Dica: Como somar horas no Excel

Um dia destes tive a necessidade de somar um conjunto de número de horas, para uma determinada actividade que realizei. Abri o Excel, incluí as horas que pretendia por célula e mandei fazer o SUM (=SOMA) do conjunto das células. O resultado da soma total era simplesmente “estranho”.

execel_1jpg

Como é habitual, gosto de partilhar estas pequenas dicas com os nossos leitores pois nunca se sabe quando necessitamos de recorrer a elas.

O Somar horas parece inicialmente um processo simples mas, para que realmente funcione temos de realizar alguns procedimentos adicionais.

Vamos então pegar no exemplo anterior, vamos à célula da soma e carregamos no botão do lado direito e escolhemos Format Cells

execel_2

Vamos ao separador Number, escolhemos Custom e no Type colocamos [h]:mm

Neste exemplo vamos apenas ficar com a hora e os minutos.

excel_3

Dá-mos OK e o resultado será o seguinte (agora correcto !!)

excel_4



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87 Comentários

  1. Mas alguém ainda usa esta porcaria? Usem mas é o OpenOffice.org Calc. É 200 vezes melhor, apesar de ser um bocado diferente, obviamente, e requerer alguma habituação. Mas passado 5 minutos de uso, nota-se logo a diferença!

    • Quem dera fosse assim tão simples…
      What about vba???

      Tenho pelo menis 30 mil linhas de codigo vba em minhas folhas excel….

      É só esperar para python ser suportado pelo OOo, ai sim vale a pena portar todo o codigo
      :)

    • Estas a comparar coisas diferentes. Tens uma ferramenta a roçar a perfeição, o Excel, e tens uma imitação, ainda barata, que tem de melhorar muito (sempre copiando pela modelo) para ombrear com o Excel.

      Há coisas boas no OO mas não o Calc ;)

      • Só para dizer que o excel é também uma cópia do velhinho lotus 1,2,3. Essa sim uma ferramenta perfeita. :D

        • :D agora não… desde há muito que essa colagem não faz sentido, mas os inícios sim… saudades do Lotus :D

          Os conceitos desde há muitas versões para cá são modernizadas e aperfeiçoadas, fazendo do Excel uma das melhores ferramentas existentes hoje em dia.

          O Excel cresceu e modernizou-se sem “modelos” ao contrario de muitas ferramentas que anseiam um dia ser uma suite de cálculo, crescendo à imagem do Excel.

        • Tão bom, que para fazer um gráfico tinhamos que sair do programa e entrar noutro :(

        • O Quattro Pro era melhor, mas todos eram copia de quem, de quem? Acertou quem disse Visicalc… em 1979, e era usado nos computadores Apple II.

      • Quem trabalha diariamente com dados, e procura compatibilidades centenas de pessoas, não usa o CAL. Usa excel.

        as minhas desculpas aos anti – Micros…
        Parece que tudo destes senhores é mau….

        Em todas as familias á sempre um que parece ser enteado.

        cumps
        o homem maquiavélico

        • Tens toda a razão.
          Há um fundamentalismo arrepiante em relação à Microsoft.
          Abram os olhos e usem nos vossos ambientes o melhor dos dois mundos. Nem tudo que é Linux é que é bom! E com a Microsoft é a mesma coisa! Pela minha experiência de 27 anos em informática já vi muita coisa e aprendi a ser tolerante.

      • Basta copiar uma célula e ver como o copy paste funciona no Excel.

        O EXCEL É A PIOR PORCARIA QUE HÁ!

        • Comentário mais… como hei-de definir? Acéfalo? É isso!

          Especifica lá isso s.f.f. (parto do princípio que desconheces o “paste as”/”colar como”).

        • Deves saber trabalhar tão bem com o Excel como eu a falar chinês.
          Um comentário destes só revela ignorância.

        • LOL, uso excel á muito tempo, não percebo qual o problema do copy/paste, tal como foi dito há o “colar como”, caso tenhas essa noção estou ansioso por saber o que faz a aplicação que usas, já usa leitor se actividade cerebral e faz o que queres com o pensamento?

    • nota-se que nao utilizas exaustivamente o excel, senao estavas era a chorar por ele e nao o openoffice…

      Adoro os opensource zellots, sempre a chamar m#### a programas proprietarios só porque sim..

      Sabes, o office tem:
      - Garantia de qualidade no dicionario
      - Garantia de qualidade nas traduçoes
      - Funcionalidades REALMENTE testadas
      - Compatibilidade total com o mundo empresarial (sendo ele .xls e .xlsx)
      - Suporte

      • Pois, compatibilidade total! Na minha empresa ainda usamos o velhinho office 2003 e sempre que recebemos ficheiros de outras empresas em formato 2007 é um pandemónio. Fica tudo desformatado, as fórmulas não são reconhecidas, etc etc etc. A Microsoft fez um péssimo trabalho ao adoptar um “sistema de ficheiros novos” a partir do Office 2007. Acabou com a retrocompatibilidade. Tudo isto para quê? Para nos obrigar a comprar licenças do Office 2007… O que se seguirá um xlsxxx? lol

        • … tens de dizer ao teu patrão para comprar um Office actual! :D
          Agora a sério, a partir do 2007, o novo formato *.***x veio trazer novas funcionalidades (muitas), não tem a ver com impor uma nova compra. Só para ter ideia, é comparar o tamanho dem ficheiro *.doc e *.docx… Mas isso que referes acontece com o AutoCad, por exemplo!

          • a proposito do tamanho dos ficheiros, experimenta abrir um XLSx ou DOCx com o winzip para veres porque e que parece tao poupadinho. Trata-se simplesmente de um novo formato para ficheiros Office que e comprimido com ZIP. Se te parece tao brilhante e possivelmente porque nao te disseram que os formatos do OpenOffice.org desde sempre tiveram compressao ZIP/LZH.

        • Isso porque vocês não instalaram o pacote de compatibilidade office 2007.

          Tenho na empresa várias máquinas com o Office 2003, outras, as mais recentes com o Office 2007 e algumas com o Open Office e, claro, só tenho problemas com a abertura dos ficheiros Excel no Calc…. que desatina com Macros, desatina com hiperligações entre livros, entre outras “disfunções” gráficas.

          • Bom… a coisa não é assim tão linear. Na minha “chafarica” acontece o mesmo. Máquinas com o 2007 e outras ainda com o 2003 (como é o meu caso). E enquanto espero pela “renovação tecnológica” vou usando o “pacote de compatibilidade”.

            Mas há um “piqueno” problema, Vitor… a rapaziada que tem o 2007 “descobriu” que consegue folhas de cálculo com mais de 256 colunas (usamos isso frequentemente, na elaboração de calendários anuais). E agora? Vá lá explicar-lhes que a “conversão” para o 2003 vai “comer” uma porrada de colunas…

            A retro-conversão só é eficaz quando o autor do ficheiro não se põe “a inventar”, ou seja, pensa nos desgraçados que ainda não têm o último grito da tecnologia!

            Mas… se eu tenho o “último grito” porque não hei-de explorar e aproveitar todas as (novas) potencialidades?

            É uma chatisse, não é?…

          • estava prestes a comentar o mesmo, já existe à muito tempo, uns bons meses se não estou em erro

          • Bem, eu não estou interessado em saber qual o melhor programa. Tenho sim uma dúvida que é: fiz uma tabela mensal com as horas de entrada e saída do serviço, como tenho horário flexível preciso de saber se tenho o saldo de horas positivo ou negativo. O que acontece é que não consigo somas horas negativas. Existe solução para este problema.

        • Nunca ouviste falar no PACOTE DE COMPATIBILIDADE PARA OFFICE 2007?

          Instala e depois opina!

    • Cara, se voçê não tem capacidade de ajudar fique na sua e não atrapalhe. A dica funciona perfeitamente no excel.

    • usa sim….e obrigado pelo post….foi de ajuda ;)

    • Qual é o problema de usa-lo. Quem comprou e não usa programa piratas pode sim. Ah tá, vc usa os free!!! Entendi!

    • Ar´ménio Santos

      Muito obrigado pela sua resposta.
      Mas como sou ignorante na matéria, ainda fiquei pior. É muito bom atirar a nossa sabedoria à testa dos outros, mas amigo, quando aqui entrei só procurei quem me respondesse, não que me agredisse.
      De qualquer forma, deu o que tinha, obrigado pelo seu esforço.

      A.Santos.

  2. Boa dica ;)

    Já agora, em vez de mostrar o total das horas, como mostrar esse mesmo total em €uros nessa mesma célula?

    Cumpts.

    • Nºao percebi a tua duvida parceiro…. explica melhor

      • Portanto, o objectivo é: na mesma célula que apresenta o total das horas (exemplificado na imagem), não mostrar esse total, mas sim em €uros, em que a hora por ex. é de 4.53€, a célula faz a soma das horas à mesma, mas apresenta-me o valor em €uros.

        É possível ou tenho que utilizar 2 células?

        • para teres o valor em euros não precisas de formatar as células para aquele formato horário mas sim multiplicar a soma por 24 (numero de horas de um dia) para te dar um valor numérico.
          depois basta multiplicar pelo valor/hora

          ex (usando as células deste artigo e o valor/hora que falaste):
          =soma(F3:f6)*24*4.53

          depois podes formatar a célula para euros

          • Olá
            Podes explicar o número 24 se fazes favor. A fórmula funciona impecável mas não consigo entender o multiplicar por 24.
            Obrigado desde já.

          • A unidade de tempo do Excel é o dia. Para que a unidade seja a hora, tem que se multiplicar por 24.

  3. Muito útil!
    Já agora, se precisasse de ver ser uma lista de valores numa coluna estava numa outra como fazer?
    Imaginar a coluna A com numeros de 1 a 10 e na coluna B o numero 3,4,5 e na coluna C apareceia se o numero de B existe em A.
    Vi na net umas fórmulas mas não funcionou…

  4. Ola, gostaria de colocar uma questão qo criador deste topico,
    Como que consegui ter um tab do ficheiro aberto em excel, tal como aparece na imagem, isso permite-lhe ter aberto varias files de excel numa unica intancia sem ter de abrir mais, ou seja sem ter varios excel na barra de tarefas, so um e com as files todas la dentro??
    Como fez e algum soft.
    a mim essa solução dava imenso jeito.

    obrigado e parabens pelo site

    antonio vieira

  5. Boas em que versão do excel fizestes isso?

    Testei agora no excel 2007 e ele somou-me as horas correctamente.

    Fiz o seguinte:
    na celula A1 coloquei 12:59:15
    na celula B1 coloquei 10:00:15

    Na C1 coloquei a formula =soma(A1:B1) e ele devolveu-me 22:59:30

    • Pois.. a gaita é quando os valores da soma ultrapassam as 23:59:59. Há uma forma de reverter o resultado, que é formatar a célula para apresentar valor mês/dia/hora.

      Para ser sincero já não me lembro bem qual a fórmula (há anos que não a uso). Mas lembro-me que em valores superiores a 24 horas retornava “x” dias e “x” horas:minutos.

      A fórmula que aqui foi sugerida (e bem útil) retorna o valor em horas. A que usava há tempos, em vez de “26:30″ retornava “1d 2:30″ (por exemplo).

    • O problema que se poe aqui é que o total dá mais que 24 horas. No formato normal hh:MM:ss as horas estão limitadas a 23 que é o máximo num dia. A ti deu-te certo porque deu inferio a isso. No artigo estão a mostrar que mudando o formato da hora, não irás ficar limitado às horas diárias

    • O Office 2007 reconhece o formato hh:mm:ss como sendo horas e soma correctamente.

  6. Ótima dica essa do pplware!
    Lido diariamente com planilhas de bancos de horas, e sempre tive que me utilizar de mil artifícios para somar minutos da maneira correta. Acabei de testar essa dica no BROffice e funionou muito bem.
    Obrigado novamente.

  7. Help..
    E se eu quiser somar e subtrair anos.. Tipo, de nasci em 1979 e estamos em 2010 quantos anos tenho? Isto porque se nasci em Janeiro terei 31, mas se nasci em Dezembro tenho 30.
    Consigo ter idades arredondadas, tipo 30,6. Esse valor arredondado à unidade é 31, que ainda não tenho..
    Obrigado!

  8. O resultado inicial não é assim tão “estranho”, apenas mostra HH:MM:SS porque não estava definido para mostrar dias.
    A soma está correcta, apenas o formato estava errado =)

  9. Já usava um ficheiro igual para controlar os tempos dados a mais, mas não consigo fazer os cálculos para quando dá valores inferiores ao esperado, ou seja o ms excel não dá valores negativos quando se trata de tempos.
    Será que me poderiam ajudar?

    ex:
    Dia Motivo E1 S1 E2 S2 Total Variação
    1 8:30 12:00 13:00 16:30 7:00 0:00

  10. Olá
    Para quem quer saber calcular a idade com a data de nascimento no Excel 2007 Pt-PT faz assim
    Cria por exemplo na célula A1 a fórmula:
    =AGORA()
    Ou seja, sempre que abrir esse ficheiro excel a data actualiza.Não esquecer de formatar para data essa célula.
    Depois na célula A2 coloca a data de nascimento (não esquecer formatar para data)
    De seguida na célula A3 coloca a seguinte fórmula:
    =QUOCIENTE((ANO(A1)-ANO(A2))*12+MÊS(A1)-MÊS(A2);12)
    Não esquecer de formatar esta célula para número sem casas decimais.
    Esta fórmula conta os meses que passaram de uma data para outra e devolve o quociente do número de meses por 12 para sabermos quantos anos, como é o quociente ele despreza o resto. Fórmula testada mesmo até ao dia anterior do aniversário e no próprio dia. Testem

  11. Se eu tiver os dados todos em segundos, que fórmula uso para os somar e apresentar os dados no formato hh:mm:ss mas sem ter problemas se o resultado ultrapassar as 23:59:59?

  12. já foi aqui feita a pergunta, se entramos por exemplo as 20:00 de dia 01 e sairmos as 04:00 de dia 02 . como fazer os calculo das horas ?

  13. Como é que, no excel (inglês), eu posso somar 6 horas a uma data 29-05-2010 22:43:00 e receber o resultado 30-05-2010 04:43:00?

  14. como faço pra calcular as horas trabalhadas nop excel?
    por exemplo 7:30 a 12:00 13:30 a 18:00 ?

  15. Salvou meu dia aqui na empresa!
    Tentei de todas as maneiras e nada parecia funcionar.
    Fiz o procedimento e deu super certo!
    Muito obrigada pela dica ;)

  16. Obrigado pela ajuda! tava com um problema na contagem das horas…
    Obrigadão!

  17. Obrigado por compartilhar!
    Sua dica simplesmente resolveu o problema.

  18. Caraca muito obrigada pela dica, salvou minha pele rsrsr.

    Ótimo e funciona direitinho.

  19. cara valeu mesmo esta sua dica, tem muitos anos que eu fiz essa soma de hora, com sua dica voltou a lembrança valeu mesmo ok na epoca era excel 95

  20. Obrigado pela dica e parabéns pelo trabalho!

  21. Cara, muito bom!!!!

    Muito util mesmo..

    abc

  22. Muito boa dica obrigado e parabéns

  23. Parabéns pela dica. Obrigado

  24. A dica foi perfeita. Melhor do que a “ajuda” do Excel. Agradeço

  25. Valeu…foi na hora certa. Cara, as coisa mais simples não que mais nos emocionam em aprender. Eu já tinha quabrado cabeça. Obrigado….foi muito didatico. Valeu!!!

  26. Como faço para dividir no excel um número qualquer pela soma de horas maior que 24 horas: Ex: 17.273 por 24:06. O resultado deveria ser 716,72, porém obtenho 172.730, ou seja, a hora considerada é zero (24 horas = 0)

  27. Muito obrigada! Estava tentando fazer isso usando a formatação de células “horas” e não estava funcionando porque a data vai junto.

    Agora, com a sua dica, deu certinho!

  28. Gente!
    Estava a dias tentando fazer a soma, fico muitissimo agradecida, foi muito útil.
    Deu certo!

  29. Olá,será que poderia me ajudar já fiz várias tentativas,mas não consigo me livrar deste rvzr-a akamaihd.net.
    Alguém me pode me ajudar,
    Pode ser neste e-mail.
    Aguardo resposta.

  30. Lotus 1,2,3
    Quattro Pro
    EXCEL EXCEL EXCEL EXCEL

  31. Nossa, valeu mesmo… estava aqui quebrando a cabeça e essa dica foi certeira…

    Valeu mesmo… :)

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