Razor-qt – Um ambiente gráfico leve para Linux
As distribuições Linux são por norma sinónimo de Liberdade. O utilizador decide o que quer instalar, tem a possibilidade de criar a sua própria distribuição, de desenvolver as suas próprias aplicações, de escolher o ambiente gráfico que pretende, etc.
Relativamente aos ambiente gráficos os preferidos dos utilizadores são o Gnome ou o KDE. Além destes, existem ainda o XFCE, WindowMaker, Openbox, LXDE ou Enlightenment. Recentemente conheci o Razor-qt, um ambiente gráfico leve e com uma performance fantástica.
O Razor-qt é um ambiente gráfico simplista, mas com uma excelente performance. Este ambiente gráfico recorre a tecnologia QT e é excelente para usar em máquinas com menor poder computacional.
Como instalar o Razor-qt no Ubuntu 11.10?
Para instalar o Razor-qt no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:razor-qt/ppa sudo apt-get update sudo apt-get install razorqt |
Nota: O razorqt ocupa cerca de 9MB. Caso esteja a usar outra distribuição, aceda aqui.
Depois de instalar o Razor-qt basta fazer logout da sessão actual e iniciar nova sessão escolhendo o ambiente de trabalho Razor-qt.
Depois de iniciarmos a sessão no razorqt vamos de imediato apercebermos-nos da fluidez deste ambiente de trabalho. Carregando no botão do lado direito do rato em cima do ambiente de trabalho, são muitas as funções disponibilizadas assim como a possibilidade de adicionar plugins.
Para quem procura um ambiente de trabalho leve, o Razor-qt é uma solução a considerar. Apesar de não ser tão perfeito quanto o Gnome ou KDE, o Razor-qt é um óptimo ambiente de trabalho para máquinas mais antigas. A versão 0.4 do Razor-qt trouxe algumas novidades que permitem ao utilizador configurar e ajustar um conjunto de parâmetros deste ambiente de trabalho. Para quem nunca experimentei, aqui está uma óptima oportunidade!
Este artigo tem mais de um ano
Desconhecia o ambiente, foi testado em máquina virtual?
Sim, Virtualbox e “até voa” :), imagino numa máquina nativa 🙂
Olá, conheci este site a pouco tempo, e até adoro as informações que lá circulam, bons artigos, bons posters e afins, excelente trabalho a toda a equipa ^^
Só gostava era de pedir algo.
Se possível, quando mostrarem um ambiente linux, não misturem temas, não sei como é para os outros, mas para mim doi-me um bocadinho os olhos de ver posts sobre Ubuntu, com Unity-3D e o tema do Gnome3 (Adwaita), o quel coloca uma barra preta e nada agravel a ver, e agora o razor-qt com um tema de Gnome3 (Adwaita), sem nenhum tema gtk2 para o firefox visto que o firefox é gtk2 o que torna a imagem bastante desagradável a olhar :S…
Mas de resto, excelente post como sempre ^^ Já conhecia o Razor-qt e para quem não sabe, mesmo se ainda em desenvolvimento, é um magnifico Window Manager !
Boa noite ,
Mais um excelente artigo , esta de facto é a maravilha do Linux e para os cépticos que dizem que é tudo igual ….. não poderiam estar mais enganados a comunidade Linux está forte e recomenda-se , provavelmente única no formato que hoje tem no mundo tecnológico .
Queria só dizer já que iniciamos um novo ano que quem opta por Linux procura estabilidade e simultaneamente performance e capacidade de personalizar o seu ambiente de trabalho , e é isso tudo que é hoje o Linux , cada vez com distribuições mais maduras , mais estáveis , muito poucos erros gerados por actualizações , um dos males que em tempos assolou o Linux está praticamente ultrapassado de uma forma que ninguém imaginava .
Chegou a altura de desmistificar o chamado PAPÃO que normalmente é apontado ao Linux , e também chegou a altura de se lhe dar o seu verdadeiro valor , este SO , é praticamente um camaleão que se adapta quase de uma forma perfeita as milhares de configurações existentes ,sendo os relatos baixos ,e cada vez menores aonde este SO não corra de uma forma perfeita ou existam partes do hardware a funcionar de uma forma deficiente ou mesmo não detectado de todo , a nova vaga de kernel iniciada a pressa com a nomenclatura 3 , não tendo sido muito feliz foi muito rapidamente que a estabilidade foi reposta e com suporte a novos recursos fundamentais para que este SO possa ser usada nas mais recentes plataformas quer de chipsets , quer de sockets de cpus quer dos novos recursos que as novas gráficas vieram trazer com o 3 D .
Quem quer estabilidade tem 2 possibilidades ou opta pela Apple com a sua politica fechada ou opta por Linux que claro é mesmo OPEN .
Desculpem este discurso tão longo logo no inicio do Ano de 2012 , mas penso ser pertinente fazer um pouco de que foi o Ano de 2011 para o Linux em termos de divulgação e de conquistas , arriscaria a dizer que terá sido mesmo o melhor ano para esta fantástica comunidade que trabalha de uma forma incansável para nos proporcionar a todos nós estas autenticas pérolas .
Pedro , tens sido um grande impulsionador no Pplware do Linux , penso que todos os que me estão a ler terão a mesma opinião , e por isso mesmo queria agradecer do fundo do coração a tua perseverança e combatividade que demonstraste ao longo de todo o Ano passado .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
Boas Serva,
Obrigado pelos elogios e aproveito para te desejar a ti e a todos os nossos leitores um óptimo 2012 nix 🙂
Um grande abraço
Pedro Pinto
Boa noite, apesar de não ser o local ideal para colocar esta questão gostaria de saber se alguém me consegue informar acerca de como criar a minha própria distribuição. como colocar o meu logotipo no carregamento do SO e arrancar o SO em modo kiosk sem poder ter acesso a qq opção do SO alguem sabe como o fazer ou conheçe algum bom tuturial?
thanks 🙂
Boas M45T3RLS,
Temos aqui um artigo sobre isso.
https://pplware.sapo.pt/linux/uck-2-4-4-crie-a-sua-prpria-distribuio-ubuntu-linux/
Entretanto confirma por saiu o uck-2.4.5.
Boa noite Pedro.
Interessante esta proposta. Com a crise instalada, este tipo de soluções permitem reaproveitar equipamentos mais antigos. Termino com um pedido. Gostaria de ver um tutorial de configuração de uma placa usb de tdt num pc correndo ubuntu. Se possível com os canais espanhóis. cumprimentos e bom ano.
Nem mais!! concordo plenamente consigo.
Um bom Ano a toda a equipa e os leitores.
Abraço
Instalar o razorqt a partir do Lubuntu não deu em nada, nem sequer fez login, se calhar precisa mesmo do Ubuntu.
boas…
instalei no meu Mint lmde(debian edition) e está a bombar…é quase usável, não sei porquê mas quando escolho o razor-qt com metacity passa-se e rever-te para gnome 2.x, se escolher sem metacity, pede-me mais tarde qual o window manager, escolho metacity e ele da-me uma espécie de desktop, muito rápido sem duvida mas não consigo chegar a usabilidade do desktop do PPinto.
ps-> pen não existirem pacotes para debian mesmo!!
instalei os do Ubuntu, fiz download daqui :
https://launchpad.net/~razor-qt/+archive/ppa/+build/3021515
saquei os deb’s todos para uma pasta e depois fiz dpkg -i *
logout e escolha, no ubuntu deve funcionar(estou a usar o link para amd64), para 32 bits:
https://launchpad.net/~razor-qt/+archive/ppa/+build/3021516
são pacotes para ubuntu lucid
este desktop prome-te, é uma especie de gnome, mas em qt
cmps
sudo dpkg -i *
Wow
Ja tinha ouvido falar mas nunca vi nada tão rápido Parabéns ao PPinto pela divulgação pois fez me abrir o apetite te cmps
Como devo fazer para instalar no funduntu (fedora)?
http://razor-qt.org/install/
Boa tarde, gostaria de saber qual a distribuição de Linux aconselham para um portátil com uma placa gráfica Sis671 🙁 .
Os melhores Cumprimentos
Nascosta
qualquer uma serve, desde que a distro lhe seja familiar!
experimenta o fuduntu
Lubuntu. Uma versão muito boa, para maquina muito fracas.