Dica: Como somar horas no Excel


Destaques PPLWARE

92 Respostas

  1. Excel?! says:

    Mas alguém ainda usa esta porcaria? Usem mas é o OpenOffice.org Calc. É 200 vezes melhor, apesar de ser um bocado diferente, obviamente, e requerer alguma habituação. Mas passado 5 minutos de uso, nota-se logo a diferença!

    • Diego Castro says:

      Quem dera fosse assim tão simples…
      What about vba???

      Tenho pelo menis 30 mil linhas de codigo vba em minhas folhas excel….

      É só esperar para python ser suportado pelo OOo, ai sim vale a pena portar todo o codigo
      :)

    • Vítor M. says:

      Estas a comparar coisas diferentes. Tens uma ferramenta a roçar a perfeição, o Excel, e tens uma imitação, ainda barata, que tem de melhorar muito (sempre copiando pela modelo) para ombrear com o Excel.

      Há coisas boas no OO mas não o Calc 😉

      • B80 says:

        Só para dizer que o excel é também uma cópia do velhinho lotus 1,2,3. Essa sim uma ferramenta perfeita. 😀

        • Vítor M. says:

          😀 agora não… desde há muito que essa colagem não faz sentido, mas os inícios sim… saudades do Lotus 😀

          Os conceitos desde há muitas versões para cá são modernizadas e aperfeiçoadas, fazendo do Excel uma das melhores ferramentas existentes hoje em dia.

          O Excel cresceu e modernizou-se sem “modelos” ao contrario de muitas ferramentas que anseiam um dia ser uma suite de cálculo, crescendo à imagem do Excel.

        • Costa says:

          Tão bom, que para fazer um gráfico tinhamos que sair do programa e entrar noutro :(

        • Guilherme says:

          O Quattro Pro era melhor, mas todos eram copia de quem, de quem? Acertou quem disse Visicalc… em 1979, e era usado nos computadores Apple II.

      • ohomemmaquive says:

        Quem trabalha diariamente com dados, e procura compatibilidades centenas de pessoas, não usa o CAL. Usa excel.

        as minhas desculpas aos anti – Micros…
        Parece que tudo destes senhores é mau….

        Em todas as familias á sempre um que parece ser enteado.

        cumps
        o homem maquiavélico

        • RM_Dragao says:

          Tens toda a razão.
          Há um fundamentalismo arrepiante em relação à Microsoft.
          Abram os olhos e usem nos vossos ambientes o melhor dos dois mundos. Nem tudo que é Linux é que é bom! E com a Microsoft é a mesma coisa! Pela minha experiência de 27 anos em informática já vi muita coisa e aprendi a ser tolerante.

      • Excel?! says:

        Basta copiar uma célula e ver como o copy paste funciona no Excel.

        O EXCEL É A PIOR PORCARIA QUE HÁ!

        • DoContra says:

          Comentário mais… como hei-de definir? Acéfalo? É isso!

          Especifica lá isso s.f.f. (parto do princípio que desconheces o “paste as”/”colar como”).

        • RM_Dragao says:

          Deves saber trabalhar tão bem com o Excel como eu a falar chinês.
          Um comentário destes só revela ignorância.

        • Carlos Correia says:

          LOL, uso excel á muito tempo, não percebo qual o problema do copy/paste, tal como foi dito há o “colar como”, caso tenhas essa noção estou ansioso por saber o que faz a aplicação que usas, já usa leitor se actividade cerebral e faz o que queres com o pensamento?

          • Carlos Dias says:

            Ele tem uma certa razão.

            E não devem começar logo a insultar… TODOS!

            Mais calma e menos stress.

            Quando fazes copy e logo a seguir paste tudo bem mas se a selecção do copy muda perdes o que estava no clipboard…

            No Word e semelhantes perdes o clipboard quando fazes novo copy.

            Não sei qual a vantagem do excel funcionar assim.

    • xavier says:

      nota-se que nao utilizas exaustivamente o excel, senao estavas era a chorar por ele e nao o openoffice…

      Adoro os opensource zellots, sempre a chamar m#### a programas proprietarios só porque sim..

      Sabes, o office tem:
      – Garantia de qualidade no dicionario
      – Garantia de qualidade nas traduçoes
      – Funcionalidades REALMENTE testadas
      – Compatibilidade total com o mundo empresarial (sendo ele .xls e .xlsx)
      – Suporte

      • Manuel says:

        Pois, compatibilidade total! Na minha empresa ainda usamos o velhinho office 2003 e sempre que recebemos ficheiros de outras empresas em formato 2007 é um pandemónio. Fica tudo desformatado, as fórmulas não são reconhecidas, etc etc etc. A Microsoft fez um péssimo trabalho ao adoptar um “sistema de ficheiros novos” a partir do Office 2007. Acabou com a retrocompatibilidade. Tudo isto para quê? Para nos obrigar a comprar licenças do Office 2007… O que se seguirá um xlsxxx? lol

        • pele says:

          … tens de dizer ao teu patrão para comprar um Office actual! 😀
          Agora a sério, a partir do 2007, o novo formato *.***x veio trazer novas funcionalidades (muitas), não tem a ver com impor uma nova compra. Só para ter ideia, é comparar o tamanho dem ficheiro *.doc e *.docx… Mas isso que referes acontece com o AutoCad, por exemplo!

          • ROFL says:

            a proposito do tamanho dos ficheiros, experimenta abrir um XLSx ou DOCx com o winzip para veres porque e que parece tao poupadinho. Trata-se simplesmente de um novo formato para ficheiros Office que e comprimido com ZIP. Se te parece tao brilhante e possivelmente porque nao te disseram que os formatos do OpenOffice.org desde sempre tiveram compressao ZIP/LZH.

        • Vítor M. says:

          Isso porque vocês não instalaram o pacote de compatibilidade office 2007.

          Tenho na empresa várias máquinas com o Office 2003, outras, as mais recentes com o Office 2007 e algumas com o Open Office e, claro, só tenho problemas com a abertura dos ficheiros Excel no Calc…. que desatina com Macros, desatina com hiperligações entre livros, entre outras “disfunções” gráficas.

          • DoContra says:

            Bom… a coisa não é assim tão linear. Na minha “chafarica” acontece o mesmo. Máquinas com o 2007 e outras ainda com o 2003 (como é o meu caso). E enquanto espero pela “renovação tecnológica” vou usando o “pacote de compatibilidade”.

            Mas há um “piqueno” problema, Vitor… a rapaziada que tem o 2007 “descobriu” que consegue folhas de cálculo com mais de 256 colunas (usamos isso frequentemente, na elaboração de calendários anuais). E agora? Vá lá explicar-lhes que a “conversão” para o 2003 vai “comer” uma porrada de colunas…

            A retro-conversão só é eficaz quando o autor do ficheiro não se põe “a inventar”, ou seja, pensa nos desgraçados que ainda não têm o último grito da tecnologia!

            Mas… se eu tenho o “último grito” porque não hei-de explorar e aproveitar todas as (novas) potencialidades?

            É uma chatisse, não é?…

          • Carlos Correia says:

            estava prestes a comentar o mesmo, já existe à muito tempo, uns bons meses se não estou em erro

          • Carlos C. says:

            Bem, eu não estou interessado em saber qual o melhor programa. Tenho sim uma dúvida que é: fiz uma tabela mensal com as horas de entrada e saída do serviço, como tenho horário flexível preciso de saber se tenho o saldo de horas positivo ou negativo. O que acontece é que não consigo somas horas negativas. Existe solução para este problema.

        • RM_Dragao says:

          Nunca ouviste falar no PACOTE DE COMPATIBILIDADE PARA OFFICE 2007?

          Instala e depois opina!

    • Marcelo da Fonseca says:

      Cara, se voçê não tem capacidade de ajudar fique na sua e não atrapalhe. A dica funciona perfeitamente no excel.

    • Zaztraz says:

      usa sim….e obrigado pelo post….foi de ajuda 😉

    • Daniel Martins says:

      Qual é o problema de usa-lo. Quem comprou e não usa programa piratas pode sim. Ah tá, vc usa os free!!! Entendi!

    • Ar´ménio Santos says:

      Muito obrigado pela sua resposta.
      Mas como sou ignorante na matéria, ainda fiquei pior. É muito bom atirar a nossa sabedoria à testa dos outros, mas amigo, quando aqui entrei só procurei quem me respondesse, não que me agredisse.
      De qualquer forma, deu o que tinha, obrigado pelo seu esforço.

      A.Santos.

  2. Lynx says:

    Boa dica 😉

    Já agora, em vez de mostrar o total das horas, como mostrar esse mesmo total em €uros nessa mesma célula?

    Cumpts.

    • Diego Castro says:

      Nºao percebi a tua duvida parceiro…. explica melhor

      • Lynx says:

        Portanto, o objectivo é: na mesma célula que apresenta o total das horas (exemplificado na imagem), não mostrar esse total, mas sim em €uros, em que a hora por ex. é de 4.53€, a célula faz a soma das horas à mesma, mas apresenta-me o valor em €uros.

        É possível ou tenho que utilizar 2 células?

        • vicio says:

          para teres o valor em euros não precisas de formatar as células para aquele formato horário mas sim multiplicar a soma por 24 (numero de horas de um dia) para te dar um valor numérico.
          depois basta multiplicar pelo valor/hora

          ex (usando as células deste artigo e o valor/hora que falaste):
          =soma(F3:f6)*24*4.53

          depois podes formatar a célula para euros

          • João Silva says:

            Olá
            Podes explicar o número 24 se fazes favor. A fórmula funciona impecável mas não consigo entender o multiplicar por 24.
            Obrigado desde já.

          • Jorge says:

            A unidade de tempo do Excel é o dia. Para que a unidade seja a hora, tem que se multiplicar por 24.

  3. The STK says:

    Muito útil!
    Já agora, se precisasse de ver ser uma lista de valores numa coluna estava numa outra como fazer?
    Imaginar a coluna A com numeros de 1 a 10 e na coluna B o numero 3,4,5 e na coluna C apareceia se o numero de B existe em A.
    Vi na net umas fórmulas mas não funcionou…

  4. antonio vieira says:

    Ola, gostaria de colocar uma questão qo criador deste topico,
    Como que consegui ter um tab do ficheiro aberto em excel, tal como aparece na imagem, isso permite-lhe ter aberto varias files de excel numa unica intancia sem ter de abrir mais, ou seja sem ter varios excel na barra de tarefas, so um e com as files todas la dentro??
    Como fez e algum soft.
    a mim essa solução dava imenso jeito.

    obrigado e parabens pelo site

    antonio vieira

  5. Boas em que versão do excel fizestes isso?

    Testei agora no excel 2007 e ele somou-me as horas correctamente.

    Fiz o seguinte:
    na celula A1 coloquei 12:59:15
    na celula B1 coloquei 10:00:15

    Na C1 coloquei a formula =soma(A1:B1) e ele devolveu-me 22:59:30

    • DoContra says:

      Pois.. a gaita é quando os valores da soma ultrapassam as 23:59:59. Há uma forma de reverter o resultado, que é formatar a célula para apresentar valor mês/dia/hora.

      Para ser sincero já não me lembro bem qual a fórmula (há anos que não a uso). Mas lembro-me que em valores superiores a 24 horas retornava “x” dias e “x” horas:minutos.

      A fórmula que aqui foi sugerida (e bem útil) retorna o valor em horas. A que usava há tempos, em vez de “26:30″ retornava “1d 2:30″ (por exemplo).

    • Sergio says:

      O problema que se poe aqui é que o total dá mais que 24 horas. No formato normal hh:MM:ss as horas estão limitadas a 23 que é o máximo num dia. A ti deu-te certo porque deu inferio a isso. No artigo estão a mostrar que mudando o formato da hora, não irás ficar limitado às horas diárias

    • João Silva says:

      O Office 2007 reconhece o formato hh:mm:ss como sendo horas e soma correctamente.

  6. Helber says:

    Ótima dica essa do pplware!
    Lido diariamente com planilhas de bancos de horas, e sempre tive que me utilizar de mil artifícios para somar minutos da maneira correta. Acabei de testar essa dica no BROffice e funionou muito bem.
    Obrigado novamente.

  7. pmr says:

    Help..
    E se eu quiser somar e subtrair anos.. Tipo, de nasci em 1979 e estamos em 2010 quantos anos tenho? Isto porque se nasci em Janeiro terei 31, mas se nasci em Dezembro tenho 30.
    Consigo ter idades arredondadas, tipo 30,6. Esse valor arredondado à unidade é 31, que ainda não tenho..
    Obrigado!

  8. Tysher says:

    O resultado inicial não é assim tão “estranho”, apenas mostra HH:MM:SS porque não estava definido para mostrar dias.
    A soma está correcta, apenas o formato estava errado =)

  9. Delfim Mota says:

    Já usava um ficheiro igual para controlar os tempos dados a mais, mas não consigo fazer os cálculos para quando dá valores inferiores ao esperado, ou seja o ms excel não dá valores negativos quando se trata de tempos.
    Será que me poderiam ajudar?

    ex:
    Dia Motivo E1 S1 E2 S2 Total Variação
    1 8:30 12:00 13:00 16:30 7:00 0:00

  10. João Silva says:

    Olá
    Para quem quer saber calcular a idade com a data de nascimento no Excel 2007 Pt-PT faz assim
    Cria por exemplo na célula A1 a fórmula:
    =AGORA()
    Ou seja, sempre que abrir esse ficheiro excel a data actualiza.Não esquecer de formatar para data essa célula.
    Depois na célula A2 coloca a data de nascimento (não esquecer formatar para data)
    De seguida na célula A3 coloca a seguinte fórmula:
    =QUOCIENTE((ANO(A1)-ANO(A2))*12+MÊS(A1)-MÊS(A2);12)
    Não esquecer de formatar esta célula para número sem casas decimais.
    Esta fórmula conta os meses que passaram de uma data para outra e devolve o quociente do número de meses por 12 para sabermos quantos anos, como é o quociente ele despreza o resto. Fórmula testada mesmo até ao dia anterior do aniversário e no próprio dia. Testem

  11. Sérgio says:

    Se eu tiver os dados todos em segundos, que fórmula uso para os somar e apresentar os dados no formato hh:mm:ss mas sem ter problemas se o resultado ultrapassar as 23:59:59?

  12. Antonio Abreu says:

    já foi aqui feita a pergunta, se entramos por exemplo as 20:00 de dia 01 e sairmos as 04:00 de dia 02 . como fazer os calculo das horas ?

  13. DSS says:

    Como é que, no excel (inglês), eu posso somar 6 horas a uma data 29-05-2010 22:43:00 e receber o resultado 30-05-2010 04:43:00?

  14. anderson bonatto says:

    como faço pra calcular as horas trabalhadas nop excel?
    por exemplo 7:30 a 12:00 13:30 a 18:00 ?

  15. Aline says:

    Salvou meu dia aqui na empresa!
    Tentei de todas as maneiras e nada parecia funcionar.
    Fiz o procedimento e deu super certo!
    Muito obrigada pela dica 😉

  16. Marco Lucas says:

    Obrigado pela ajuda! tava com um problema na contagem das horas…
    Obrigadão!

  17. Ronaldo says:

    Obrigado por compartilhar!
    Sua dica simplesmente resolveu o problema.

  18. Patrícia says:

    Caraca muito obrigada pela dica, salvou minha pele rsrsr.

    Ótimo e funciona direitinho.

  19. Edilson Cleuber says:

    cara valeu mesmo esta sua dica, tem muitos anos que eu fiz essa soma de hora, com sua dica voltou a lembrança valeu mesmo ok na epoca era excel 95

  20. Claudio Vidal says:

    Obrigado pela dica e parabéns pelo trabalho!

  21. Celso says:

    Cara, muito bom!!!!

    Muito util mesmo..

    abc

  22. Fabio says:

    Muito boa dica obrigado e parabéns

  23. José Martins says:

    Parabéns pela dica. Obrigado

  24. Luiz Belló says:

    A dica foi perfeita. Melhor do que a “ajuda” do Excel. Agradeço

  25. Valeu…foi na hora certa. Cara, as coisa mais simples não que mais nos emocionam em aprender. Eu já tinha quabrado cabeça. Obrigado….foi muito didatico. Valeu!!!

  26. Marcos says:

    Como faço para dividir no excel um número qualquer pela soma de horas maior que 24 horas: Ex: 17.273 por 24:06. O resultado deveria ser 716,72, porém obtenho 172.730, ou seja, a hora considerada é zero (24 horas = 0)

  27. Ana says:

    Muito obrigada! Estava tentando fazer isso usando a formatação de células “horas” e não estava funcionando porque a data vai junto.

    Agora, com a sua dica, deu certinho!

  28. Andreia says:

    Gente!
    Estava a dias tentando fazer a soma, fico muitissimo agradecida, foi muito útil.
    Deu certo!

  29. Jose Milton says:

    Olá,será que poderia me ajudar já fiz várias tentativas,mas não consigo me livrar deste rvzr-a akamaihd.net.
    Alguém me pode me ajudar,
    Pode ser neste e-mail.
    Aguardo resposta.

  30. PJSPS says:

    Lotus 1,2,3
    Quattro Pro
    EXCEL EXCEL EXCEL EXCEL

  31. Danielle says:

    Nossa, valeu mesmo… estava aqui quebrando a cabeça e essa dica foi certeira…

    Valeu mesmo… :)

  32. Carol says:

    Obrigada pela dica… precisei fazer isso hoje, e segundos o problema estava resolvido.

  33. Raquel Ferreira says:

    Olá, boa tarde!

    Alguém pode me ajudar. Preciso colocar uma formula que a entrada de trabalho pode ser de 7:55 ate 8:05 e não gera horas negativas ou positivas, como eu faço?

    Agradeço a atenção.

    Raquel Ferreira

  34. ROGERIO says:

    segui o que foi escrito ai e não consegui somar nada

    HÁ INTERESSE DA MICROSOFT EM ESCONDER COMO SE SOMA HORAS

  35. Augusto says:

    São exatamente 4:00 da manhã… e sua dica foi um alivio para o meu problema. Obrigado amigão!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.