei onde que, no q toca a drivers, a empresa do sr linus torvalds comprometeu-se a fazer/converter todos os drivers q lhe forem solicitados para funcionarem em linux.

    e no que toca ás queixas sobre software, espero que os desistentes tenham explorado primeiro o Wine nas compatibilidades dos programas mais referidos, pelo q para o q tenho experimentado, faz alguns milagres… 😛

    mas n tou a tomar partido, só a promover o conhecimento de causa antes da escolha.

  82. aver says:

    Uma coisa que ninguém se lembrou – isto dos números relativos é tramado.

    Os computadores com Suse Linux devolvidos são quatro vezes mais do que os que têm XP – são muitos ou são poucos ?

    Se devolverem 10% dos que têm XP, então com Suse Linux devolvem 40%. É Muito.
    Se devolverem 0,1% dos que têm XP, então com Suse Linux devolvem 0,4%. É Pouco.

    Também foram perguntar a um responsável da Canonical se também devolviam mais netbooks com Ubuntu do que XP. Disse que sim, mas que eram poucos. LOL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.