PHP é à quinta-feira – Começar a programar
Quem nunca programou e gostava de o saber fazer, dê um clique no rato,..Ora 1, 2 ,3,..176,177..240..Estou a ver que há muitos de vocês interessados. Esta é uma rubrica em formato de post que será publicada todas as quintas-feiras (incluindo feriados).
O objectivo desta rubrica será "viciar-vos" e ensinar-vos a fazerem os vossos próprios programas/scripts assim como trocar algumas ideias a nível de programação entre utilizadores do pplware que sabemos que também dominam a coisa. Bem, como post n.º1 sobre este tema vamos dividi-lo em 3 partes:
- O que é o PHP
- Ferramentas necessárias
- Exemplos
Antes de passar ao ponto 1. queria referir que para se ser um bom programador (daqueles que só bebem coca-cola e comem hambúrgueres eh eh eh), o que será aqui ensinado não chega. Entendam esta rubrica como um "empurrãozinho" para a programação em php. O pplware não é um blog exclusivamente dedicado a nenhuma linguagem de programação mas pensamos que podemos ajudar alguns de vocês a iniciarem-se nesse mundo. Para quem pretenda saber mais sobre esta tecnologia visite o site: http://www.php.net Bem, vamos lá começar, para os preguiçosos e para os que já sabem a lenga lenga do PHP aconselho a passarem para o ponto 2., para os outros continuem a ler.
1 - O que é o PHP (acrónimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor)? - Linguagem para server-side scripting (ou seja, corre do lado do servidor e não do lado do cliente como é o exemplo do javascript) - Concebida para geração dinâmica de páginas Web - Corre em várias plataformas (Unix, Linux, Windows, Solaris,..) e pode ser integrada com vários servidores Web (IIS, apache) - Suporte para muitos SGBDs (Sistemas de Gestão de bases de dados) (MySQL, Oracle, ...), especialmente bem integrada com MySQL - Possui um vasto conjunto de extensões: Smarty, PEAR, … - etc, etc, etc
Resumindo: Eu normalmente uso o PHP para fazer páginas dinâmicas isto é, fazer aquilo que não se consegue fazer usando somente HTML. Código php dentro de html. Um bom exemplo disso é os formulários.
2 -Ferramentas necessárias
Eu normalmente uso as seguintes aplicações:
- XAMPP (Digamos que tem tudo, desde apache (HTTP), o interpretador PHP necessário, etc etc). Podem fazer o download aqui. -Notepad++ (editor para escrever código). Podem fazer o download aqui. - Dreamweaver. (Opcional)
Comecem por colocar o XAMPP a funcionar. Como ajuda podem seguir o seguinte tutorial. O XAMPP pode ser instalado ou simplesmente efectuado o seu download e colocar numa pasta em C:\xampp. Depois existe um ficheiro de controlo de serviços (xampp-control.exe) duplo clique e start ao serviço apache (para quem não sabe, o apache é um servidor de páginas Web).
Para testarem se a vossa plataforma já está operacional abram um browser (IE ou firefox) e escrevam no endereço: http://localhost ao que vos deve aparecer algo do género:
3 - Exemplos Vamos começar por fazer um simples programa em PHP. O tradicional: "Hello World!!!" a) - Abram o notepad++ e escrevam o seguinte código:
Nota: em php é normalmente usado tags ou directivas que indicam que tudo o que está dentro das mesmas deve ser interpretado pelo compilador como código php. Por isso termos:
ou ou
é exactamente a mesma coisa !!!
echo é a instrução que envia para a saída (neste caso para o nosso browser) qualquer informação, podendo conter texto, números ou variáveis.
b) - Salvem o ficheiro com o nome programa01.php e guardem em C:\xampp\htdocs\ c) - Abram um browser (IE ou firefox) e escrevam no endereço: http://localhost/programa01.php
Verifiquem se o resultado é igual ao seguinte:
Que dizem? Simples para primeiro exemplo? Já agora deixo-vos o seguinte código para TPC e para experimentarem:
Qual o resultado? Portem-se bem e boa programação
Este artigo tem mais de um ano
Isso corre no Vista ?
@Lupe, sim!
@Pedro Pinto, grande post, parabéns. Só uma colocação, o PHP não integra-se bem apenas com MySQL, mas sim com qq banco.
Espetaculo Pedro, desde de já agradeço e espero por mais.
Sempre a estalar este pplware abraço.
@Evandro
Sim é verdade. Mas o Mysql é tipo marido e mulher :), sendo o Mysql a mulher e o PHP o homem. Foram feitos um para o outro !!
@Lupe
Sim, claro.
Cumps
PP
Aconselho EasyPHP para servidor local e PSPad para windows e Quanta (o melhor) para linux ou Aptana (ainda estou a conhecer e parece-me muito boa opção, para windows e linux) para editar código.
Este pplware n para de surpreender…. Vou aproveitas estas dicas. Afinal, é sempre bom saber um pouco de tudo.
Cumps
jz
Muito interessante este incentivo, parabéns, todos os dia dou cá um salto para ver novidades já n passo sem pplware 😀
I’ll be watching… xD
Grande iniciativa 😉
Ta aii… gostei da linguagem em PHP..
um dia pretendo estudar mais sobre ele..
Grande post, sim senhores…..
E para usufruir aind mais das enormes capacidades PHP, sugiro a integração com o Joomla.
THANKS ONCE AGAIN
Parece que isto vai ser muito interessante, até porque sou estudante de programação:P
Já agora a solução do TPC vai ser “Olá eu chamo-me Pedro Pinto e tenho 27!”
A solução real é “Olá eu chamo-me Pedro Pinto e tenho 27 !” Perceba o espaço após a variável referente a idade. ;P
Tão minucioso. xD
Não existe tal coisa como um “compilador php”. Deixem a programação para quem sabe ou tirem um curso em vez de andarem aqui armados em programadores.
Talvez não no sentido clássico da palavra, mas existe.
http://www.phpcompiler.org/
No entanto o autor deste artigo possivelmente queria dizer interpretador PHP.
Pessoal do Pplware, e que tal criarem um Forum sobre isto?
Desde php, asp.net, Javascript, ajax, photoshop, etc, etc…
Não concordo com o que o Carlos Silva disse ngm ta armado em programador estao so a dar uma luzes a quem quiser para se iniciar na programação.
Mas sem duvida para ser programador isto nao chega.
Carlos Silva, estou a ver k ja nasceste ensinado pega nos teus compiladores e compila daki
se querem luzes vao a EDP. se querem aprender a programar leiam livros em vez de foruns amadores
Carlos Silva se achas este forum assim tao amador porque que o visitas???
Puro prazer em fazer comments parvos????
@Carlos Silva
Ai não? 🙂 Se fores minimamente bom programador saberás o que eu quero dizer !!!
Cumps
Pedro Pinto
na verdade eu tenho o feed de rss do pplware no meu browser por causa das notícias, que são bem escolhidas para depois serem copiadas. e abri este post pois achei curioso o título e pensei que fosse respectivo a um nova revista.
sei que queres dizer interpretador. mas que nao é ,de longe, o mesmo que compilador, o que te torna amador. mas manda mais posts de php que me quero rir mais
@Carlos Silva,
Vá sem stress, se quiseres colaborar na boa. Temos de ir com calma, e como eu disse isto não é para fazer Gurus, aí ja têm de ler os tais livros. Já agora podes deixar aqui o registo da tua experiência na programação, para os outros utilizadores, assim como umas dicas construtivas !!! Sabes que há pessoal que quer aprender e não tem como isto pode ser uma excelente ajuda.
Porta-te bem
Pedro Pinto
Porra demais isto…, espectáculo explicas mesmo bem.
Quero mais ……!!!
Parabéns pela iniciativa.
Pedro Pinto,
Querer ser ensinado é meio caminho andado para nunca saber aprender. Quem quiser aprender, quem quiser realmente aprender, tem que ter a vontade de procurar. a vontade de ler, a vontade de pesquisar, analisar e nao a de que lhe mandem artigos semanais a ensinar a dizer “ola”. Leiam livros.
Então nesse caso não poderíamos frequentar nenhum curso, tal como disseste em cima.
Por algum lado se começa e não sei qual é a tua de mandar ler livros.
Andas muito revoltado. Cá para mim esse programazinho que andas a investir demasiado está-te a sair pela culatra.
Vê se te orientas.
Sr. Carlos Silva, acho que precisas pensar muito nessa sua necessidade de
desvalorizar o trabalho do outro, será que estas tão inseguro
sobre o seu saber?
Carlos Silva… isso é nome de iluminado. Agora fizeste-me rir, só tens o feed do Pplware para veres as noticias que nós escolhemos e que copiamos, hehehe
Raios partam o Noddy e o Ruca, este miúdo anda a programar frente à televisão, é um esclarecido, um iluminado.. e nós bando de amadores… tshiii e agora?
Boa iniciativa, vou seguir com bastante atenção.
Carlos Silva, não gosta não coma! Em vez de andar aqui armado em CUCO, e a mandar postas de pescada! A programação é só para os eluminados? O tio Gates por certo não tirou o seu curso de programação (acho que não tirou nenhum) e é quem é, ou não será? É terreno vedado?
Não percebo nada de PHP mas gostaria de nas horas vagas me iníciar. Esteja descansado que não vai ser por esta iniciativa que os programadores e “outros” vão perder o emprego! Não irá certamente sair daqui uma fornalha de programadores de PHP que faça outros irem a correr ao Centro de Emprego. Sussegue lá homem…
PS – Pplware, não vale a pena rebaixarem-se aos gostos e “ordens” do Carlos Silva apenas para lhe agradar!
@Carlos Silva
Tens razão no que disses-te! No entanto existem compiladores PHP !!!
Então e este blog não pode ajudar essas pessoas? Para que querias a revista? Não era para aprofundares conhecimentos? Se és programador não consultas sites para o efeito? Eh. pah. se tu já sabes cala-te !!! deixa aprender quem quer , ou vens para aqui tentar ensinar os outros?
Há-de aparecer sempre um cromo !!! Chiça !!!!
Pedro Pinto
Boas,
Fico à espera de mais posts sobre PHP.
Pedro Pinto estás em alta… as quintas aprende-se PHP, as sextas temos o famoso post “E porque hoje é sexta”. Este pplware é mesmo fantástico.
Sempre utilizei scripts pré-feitos em php, tais como postnuke, phpnuke etc, mas para ser sincero nunca percebi muito do que tava a fazer… espero aprender umas coisinhas… Obrigado
Na verdade eu queria ver a revista para ver se estava bem conseguida, que eu nao preciso de aprofundar conhecimentos. Adorei ver todos os ignorantes aqui a defender-se uns aos outros. Continuem com o grande blog com rubricas para atrasados mentais. Nunca nenhum de voces vai perceber a ponta de um corno de nada.
Pessoas, por algum lugar se há de começar.
E quem não começou pelo “Hello World” que atire a primeira pedra…
Iniciativa interessante. Eu particularmente já passei da fase “hello world” há bastante tempo, mas espero, humildemente, que no futuro muitas dicas venham a calhar.
O grande truque, na verdade, pessoas, é andar pela linha do meio, olhando sempre o horizonte. Porque se olhar para baixo demais se acaba por ver apenas o próprio umbigo, e se olhar para cima demais se acaba por ficar pescoçudo.
Como anda sua servical, Sr. Carlos?
Sim senhor Pedro Pinto tou a gostar cada vez mais deste PPLWARE ja não passo sem vir ca dar uma espreitadela ja a mais de 1 ano que todos os dias venho ca uma ou mais vezes. 😉
cervical… cambada de aleijados
Acho que esta iniciativa de fazer uma rúbrica sobre a programação com PHP é de louvar.
Creio que se agradecem todas as opiniões desde que o objectivo seja melhorar o seu conteúdo e incentivar quem trabalha.
Muitos parabéns Pedro Pinto. Continua que vais pelo bom caminho. Eu irei certamente estar atento a esta rúbrica 😀
Oh Sr. Carilitos Silva,
Eu nunca quis realmente aprender… gostava mais de ser ensinado. E sempre fui o melhor aluno da minha turma…
E esta hein?
Será que eu sou anormal? E todos os outros visitantes deste site também?
Ou só tu é que andas do lado certo da estrada?
Ou o Sr. é que quer inventar expressões filosóficas à padeiro sem saber minimamente do que fala?
Que gentalha mais irritante…
Vai colar ao ecrã para outros lados da web com esses óculos fundo de garrafa…
Continuem com o bom trabalho pplware 😉
Um blog de eleição sim senhor. Parabéns.
O que fazemos a este vírus chamado @Carlos Silva??
1) Fazemos de conta que é SPAM!
2) Deixa. Deve ser um puto !!
3) Mata-Moscas no gajo
4) Manda-o para a Universidade para ser estudado.
5) Quem é esse? Ah..o gajo do compila sempila !!!
Agora a sério Carlos Silva, não venhas para aqui ofender o pessoal. Um dia ouvi alguém dizer o seguinte: “Os bons profissional são pessoas humildes e discretas !!!”
Adios
eu ja progamei em php / mysql aconcelho o uso de “easy php” é free é muito bom acreditem.
a rubica ta mt boa =D e o site tem as melhores noticias e software que um utilizador pode querer.
cumps
Sr. Saknek, se és quem penso, sabes quem sou 😉
Ah, e já agora Sr. sabe-tudo-pseudo-idiota:
http://www.roadsend.com/home/index.php?SMC=1
Ai está o NÃO-EXISTENTE-COMPILADOR-DE-PHP.
Tristeza
Boas,
Já fiz algumas coisas em PHP, quer para clientes quer para a faculdade..
Comecei pelo “Olá Mundo!”, um clássico do inicio de qualquer programação.
É claro que tudo o resto vem com a prática e muita pesquisa, mas começa-se sempre pelas bases e é isso que está a ser publicado aqui. PARABÉNS!
Esse @Carlos Silva só pode não ter nada para fazer..
prefiro minha equipe:
EasyPHP (básico mesmo – apache, php, mysql e phpmyadmin), Dreamweaver CS3, Zend Studio 5.5 e Zend Server.
O que é o Zend??? É só o melhor debugador de PHP! Para quem não conhece a ferramenta melhor buscá-la e vê do que ela é capaz! Hoje não programo mais sem o Zend!
Zend Studio 5.5 é compatível com o Windows Vista e tb tem a versão para linux.
CARLINHOS DA MÂMÂ: ” JÁ DIZIA O MERLO PARA O PICAÇO… PELAS NALGAS QUE É UM DESCANSO !!! “
Parabéns! Mais uma vez parabéns ao Pplware! Acabei hoje um curso de Programador Web de 1500 horas e acho esta iniciativa muito boa para podermos trocar ideias e esclarecer dúvidas. Aprendi muitas linguagens de programação, mas foi o PHP que eu gostei mais, além de ser gratuito e o seu alojamento ser mais barato.
“Balo lá em frente!”
@ Pedro Pinto
Tens toda a razão no teu último comentário!
Como diz o velho ditado: “Andamos sempre a aprender e, morremos sem saber!”
Excelente rubrica vou acompanha-la sempre 😀
“Na verdade eu queria ver a revista para ver se estava bem conseguida, que eu nao preciso de aprofundar conhecimentos.”
Eis que numa frase ele se revela em toda a sua magnificencia!!!
Quem consegue admitir a sua ignorancia pode começar finalmente a aprender e o Carlos Silva acaba de se mostrar. Penso que ainda falta muito para poderes começar a aprender, pelo menos a ser humilde!
E eu que até sei uma coisas de PHP tenho sempre mais uma a aprender. E não tenho medo de admitir isso.
Mas continua assim e parece-me que vais longe, bem longe.
Se queres um conselho, torna-te menos arrogante e pode ser que ainda tenhas salvação. Se não quiseres, não te admires que cada vez estejas mais “isolado”.
Para o Carlos Silva, continuação de uma grande vida como “sabe tudo”.
Para os restantes, se quiserem continuar a aprender vão aparecendo.
E apenas mais uma coisa.
Este Carlos Silva não é o (ele que me perdoe o titulo, é apenas que os habituais do pplware o identifiquem!!) inimigo figadal do Linux e amigo do Windows.
É um qualquer usurpador de nomes que nem tem a decencia de se identificar correctamente (independentemente de ser esse o seu nome próprio!).
Volto a dizer, um pouco de humildade fica sempre bem.
P.S. “Carlos Silva habitual”, as minhas desculpas pelo titulo injusto.
Pedro Pinto,
Boa iniciativa, se no teu entender necessitares de ajuda para scripts, manda-me um mail que eu posso dar uma ajudinha.
@ryu
Não te espalhes estavam a defender-se também do Carlos e tinhas que vir estragar tudo, o compilador de php que referes pode ser considerado um compilador mas não existe tal coisa como php compilado o que esse pseudo compilador faz não é muito complexo… e apesar de à primeira vista parecer que compilou num vista mais proxima tens o livro aberto, e garanto-te que até à data não consegues por um site a correr em php compilado!! apesar de o apache 2 já ter umas libraries todas pipis ainda está longe! Claro que existem truques para esconder o codigo que é um dos principais objectivos de um compilador enquanto que um interpretador le o codigo e mediante o mesmo executa determinadas acções, tens uma serie de funções que chamas e passa argumentos o “sumo” esse está escondido!
Desculpa a incoerencia estou a escrever isto remotamente no meu pc e a net ta muito lenta!
😉
Este blog é como o vinho do Porto quanto mais velho melhor….
php guide filetype:pdf
😆
Não consigo perceber como é que um sujeito que se diz programador consegue ser tão animal, no que diz respeito ao trato com os outros. Não acredito que sendo programador saiba tudo de programação, de todas as linguagens e afins…. Por isso, este site pode dar uma ajuda não a quem quer fazer vida do PHP (pelo menos no início) mas para desenrascar qualquer coisa que precise e que tenha de ser feito obrigatoriamente em PHP. Se esse sujeito é realmente um bom programador então não deveria ter muito tempo para se dedicar a aprender coisas que só fazem falta de vez em quando. Nestes casos uma ajuda seria boa. Eu não consigo compreender como é que uma “pessoa” pode ser tão arrogante. Sou programador há 15 anos, tenho muitas aplicações a correr em diversas plataformas e em diversas linguagens de programação, e no entanto tenho a clara noção que me falta uma enormidade de conhecimentos numa enormidade de áreas. Se esse sujeito não está neste ponto então não é bom em nenhuma área em concreto, apenas mediano ou insuficiente. A especialização é cada vez mais uma obrigação na área de informática para se conseguir atingir o grau de excelência.
De facto o trabalho aqui prometido do Pedro Pinto vem abrir uma nova frente de informação, tirando alguns piolhos da couve, que com esta temperatura ainda rabeiam, o sentimento geral é de interesse e curiosidade pela continuidade.
Vamos esperar pela próxima quinta, grande trabalho Pedro, não abrandes 😉
Não é o que diz no site ^^
“Roadsend PHP Compiler is a free, open source native compiler for the PHP language. It compiles PHP source code to stand alone, native binaries which do not require an interpreter.”
Um extra… PHP quando surgiu designava-se por Personal HomePage (PHP) depois com os restantes melhorias e ajudas de outros programados ai sim passou-se a chamar… PHP: Hypertext Preprocessor, mas ja numa altura mto avançada… prai a partir do php2 ou 3
Optimo guia de introdução ao php, continuem a fazer este bom trabalho. 😉
Deixo aqui outro excelente pacote, o que neste momento uso, que é simplicíssimo e fácil de usar:
http://www.wampserver.com/en/index.php
http://www.wampserver.com/en/download.php (pagina download)
mt giro!
Boa iniciativa!
Seria interessante, posteriormente publicar este tutorial em pdf (para ter tudo num único ficheiro) 😉
Continua!
Excelente ideia a de fazer esta rubrica sobre o PHP.
Abraços
[[]]
Bem parece que toda a gente já dorme, até mesmo “certas crianças” que passam por aqui e fazem uma espécie de birra, só porque existem pessoas que querem aprender mais alguma coisinha………..a diante. Este sitio é agradavel por isso minha gente haja respeito.
Bela iniciativa esta do php e no final compilador ou descompilador não tem importancia… o que interessa é o grande trabalho deste site em InFormar e trazer muita InFormação pra quem precisa…
@Pedro Pinto
seria muito se eu lhe perguntasse com quantos anos começou a programar?
já agora…
Conhecem aquela anedota, em que num disfile militar havia um soldado com o passo trocado. A mãe desse soldado que assistia ao desfile, exclama muito orgulhosa:
– olhem que curioso… vão ali 800 soldados a marchar e só o meu filho leva o passo certo!
todos concordam e apoiam este post, só esse Mário…
Concordo com o HG
bom fim de semana p’ra todos
Não resistí.
“Não existe tal coisa como um “compilador php”. Deixem a programação para quem sabe ou tirem um curso em vez de andarem aqui armados em programadores.
se querem luzes vao a EDP. se querem aprender a programar leiam livros em vez de foruns amadores
na verdade eu tenho o feed de rss do pplware no meu browser por causa das notícias, que são bem escolhidas para depois serem copiadas. e abri este post pois achei curioso o título e pensei que fosse respectivo a um nova revista.
sei que queres dizer interpretador. mas que nao é ,de longe, o mesmo que compilador, o que te torna amador. mas manda mais posts de php que me quero rir mais
Querer ser ensinado é meio caminho andado para nunca saber aprender. Quem quiser aprender, quem quiser realmente aprender, tem que ter a vontade de procurar. a vontade de ler, a vontade de pesquisar, analisar e nao a de que lhe mandem artigos semanais a ensinar a dizer “ola”. Leiam livros.
Na verdade eu queria ver a revista para ver se estava bem conseguida, que eu nao preciso de aprofundar conhecimentos. Adorei ver todos os ignorantes aqui a defender-se uns aos outros. Continuem com o grande blog com rubricas para atrasados mentais. Nunca nenhum de voces vai perceber a ponta de um corno de nada.
cervical… cambada de aleijados”
É sem dúvida um tergiversador!
Vale lembrar que uma contração do echo também muito facil de usar é
isso é um echo bem diminuto que facilita bastante para se escrever pouco =D
Ora Vamos lá responder as questions 🙂
@ZeCspec
Eu comecei a “olhar para a coisa (programação)” tinha praí 17 anos. Acho que ja foi tarde mas ainda fui a tempo. Já programei em C, C++, Java, Bash, PHP, C# mas não sou nenhum GURU em nenhuma, até porque como diz o Pedro Simões, neste mundo uma pessoa parece que nunca sabe nada, anda sempre a aprender.
Para acabar com a polémica, o PHP é interpretado e não compilado, foi um lapso meu e ponto final. (Quem lida com muita coisa às vezes baralha-se, por isso as vossas ideias, as vossas avaliações são importantes).
Dizer também que a minha profissão não é a de Programador !!!
< ?php echo "Cumps a todos"; ?>
PP
PPlware Rulez
Boas,
Antes de mais queria felicitar o pessoal resposnsável por este Post.
Agora queria deixar umas palavras ao Sr Mal Humorados e que tem a mania q sabe tudo, (@carlos silva), (sim o nome em minusculas pq não merece mais), Epa, se és um grande programador onde está o teu trabalho? Já fizeste alguma coisa visivel? Diz-nos.
Eu vou-me apresentar agora, sou um Oficial do Exército Português e tb sou Programador, já desenvolvi muita coisa em Visual Basic 6, VB.Net, ASP e SQL mas de PHP sou um zero á esquerda, mas parece intituivo e e parecida com as outras liguagens de programação do género, por isso vou estar atento, divulgar aos meus camaradas esta iniciativa e esperar que venha a ser desenvolvida o mais possivel.
Espero que os infelizes coméntario não desmotivem o pessoal do PPLWARE.
Um abraço e continuem assim.
E acho q falo em (quase) todos nós (Excepto dessa pessoa q se acha mt bom), um mt obrigado por este Blog.
Mais uma vez para fazer uma pequena questão?
Todos conseguiram por isso a funcionar ?
Até Já
Eggo, de facto pode parecer um pouco desmotivante esse tipo de comentário, e vocês não leram o que tivemos que remover, era do mais rude que a língua portuguesa permite, mas apenas desmotivava se eu não soubesse de onde vem!
Como sei de onde vem, sei quem escreve daquela forma e sei bem o motivo (um destes dias dou os nomes aos bois) aquele tipo de comentário serve de barómetro do desempenho do nosso site, nosso editores e vosso visitantes e críticos atentos.
Não queremos palmadinhas nas costas ou criticas douradas, não, queremos que nos dêem opiniões construtivas, que nos orientem naquilo que possivelmente não estaremos a conseguir, agora o “bota abaixo” para mim é trampolim.
Obrigado a todos que fazem deste local um sitio agradável para se aprender e ensinar.
Epá isto já vai aqui uma conversa que nunca mais acaba.
A minha primeira reacção a este post, foi uma risada, e explico porque, é que seja a linguagem que for, a 1ª coisa que se aprende é o Hello World LOL.
Já dei PHP, não sou craneo, e das linguagens todas que já dei foi das que mais me motivou, dou os meus parabens para esta iniciativa, pa quem não sabe, ou tambem acha aborrecido por vezes pesquisar, é um bom inicio, pode ser que o bicho pegue.
De momento tou a aprender CSharp, e tambem me parece uma boa linguagem, interessante, veremos.
Os meus parabens pelo post, que venham mais 😉
Ah, houve alguem que comentou que á 5ª tinhamos o PHP , á 6ª tinhamos , as famosas sextas, não esquecer a 2ª, acho que é a 2ª , os famosos wallpapers do mundo.
Pllware CADA vez melhor 😀
@carlos silva
Aqui fica uma dica, de graça:
Rosend PHP Compiler
http://www.roadsend.com/home/index.php?SMC=1&pageID=compiler
Como é que uma pessoa que domina tanto o desenvolvimento de software como o senhor não sabia disto? Certamente não estava atento.
Este fórum que todos nós apreciamos, não tem como objectivo formar programadores, mas se conseguir incutir o gosto pela programação através de pequenos artigos como este do PHP, a sua missão está cumprida.
Tente alargar as suas vistas e perceber que o mundo não é só preto & branco.
Ah, e já agora, um pouco de educação na forma como comenta também seria apreciada.
Epá 71 comments isto está renhido!
@Miguel apoiado.
Olha ohh CARLOS SILVA como tu dizes “blog com rubricas para atrasados mentais.” Então gostava de ver a tua capacidade para criares algo tão bom como o PPLWARE. Eu não sou nenhum crânio em informática nem lá perto chego, mas uma coisa consigo compreender que as informações que nos dão aqui são a que eles pensam ser as mais correctas e fazem um esforço para que a malta tenha algo de interessante para ver na Net. E tu se pensas que és o melhor deves estar muito enganado pois se calhar nem percebes nem metade do que a malta do PPLWARE. E porque hoje é sexta… http://img185.imagevenue.com/img.php?image=90046_00031r8q_122_448lo.jpg
O Carlos Silva… ao reparar na forma rude e completamente sem nexo do teu comentário, nada mais há a dizer pk está a frente de tds os que sabem ler… Só tenho muita pena de saber que ainda existem pessoas no mundo como tu… Que nada mais fazem do que criticar e não fazer nenhum comentário constructivo…
PS: Com essa tua atitude e por muito que saibas não acredito muito que chegues a algum lado no mundo da informática… Respeita e serás respeitado, caso contrário apenas serás mais um inutil…
Pedro Pinto, discordo quando dizes Php-Mysql tipo Marido e Mulher,
Eu uso Php e PostgreSQL esse sim marido e mulher, pois são duas plataformas Open Source e Free, o Mysql para fins comercias requerê uma licença paga, o PostgreSQL é inclusive mais poderoso que o Mysql 😉
@Covenant,
Eu usei o postgreSQL num projecto e notei que é mais potente que o MySQL. No entanto, referi o MySQL porque além de vir incluido logo no XAMPP é o mais vulgar para estas coisas. A tua opinião fica registada …
Cumps
PP
Olá.
Só um blog que consegue manter on-line utilizadores regulares na ordem da três digitos, 8,905 Nicks registados, 5,656 Posts, 54,701 Comments tem “arcaboiço” para evoluir para outros vôs.
Por isso os meus parabéns a todos os autores e colaboradores, em especial para o Vitorm.
Como se diz na gíria popular “Os cães ladram mas a caravana passa”.
A todos os leitores e participantes gostaria de expressar a minha lealdade a um trabalhgo que tem contribuido para e-formação na área da informática em Portugal e por que não noutros paises de lusófonos ou não.
Cumprimentos a todos.
Cordilamente
Seripos
Mt obrigado… espero k com isto impressionar os meus amigos;)… alta iniciativa 🙂
O PHP é uma linguagem fantástica.
Tenho 13 anos, já fiz coisas engraçadas e sem grande dificuldade.
Para quem está a começar aconselho este site: http://www.w3schools.com/
Este Carlos Silva faz-me lembrar alguns colegas meus informáticos que a unica coisa que sabem fazer é pegar no algoritimo do engenheiro e passa-lo para codigo avançado ou de maquina. Depois quando vêm putos de 12 anos a dominar uma lingua como o c# ficam todos assutados e com medo de ser ultrapassado.
Na minha faculdade temos varias cadeiras de programação e sabem o que ensinam nessas cadeiras? Fazer esquemas – pseudo-codigo, o algoritimo. Na maioria das cadeiras apenas dão umas luzes do codigo que vamos usar e até ha varias em que o professor viram para nos e diz: é para fazer um msn em java. Não sabe java? Vá á net a procure nos blogs, foruns e sites da especialidade!! (Se fosse em php ja podia vir aqui obter umas dicas)
Concluindo se alguem quiser ter futuro na informatica tem de ser bom na criação do algoritimo porque depois de ele estar pensado é so traduzir pa codigo da lingua que quiser ou que der mais jeito. E se nao sabe uma, com dois ou tres sites com o codigo e intruções está feito o programa. Por isso não interessa se apredemos a programar se não souberemos resolver o problema.
p.s. Bom post, pena nao me ensinar nada de novo. Tenho de esperar pelos mais avançados.
Só mais uma coisa não seria melhor ter começado pelo Xhtml e .css?
Fiquem bem.
Hey grande post, isto funciona, já tenho o Xampp a rolar, vocês são grandes….
Já trabalho na industria de software à 2 anos, penso q usar blogs para inciar alguém na programação não é, na minha opinião, o melhor formato… muito menos começar com soluções web… mas n invalida de aguçar a curiosidade de muitos no PHP (como é o meu caso que sempre trabalhei com ASP.NET), acho q de qualquer forma é uma boa iniciativa! Quanto aos comentários de um sr q anda ai mandar bitaites nem merecem ser respondidos, a melhor ferramenta de um informático é o google e já encontrei a resposta a muitos problemas em blogs!!! 😀 continuem o bom trabalho
Concordo com o @mm .
De acto usar blogs para iniciar na programação não é a melhor hipotese até porque quem quer aprender não vai estar a espera da semana seguinte, tem que evoluir a ritmo elevado! Quanto ao assunto de webdev como primeira linguagem tambem concordo, como deve-se escolher uma linguagem não direccionada a web e se possivel compilada… se possivel C 😛
CoolMaster
Encontrei na Wikipedia uma série de “Olá Mundo” em diversas linguagens de programação. Foi muito divertido. No final tem até link para outro artigo com “linguagens de programação exotéricas”.
Ó o link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_Ol%C3%A1_Mundo
SIM… CONCORDO COM ALGUNS! NÃO SE DEVE POSTAR “INFORMAÇÃO” NÃO É O SITIO “ADEQUADO”!
JÁ NÃO BASTA A AUTOCENSURA (CAMUFLADA) NOS MIDIA! AGORA TEM QUE PASSAR PARA OS BLOGS E FORUNS!
AI O FADO….
valeu muito bom vo espero o resto
abraços..
Adorei a rubrica, acabei agora de experimentar e consegui realizar todas as “tarefas”.
Vou começar a ser leitor assíduo desta rubrica!
Parabéns, e já agora o meu obrigado.
@ryu
Não te eskeças de uma coisa… tu foste o melhor da turma… não é mt difícil de o ser… depende da turma e dos profs…
agora….
se tu tivesses ganho kalker campeonato… tipo campeonato das profissões… imaging cup….
@Carlos Silva
Tu ja participas-te no campeonato das profissoes???
ès o que ficou em primeiro nas regionais 2008 no porto??